placardpt
    Gil Vicente goleado pelo AZ Alkmaar

    Da esperança ao pesadelo em dez minutos

    2022/08/18 22:11

    O objetivo era sair vivo dos Países Baixos e durante grande parte da partida deu para sonhar com isso, mas foram dez minutos fatais que deitaram por terra qualquer esperança que o Gil Vicente poderia ter em seguir para a fase de grupos da Conference League.

    Os gilistas foram goleados (4-0) pelo AZ Alkmaar na primeira mão do play-off e deixaram as hipóteses quase nulas para a próxima quinta-feira em Barcelos.

    A diferença de estatutos

    Se o AZ Alkmaar deixou o onze inalterado, como tem sido habitual neste arranque de temporada, Ivo Vieira operou uma espécie de revolução na equipa gilista com cinco alterações. No banco ficaram Lucas Cunha, Pedro Tiba, Boselli, Navarro e Kevin Medina, previsíveis titulares, e foram lançados Tomás Araújo (em estreia), Aburjania, Mizuki, Alipour e Élder Santana.

    Em termos táticos, as mudanças alteraram ligeiramente o figurino, com a dupla de avançados a ser suportada pelos médios Fujimoto e Arai, que partiam dos corredores. O miolo composto por Vítor Carvalho e Aburjania ficou com a tarefa de ombrear com o meio campo rival, em inferioridade numérica. 

    À entrada da partida foram os neerlandeses a assumirem as despesas, tal como o favoritismo mandava, mas desde cedo se percebeu que a pressa não era muita. O primeiro quarto de hora terminou sem grandes oportunidades, mas com a sensação de que um ligeiro aumentar de velocidade poderia deixar os gilistas em dificuldades.

    Depois de algumas tentativas, o perigo chegou da esquerda do ataque da casa. Kerkez levantou e Dani de Wit antecipou-se a Henrique Gomes para cabecear para o primeiro. A reação gilista foi boa e mostrou que a equipa estava viva na discussão do resultado ou, na pior das hipóteses, tal como disse o treinador, sair vivo da eliminatória.

    Desfecho fatal

    Da primeira parte ficou uma imagem competente, ainda que a presença ofensiva tenho sido quase inexistente. Ainda assim, com o passar dos minutos, dava a sensação de que o objetivo parecia real. A defesa, com Tomás Araújo em bom plano, estava sólida e os homens do miolo estavam a conseguir ter mais bola, até que a catástrofe chegou com o minuto 78...

    O central em estreia precisou de assistência e foi substituído. A paragem afetou os níveis de concentração e, em dez minutos, os gilistas sofreram três golos que fizeram esfumar a esperança que ainda havia.

    Começou num ressalto do poste, após tentativa de corte de Lucas Cunha, com Lahdo a encostar, passou por um remate potente de Pavlidis e terminou com a emenda de Mees de Wit. Assim se conta o pesadelo do Gil Vicente em Alkmaar.

    Se com um 1-0 a tarefa já era díficil, com 4-0 ainda mais ficou. Em Barcelos espera-se apoio, mas a esperança é pouca.

    jogos históricos
    U Quinta, 18 Agosto 2022 - 20:00
    AFAS Stadion
    Cuadra Fernández
    4-0
    Dani de Wit 24'
    Mayckel Lahdo 78'
    Vangelis Pavlidis 85'
    Mees de Wit 89'

    ESTÁDIO

    AFAS Stadion
    Lotação17 023
    Medidas-
    Inauguração2006
    Lances Capitais
    24´
    GOLO AZ Alkmaar!
    Dani de Wit marca
    Dani de Wit marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    78´
    GOLO AZ Alkmaar!
    Mayckel Lahdo marca
    Mayckel Lahdo marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    85´
    GOLO AZ Alkmaar!
    Vangelis Pavlidis marca
    Vangelis Pavlidis marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
    89´
    GOLO AZ Alkmaar!
    Mees de Wit marca
    Mees de Wit marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Positivo
    Sonhar por momentos

    Esteve longe de ser uma grande exibição, mas os primeiros 60 minutos dos gilistas em Alkmaar deram indícios de que a equipa de Ivo Vieira talvez fosse capaz de ombrear com o adversário. Não fossem os erros individuais e alguma falta de sorte e o desfecho poderia ter sido outro.

    Negativo
    Aqueles dez minutos...

    Coincidiu com a saída de Tomás Araújo, que estava a ser o elemento do Gil em maior destaque. Entre os minutos 78 e 88, a equipa pareceu perdida, cometeu erros de forma sucessiva e não conseguiu arranjar maneira de estancar a ferida para acabar goleada.

    Forma
    AZ Alkmaar
    2022/2023
    7J
    6V
    0E
    1D
    21-3G
    Gil Vicente
    2022/2023
    5J
    2V
    1E
    2D
    6-6G
    O Árbitro

    Exibição sem sobressaltos para Cuadra Fernández, que conseguiu gerir bem os momentos do jogo, mesmo quando o clima «aqueceu» ligeiramente.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    AZ ALKMAAR
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    Competitivos?
    2022-08-19 22h10m por Soldado_9
    Os 2 melhores jogadores foram embora e o treinador deu nisto. A juntar a eliminação do VSC de uma equipa de um país com ranki g pior k o nosso. . . Portugal cada vez mais pequeno nas competições europeias as equipas da primeira liga cada vez mais fragilizadas e os órgãos de comunicação social a promoverem a
    m&%#a da liga 3! Continuem assim e viva i refugo
    Tanta palha
    2022-08-19 14h17m por elenor
    O AZ é melhor do que o Gil qual é a dúvida ? Já o era antes deste jogo e continuará a ser depois.
    Só temos 4 equipas capazes na Europa, as outras têm dificuldades em manter um plantel competitivo 2 vezes por semana. No jogo com o Arouca da ultima jornada a equipa do Gil já estava de rastos sem capacidade de pressão e desconcentrada, se calhar por isso é que eles rodaram meia equipa. certo? A única coisa que devem questionar é porque é que o Benfica e o AZ tiveram os seus jogos cancelados a meio do play off e o Gil não ?
    cont
    2022-08-19 12h31m por Minnowkr
    Agora também concordo com o Yellow em muitos pontos, há que mudar muita coisa, especialmente, qualidade de arbitragens, se não há árbitros com qualidade que se tragam de fora. . . a coação sobre os árbitros que existe constantemente da parte de alguns clubes tem de passar a ser punida a sério, para mim tudo o que não é equipa técnica e jogadores deixava de poder de estar no banco pois é uma palhaçada ano após ano
    Centralização
    2022-08-19 12h25m por Minnowkr
    Para mim a centralização é fundamental para que que haja alguma evolução no futebol português especialmente nos clubes pequenos.

    Concordo plenamente com aquilo que o Varandas defende, liga passar para 16 equipas, o que não traz mais competitividade, mas ajuda a que não seja um campeonato tão fraco, e acaba por proteger as equipas que vão às competições europeias pois são menos 4 jogos ao final da época, e a centralização dos direitos televisivos, que mesmo que o seu própri...ler comentário completo »
    Dragonkiller
    2022-08-19 12h03m por Alvalade00
    E a tua opinião é das esclarecidas. Concordo e assino por baixo.
    Falta falar dos média. . . ao mesmo nível dos que falastes . . . ignóbil.
    Amofutebolamosl b
    2022-08-19 11h29m por Alvalade00
    Existe um estudo da universidade de Aveiro (com alguns aninhos) sobre as assistências nos estádios de futebol e concluí o seguinte: a questão económica e financeira é secundária. A questão cultural é o principal factor.
    Sebulba
    2022-08-19 11h26m por Alvalade00
    Vejo os jogos sim. Revejo-me na máxima de Olhar para os bons exemplos. Claro que por um lado não nos podemos comparar á Alemanha ou Inglaterra, mas podemos olhar para esses modelos como exemplos para nós mesmos. Organização, competência. Existe um estudo da universidade de Aveiro (com alguns aninhos) que conclui: no que toca ás assistências aos estádios a questão económica é secundária e a questão cultural a principal.
    TSG Hoffenheim
    2022-08-19 11h21m por Alvalade00
    Não comparei. Perguntei. Mas concordo contigo.
    Gil Vicente
    2022-08-19 09h54m por carvalhote
    É para isto que lutam pela vaga europeia? Para depois jogarem com os suplentes?
    Sobre os modelos económicos. . .
    2022-08-19 09h31m por AmoFutebolAmoSLB
    Comparar realidades económicas de Portugal com a Alemanha, ou Inglaterra, ou outro país de topo Europeu. . . é como comparar a minha conta bancária com a do CR7.

    Isto é na sociedade, como no futebol. . .

    EU aceito a centralização, mas engane-se quem pensa que fará subir os clubes pequenos para um patamar Europeu. O que vai acontecer é que os clubes grandes vão ter ainda mais dificuldade para se manter nesse mesmo patamar, de onde já estão a escorregar há algum tempo. . . .

    Estádios cheios. . . .
    2022-08-19 09h19m por AmoFutebolAmoSLB
    Mas alguém me convence de ir a um estádio de futebol com a minha família, seja o estádio moderno, ou não. . . ?

    Vou colocar a minha vida em risco, sujeito a levar uns sopapos, ou uma navalhada, só porque a minha camisola difere da dos outros. . . ?!?

    A diferença está no respeito, nas regras e nos castigos aplicados.

    Eu sou do tempo. . . . (sim, eu também sou desse tempo) em que os ingleses faziam barracada em tudo quanto era lado. Agora, s...ler comentário completo »
    Alvalade00
    2022-08-19 09h17m por Sebulba
    Vês os jogos? A começar no ambiente nos estádios, porque esses clubes conseguem ter muito mais adeptos que a maioria dos clubes portugueses, depois os jogadores e a qualidade que se vê dentro de campo. Aliás, até segunda divisão alemã e inglesa é mais espetacular e muito mais competitiva do que a primeira divisão portuguesa. Por isso. . . Sem comparação.

    O que se deve fazer é comparar o comparar o campeonato português com outros campeonatos da mesma dimensão e, como se pode ver, o campeonato português deixa muito a desejar.
    Futebol portuguÊs. . .
    2022-08-19 09h12m por AmoFutebolAmoSLB
    O ano passado o campeão holandês deu 5 no campeão português aqui em Portugal. . . vi eu com os meus próprios olhos, ninguém me contou. . . . bem, foi na televisão. . . as imagens poderiam estar truncadas. . .

    O futebol português é o nrº1 naquilo que realmente interessa. . . intrigas e discussões sensacionalistas. Não conheço todos os campeonatos do mundo, mas o tuga e o zuca, daqueles que eu conheço, levam grande vantagem dos restantes. . .
    É no espectáculo
    2022-08-19 09h10m por Alvalade00
    quem diferem. . . Estádios cheios com alegria e emoção. Vejam a diferença na TV. Não é com estádios da Idade da pedra e vazios que vamos lá. Metam alguém a fazer tudo para que as pessoas voltem aos estádio. Se conseguimos encher o parque da Bela Vista durante o Rock um Rio, também temos gente para encher estádios modernos.
    Pergunto
    2022-08-19 09h06m por Alvalade00
    O que é que os jogos Wolverhampton - Everton ou o Mochengladbach- Friburgo diferem do Paços de Ferreira- Gil Vicente??
    Abaixo
    2022-08-19 08h56m por Alvalade00
    Refiro-me Ao futebol Português em particular
    Revolução urgente
    2022-08-19 08h54m por Alvalade00
    O quê têm que mudar no futebol:
    1. Ambiente hostil nada adequado a modelo econômico saudável.
    2. Estádios modernos e confortáveis.
    3. Centralização de receitas incluindo a Segunda liga.
    4. Academias obrigatórias nas 2 ligas.
    5. Mão de ferro para prevaricadores.
    6. Gestão financeira auditadas.

    Leva tempo, mas o futebol para quem gosta de futebol. Fazer tudo pelo nosso clube prejudicando os outros não é gostar de futebol, é empurrar o futebol para baixo .
    Qual o melhor campeonato???
    2022-08-19 08h41m por Alvalade00
    O Português ou o Neerlandês?? O melhor é aquele com mais receitas. Ponto . Digo isto com uma ressalva: não defendo o Modelo inglês e francês onde qualquer um pode comprar um clube. . . até indivíduos com ligações a Estados. . .
    GS
    Gil Vicente
    2022-08-19 08h39m por GSCGrandeamor
    Derrota demasiado pesada na minha opinião mas o AZ Alkmaar foi um justo vencedor.
    Era um jogo muito complicado isso todos já sabiam mas esperava que a eliminatória fosse decidida em Barcelos, afinal enganei-me uma vez que é praticamente impossivel o Gil Vicente dar a volta a esta situação complicada.
    Infelizmente continuamos sem representação portuguesa na Liga Conferência, o que é pena.
    Seja como for a Liga também não está interessada, importa mais defender os mesm...ler comentário completo »
    Futebol português
    2022-08-19 08h37m por Sebulba
    O futebol português não vai melhorar enquanto não houver uma redução no número de clubes. A centralização dos direitos televisivos não vai alterar em nada o campeonato português. Estes resultados acontecem porque em Portugal não existe competitividade, na maioria dos jogos não existe qualidade de jogo, em Portugal falam muito, mas, já viram um jogo entre Arouca - Paços de Ferreira por exemplo, é das coisas mais chatas que se pode ver. Temos que adaptar o campeonato à nossa realidade e nã...ler comentário completo »
    Gil Vicente
    2022-08-19 08h02m por Bracara_Avgvsta
    A Liga não quis defender o futebol português! Não se compreende porque é que o jogo do Gil Vicente contra o Famalicão não foi adiado.

    O SC Braga defendeu uma reformulação urgente dos quadros competitivos e parece que é o único clube interessado em mudar. A centralização dos direitos televisivos é importante mas não é isso que vai resolver os problemas todos. É preciso uma reflexão urgentemente.
    Duro golpe
    2022-08-19 03h30m por eduardonlirio
    Esta, até a mim me doeu. E não sou do Gil Vicente. Só resta, o Benfica se apurar para a fase de grupos da UEFA Champions League.
    Portugal e os outros
    2022-08-19 02h09m por JohnnyMeister
    Em Portugal pouco dinheiro teem os outros clubes para investir tirando os 4 primeiros e o que investem é em mercados de 3 /4 linha principalmente do Brasil jogadores completamente desconhecidos a procura de ter um Samuel Lino da vida
    Olhando principalmente para o campeonato dos países baixos as equipas teem no mínimo 40 a 50% dos jogadores são do próprio país onde há aposta constante em jogadores da "casa" em Portugal o que vem d fora é que é bom cá não temos jogadores com qualidade é isso ?
    Países baixos
    2022-08-19 01h28m por JohnnyMeister
    Subiram e de maneira na época passada há pala da grande conference league cuidado com eles lol
    Calma
    2022-08-19 01h16m por Indargorri
    Os Paìses Baixos têm subido no ranking estes últimos anos porque dividem os pontos por 5, enquanto Portugal divide os pontos por 6 (e só 4 equipas é que vão pontuando: os 3 grandes e o Braga). Quando os holandeses tiverem mais equipas na Champions do que na Conference League também vão começar a ir por aí abaixo, e volta tudo ao normal.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Internacional
    Melhor marcadora de sempre das canarinhas
    Fim de uma Era para o futebol feminino: Marta, aos 38 anos, anunciou, em entrevista à CNN Brasil, que vai renunciar à seleção brasileira, logo após os ...