placardpt
    FC Porto derrota Bayer Leverkusen

    Nem sempre os alemães são os mais ricos no banco...

    Que difícil foi e que saboroso acabou por ser. O FC Porto só podia ganhar e ganhou, num jogo em que o Bayer esteve muito bem numa primeira parte repleta de peripécias (e uma mão cheia de nada, na verdade, porque Diogo Costa defendeu um penálti e porque dois golos foram anulados). Na segunda parte, veio riqueza do banco, quer dos marcadores Zaidu e Galeno, quer do maestro Otávio, o primeiro a inverter o cenário. Os primeiros pontos chegaram ao Dragão e tudo está em aberto neste grupo. Segue-se viagem à Alemanha e nova sensação de final, se bem que agora com um balão de moral bem maior.

    A primeira parte do que podia ter sido

    Podia ter sido penosa. Sem muito espantar, o Bayer conseguiu marcar. Não podia ser algo que surpreendesse. Era uma questão de coerência com o que estava a acontecer, com um FC Porto muito errático, nervoso, ansioso e precipitado. O epicentro deu-se no meio, com a dupla Uribe e Eustaquio a falharem bem mais passes do que o normal e a não conseguirem a ligação para com Pepê e Taremi, demasiado escondidos no/pelo duplo pivô dos alemães, que desta vez tiveram o experiente Aranguiz em campo. As acelerações dos alemães foram bastante bem conseguidas, pelo que várias vezes se viu um cenário negro de igualdade nos ataques do Bayer. Felizmente para a equipa portuguesa, o golo seria anulado.

    Primeiro que tudo, Diogo ©Catarina Morais / Kapta +
    Podia ter sido feliz. Que, numa das raras vezes em que o FC Porto conseguiu sair com espaço, chegou um golo desenhado com grande perícia por Pepê, Evanilson e Taremi, que o concretizou. Foi um momento raro de incómodo para Hradecky - o outro foi num remate de meia distância de Uribe -, que viu de longe as várias tentativas portistas. Nem Wendell, nem João Mário foram muito participativos nos momentos de ataque, pois as cautelas defensivas eram necessárias (nem por isso bem conseguidas por ambos), mas essas participações eram necessárias, pois o jogo exterior da equipa tinha bem melhor resultado do que o interior, que sucumbia ao poderio físico germânico. Seria ganhar sem o merecer. Só que esse tal golo também foi anulado...

    Podia ter sido pior, porque, além de o golo ter sido anulado, foi assinalada grande penalidade... para o Bayer Leverkusen. Sim, no mesmo momento. O estádio festejava a finalização de Taremi e, num ápice, o árbitro encaminhou-se para a marca de penálti da área de Diogo Costa, por uma mão de David Carmo no princípio do lance. Só que, entre os postes, estava não apenas o melhor em campo, como também a nova tormenta de Schick (há uns dias, falhara um penálti perante Diogo Costa no jogo entre as seleções de ambos).

    Tudo somado e nada.

    A segunda parte do que foi

    Foi, desde logo, com Otávio. E, havendo Otávio, há sempre um FC Porto melhor. Pela presença, pela simplicidade com bola, pela visão alargada e a técnica que lhe permite materializar com grandes passes o facto de ver mais e melhor que os outros. Não precisou de correr muito para colocar imediatamente a equipa a correr melhor.

    Galeno trouxe a tranquilidade ©Catarina Morais / Kapta +
    Também foi com Zaidu, a certa altura. E, com Zaidu, os jogos grandes ficam mais próximos de serem ganhos. Foi à área responder a um cruzamento de Taremi e responder também à urgência de uma vantagem que tão necessária era. Nem sempre se viu uma equipa tranquila, mesmo assim. Mas viu-se que queria muito. Normal, é a Champions, como não querer?

    E foi, por fim, com Galeno, outra cartada vinda do banco. Nem tinha entrado bem, tinha somado más ações, mas depois chegou a certa para dar tranquilidade. Taremi outra vez na assistência, em mais um repertório do iraniano.

    A primeira final já está. Até daqui a uma semana!

    U Terça, 04 Outubro 2022 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Anthony Taylor
    2-0
    Zaidu Sanusi 69'
    Wenderson Galeno 86'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    Lances Capitais
    15´
    GOLO INVALIDADO Bayer Leverkusen
    Wendell deixou Diaby solto de qualquer marcação e o extremo francês não se fez de rogado, conduziu com qualidade e velocidade e cruzou com conta, peso e medida para a finalização de Hudson-Odoi, mas o lance estava antecedido de falta sobre Pepê
    41´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    45´
    Patrik Schick (Bayer Leverkusen) falha a grande penalidade! Diogo Costa lançou-se com toda a confiança do mundo e num mergulho tremendo para o tiro do internacional checo
    69´
    GOLO FC Porto!
    Zaidu Sanusi marca
    Zaidu Sanusi marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    86´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    São Diogo: Foi o homem do jogo, muito porque defendeu a grande penalidade num momento crucial. Fez também uma série de boas defesas, mas aquela em particular foi determinante.

    O Árbitro

    Arbitragem com muito trabalho, mas com boas decisões. Houve falta sobre Pepê no golo anulado ao Bayer, houve mão de Carmo no golo anulado do FC Porto e consequente penálti, e houve expulsão certa de Frimpong.

    O Melhor
    Haver Otávio

    Diogo Costa foi o melhor em campo, Taremi andou lá perto, mas não se pode esquecer o que dá Otávio. E o internacional português, mesmo ainda limitado (notava-se isso), deu à equipa um futebol completamente diferente, muito mais esclarecido e dinâmico. Tão melhor é o FC Porto com ele...

    O Pior
    Assobios a Carmo

    Desnecessário. Não foram gerais nem foram constantes, mas por duas ou três vezes o central atrasou a bola ao guarda-redes, para que a posse não ficasse comprometida, e ouviram-se alguns assobios da bancada. Nenhum jogador fica melhor com isso, caros portistas...

    Forma
    FC Porto
    2022/2023
    12J
    8V
    1E
    3D
    26-12G
    Bayer Leverkusen
    2022/2023
    12J
    2V
    2E
    8D
    14-23G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sérgio Conceição faz história e torna-se no treinador do FC Porto com mais vitórias (17) na Champions League.
    Taremi faz pela primeira vez um bis de assistências na Champions League.

    Pelos dragões fez 2+ passes para golo em 4 ocasiões. No Rio Ave também fez o mesmo registo (4) em apenas uma época.
    Ao fim de três jogos o FC Porto venceu pela primeira vez o Bayer Leverkusen (2-0).

    Foi a primeira vez que uma das equipas ficou em branco no duelo.

    Fotografias(45)

    Champions League: FC Porto x Bayer Leverkusen
    Champions League: FC Porto x Bayer Leverkusen
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BAYER LEVERKUSEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O que se lê por aqui
    2022-10-05 16h16m por Ultras-__FCP
    Dizer que um jogador como o Otávio é fraco porque falhou um remate mostra o quão pouco se percebe de futebol, mas mostra ainda mais uma assustadora falta de noção daquilp que é o papel dele na equipa.

    Depois o Carmo, ora temos aqui o novo Evanilson, Pêpe e Galeno, faz 3 ou 4 jogos menos conseguidos, já é um flop, daqui por 6 meses quando estiver a carburar, já vêm para aqui elogiar.

    São este tipo de adeptos que retiram legitimidade quando uma pessoa se quei...ler comentário completo »
    WI
    Jogo
    2022-10-05 10h05m por WinterSoldier
    Bom ver que a paragem serviu para a equipa recuperar os níveis anímicos, apesar da 1ª parte ter sido algo fraquinha tirando os últimos 10 minutos na 2ª parte praticamente só deu Porto e poderíamos ter ganho por mais não fosse o falhanço do Otávio já depois dos 90, o penalti defendido pelo Diogo Costa (ENORME, cada vez mais me faz lembrar o Baía) foi o momento chave para o resto do jogo.

    Na Alemanha não será nada fácil especialmente com o ambiente de lá e se se eles aplicarem ...ler comentário completo »
    WI
    "Tribunal" do Dragão
    2022-10-05 09h54m por WinterSoldier
    Assim de repente lembrei-me de um episódio há uns anos quando era o Lopetegui o treinador do Porto num jogo contra a Académica e foi monumentalmente assobiado por salvo erro ter lançado o Bueno em vez da coqueluche dos adeptos na altura (André Silva) e daí para a frente o jogador também foi monumentalmente assobiado sempre que tocava na bola e isto tudo num jogo em que passámos para a liderança depois de uma derrota do Sporting frente à U. Madeira.

    Mas isto não é um problema exc...ler comentário completo »
    Quanto ao jogo
    2022-10-05 09h19m por tcb9277
    Excelente vitória do FC Porto. Acredito que consigamos vencer também na Alemanha e fazer uma gracinha na Bélgica (digo isto porque o Brugge está claramente num excelente momento de forma, contra todas as expectativas).

    Já em casa frente ao Atlético, conto uma grande resposta, especialmente tendo em conta o que aconteceu em dezembro de 2021 contra o mesmo adversário. . .
    O "tribunal" do Dragão lol
    2022-10-05 09h17m por tcb9277
    É tão credível como qualquer outro "tribunal" em qualquer estádio a nível mundial. A grande maioria dos adeptos pouco ou nada percebe de futebol, logo pouca ou nenhuma moral tem para criticar o que quer que seja.

    Depois há ainda a clara falta de noção destes "adeptos" em não saberem que os jogadores não são robôs e que é bastante mais produtivo apoiar os jogadores quando estes estão mais em baixo de forma do que o oposto.

    Não se deve levar muito a sério os assobios desta malta.
    David Carmo
    2022-10-05 08h14m por petitor
    Era David Carmo, chamei Diogo ao rapaz, devia estar a pensar no Diogo Leite
    Porto
    2022-10-05 08h12m por petitor
    Não vi o jogo, nem vi o resumo alargado só os golos mesmo.
    Portanto não sei se Diogo Carmo enterrou assim tanto, mas acho que 20 milhões não é muito no panorama actual, o Braga não vende titulares por muito menos, veja se o caso de Ricardo Horta.
    Eu fosse eu a decidir possivelmente não teria dado isso por um central devido a nossa fragilidade financeira actual, por esse valor tinha comprado o João Victor e o Ramon para lateral esquerdo por exemplo

    Agora o joga...ler comentário completo »
    Pepe 2004-2005
    2022-10-05 07h34m por JAM79
    Não era titular, enterrava a cada jogo, lembro-me bem do "tribunal" o assobiar, hoje (e à alguns anos) é um dos melhores centrais a nível mundial, Carmo também o será, bom jogo ontem contra uma equipa forte, a estrelinha esteve lá.
    AZ
    Taremi, David Carmo e Pepe'
    2022-10-05 06h16m por azulado
    Taremi: foi excelente nos ultimos dois jogos, mas lembrem-se que foi um grande mergulhador nos outros jogos.
    David Carmo: alguem viu valor nos 20 milhoes e com apenas 23 anos, tem muito que aprender. Vamos ter paciencia e vai melhorar.
    Pepe': com aquelas duas fintas consecutivas a dois defesas, valorizou pelo menos os 20 milhoes.
    AZ
    FCP
    2022-10-05 05h42m por azulado
    O futebol da equipa esta' a melhorar porque os jogadores passam ao primeiro toque e desmarcam-se bem. O primeiro golo do FCP foi excelente.
    O VAR tem de interroper o jogo mais depressa, porque ontem podia ter sido desastre. . . de golo invalidado ao FCP para o penalty sofrido. Isto e' mau pra o futebol.
    Centrais do Porto
    2022-10-05 00h59m por jklinsmann
    Se há clube que teve centrais que cometeram vários erros e até calamidades no primeiro ano e depois foi sempre a subir foi o Porto. Claro que o Carmo vai ter que fazer pela vida, mas tem as pessoas certas a trabalhar com ele todos os dias, especialmente para a posição que ocupa. Merece tempo e precisa de ganhar confiança, e depois sim logo se verá.

    Pepe foi até o caso mais bicudo, lembro-me muito bem de ver adeptos a arrancar cabelos com os jogos que fazia. Bruno Alves e a...ler comentário completo »
    Assobios
    2022-10-05 00h52m por Minnowkr
    E só para complementar, para aqueles que não se acreditam a 100% dos assobios ao David Carmo, o próprio SC falou sobre isso depois do jogo.
    Dois Ts
    2022-10-05 00h41m por matrioska_russa
    Excelente título (ZZ) e excelente Taremi.

    Boa sorte ao Porto, pode ser um ponto de viragem na CL.

    *
    2022-10-05 00h28m por Minnowkr
    Leverkusen
    Jogo
    2022-10-05 00h27m por Minnowkr
    Quanto ao jogo em si, na primeira parte foi algo tremido, alguns erros no meio campo que permitiram que o Leverkunsen cria-se algum perigo, mas depois na segunda parte conseguiram controlar bem o jogo e ganhá-lo com justiça.

    Destaque só para o Pêpê que jogador que é, o SC mete-o a jogar em todo o lado e ele jogue onde jogar consegue mostrar sempre a sua enorme qualidade, autêntico craque, este sim para mim é o vosso melhor jogador e candidato a melhor do campeonato.
    Canticos
    2022-10-05 00h24m por CabraCega
    Muitas vezes esses cânticos são até incentivados pelo próprio speaker, que acho que isso ainda é mais grave. O Porto precisa de um remodelação de mentalidade nesse aspeto. AVB? Talvez ajude.
    TH
    FanecasMad
    2022-10-05 00h22m por TheColorBlue
    Na boa, sem stress. :)
    Abraço.
    TH
    FanecasMad
    2022-10-05 00h20m por TheColorBlue
    Eu sei que é o que temos, mas não foi forma de preparar uma época quando ainda há tantas lacunas no plantel torrar 20M num central que. . . pá, a mim não me convence minimamente. De resto, como disse ao Zer0Play, que ele me cale, que é o que mais quero.
    TheColorBlue
    2022-10-05 00h19m por FanecasMad
    Efetivamente não li a última resposta, foram em cima.

    Esta tudo OK, entendido o ponto de vista.

    Abraço e bom feriado.
    TheColorBlue
    2022-10-05 00h17m por FanecasMad
    No resto, dou o benefício da dúvida. O Carmo ainda não está a 100%, é óbvio, mas neste momento é dar espaço. Temos que apoiar os que temos, Marcano já não dá, temos o Fábio Cardoso, e o João Marcelo ainda não tem espaço.

    É dar tempo ao tempo.
    TH
    FanecasMad
    2022-10-05 00h17m por TheColorBlue
    Rapaz, mas leste o que escrevi?
    Eu quando comento neste fórum, estou-me a dirigir ao David?

    É óbvio que a minha crítica (e não é de agora) é à gestão simplesmente ruinosa que tem sido feita das finanças do clube, que depois está sempre através da pessoa do sr. PDC a queixar-se que não há dinheiro. . . pois claro, assim não há.
    TheColorBlue
    2022-10-05 00h15m por FanecasMad
    E a culpa dos 20 milhões é do Carmo, ou da ADM do Porto???

    Assobiem o Pinto da Costa. Foi o Carmo que fixou o preço? Ou o Salvador??? É sempre o jogador que tem de pagar por um preço no qual não teve qualquer influência?
    Avalie-se o homem pelo que dá, e se há queixas, façam -nas a quem pagou mal.
    TH
    FanecasMad
    2022-10-05 00h13m por TheColorBlue
    Não vi aqui ninguém culpar o David pelo preço que foi pago por ele. Se é pela minha constante referência ao preço dele, que claro que acho relevante, é óbvio que não o culpo a ele.

    A minha crítica a qualquer contratação nunca passou pelo jogador contratado, mas sim por quem o contratou. Eu não tenho culpa de assobios no estádio, já aqui referi que não me revejo nisso.

    De resto, junto-me a quem em baixo nem se tenha apercebido nem disso nem dos cânticos que ...ler comentário completo »
    Zeroplay
    2022-10-05 00h12m por Minnowkr
    Por acaso que eu tenha ouvido, consigo te precisar pelo menos um momento dos assobios ao David Carmo, foi depois do penalti falhado o Porto estava a pressionar o Leverkusen, a bola vai até ao David e este atrasa para o Diogo Costa. Sei que houve pelo menos mais uma situação mas essa não estava muito atento ao jogo não consigo precisar mas até o Costinha que estava a relatar o jogo disse algo do género "o David não está a convencer o tribunal do Dragão".

    Quanto aos cânticos para o Benfica é fácil e bem audível depois do 1 golo do Porto.
    TH
    Zer0Play
    2022-10-05 00h09m por TheColorBlue
    Eu entendo essa perspectiva e em circunstâncias normais concordaria, mas pá, 20M é muito mesmo. É só a nossa transferência recorde no Tugão. É só o mais alto que já pagamos a 100% por 1 jogador vindo de qualquer lado (pode-se falar que o Nakajima custou mais por 50%, mas isso não é líquido que pagaríamos exactamente o dobro por 100%, normalmente isso baixa sempre o preço quando se paga pelo passe todo).

    Mas acredita, quero tanto que ele me cale, como o Zaidu hoje fez o jo...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...