placardpt
      X
      Estoril e Rio Ave empatam na Amoreira

      Uma boa forma de abrir a ronda

      2022/08/19 22:23
      /
      O que é isto?

      Primeiro ponto para o Rio Ave, quarto para o Estoril. Depois das derrotas na jornada anterior, as duas equipas empataram (2-2) pela primeira vez no campeonato, num jogo clássico de duas partes distintas. A equipa de Nélson Veríssimo esteve melhor na primeira parte e até chegou cedo à vantagem, mas a formação orientada por Luís Freire deu uma boa resposta e até terá ficado com um amargo de boca pela forma como não venceu este jogo depois de conseguir chegar à reviravolta.

      Mobilidade para o golo

      Apesar das derrotas nas últimas jornadas, havia uma maior urgência pontual na equipa de Luís Freire, que voltava à Amoreira ainda sem qualquer ponto conquistado no campeonato. Mais do que os pontos, em campo, os vilacondenses não tinham deixado boas indicações. Por outro lado, o Estoril, que sofreu em Guimarães a primeira derrota, tinha mostrado bons apontamentos. Apesar disso, a maior surpresa partiu de Nélson Veríssimo.

      O técnico, que não contou com Gonçalo Esteves, por castigo, fez alterações no ataque e apostou na mobilidade de um trio composto por Rodrigo Martins, Arthur Gomes e Tiago Gouveia. Uma surpresa que surtiu efeito desde início, com uma arrancada do estreante Tiago Santos a encontrar Rodrigo Martins solto ao segundo poste.

      Rodrigo Martins abriu cedo o marcador ©Kapta+

      Além do golo, viu-se no Estoril mais capacidade para criar perigo nessa etapa inicial. Com Siliki e Geraldes a dar fluidez no miolo, a equipa de Veríssimo procurou aproveitar as capacidades técnicas dos homens da frente para atacar um Rio Ave que parecia sentir falta de confiança.

      Só que a equipa de Luís Freire conseguiu ganhar alguma estabilidade com o passar dos minutos, muito por culpa de Guga, que assumiu as rédeas da equipa como havia feito na Segunda Liga. O camisola 6 deu ao Rio Ave as ligações necessárias para, numa etapa inicial, ganhar estabilidade, e, mais tarde, assumir o controlo da partida.

      Quando Vítor Ferreira apitou para o intervalo, era já a formação de Vila do Conde que tomava conta do jogo, ainda que sem ocasiões para desfazer a desvantagem criada pelo golo de Rodrigo Martins. A equipa de Nélson Veríssimo procurou sempre explorar a profundidade, algo que conseguiu com relativa frequência, mas faltou outra acutilância ofensiva que Arthur Gomes, na posição de falso avançado, não conseguiu dar.

      Erros levaram ao entusiasmo

      Atendendo ao crescimento vilacondense, esperava-se um Estoril mais cuidadoso para a segunda parte, mas sem entregar por completo a iniciativa de jogo ao Rio Ave, algo que foi acontencendo no primeiro tempo, cada vez com maior frequência.

      No regresso dos balneários, o sentido foi quase sempre o mesmo. As intenções de Nélson Veríssimo passaram por guardar a vantagem, controlar o espaço nas costas e procurar o segundo golo com uma bola em profundidade, quase sempre à procura de Tiago Gouveia, mas a estratégia não resultou, muito por culpa das falhas defensivas na formação canarinha, que, tirando Joãozinho, tem um dos setores recuados mais jovens do campeonato.

      Aziz, que passou pelo Estoril, marcou à antiga equipa ©Kapta+

      O Rio Ave acabou por chegar ao golo na sequência de uma bola parada, algo em que já tinha mostrado ser superior à equipa estorilista. O empate animou a partida, muito porque nenhuma das equipas estava satisfeita com o resultado, como foi percetível pelas alterações dos dois treinadores.

      Na equipa vilacondense, a entrada de Paulo Vítor foi determinante para que o Rio Ave reagisse ao golo do empate com a procura da reviravolta, que aconteceu menos de 10 minutos depois, quando Aziz, no reencontro com o Estoril, aproveitou o passe de Joca para fazer o 1-2 numa altura em que o jogo estava em aberto.

      O certo é que o ritmo do jogo não mudou e nem a recuperação vilacondense serviu para acalmar as hostes, até porque os setores defensivos foram mesmo os mais fragilizados esta noite. Por isso, o 2-2, da autoria de Tiago Gouveia, não surpreendeu. A inércia vilacondense deu espaço à recarga e, de pé esquerdo, o extremo marcou pela primeira vez no campeonato.

      Perto do final, ainda houve polémica, com o Rio Ave a queixar-se (com razão, na nossa opinião) de um penálti cometido por Pedro Álvaro e a ficar reduzido a 10, por expulsão do recém-entrado João Ferreira. Por tudo isto, os vilacondenses poderão ficar com um amargo de boca por este empate, mas o primeiro ponto neste regresso à Primeira Liga mereceu ser celebrado junto à centena de adeptos que se deslocou à Amoreira para um jogo que começou e acabou animado. Que se mantenha nos restantes jogos da ronda.

      jogos em destaque
      U Sexta, 19 Agosto 2022 - 20:15
      Estádio António Coimbra da Mota
      Vítor Ferreira
      2-2
      Rodrigo Martins 6'
      Tiago Gouveia 80'
      Costinha 61'
      Yakubu Aziz 73'
      ESTÁDIO
      Estádio António Coimbra da Mota
      Lotação8 000
      Medidas105x68
      Inauguração1939
      Lances Capitais
      GOLO Estoril Praia!
      Rodrigo Martins marca
      Rodrigo Martins marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      61´
      GOLO Rio Ave!
      Costinha marca
      Costinha marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      Costinha marcou o seu 4º golo na equipa (51 jogos)
      73´
      GOLO Rio Ave!
      Yakubu Aziz marca
      Yakubu Aziz marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      80´
      GOLO Estoril Praia!
      Tiago Gouveia marca
      Tiago Gouveia marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      90´
      +5
      Cartão vermelho para João Ferreira (Rio Ave)Lateral do Rio Ave a pisar Vital. Bem mostrado
      João Ferreira vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
      Positivo
      Qualidade técnica individual

      Apesar de não ter sido sempre um jogo disputado a um ritmo alto, não deixou de ser uma partida interessante, muito pelas qualidades técnicas dos jogadores de ambas as equipas, não só os mais ofensivos, como também os mais defensivos. Nesse aspeto, destaque para os dois defesas centrais canarinhos e para o estreante Tiago Santos.

      Negativo
      Bolas paradas defensivas

      A equipa de Nélson Veríssimo teve um bom comportamento ao longo da partida e raramente permitiu que o Rio Ave tivesse oportunidades para visar a baliza de Dani Figueira, exceto em lances de bola parada. Na primeira parte, os vilacondenses já tinham ameaçado e no segundo tempo aproveitaram mais uma falha de marcação para chegar ao golo. Claramente um aspeto a trabalhar por parte da equipa estorilista.

      Forma
      Estoril Praia
      2022/2023
      3J
      1V
      1E
      1D
      4-3G
      Rio Ave
      2022/2023
      3J
      0V
      1E
      2D
      2-6G
      O Árbitro

      Má decisão ao deixar passar um penálti sobre Paulo Vítor, que cai na área com Pedro Álvaro. Pareceu claro, mas Vítor Ferreira e o VAR não acharam o mesmo.

      Fotografias(15)

      Liga BWIN: GD Estoril Praia x Rio Ave FC
      Liga BWIN: GD Estoril Praia x Rio Ave FC
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ESTORIL PRAIA
      EMPATE
      RIO AVE
      Comentários (15)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      BR
      Situação do penalti bem decidida
      2022-08-20 19h26m por Brick_SCP
      É fácil de perceber porque é que o árbitro manteve a decisão. É óbvio que o jogador do Estoril atravessa completamente a perna à frente do do Rio Ave. É óbvio que ia haver um contacto faltoso. Mas o jogador do Rio Ave antes de ser sequer tocado em qualquer parte do corpo, antes do contacto com a perna do jogador do Estoril, começa o mergulho. O jogador do Estoril baixa-se para retardar o contacto e o do Rio Ave começa o mergulho antes. Por isso, acho perfeitamente aceitável a decisão. T...ler comentário completo »
      Vergonha
      2022-08-20 12h03m por rubenmoreira929
      Todos anos época após época fala se de mil e uma forma de se melhorar estes erros grosseiros. . . Só há uma que passaria por vetar toda arbitragem portuguesa e apostar na arbitragem de fora. . . Eles sao o elo mais fraco do nosso campeonato
      Vergonha
      2022-08-20 12h00m por rubenmoreira929
      Mais um árbitro que quer ir pra jarra. . . Será de propósito? Mmmm. . . Ir apitar jogos pra Arábia Saudita com prémios chorudos estadias em resorts de luxo🤔
      MR
      VAR
      2022-08-20 09h26m por MrGuimas
      Está aqui um belo exemplo de como era útil ouvir a comunicação entre o VAR e o árbitro!

      Qual é a explicação para nao assinalar um penalti evidente?
      A lógica de que o jogador é que força o contacto é de rir. . .
      Tiago Gouveia
      2022-08-20 08h41m por ago
      Vai crescer bastante esta época , será vendido no final por 15 milhões ou será aposta no Benfica .
      Lance penalti
      2022-08-20 02h02m por jogasimples
      A meu ver é penalti. O jogador do Estoril movimenta a perna e impede a movimentação do adversário (claro que nem toca na bola). Acho incrível como é que o árbitro principal é chamado a ver as imagens e não marca penalti
      RIo Ave
      2022-08-20 00h14m por moumu
      Boa resposta à derrota da 1º jornada.
      Var
      2022-08-19 23h50m por RAsempre
      esteve bem, o árbitro demonstra o porquê de não termos nenhum no mundial. Fracos e habilidosos e enterrarem como sempre o futebol Português.
      LP
      Zerozero
      2022-08-19 23h45m por lpfcp
      Na análise à arbitragem dizem que o var não achou que fosse penalti, algo que é falso, se chamou o árbitro para ver o lance é porque achou que era penalti. . .
      .
      2022-08-19 23h34m por Mastarado
      A defesa do rio ave mete medo. . . que três marrecos.
      Perplexo
      2022-08-19 23h08m por Frost7210
      Fico sem palavras depois do que vi. . . Provavelmente o penalti mais claro que seria marcado esta temporada, mas pronto pelos vistos eu nao percebo nada de futebol. O Paulo Vitor devia ter ganho asas e voado por cima do jogador do Estoril, assim evitava o amarelo e o clube pouparia 49 euros de multa. . .
      Vergonha
      2022-08-19 22h38m por rubenmoreira929
      Futebol Português tá de luto. . .
      Quando nao se marca este penalty vai se marcar qual?
      Estes árbitros têm k ser severamente castigados eles desfilam arrogância e ignorância. . .
      Arbitragem
      2022-08-19 22h33m por macroBIONIC
      Que raio de decisão foi aquela? Vê-se bem pelas imagens que o penalti é claro, o jogador do Estoril deixa a perna depois de a bola já ter passado por ele. Nem com as imagens à frente foi capaz de tomar a decisão correta.
      Uma boa forma de roubar*
      2022-08-19 22h29m por senowe
      Que arbitragem triste de um árbitro da Fifa….
      EN
      Rio Ave
      2022-08-19 22h25m por EnormeSCB
      Merecia claramente a vitória amassou completamente o Estoril na segunda parte e só não vence o jogo por um roubo de igreja. É um penálti claríssimo e mesmo sendo chamado pelo Var o árbitro tem um erro do tamanho do mundo.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Mundial
      Antevisão
      Antevisão ao duelo entre Brasil e Suíça
      É uma reedição do duelo de 2018, e uma luta entre os dois primeiros classificados do Grupo G do Mundial. Há quatro anos, no jogo inaugural do Mundial, apesar do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      ZY
      zyxw4321 28-11-2022, 07:20
      bludouro 28-11-2022, 07:08
      luisFilipe791 28-11-2022, 04:48
      luisFilipe791 28-11-2022, 04:47
      moumu 28-11-2022, 03:41
      moumu 28-11-2022, 03:41
      moumu 28-11-2022, 03:40
      moumu 28-11-2022, 03:39
      JO
      Jorge-Fernandes 28-11-2022, 02:48
      JO
      Jorge-Fernandes 28-11-2022, 02:46
      GatoPreto 28-11-2022, 02:04
      The_Whites 28-11-2022, 01:34
      Bluestorm 28-11-2022, 01:28
      BR
      brunorcg 28-11-2022, 01:17
      Inuyasha 28-11-2022, 01:10
      Bluestorm 28-11-2022, 01:09