placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Duelo ibérico na final da Finalíssima

      Que acabe como das últimas vezes

      E quase do nada... eis que Portugal está a uma vitória de ganhar o terceiro título no espaço de um ano. Depois de eliminar o Paraguai nas meias-finais, os campeões do mundo e da Europa vão ter pela frente uma seleção que foi, durante muitos anos, a grande besta negra e que agora... teve o feitiço a virar.

      Se é demasiado cedo para festejar o facto de jogarmos com a Espanha, que apesar da crise de títulos, continua a ser uma das melhores do mundo? Talvez. Mas os últimos meses e três jogos oficiais contra Nuestros Hermanos dão-nos essa margem histórica que, naturalmente, também carrega um pesado fardo de responsabilidade. Está um título - inédito ainda por cima - em disputa e há dois escudos para defender.

      ©FPF/André Sanano
      Depois de uma passagem sofrida diante dos paraguaios, Portugal vai ter pela frente um desafio absolutamente distinto. O nível do adversário é muito diferente e mais elevado e, apesar de ter corrido bem nas últimas vezes... não quer dizer nada. O aspeto mental não é o único que conta e esta Espanha mostrou, contra a Argentina, que não é uma seleção qualquer, bem pelo contrário. Vergou, em casa alheia, a campeã sul-americana com um contundente 0-3 e com uma exibição que deu esperança.

      Recheada de talento em fase de reformulação, a equipa de Fede Vidal já não conta com muitos dos nomes míticos que dominaram a Europa na última década, mas outros surgiram para assumir o papel com irreverência e mestria. É, no fundo, um misto que exige respeito e todo o cuidado por parte de uma super confiante seleção de Jorge Braz... faminta por ainda mais títulos.

      Em termos de Federação, esta vai ser a quinta final nos últimos 12 meses para Portugal (AA masculinos, AA femininos e sub-19 femininos), sendo este o melhor momento da modalidade no nosso país. Em Buenos Aires, no Parque Roca, pode escrever-se mais um capítulo histórico e épico do futsal português. Contra uma seleção que viu o seu feitiço virar-se... contra o feiticeiro.

      Jorge Braz em discurso direto

      A final: «Ganhámos a oportunidade de voltar a estar numa final e de vencer um título. Agora queremos esse título, é o próximo passo para finalizar isto como queremos e como perspetivávamos que seria possível. Mais uma vez estamos na lutar por levar um novo troféu para a federação»

      O grupo: «Temos criado estas oportunidades de forma clara pela competência, pelo que tem sido desenvolvido. Só tem sentido andar aqui quando queremos sempre mais. Ainda por cima, esta competição é nova, é a primeira vez. Isso estimula-nos muito para dar tudo para conquistar este título»

      ©FPF
      Emoções: «Este jogo vai ter muito de gestão emocional, de perceber a sequência que o jogo vai ter. Certamente, Espanha terá os seus momentos, nós teremos os nossos. Será uma final muito equilibrada, de certeza. Espanha quererá certamente inverter o que tem acontecido nas últimas vezes. Queremos manter tudo o que de bom temos e acrescentar ainda algo mais. 

      Se queremos mais e ambicionamos mais títulos, no nosso processo também temos de ter sempre algo mais. Não tenho dúvidas de que será uma final extremamente competitiva. Já nos conhecemos muito bem. Temos de ser Portugal. Uma coisa é certa, vamos querer muito ser nós. Se assim for, temos possibilidades de vencer mais este troféu»

      A Espanha: «Cada jogo é uma história diferente. Atenção, Espanha nunca deixou de ser Espanha. As seleções que aqui estão são de top mundial. Nós atingimos esse patamar, mas estas equipas nunca deixaram de ter qualidade. Espanha tudo fará para inverter este momento e esta última tendência de Portugal. Nós estamos cá para impedir que isso aconteça, tendo claro que teremos de acrescentar e melhorar tudo o que temos feito até aqui»



      U Domingo, 18 Setembro 2022 - 20:45
      Parque Roca
      1-1
      (2-4 g.p.)
      Miguel Mellado 19'
      Afonso Jesus 28'
      Parque Roca
      Parque Roca
      Argentina
      Buenos Aires
      Lotação15 500
      Medidas40x20
      Inauguração2010
      Convocatória
      Espanha
      Portugal
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      [não há registo]
      [não há registo]
      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      Forma
      Espanha
      2022/2023
      2J
      1V
      1E
      0D
      4-1G
      Portugal
      2022/2023
      2J
      1V
      1E
      0D
      3-2G
      A diferença passa por...
      Espanha
      Jorge Braz

      «Este jogo vai ter muito de gestão emocional, de perceber a sequência que o jogo vai ter. Certamente, Espanha terá os seus momentos, nós teremos os nossos. Será uma final muito equilibrada, de certeza. Espanha quererá certamente inverter o que tem acontecido nas últimas vezes. Queremos manter tudo o que de bom temos e acrescentar ainda algo mais»

      Portugal
      Fede Vidal

      «Será um jogo muito complicado, com uma exigência máxima a nível competitivo. Não podemos errar. Se em todas as finais jogamos ao pormenor, numa final com equipas como Portugal sabemos tudo uns dos outros. A chave é manter um elevado nível competitivo por 40 minutos . Há dificuldades no desenvolvimento do jogo e o aspeto competitivo vai ser fundamental. Vai ser fundamental entrar bem na quadra e chegar à liderança.»

      qSerá um jogo muito complicado, com uma exigência máxima a nível competitivo. Não podemos errar. Se em todas as finais jogamos ao pormenor, numa final com equipas como Portugal sabemos tudo uns dos outros. A chave é manter um elevado nível competitivo por 40 minutos . Há dificuldades no desenvolvimento do jogo e o aspeto competitivo vai ser fundamental. Vai ser fundamental entrar bem na quadra e chegar à liderança
      Fede Vidal, Selecionador de Espanha
      qCertamente, Espanha terá os seus momentos, nós teremos os nossos. Será uma final muito equilibrada, de certeza. Espanha quererá certamente inverter o que tem acontecido nas últimas vezes. Queremos manter tudo o que de bom temos e acrescentar ainda algo mais. Se queremos mais e ambicionamos mais títulos, no nosso processo também temos de ter sempre algo mais. Não tenho dúvidas de que será uma final extremamente competitiva. Já nos conhecemos muito bem. Temos de ser Portugal. Uma coisa é certa, vamos querer muito ser nós. Se assim for, temos possibilidades de vencer mais este troféu
      Jorge Braz, Selecionador de Portugal

      Fotografias(62)

      Finalíssima| Espanha x Portugal (Final)
      Finalíssima| Espanha x Portugal (Final)
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESPANHA
      EMPATE
      PORTUGAL

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Primeira mão dos quartos-de-final
      Dois passos que parecem ser cada vez mais pequenos. O Sporting, esta terça-feira, entra em ação para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League ...
      Jogos
      Finalíssima Intercontinental
      Finalíssima Intercontinental Futsal
      F1-1 (2-4 g.p.)