placardpt
Seleção Albiceleste vence pela primeira vez

Messi e Enzo: os génios que dão vida à Argentina

Cinco Mundiais depois - na sua última dança - Messi continua a bailar. O jogo, que poderia ser de lágrimas para a seleção das pampas, transformou-se em alegria quando Enzo Fernández entrou e Lionel Messi brilhou. O primeiro estabilizou a Argentina, o segundo foi decisivo.

2-0 para os argentinos que permanecem, desta forma, com o sonho de erguer o troféu bem vivo, num jogo marcado pela excelente entrada de Enzo - fez um golaço - e pela exibição mágica de Messi - marcou e assistiu. Com este resultado, a seleção Albiceleste soma três pontos e vai disputar a qualificação diante a Polónia (quatro pontos), enquanto o México tem a missão muito dificultada, sendo obrigado a vencer na próxima jornada e esperar um deslize dos argentinos.

Parecia um campo de batalha

Caro leitor, que 45 minutos penosos. Muita luta, imensas faltas (16 no total) e pouquíssimo futebol. É certo que se esperava um duelo quentinho - o jogo tinha de ser encarado como uma final para ambos os conjuntos -, mas também se esperava que a arte e a criatividade estivesse em primeiro plano.

A primeira parte teve muito pouco espetáculo @Getty /

Apesar de tudo, a seleção Albiceleste entrou melhor na partida, assumiu as despesas do jogo, no entanto, foi presa fácil para o México que prestou atenção às lições de Hervé Renard. Posto isto, a formação de Gerardo Martino defendeu com uma linha de 5 atrás e num bloco médio-baixo asfixiante, atrapalhando a missão dos mais solicitados - Messi e Di Maria.

Do outro lado, a formação argentina caiu na teia mexicana e, com uma circulação lenta e previsível, acabou por não criar grande perigo. De resto, as únicas oportunidades surgiram de duas bolas paradas, onde Ochoa e Emiliano Martínez apresentaram-se em belo plano, defendendo os tentos de Messi e Vega, respetivamente.

Nas asas de Messi

Na segunda metade, a toada não se alterou significativamente, contudo, a seleção argentina saiu dos balneários mais agressiva na recuperação da bola e Scaloni, ao minuto 57, colocou Enzo, que mudou completamente o rumo do jogo.

@Getty /

A entrada do jogador do Benfica transformou o ecossistema argentino - De Paul rendeu muito mais - e depois, Lionel Messi. Nem é preciso acrescentar mais nada. Di María driblou no lado direito do ataque Albiceste, encontrou Lionel Messi em zona central à entrada da área e o astro argentino, sem pensar duas vezes, atirou rasteiro sem hipóteses para Ochoa. Magistral.

Em desvantagem, o México respondeu, colocou muitos homens em zona de finalização - por vezes até de forma exagerada -, e a Argentina seguiu o plano mexicano: defender com muitos jogadores na zona interior e contra atacar. 

Depois de algumas ameaças, Enzo Fernández - assistido por Messi - dançou em frente a Gutiérrez e disparou um foguete que surpreendeu tudo e todos. Que golaço! Até final, a seleção mexicana insistiu, mas a inoperância ofensiva da formação de Martino permaneceu e o México deixou as contas muito mais complicadas...

U Sábado, 26 Novembro 2022 - 19:00
Lusail Iconic Stadium
Daniele Orsato
2-0
Lionel Messi 64'
Enzo Fernández 87'
Lusail Iconic Stadium
Lotação88 966
Medidas105 x 68 m
Inauguração2021
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo CJornada 2
Lances Capitais
64´
GOLO Argentina!
Lionel Messi marca
Lionel Messi marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Lionel Messi marcou o seu 93º golo na sua seleção (167 jogos)
87´
GOLO Argentina!
Enzo Fernández marca
Enzo Fernández marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave

A entrada de Enzo Fernández, ao minuto 57, revelou-se fundamental para todo o ecossistema da Argentina funcionar melhor, não obstante o golo de Messi que, sublinhe-se, também foi importantíssimo.

O Árbitro

O árbitro, Daniele Orsato, teve uma noite muito complicada - agressividade nos píncaros entre os dois conjuntos -, mas lidou bem e ajuizou bem, admoestando com cartões amarelos quando necessário.

O Melhor
Genialidade de Messi

Com 35 anos, procura o troféu que tanto deseja e, hoje, mostrou ao mundo que vontade não lhe falta. Um golpe de génio e uma assistência que permite à seleção argentina continuar a lutar pelo Mundial.

O Pior
Por um lado percebe-se...

... Mas era preciso muito mais para conseguir, pelo menos, assustar a baliza argentina. A seleção mexicana entrou com um plano defensivo muito bem orquestrado - tapou a genialidade de Messi e Di María enquanto foi possível -, mas não houve qualquer solução para o momento de ferir as redes de Emiliano Martínez. Demasiado pobre o ataque mexicano.

Forma
Argentina
2023
9J
6V
2E
1D
24-8G
México
2022/2023
4J
1V
2E
1D
7-4G
Sabia que...by playmaker stats
Desde o México 70, Lionel Messi é o jogador que mais edições assistiu:
5 Lionel Messi
3 Mario Kempes
3 Grzegorz Lato
3 Diego Maradona
3 Rudi Völler
3 Carlos Valderrama
3 Cafu
3 Asamoah Gyan
3 Cesc Fàbregas
3 Keisuke Honda
Argentina qualifica-se para os 1/8 final se:
> vencer a Polónia
> empatar e Arábia Saudita e México fizerem o mesmo
> empatar e o México não vencer a Arábia por uma diferença de 4 golos

Se perder frente aos polacos, a alviceleste está eliminada.
Desde os quartos de final do Mundial 2014 que a Argentina não vencia sem sofrer golos na prova:
V 2-0 México, 2022
V 1-0 Bélgica, 2014
O México sofreu o 100.º golo em Campeonatos do Mundo.

Mais golos sofridos em Mundiais:
127 Alemanha (110 jogos)
105 Brasil (110 jogos)
100 México (58 jogos)
Desde 1978 que o México não tinha uma série tão negra em Campeonatos do Mundo: 4 jogos sem vencer, um empate e três derrotas
Chicharito foi o último mexicano a marcar em Mundiais (2018), desde então o México está em branco na competição há 4 jogos consecutivos.
Desde 1970, Lionel Messi é o primeiro argentino a marcar e assistir em 2+ jogos do Mundial:
2006 vs Sérvia e Montenegro
2022 vs México
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ARGENTINA
EMPATE
MÉXICO
Comentários (39)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GS
Argentina 2 México 0
2022-11-27 12h40m por GSCGrandeamor
Esta vitória salva a Argentina pelo menos para já. A Argentina está proibida de perder este jogo e até o empate seria muito negativo.
A Argentina fez um bom jogo e mereceu totalmente a vitória, dois grandes golos sem dúvida.
O México esteve muito abaixo do que esperava, o ataque foi praticamente inexistente e claro que sem rematar e sem criar perigo fica difícil somar pontos.
O grupo está em aberto e ainda alguma coisa pode mudar, veremos.

Saudações
JS
Sempre fui um fã da Argentina
2022-11-27 10h56m por jsilva77
E gostaria muito que passasse à fase seguinte mas, acima de tudo, como apreciador deste desporto, gostava muito de ver Messi e Ronaldo a avançarem o máximo possível nesta sua última grande competição de seleções, eles merecem-no e, mais que tudo, nós merecemos e o futebol também . . .

Interessante como achei que está Argentina poderia ser uma seria candidata ao título antes do mundial. Agora, vejo-a uns patamares abaixo de seleções como Brasil ou Espanha, o que às vezes, numa competição como está, pode ser enganador . . .
Messi
2022-11-27 02h45m por moumu
Se ele aparecer assim acredito no titulo caso não ganhe Portugal.
No próximo jogo. . .
2022-11-27 02h01m por Indargorri
Sou polaco desde pequenino
MisticaEncarnad a
2022-11-26 23h55m por luisFilipe791
Já sei a tabela, Portugal em primeiro joga com o segundo do grupo do Brasil, nos quartos, joga com um adversário que será um jogo entre o primeiro do grupo da Bélgica e o segundo do grupo Espanha, tipo rezar que a Espanha fique em primeiro e vai para o outro lado da tabela, e temos o Japão no nosso lado, e no da grupo da Bélgica, talvez a Bélgica fique em segundo, e temos no outro lado da tabela Espanha vs Bélgica, o Brasil pode jogar com o Uruguai nos oitavos, e nos quartos o vencedor...ler comentário completo »
luisFilipe791
2022-11-26 23h52m por MisticaEncarnada
Numa eliminatória acredito que podemos passar com qualquer equipa que esteja no Mundial. Agora se isto fosse uma prova de regularidade, por pontos. . .
Argentina
2022-11-26 23h44m por marcosteixeira949
Ganhou a única equipa que quis ganhar, embora esta seleção Argentina não tenha futebol encantador, é uma seleção guerreira, nem importo ver Argentina ganhasse o torneio mas em quando tiver portugal na competição, vou torcer para portugal, sei é difícil mas no mundial tudo pode acontecer!
MisticaEncarnad a
2022-11-26 23h23m por luisFilipe791
Uma coisa é certa, a Inglaterra e a França devem ficar em primeiro no grupo delas, se Portugal ficar em primeiro no seu, fica nesse lado da tabela, a Inglaterra e a França passando aos quartos, jogam ambas uma contra a outra, Portugal pode jogar contra uma delas, se chegar as meias finais, é isso
MisticaEncarnad a
2022-11-26 23h17m por luisFilipe791
Sim, a Bélgica pode vir a ser um possível adversário de Portugal nos quartos, se ambas chegar lá claro, eu até posso ter visto, mal, mas pode vir a calhar a Portugal nos quartos, adversários como a Espanha ou Japão, neste momento, ou a Bélgica, Croácia, ou outro qualquer desse grupo, são esses possíveis adversários nos quartos, nas meias, os adversários pode vir a ser a Inglaterra ou a França, se ambas ficarem em primeiro, Portugal fica no lado da tabela delas, se ficar em prime...ler comentário completo »
luisFilipe791
2022-11-26 22h56m por MisticaEncarnada
Neste caso é preferível que eu tenha razão porque o nosso alinhamento até às meias finais seria apanhar o 2º classificado o grupo do Brasil e depois provavelmente a Bélgica nos quartos de final. Calhava bem (ou mal, não sei).
MisticaEncarnad a
2022-11-26 22h45m por luisFilipe791
Quando vi a tabela, penso que foi aqui no zerozero, já não me lembro bem, mas também posso estar errado
DI
Jogo
2022-11-26 22h43m por Diego_Forlan
Na primeira parte parecia um jogo de libertadores que coisa horrorosa. na segunda melhorou um bocado mas nada de extraordinario acabou por ser decidido o jogo em individualidades mas esta argentina precisa de jogar muito mais se se quer bater com seleçoes como o brasil ou o frança. lautaro tem que dar lugar ao alvarez com urgencia nao ta a jogar nada de nada e enzo fernandez merece começar a titular

bludouro
2022-11-26 22h43m por MisticaEncarnada
Penso que isso não vai acontecer porque acredito que a Argentina ganhe à Polónia e passe em 1º no grupo (acredito, não que seja lá muito certo) e quanto a Portugal mais do que acreditar, tenho a convicção de que, basta não perder com o Uruguai, e Portugal passa em 1º lugar no grupo. Por isso, apanhando o 2º classificado do grupo do Brasil, que deve ser a Suíça às tantas, duvido que Portugal não chegue pelo menos aos oitavos. Mas só por isso, porque se não tivéssemos no grupo equipas in...ler comentário completo »
Argentina
2022-11-26 22h41m por VerdeRubro
Vitória justa e competente da Argentina, aprenderam a lição e hoje ao contrário do último jogo não amoleceram nem deram hipóteses. A pressão era imensa como deu para ver nos festejos do primeiro golo, mas quem tem um Messi é sempre mais fácil, a partir daí foi fortalecer a defesa e o meio-campo e manietar completamente um México já de si amorfo. Finalizando com um grande golo do E. Fernandez.
Julgo que neste grupo apesar de tudo passarão a Argentina (6) e a Polónia (4).
Bludouro
2022-11-26 22h39m por luisFilipe791
Para acontecer um Brasil vs Portugal, Portugal teria que ficar em segundo, porque o Brasil no seu, deve ficar em primeiro, e os dois vão para o lado da tabela, na lógica ou na teoria, mais acessível, nesse lado provavelmente só vai ter a Holanda, e a Argentina se passar em primeiro ainda, e se houver surpresas, com a Espanha e a Bélgica a passar em segundo nos seus grupos
luisFilipe791
2022-11-26 22h39m por MisticaEncarnada
Já vi no Google em dois simuladores diferentes com a Espanha e França em 1º e vão para lados opostos. Só se estiverem os dois mal. . .
luisFilipe791
2022-11-26 22h37m por MisticaEncarnada
Sim, claro. Portugal em primeiro.
No meu caso como gostava de ver o Messi ganhar o caneco torço pela Argentina em 2º lugar. Depois disso torço por seleções que joguem bem, desde que não sejam a França e a Inglaterra. Sempre gostei do futebol jogado pelas seleções da Alemanha em 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014. Então torço e torcia um bocado por eles porque aquele futebol sempre me agradou. Este ano não vi o jogo com o Japão. De resto não me importo muito por quem vença.
...ler comentário completo »
MisticaEncarnad a
2022-11-26 22h34m por luisFilipe791
Só pode ser Espanha contra França na final, se a Espanha ficar em segundo no seu grupo, e França em primeiro no seu, vai um para cada lado da tabela
TO
BANANASPLIT
2022-11-26 22h31m por tota15
Okay agora não entendo se estás a ser sarcástico ou só mesmo. . . Não faz sentido o que dizes, se calhar já está na hora de ires dormir
MisticaEncarnad a
2022-11-26 22h29m por luisFilipe791
O Messi não é meu jogador favorito, mas é alguém que admiro na mesma, pela sua forma de ser, é humilde, mas mesmo que fosse o meu favorito, o meu país vem sempre primeiro, e depois apoio outro país, que posso gostar, se Portugal for eliminado, como é óbvio espero que não, mas o meu país sempre primeiro, para entrar sempre na história
Pessoal
2022-11-26 22h27m por MisticaEncarnada
Final do Mundial: Espanha vs França.
Se acontecer, leram aqui primeiro.
bludouro
2022-11-26 22h23m por MisticaEncarnada
Se a Argentina fica em 2º já foi. Neste momento não têm arcaboiço para a França. Até às meias finais têm de ter um sorteio mais favorável para chegar longe. Se apanham a França já nos oitavos é para arrumar. Agora se for como Portugal que, em 2016, apanha uma seleção individualmente mais forte só na final. . . aí em finais tudo pode acontecer.
luisFilipe791
2022-11-26 22h20m por MisticaEncarnada
Portugal primeiro, Argentina depois para ganhar o Mundial :D
InvincibleEagle
2022-11-26 22h19m por MisticaEncarnada
O Mbappé, tal como o Messi, o Ronaldo, entre outros grandes goleadores e jogadores com mais qualidade, têm de ter jogadores de qualidade semelhante em campo para os acompanhar e ter de se ganhar títulos. Muitas vezes menospreza-se defesas ou médios porque não marcam golos mas se formos a olhar para as funções de cada um em campo, muitas vezes há jogadores que até jogam melhor em vários jogos ou competições mas não são tão falados porque não marcam golos. Muito se falou do Barça e do Real ...ler comentário completo »
Argentina
2022-11-26 22h17m por luisFilipe791
Vitória completamente justa, quem se coloca a defender, merece sofrer, e o Messi faz um belo, o México depois lembrou se de jogar, mas sem criar grande perigo, a Argentina volta ao ataque, e o Enzo faz outro belo golo, teve uma boa entrada no jogo, e fez um belo golo, e digo aqui sem problema nenhum, gosto do Ronaldo, mas se a Argentina passar o grupo, porque ainda não passou, se a Argentina chegar a final e ganhar, parabéns Argentina, e parabéns Messi, não vou entrar em guerras...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
Confissão do agora técnico do CD Mafra
Em 2019/20, Silas concretizou um sonho. Depois de ter saído da B SAD, clube onde tinha dado nas vistas na época anterior, o técnico assumiu o comando do Sporting, um dos grandes ...