placardpt
    Play-off de acesso ao Mundial

    O sonho é já ali... 

    2022/10/06 10:00
    E5

    6 de outubro de 2022. É dia de jogo histórico em Vizela. A seleção nacional feminina está, pela primeira vez na sua história, no play-off de acesso ao Campeonato do Mundo e pode dizer-se que o sonho nunca esteve tão perto. O primeiro duelo (assim esperemos) é contra a Bélgica e a tarefa não é fácil. 

    Na hora do sorteio, o conjunto belga era a equipa mais bem cotada em termos de ranking (19º lugar) e por isso a missão está longe de ser fácil. As duas equipas já se defrontaram por várias vezes nas últimas décadas e o histórico não está, de todo, a favor da equipa das quinas. Ainda assim, há vários motivos para ter confiança. 

    O primeiro duelo entre as duas equipas ocorreu há 24 anos, na caminhada de acesso ao Mundial de 1999, e, nessa altura, ambos os jogos sorriram a Portugal. A partir dessa data, a equipa das Quinas nunca mais conseguiu vencer a Bélgica, mas nem por isso deixou má imagem. Nos últimos quatro jogos entre as duas equipas - entre 2014 e 2020 - a Bélgica venceu três e empatou um. Porém, nunca conseguiu marcar mais do que um golo. 

    O último confronto entre as duas equipas foi a 7 de março de 2020. Num dos últimos jogos antes do confinamento causado pela Covid-19, Portugal defrontou o conjunto belga na Algarve Cup. Tine De Caigny marcou o único golo do encontro e Cláudia Neto desperdiçou uma grande penalidade já nos momentos finais. 

    ©Royal Belgian FA

    Tessa Wullaert é para manter debaixo de olho

    Agora, a história é outra. Grande parte das jogadoras mantêm-se nas duas seleções e, por isso, é esperado um jogo bastante equilibrado e decidido nos detalhes. 

    Sem nunca ter marcado presença num Mundial, o percurso da Bélgica é muito idêntico ao da equipa das Quinas. Com apenas duas participações em Europeus [2017 e 2022, tal como Portugal], esta é uma equipa que tem vindo a evoluir muito nos últimos anos, tal como se ter verificado com a equipa de Francisco Neto. 

    Antes de avançarmos para as possíveis escolhas do selecionador nacional, é tempo de destacar os possíveis destaques individuais do lado belga. Desde logo, o nome de Tessa Wullaert é o que mais faz soar alarmes. A avançada do Fortuna Sittard foi a melhor marcadora de toda a qualificação, tendo terminado no topo da lista com 16 golos marcados em 10 jogos. 

    Além desta, também Janice Cayman (Lyon) e Tine De Caigny (TSG Hoffenheim) estão entre os destaques desta formação belga. Estas três atletas são as melhores marcadoras de sempre da Bélgica. 

    ©FPF/Hernâni Pereira

    Escolhas difíceis para Francisco Neto...

    No que respeita às opções de Francisco Neto, há sempre algumas dúvidas. Desde logo, na baliza, a escolha deverá recair sobre Inês Pereira. Quanto à defesa, este será o setor mais previsível, com Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa e Joana Marchão a serem as opções prováveis. 

    No meio-campo, há novamente várias incertezas. Dependendo da estratégia que Francisco Neto escolher para o jogo, o selecionador nacional poderá optar por umas escolhas mais cautelosas do que outras. Se assim for, teremos um meio-campo mais reforçado com Dolores Silva, Andreia Jacinto e Tatiana Pinto, sendo Andreia Norton e Jéssica Silva as extremos e Diana Silva a grande referência na frente. 

    Caso contrário, a nossa aposta vai para Andreia Jacinto, Andreia Norton e Tatiana Pinto, sendo Diana Silva e Carolina Mendes as duas referências no ataque.

    Para já, Kika Nazareth é a grande dúvida. A média do Benfica só recentemente regressou aos trabalhos, após várias semanas de paragem devido a lesão, e não deverá ser titular. 

    U Quinta, 06 Outubro 2022 - 18:00
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Kateryna Monzul
    2-1
    Diana Silva 28'
    Fátima Pinto 89'
    Tessa Wullaert 40'
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    Forma
    Portugal
    2022/2023
    Bélgica
    2022/2023
    A diferença passa por...
    Portugal
    Ana Borges, a todo o terreno

    Internacional em 149 ocasiões, Ana Borges é talvez uma das jogadoras mais polivalentes deste grupo. A jogadora de 32 anos é sempre um trunfo para Francisco Neto e a sua experiência, aliada à sua qualidade técnica e tática, dão a Portugal sempre mais garantias. Para já, deverá começar do lado direito da defesa, mas pode sempre desequilibrar mais à frente... e de ambos os lados.

    Bélgica
    Tessa Wullaert, a goleadora

    Melhor marcadora de toda a fase de qualificação, esta será com certeza uma das maiores dores de cabeça para a defesa portuguesa. A experiente avançada belga é uma das três grandes referências do ataque e será um dos alvos a anular na estratégia definida por Francisco Neto. 

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Apuramento WWC2023 - UEFA)

    PortugalBélgica
    826Golos marcados567
    89Golos sofridos77
    10
    Jogos
    10
    8
    3
    Golos Marcados
    16
    7
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BÉLGICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZY
    bludouro
    2022-10-06 12h04m por zyxw4321
    Certo, eu atribuí favoritsmo à Bélgica baseando-me em coisas mais abstratas, e não nas casas de apostas (e eles têm motivação para pôr as odds certas, já que isto é o seu ganha-pão).

    Mas tendo em conta coisas como o ranking, um apuramento um pouco melhor que o nosso (não em pontos, mas na quantidade de golos), o histórico entre as seleções (1 vitória e 4 derrotas nos jogos em Portugal) e o facto de a Bélgica ter chegado aos quartos-de-final no último Europeu, não acho descabido achar que o fator casa não cobre isso tudo.
    prognóstico
    2022-10-06 11h55m por moumu
    2-0
    DEGRAU A DEGRAU PARA ATINGIR O MUNDIAL
    2022-10-06 11h40m por mario1953
    Tem início hoje no Estádio FC Vizela, a caminhada da seleção de Portugal, de futebol feminino, com vista à presença de Portugal, na 9ª. edição do Campeonato do Mundo Feminino, que se irá realizar de 20 de Julho de 2023 a 20 de Agosto de 2023, na Austrália e Nova Zelândia. Depois de Portugal, ter terminado no 2º. lugar do Grupo H, apurando-se para o “play-off”, onde vai defrontar na 1ª. eliminatória a BÉLGICA, será o IX PORTUGAL-BÉLGICA
    Uma realidade, as estatísticas, não g...ler comentário completo »
    ZY
    Play off
    2022-10-06 11h14m por zyxw4321
    Considero a Bélgica ligeiramente favorita, por estar mais habituada a estas andanças. No entanto, não é de todo impossível vencer aqui.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...