placardpt
    Vitória dura no pós-Madrid

    Há vida para lá da ressaca

    Gerir o coração incapacitado por um amor não correspondido é tarefa hercúlea. Em Madrid, o FC Porto sentiu essa traição e o day after seria sempre pesado, de ressaca. Ganhou a um excelente Desportivo de Chaves, ganhou bem, mas passou o jogo todo a olhar por cima do ombro.

    A desconfiança está lá e revela-se nas sua mais variadas formas. Ou é uma transição competente do adversário a deixar o Dragão a tremer, ou é uma falta não assinalada sobre Taremi – já lá iremos – a descontrolar emoções, ou é uma bola que não entra onde deve entrar a impulsionar assobios e incompreensão.

    Liga Portuguesa

    FC Porto vs GD Chaves
    17 Jogos, 17V 0E 0D (DG: 46-7)

    Últimos Resultados:
    22/23: FCP 3-0 GDC
    18/: FCP 5-0 GDC
    17/18: FCP 3-0 GDC
    16/17: FCP 2-1 GDC
    98/99: FCP 1-0 GDC

    ver mais »
    Nestas exibições assim-assim, a tentação do cronista tende a menorizar os créditos do Golias e a esquecer os predicados do David – que neste caso assina por Vítor. Sim, o Campelismo imposto no Marão está a criar raízes e a formar uma equipa descomplexada, viciada em bom futebol e em complicar a vida a quem visita.

    Uma equipa de pequena-média dimensão não está condenada a ser um conjunto de lenhadores-hipsters, especialistas em vestir camisas de xadrez e futebol carroceiro. Parabéns ao Desportivo de Chaves por ser um conjunto de vistas largas.  

    O 3-0, aliás, soa melhor – na perspetiva do FC Porto – do que foi na realidade. É sempre o primeiro passo para a reconciliação absoluta dos campeões nacionais com as boas exibições. Essa está agendada para terça-feira, noite da receção ao Club Brugge.

    Agora sem Pepe

    A gestão física do FC Porto sugeria equilíbrio, principalmente após a derrota (injusta) no Metropolitano. O próximo jogo é de relevância extrema e ter Pepe em boas condições também. Por isso, o central quase quarentão foi para o banco – Zaidu e Bruno Costa nem lá estiveram.

    O golo madrugador de Taremi prometia curar feridas e maldições, mas o FC Porto não contaria com um Desportivo de Chaves tão competente. Forte com bola, bem organizado por João Teixeira, os flavienses ameaçaram por três vezes o empate até ao intervalo e até reentraram melhor do que os portistas.

    Com João Mário desastrado a defender e Eustaquio menos influente do que deve ser no ataque organizado, o FC Porto foi vivendo das arrancadas de Galeno, do poder de Toni Martinez a jogar de costas e no génio de Taremi e Pepê, os dois melhores.

    O iraniano, agora: não é por simular no jogo anterior que deve ser vítima do preconceito do árbitro. Esta noite, o avançado foi penalizado por atitudes de jogos anteriores. Não pode ser.

    Resolver a partir do banco

    Desconfiado com as aproximações inteligentes do Chaves, Sérgio Conceição foi ao banco e de lá retirou os homens que esmagaram as dúvidas com as chuteiras.

    Evanilson fez o 2-0, após passe de Taremi, e o reforço André Franco precisou de poucos minutos para mostrar que tem nível para ser levado bem a sério.

    Com tudo resolvido e já sem necessidade de olhar por cima do ombro, o FC Porto teve os melhores momentos da noite e até os meninos Gonçalo Borges e Rodrigo Conceição – este em estreia absoluta – ganharam minutos e credenciais para mostrarem mais à frente.

    Vitória importante do campeão nacional, ainda amassado pelos eventos de Madrid. Há vida neste FC Porto.  

    U Sábado, 10 Setembro 2022 - 20:30
    Estádio do Dragão
    António Nobre
    3-0
    Mehdi Taremi 4'
    Evanilson 70'
    André Franco 82'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 6
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    70´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    Evanilson marcou o seu 29º golo na equipa (78 jogos)
    82´
    GOLO FC Porto!
    André Franco marca
    André Franco marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    O segundo golo acabou com as dúvidas e acalmou os corações azuis e brancos. Talvez demasiado tarde, na perspetiva dos campeões nacionais. 

    O Árbitro

    António Nobre melhorou com o tempo. Na primeira parte errou demasiadas vezes, nomeadamente em duas faltas não assinaladas sobre Mehdi Taremi. Deixou-se influenciar por eventos anteriores. 

    O Melhor
    Pepê todo-o-terreno

    Exibição fortíssima do ex-Grémio, mesmo nos momentos menos fortes da equipa. Cresce a cada jogo, confiante e desinibido. 

    O Pior
    Instabilidade emocional

    As faltas não assinaladas sobre Taremi agitaram o Dragão e a equipa acabou por ser contagiada. A entrada forte transformou-se em momentos de instabilidade. Dispensável. 

    Forma
    FC Porto
    2022/2023
    8J
    6V
    0E
    2D
    19-6G
    GD Chaves
    2022/2023
    6J
    2V
    2E
    2D
    6-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    Terceiro jogo em casa do FC Porto, terceira goleada:
    V 5-1 Marítimo
    V 3-0 Sporting
    V 3-0 Chaves
    Segunda vez esta temporada que o FC Porto reage a uma derrota com vitórias sem golos sofridos:
    D 2-1 Atlético Madrid - V 3-0 Chaves
    D 3-1 Rio Ave - V 0-2 Gil Vicente
    Jogadores com mais influência em golos na Liga bwin 2022/23 (golos + assistências):
    7 Pedro Gonçalves
    6 Simon Banza
    5 Mehdi Taremi
    5 Rafa Silva
    5 João Mário
    O Chaves teve o seu pior registo de remates (7) num jogo da Liga 22/23 e nenhum foi entre os postes.

    Apenas 3 equipas não acertaram na baliza em 3 jornadas da competição:
    Rio Ave vs Vizela [C]
    Boavista vs Benfica [C]
    Chaves vs FC Porto [F]

    Fotografias(40)

    Liga BWIN: FC Porto x Chaves
    Liga BWIN: FC Porto x Chaves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Taremi isto, Taremi aquilo. . .
    2022-09-11 23h30m por GERRARDandRONALDINHO
    Neste jogo ficou um penálti claro por marcar sobre o Taremi. . . lance clássico de VAR. . . basta ver as imagens e observar o toque do defesa que leva a que as pernas do Taremi se cruzem e ele caia. . . Não há que enganar.
    BE
    ASNL
    2022-09-11 17h53m por BenficaMundial
    Honestamente não sabia, obrigado. Pelo que dizes e acredito não deixa de haver erro, mas é bom dar o benefício da dúvida ao árbitro em lances de difícil análise.
    BE
    Correção
    2022-09-11 17h49m por BenficaMundial
    Não sendo simulação, também não é penalty
    BE
    WinterSoldier
    2022-09-11 17h47m por BenficaMundial
    Há que haver coerência. Se for o lance em que ele salta no meio dos dois defesas, procurando o contacto, apesar de não ser simulação porque ele toca na perna de um, fez-se claramente ao penalty. Se ele não saltasse era rastejado. Não sendo simulação, não é penalty. Agora, aqueles que defendem os penalties do Taremi não venham dizer que esse (do Jonas) não é.
    Obrigado, estou confiante para o jogo da Juve e não acho que estejam a jogar por aí além, mas nunca se sabe, é Champion...ler comentário completo »
    WI
    BenficaMundial
    2022-09-11 17h23m por WinterSoldier
    "eu não disse que foram campeões por causa dos penalties, mas é um assunto debatível, já que ficaram a 6 pontos do Sporting e foram esses mesmos penalties que decidiram alguns jogos. Será que não foram mesmo campeões precisamente por isso?"

    Indo por esse prisma também se poderia debater o célebre penalti do Jonas frente ao Paços de Ferreira em que passa pelo meio de 2 jogadores do Paços e cai por uma leve rajada de vento uma vez que terminaram esse campeonato com apenas mais 2 ...ler comentário completo »
    AS
    BenficaMundial
    2022-09-11 16h31m por ASNL
    Respondendo a tua pergunta: sim já levou, depois de ter sido ceifado no interior da grande área. Defendendo o árbitro, não era fácil de ver e nas repetições depois do jogo parecia simulação. Só depois, no programa juízo final, com outra câmara (à qual o VAR tem acesso) vê-se o adversário a derrubar o Taremi.
    No último jogo europeu, a verdade é que não foi simulação, ele tropeça ao procurar o contacto no Witsel. Mas nesse lance aceita-se o amarelo.
    Porto
    2022-09-11 16h10m por petitor
    Bom jogo do Porto, gostei muito dos centrais temos uma dupla portuguesa com futuro, ainda temos o grande Pepe.
    Gostei de ver André Franco acho que temos um óptimo substituto de Fábio Vieira, mas queria referir Eustaquio que eu pensava que era um 6 tipico com capacidade de saída estilo Weigl, mas tem se revelado um jogador rotativo, com uma excelente capacidade de passe, remate e trabalho.
    Não é o Vitinha que é um fora de série, mas é um óptimo jogador. Ainda assim falta...ler comentário completo »
    BE
    Sebulba
    2022-09-11 13h11m por BenficaMundial
    Esta campanha de sensibilização já vem de alguns anos, quando começou o slogan: "Contra tudo e todos". É o slogan perfeito para defender o Porto e suas gentes de tudo o que é feito cá em baixo. Dar espetáculo e jogar futebol passou a ser secundário. O que passou a ser primordial é ter raça e bater no peito. Já sei, estou a ser fanático.
    BE
    Danimoura
    2022-09-11 13h04m por BenficaMundial
    Porque não há muito a assinalar. Jogo sem muita história e vitória justa do Porto. Mas o que interessa é lançar uma farpa ao clube de vermelho e defender o Taremi (?) desta "campanha", já que a vitória não é o mais importante. . . Coitado. . . Com o precedente aberto na Europa por ter levado amarelo por simulação já pode não ser tão fácil ganhar penalties. . . Há que se arranjar uma forma de se vitimizar, compreendo. Aproveito para perguntar, o Taremi já viu algum amarelo por simulação ...ler comentário completo »
    DragonKiller
    2022-09-11 12h57m por Sebulba
    Eu disse que o Benfica não fazia campanhas? Não pois não. . . O que disse e repito é que existe uma campanha de vitimização e, isso por muito que tentem não conseguem desmentir porque ela é óbvia. Começou no final do jogo com o A. Madrid.
    Benficamundial
    2022-09-11 12h11m por JAM79
    Essa dos penalties a favor do FCP, quantos do Taremi não foram? Quantos foram marcados erradamente? O FCP foi campeão à custa disso? Vocês levaram 3-0, 3-1 e 1-0 (já com o campeão definido) quantos penalties foram marcados a favor do FCP contra o SLB? E saber usar o corpo é fantástico para uns clubes e batota para outros, dependendo do tipo que o fizer, a época passada ninguém vos ouvia, agora não se calam, qual foi o grande clube que vocês já defrontaram? Porque o FCP já deu 3-0 ao SCP e...ler comentário completo »
    SC
    FCP
    2022-09-11 11h38m por screwlogic
    Não foi a melhor exibição da época (nem de perto nem de longe) e notou-se alguma insegurança que a meu ver não foi provocada pelas faltas não assinaladas sobre o Taremi (COMO DIZ O ZEROZERO) mas sim pela falta do patrão da defesa; o jogo com Pepe é totalmente diferente. No entanto, valeu pela eficácia, e pela reação do Taremi, um Homem com H Grande, como diria o João Pinto, a responder cabalmente e com exibições de qualidade aos críticos, más línguas e meretrizes que andaram a destilar ód...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2022-09-11 11h25m por Halibut
    Era preciso a vitória depois de um jogo em que perdemos por sorte.
    Deu para poupar o Pepe o que é bom, de resto estivemos bem, falta melhorar a capacidade para definir melhor certas jogadas, erramos muitos passes, cruzamentos mal medidos, isto exige trabalho, na defesa continuamos com os mesmos problemas, não temos lateral direito que se afirme naquela posição, é vergonhoso andarmos nisto à tanto tempo, o último que se afirmou ali foi Ricardo Pereira, desde aí nunca mais tivemo...ler comentário completo »
    Para os especialistas em arbitragem
    2022-09-11 11h21m por Sebulba
    Aqui do zerozero está a ser uma semana complicada. . . Depois do penalti mal assinalado contra o Vizela, os árbitros continuam a errar, primeiro no jogo do Manchester United com a Real Sociedad e, ontem o árbitro voltou a errar ao marcar penalti contra o Sevilha. Um conselho a todos os árbitros, se quiserem aprender mais sobre as leis de jogo, venham ao zerozero, porque aqui é que eles sabem tudo. . .
    Eles têm razão
    2022-09-11 11h16m por Sebulba
    Há uma campanha. . . Mas de vitimizacão, o que não é novidade para ninguém. Há uns anos atrás houve a campanha do "deixem jogar o Mantorras". . . Agora temos a campanha do "deixem cair o Taremi". . . Por muito que digam que não, Taremi é um simulador profissional, é um artista todo o terreno, já que ele simula no meio campo com a mesma facilidade com que simula na grande área.
    PO
    A única coisa boa do jogo foi
    2022-09-11 10h56m por PORTOTUGA2
    3 pontos + a grande qualidade de passe do David Carmo!
    JS
    danimoura
    2022-09-11 10h52m por jsilva77
    Nem mais, subscrevo totalmente . . . Muita gente vem para aqui comentar, mas andam a escrutinar arbitragens ao segundo, jogada a jogada, seja onde for, para encontrar um pormenor que seja e dar-lhe contornos de favorecimento, enfim . . . Depois não tem um único comentário sobre o jogo e a sua vertente técnica e tática, nem dos jogadores individualmente, claro que depois, olhando a isso e a números, treinadores como RA sejam os mestres da tática . . .

    Mais futebol e me...ler comentário completo »
    GS
    FC Porto 3 Chaves 0
    2022-09-11 10h00m por GSCGrandeamor
    Vitória justa e esperada do FC Porto. O Chaves tentou reagir mas nunca colocou em causa a vitória do FCP que se tornou mais fácil com aquele golo madrugador.

    Saudações
    BenficaMundial
    2022-09-11 09h53m por danimoura
    "Felizmente ainda é possível discutir futebol sem se parecer fanático"

    Ironia? Hipocrisia? Falta de honestidade intelectual? Provocação pura? Ver isto escrito de alguém que não tem um único comentário sobre futebol (pelo menos nesta notícia) é de rir. . .

    E ressalto "(. . . ) sem se parecer fanático", afinal o seu objectivo aqui é não parecer ser fanático?
    BE
    Obs
    2022-09-11 02h36m por BenficaMundial
    Não querendo generalizar, são mais aqueles que fazem o que escrevi no comentário anterior do que os que não fazem.
    Quando falo no plural é com base no que vejo por aqui e em outros sites, não quer dizer que sejam todos assim.
    Felizmente ainda é possível discutir futebol sem se parecer fanático
    BE
    rravv
    2022-09-11 02h29m por BenficaMundial
    Mas houve. Até mais do que um user a tentar justificar o penalty, dizendo que o Witsel inicia o movimento e etc. . .
    Sobre a questão de abordar o VAR concordo, mas é o VAR que tem de intervir a uma possível decisão errada do árbitro e não o contrário. Nos lances de dúvida, deve prevalecer a decisão inicial do árbitro. Se estiver a escrever algo errado ou discordante do que deve ser feito peço desculpa, em antemão, mas penso que é o que está indicado sobre o VAR.
    Um (grand...ler comentário completo »
    Dragonkiller
    2022-09-11 01h54m por Maxaqueen
    Se esse fulano é maldoso, não sei, mas que é uma nódoa como guarda-redes, disso não tenho muitas dúvidas.
    Eu ainda não entendo como é que o Sporting não conseguiu marcar sequer 1 golo ao Chaves quando ele ofereceu, à vontade, umas 3 vezes a bola fruto de más saídas da baliza ou defesas incompletas.
    BenficaMundial
    2022-09-11 01h12m por rravv
    Alucinados? estás a interpretar mal. Não vi ninguém aqui dizer que o que Taremi fez em Madrid foi correto ou que o arbitro decidiu mal.
    O escrutínio, e o único que é válido é o do arbitro.
    O arbitro tem de ser imparcial, isento. Havendo lances de duvidas tem de solicitar apoio ao VAR. Ou antes disso, o proprio VAR deve analisar os lances e informar o arbitro.
    Mas analisar com isenção. Não é estar a analisar e a pensar que o Taremi na Liga dos Campeões fez assim ou ...ler comentário completo »
    Jogo
    2022-09-11 00h36m por Redfoo_16
    Exibição razoável, não exijo mais pois estamos a meio de dois jogos de Champions e é normal sentir-se desgaste. Podíamos e devíamos ter resolvido o jogo mais cedo a pensar nisso mesmo.
    Pepê e Uribe estão desgastados e não na terça mas no sábado com o Estoril poupava-os pelo Verón e pelo Grujic.
    Falar do Verón pois não tenho dúvida que a médio longo prazo será titular e nos vai dar muitas alegrias. Espero que ele e o Franco se adaptem cada vez mais para começarem a dar boas d...ler comentário completo »
    BE
    Jogo
    2022-09-11 00h32m por BenficaMundial
    Vitória justa, Chaves muito tenrinho (nada comparado ao que jogou contra o Sporting).
    Sobre o Taremi e aos alucinados com quem, infelizmente, sou compatriota, continuem.
    O "escrutínio" - como vocês falam -, sempre existiu, afinal esta apologia para tentar o penalty não vem de agora. A diferença é que, se antes era evidenciado apenas por adeptos rivais, agora, e sobretudo depois da expulsão por simulação na Europa, é impossível não escrutinar. Um lance típico à Taremi...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...