placardpt
    Analisámos o adversário do SC Braga

    Muitos milhões, muita experiência, pouca frescura e acutilância

    2022/09/08 11:53
    E0

    A vida não tem andado muito famosa para o bicampeão sueco. Conquistou a Taça da Suécia, garantiu o acesso à fase de grupos da Liga Europa, mas no Campeonato, o Malmo FF ocupa um modesto sétimo lugar.

    Este facto surpreende mais se olharmos para o facto que nos diz que o gigante sueco tem, de longe, o maior orçamento do futebol sueco, superior a 40 milhões de euros. Além disso, a contribuição dos nomes caros e dispendiosos que integram o seu elenco também estaestá aquém do expectável.

    Menos surpreendente e típica destes cenários negativos é a instabilidade que se tem vivido no leme. Depois de Milos Milojevic e do interino Andreas Georgson, chegou ao comando técnico o experiente Age Hareide, com vasta experiência no futebol escandinavo, que contemplaram dois anos em Malmo (2014 e 2015).

    Muita experiência, pouca agitação

    Em termos táticos, o Malmo FF tem atuado maioritariamente em 4x3x3, sistema no qual deve continuar. Olhando para o histórico recente do treinador de 68 anos, esse foi o desenho que utilizou recentemente no Rosenborg, contudo variou em 3x4x3 quando esteve ao serviço da seleção dinamarquesa.

    Olhando para o elenco, que sofreu algumas mudanças, é possível vislumbrar nomes com peso e experiência. Consequentemente, o emblema nórdico é uma equipa de equilíbrios e organização, optando por não se expor a transições rápidas (sobretudo defensivas), para as quais pode não haver pernas para acompanhar.

    ©Malmo FF
    Johan Dahlin tem sido o dono da baliza, mas a sua lesão abriu espaço ao maliano Ismael Diawara. O lateral direito Felix Beijmo (24 anos) é o elemento mais novo da defesa, menos uma década vivida do que os seus companheiros. No meio campo, Erdal Rakip (ex-Benfica) é o pêndulo defensivo, Sergio Peña (ex-Tondela) e Moustafa Zeidan têm funcionado como os médios de maior dinamismo, realizando as funções de um 8 clássico, enquanto Anders Christiansen assume a batuta.

    No ataque, Kiese Thelin apresenta-se como o goleador de serviço e o elemento mais constante. A sua alternativa é Ola Toivonen, um jogador menos móvel e mais referência de área. O reforço veloz Buya Turay, Joseph Ceesay, Jo Berget e Patriot Sejdiu são outras das figuras que costumam acompanhar o artilheiro da equipa.

    U Quinta, 08 Setembro 2022 - 17:45
    Eleda Stadion
    Duje Strukan
    0-2
    Bruno Rodrigues 30'
    Ricardo Horta 70' (g.p.)
    Eleda Stadion
    Lotação21 000
    Medidas105x68
    Inauguração2009
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Ponto Forte
    Experiência

    Com vários elementos a rondar os 30 anos, a equipa do Malmo FF dispõe de um leque de jogadores com experiência de seleção e de outros palcos mais exigentes. Essa acaba por ser a grande valia de um conjunto conhecedor dos vários momentos do jogo.

    Ponto Fraco
    Recuperação e velocidade

    O ponto negativo de ter vários jogadores experientes acaba por ser a acutilância e velocidade. As transições, sobretudo defensivas, expõe as debilidades de um elenco que procura jogar equilibrado e organizado. Fisicamente, há também um maior desgaste.

    História
    O clube mais titulado da Suécia

    O clube surgiu em 1905, através de uma iniciativa municipal para incentivar os jovens de Malmo a jogar futebol de uma forma organizada. O Bollklubben Idrott, uma equipa de formação, foi o antecessor do Malmo FF. O BK Idrott passou a integrar o recém-criado departamento de futebol do IFK Malmo, em 1909. No entanto, devido a problemas entre os dois clubes, a ligação quebrou-se. Foi então que, a 24 de fevereiro de 1910, 19 membros do BK Idrott fundaram o Malmo FF, que teve como primeiro presidente Werner Martensson.

    A Estrela
    Kiese Thelin

    Apesar de contar com outros internacionais experientes, como Martin Olsson ou Ola Toivonen, o Malmo FF tem em Kiese Thelin a sua principal arma. Numa época que não está a correr particularmente bem, os sueco têm no ponta de lança a principal fontes de golos e alegrias.

    O Técnico
    Age Hareide

    Depois de Milos Milojevic e Andreas Georgson, o experiente norueguês é o terceiro treinador a assumir o leme do Malmo FF nesta temporada conturbada. O antigo selecionador de Noruega e Dinamarca está de volta a uma cidade que conhece bem para recolocar o clube na rota dos títulos.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MALMÖ
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Perto de ingressar nos Reds
    Em busca de um novo treinador, face à saída anunciada de Jürgen Klopp, o Liverpool está em negociações com o Feyenoord. Quem o anunciou foi Arne Slot, atual ...