placardpt
    Analisamos o adversário do FC Porto

    Agarrados ao cholismo

    Perseverança, resistência e insistência. Poucos treinadores no Mundo têm uma cultura tão assente na forma de jogar da sua equipa como Diego Simeone. O treinador argentino chegou à capital espanhola em 2011, onde encontrou um clube completamente à deriva, e determinou que a vitória, sem olhar a meios, seria o destino final.

    Sem olhar à estética, Simeone escolheu o caminho de um futebol eficiente, em que a ideia traduz-se, de uma forma resumida, num pensamento jogo a jogo, no espírito de sacrifício em cada um dos jogadores e crença em todos os momentos. É esta a essência do 'cholismo', um movimento muito virado para a forte organização defensiva, muitas vezes em detrimento da genialidade de muitos dos seus executantes.

    O novo papel de Axel Witsel

    Trabalho, trabalho, trabalho... A atitude competitiva é um dos pontos fortes deste Atlético, que saiu das ruas da amargura para se tornar numa equipa que luta por títulos, ano após ano, em Espanha e na Europa.

    Em termos táticos, e depois de vários anos em 4x4x2, Simeone percebeu que era necessária outra abordagem para ludibriar os adversários. A solução passou por uma tática com três centrais, alas bem abertos - Carrasco, Molina, Ñiguez... - e muito jogo entre linhas, sendo que este ano há um dado claramente diferenciador: Axel Witsel.

    Witsel é um dos centrais ©Getty / Jose Breton
    O médio belga tem sido utilizado como central do meio e assume especial preponderância no momento de verticalizar o jogo. Koke e Marcos Llorente são o coração dos colchoneros, e ajudam na ligação às estrelas da frente. Morata e João Félix são os titulares de serviço, mas ainda há Correa e Griezmann, este último preso a uma cláusula contratual que só lhe permite ir a jogo após o minuto 63.

    Contas feitas, importa referir que este Atlético está longe de ser perfeito, sobretudo no que toca à defesa de bolas paradas, mas a história também mostra que, na Liga dos Campeões, é sempre um adversário temível e... imprevisível.

    U Quarta, 07 Setembro 2022 - 20:00
    Civitas Metropolitano
    Szymon Marciniak
    2-1
    Mario Hermoso 90'
    Antoine Griezmann 90'
    Matheus Uribe 90' (g.p.)
    Civitas Metropolitano
    Lotação70 460
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1994
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    Ponto Forte
    Organização defensiva

    À imagem do seu treinador. A equipa está trabalhada para ser um autêntico muro à frente de uma baliza muito bem guardada, com vários homens no setor defensivo, capazes de aguentar os mais fortes adversários. 

    Ponto Fraco
    Volume ofensivo

    Não por falta de intérpretes, mas por consequência da mentalidade defensiva da equipa. Não são conhecidos pelo grande número de golos marcados, sobretudo em noites de desinspiração ofensiva.

    Atlético Madrid
    2022/2023
    4J
    2V
    1E
    1D
    5-3G
    Calendário
    História
    Superação rumo ao sucesso

    Ramón de Arancibia y Lebario, Ignacio Gortázar y Manso e Manuel de Goyarrola y Aldecoa, todos estudantes bascos da Escuela Especial de Ingenieros de Minas (Madrid), sonhavam fundar um clube basco na capital espanhola.  Na noite de 25 de abril de 1903, o trio juntou-se a alguns companheiros madrilenos na Sociedad Vasco-Navarra de Madrid, com sede no número 25 de la Calle La Cruz. A reunião durou até altas horas da manhã e foi já na madrugada do dia 26 que os jovens decidiram fundar uma sucursal do Athletic Club de Bilbao em Madrid.



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    João Félix

    Muitas vezes castrado pelas ideias do próprio treinador, o português João Félix é um dos principais artistas do plantel colchonero. A viver a quarta temporada na capital espanhola, o camisola 7 tem características que lhe permitem decidir qualquer jogo, desde que, claro, conte com o apoio necessário.

    O Técnico
    Diego Simeone

    Um homem fiel aos seus princípios, que foi capaz de colocar o Atlético entre os grandes clubes europeus. Tem conseguido, gradualmente, fazer pequenos ajustes às suas ideias e o sucesso recente demonstra-o. Com cerca de 10 anos de casa, persegue o troféu que lhe falta e que tão perto esteve de conquistar.

    Fotografias(14)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATLÉTICO DE MADRID
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Brasileiro
    reportagem
    Jardel recordou o antigo companheiro de equipa
    «30 anos? Já? O tempo passa mesmo rápido...» Não deixa de ser irónico que a chamada que fizemos com Mário Jardel tenha começado desta forma. ...