placardpt
      Dragões com vitória suada em Vizela

      Arrancado a ferros!

      2022/08/14 20:22
      /
      O que é isto?

      Foi preciso cerrar os dentes! Pode ser esta a descrição curta da vitória (0-1) do FC Porto em Vizela, este domingo. A equipa de Sérgio Conceição teve uma partida complicada, perante um Vizela que roçou a perfeição e que só foi traído numa bola parada, onde Marcano apareceu a marcar pela segunda jornada seguida.

      Respondendo a Benfica e Sporting, o FC Porto mostrou neste jogo que as tranquilas vitórias contra Tondela e Marítimo não contavam a história toda sobre o que ainda falta fazer para melhorar este plantel e este novo sistema. Por outro lado, podemos dizer que este tipo de vitórias (quando não se é brilhante) são aquelas que lançam as equipas.

      Fácil de amarrar e sem ideias

      ©Peter Spark / Kapta+
      O FC Porto manteve o sistema dos primeiros dois jogos, mesmo com Otávio disponível. A questão é que o Vizela soube melhor combater essa forma de jogar dos dragões. A equipa minhota conseguiu melhor explorar o espaço que existe dentro do losango e também pelo exterior, para conseguir sair quase sempre de forma confortável e com qualidade.

      Essa facilidade em ter bola da equipa do Vizela e a falta de capacidade criativa dos dragões, fez com que a primeira parte tenha sido de grande discussão a meio-campo, mas onde as oportunidades foram quase nulas. O FC Porto criou perigo nas bolas paradas e o Vizela em alguns rasgos individuais em velocidade.

      Podemos até dizer que a equipa da casa estava estranhamente confortável no jogo. Fosse a anular o jogo entrelinhas (Danny Loader nunca conseguiu aparecer), fosse a cortar o jogo em profundidade e pelos flancos.

      Galeno trouxe o que faltava

      A segunda parte parecia trazer outras ideias para o FC Porto, com as entradas de Otávio e Véron, mas o jogo, na realidade, pouco mudou. É verdade que a equipa de Conceição ficou mais agressiva, mas nem  por isso ficou mais criativa.

      ©Peter Spark / Kapta+
      Podemos até argumentar que o Vizela, que teve a melhor oportunidade do jogo no arranque da segunda parte (Nuno Moreira falhou o remate em grande posição), ainda ficou mais confortável no jogo, porque aproveitou a maior mobilidade dos jogadores azuis e brancos para ter mais espaço para sair em velocidade.

      Tudo isto mudou com a entrada de Galeno. O extremo trouxe o que faltava ao FC Porto, algo que, na realidade, era bem fácil de perceber. Galeno trouxe a capacidade de criar desequilíbrios. Simples, mas foi algo que o FC Porto não conseguiu fazer o jogo quase todo. O antigo jogador do Braga teve o condão de desposicionar a defesa do Vizela, uma vez que era o único a conseguir ultrapassar o seu marcador direto.

      Este sistema do FC Porto tem mesmo esse «problema». Cria dinâmicas bonitas, com combinações entrelinhas e ao primeiro toque, mas, quando isso não funciona, pode notar-se a falta de espaço para os criativos, já que muitas vezes estão metidos por dentro, onde há mais densidade de pernas.

      Galeno ficou mesmo ligado ao jogo de todas as formas, já que é dele a assistência para o único golo do jogo. Numa bola parada marcada curta, o extremo cruzou de forma perfeita para Marcano, que voltou a marcar e desta vez valeu mesmo a vitória aos campeões nacionais.

      Antes de se avançar para a conclusão, é importante deixar aqui um parágrafo ao Vizela. Como disse em cima, a equipa de Álvaro Pacheco roçou a perfeição neste jogo e dizemos roçou porque Marcano estava sozinho na área para marcar. Os minhotos leram de forma perfeita a estratégia do FC Porto e anularam praticamente tudo, sendo que a forma como estavam a sair para o ataque (nos primeiros 65 minutos) era uma das razões pelo qual o adversário não estava confortável.

      O FC Porto saiu de Vizela com três pontos e com a certeza que o campeonato não ia ser tão «fácil» como parecia nos dois primeiros jogos. Agora...segue-se o clássico!

      U Domingo, 14 Agosto 2022 - 18:00
      Estádio do Futebol Clube de Vizela
      Fábio Veríssimo
      0-1
      Iván Marcano 90'
      Estádio do Futebol Clube de Vizela
      Lotação6 000
      Medidas105x68
      Inauguração1989
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 2
      A Chave

      A entrada de Galeno foi o momento do jogo. Claro que o golo é o MOMENTO, mas esse golo só apareceu porque o FC Porto passou a ser capaz de fazer coisas que não antes não fazia.

      O Árbitro

      Um ou outro lance duvidoso na  área do Vizela (situações de Taremi e Toni Martínez), mas, na nossa opinião, esteve sempre bem. Deixou jogar e isso foi importante.

      O Melhor
      Plano do Vizela e força área do FC Porto

      Usamos este espaço para voltar a destacar a postura e o plano do Vizela nesta partida. Ainda assim, o destaque vai para esta força área do FC Porto. Como dois centrais fortes no ar, com Taremi, Evanílson, Grujic etc etc, cada bola parada é um perigo para os adversários. O golo surgiu assim e

      O Pior
      Falta de criatividade

      Cedo se percebeu que o jogo não ia ser fácil para o FC Porto, perante a organização do Viela. Por isso, pedia-se que a criatividade dos jogadores mais ofensivos dos dragões fosse evidenciada. Isso não aconteceu até à entrada de Galeno.

      Forma
      FC Vizela
      2022/2023
      2J
      1V
      0E
      1D
      1-1G
      FC Porto
      2022/2023
      3J
      3V
      0E
      0D
      9-1G
      Sabia que...by playmaker stats
      Iván Marcano marcou o 23.º golo pelo FC Porto e corou da melhor forma (com golo da vitória) o jogo 500 da carreira.
      Após 4 jogos consecutivos com vitórias folgadas, o FC Porto voltou a vencer pela margem mínima e novamente fora de casa:
      vs FC Vizela, 0-1 aos 90' Marcano
      vs Benfica, 0-1 aos 90'+4 Zaidu (deu título nacional)
      Este foi o 3.º jogo realizado pelo FC Porto na cidade de Vizela, venceu sempre, mas este foi o resultado mais apertado:
      2022/23, Liga V 0-1
      2021/22, Taça V 1-3
      2021/22, Liga V 0-4

      Fotografias(28)

      Liga BWIN: Vizela x FC Porto
      Liga BWIN: Vizela x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC VIZELA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (91)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      petitor
      2022-08-15 16h57m por Redfoo_16
      Concordo a 100% com o Gonçalo. Um empréstimo era o melhor. Também concordo com o Vasco, está ali muito do que precisamos, esperemos que este ano faça uma bela época. Do Bernardo e do Rodrigo não vejo nível para equipa A, mas é a minha opinião
      Porto B
      2022-08-15 16h48m por petitor
      Ontem vi novamente o Porto B, e incrívelmente gostei de ver o Bernardo Folha a 6, certinho a sair a fazer lembrar o Rúben Neves, sempre na linha da bola como Uribe gostei sinceramente dele pela primeira vez. Gosto do Vasco Sousa faz me lembrar o tal médio que precisamos embora ainda tenha de crescer.
      Mas o meu destaque foi mesmo o Rodrigo Conceição grande jogo a fazer a ala toda em alta rotação.

      Não gostei do Gonçalo Borges acho que jogar pela B pode não ser motiva...ler comentário completo »
      ReReturnedKingD evil
      2022-08-15 15h59m por Redfoo_16
      Quanto ao Galeno, acredito que ele ainda nos vai dar muitas alegrias. E já disse aqui, se calhar dava melhor lateral que os que temos, pelas características dele e pelo que o SC pede dos laterais (muita profundidade e muito pulmão para a recuperação defensiva).

      Quanto a reforços, e digo isto sem nenhuma fonte, tenho 95% certezas que ainda vem pelo menos um médio. Se viesse um médio e um lateral que jogue bem nas duas alas (o United podia emprestar o Dalot😅) já ficava bem feliz
      ReReturnedKingD evil
      2022-08-15 14h53m por Dragon4rce
      E pela milionésima centésima primeira vez eu espero que ele mantenha a média que trouxe de outros clubes que provará ser um jogaço útil. Por mais mancos que contribuam com golos e assistências, é desses que precisamos e não daqueles que só atrapalham 😂
      yto
      2022-08-15 14h52m por Dragon4rce
      Que a cláusula não seja de 5M lol.
      yto
      2022-08-15 14h35m por Dragon4rce
      Sim vi também o dos U17 mas quem me chamou mesmo a atenção foi o Rodrigo Mora.
      Reforços
      2022-08-15 14h27m por Redfoo_16
      Ideal era um médio e dois laterais, um para cada lado. Mas um lateral que jogasse bem dos dois lados (estilo Dalot ou Layún) e já ficava bem feliz. O que vai acontecer? Não vem nenhum e quando não houver J. Mário desenrasca o Pepê ou o Rodrigo. Sofreremos as consequências disto. Nem que fosse um lateral emprestado já era bem vindo

      No meio campo além do reforço que tem de vir, também é preciso que Grujic, Eustáquio e mais tarde o Franco mostrem qualidade e dêem uma boa respo...ler comentário completo »
      y1o
      2022-08-15 13h20m por DJROCKER
      "E fico por aqui não perderei mais tempo a dizer nomes ou o que seja á sua pessoa pq todos já sabemos que é tudo cepo. "

      Difícil a leitura. . . .

      Sobre a mudança de opinião seria a minha palavra contra a tua por isso nunca perderei tempo com isso. . . Se não te lembras problema teu.
      y1o
      2022-08-15 13h10m por DJROCKER
      Quem falou em qualidade do Marcano? Só tu a mim não me ouviste nem a dizer mal nem bem . . .

      Sobre o substituto do Vitinha quem te diz que ele já não tá no plantel. . . . Isto é o Porto não o City em que vendem um jogador e vão buscar um gajo de melhor ou igual qualidade aqui, perdemos um jogador e ou vamos buscar um para evoluir ou evoluímos um que já tá no plantel. E fico por aqui não perderei mais tempo a dizer nomes ou o que seja á sua pessoa pq todos já sabemos que é tudo...ler comentário completo »
      Dragon4rce
      2022-08-15 12h44m por DJROCKER
      Eu sei que no ano passado era habitual os adversários marcar golos em cada remate que faziam á baliza. . . . Mas isso acho que não é o habitual , se criaram oportunidades duas vezes? Na primeira parte? Sim uma num atraso falhado do Marcano e outra num remate falhado do avançado do Marítimo. . . . Mas como disse se no futebol cada equipe marcasse por cada remate ontem tínhamos goleado 😂😂

      Mas sobre o 8 volto a repetir como podemos afirmar isso se ainda nem o onze...ler comentário completo »
      jsilva77
      2022-08-15 12h27m por Dragon4rce
      "uswrea"? Não percebi mesmo o que quiseste dizer aqui 😅

      É pá foi o primeiro jogo que assisti do Porto esta temporada e calhou logo de ser o pior 😬 portanto não sei se o Loader (ou Namaso lol) só esteve desaparecido em combate ontem ou no jogos anteriores foi igual.

      Num mundo ideal tinham vindo dois laterais, dois centrais, e pelo menos um 8 diferenciado. Mas se nem para o 8 estou esperançoso quanto mais em relação aos reforços para a defesa 😮‍💨
      Petitor
      2022-08-15 12h21m por Dragon4rce
      Esse 4_4_2 losango não me tem convencido, e também não sou fã da táctica. Mas é capaz de funcionar melhor se o Grujic passar a ser o trinco e o Uribe sim um dos interiores.
      Este foi o primeiro jogo que vi e o Loader esteve apagadissimo, sério, cheguei a me questionar se ele estava em campo porque simplesmente não aparecia. Para jogar atrás dos avançados talvez seja melhor o André Franco ou então o Otávio.
      Só vi bocados
      2022-08-15 12h20m por Freskassss
      Do que vi bem o vizela defensivamente e ainda tentou ser atrevido e arriscar o ataque mas estes tipos de jogos por norma sao os que decidem campeonatos e dois pontos podem fazer uma diferenca enorme na recta final
      ReReturnedKingD evil
      2022-08-15 12h17m por Dragon4rce
      Espero que esse manco continue com uma média superior a 15 participações diretas para golo como nas época anteriores.
      JS
      Exibição cinzenta
      2022-08-15 12h07m por jsilva77
      Paupérrima . . . E deprimente . . . Diria mesmo, preocupante . . . Aliás, apesar da goleada da passada semana, já o Marítimo não tinha aproveitado uma das muitas debilidades reveladas pela equipa, fomos isso sim, eficientes e contamos com o facto de o Marítimo vir de peito feito e Diogo ter feito uma belíssima exibição que se exige a GR de equipa grande, fez duas grandes defesas em momentos cruciais . . . Sou os parabéns à SAD pelas vendas e pela forma como armou está equipa com David...ler comentário completo »
      Petitor
      2022-08-15 11h35m por rubenferreira877
      Teoricamente saiu porque não lhe foi dado o lugar na B e o Boavista prometeu que iria treinar com os A
      Martim Tavares
      2022-08-15 11h19m por petitor
      Uma questão como é que 1 PL com tantos e tantos anos de casa, não renova e sai para o Boavista.

      Algo se passa na nossa formação para os miúdos não quererem ficar. Temos diversos exemplos e sinceramente não estou a ver o Boavista pagar mais que o Porto
      Dinâmicas
      2022-08-15 11h17m por petitor
      Supondo que não entra mais ninguém, sinceramente a tática mais adequada ao plantel seria o 4 4 2 com Taremi a baixar sempre que necessário como jogamos no passado.

      Com os 4 defesas habituais.
      Duplo pivot com Uribe e Eustaquio (Parece me o melhor para jogar ao lado de Uribe)

      Pêpê na esquerda a fazer diagonais para o meio
      Otavio na direita com a mesma dinâmica
      Taremi e Evanilson na frente com Taremi a descer.

      Se for o Losango a...ler comentário completo »
      DJROCKER
      2022-08-15 10h49m por Dragon4rce
      Atenção, não assisti ao jogo contra o Marítimo mas pelos comentários e também o que vi nos Highlights não foi um mar de rosas, tanto que o Porto poderiam ter começado o jogo a perder. Okay goleamos mas a equipa não parece ter dominado a seu bel-prazer 🤔. No momento parece que esse losango não convence, veremos no futuro se continuará a ser utilizado mas com outros intérpretes ou se o treinador irá mudar de táctica.

      Em relação ao Box to Box, não é de agora que se pe...ler comentário completo »
      fmn_69
      2022-08-15 10h22m por DJROCKER
      "Não tendo alguém com a dinâmica do Vitinha temos de jogar diferente"
      Sabes que o Porto já fez três jogos de forma diferente desde que não teve Vitinha certo? Ou não tens visto nenhum jogo? É que ver apenas e só os resultados e os onzes engana. . . .

      Sobre jogar bem ou mal assim neste momento tem duas goleadas e uma vitória arrancada a ferro num jogo em que o adversário fez um jogo brilhante defensivamente. . . . Mas o pessoal esquecesse que jogam duas equipas no futebol ...ler comentário completo »
      HA
      Reforços
      2022-08-15 09h53m por Halibut
      É dificil arranjar no mercado alguém com a mesma qualidade do Vitinha, não é preciso ser igual, o que faz falta ali é alguém que saiba jogar e fazer jogar, num 4-3-3 o Uribe podia funcionar como box to box, deixando para o médio ofensivo essa funções de jogar e fazer jogar, mas nós jogamos com 2 médios e não podemos pedir ao Uribe que faça essas funções, ele é muito bom como box to box que defende e sobe, mas não é aquele jogador de requinte técnico, a jogar com 2 médios Uribe tem que fi...ler comentário completo »
      Fcp
      2022-08-15 09h32m por fmn_69
      Para mim está tática não serve. Não tendo alguém com a dinâmica do Vitinha temos de jogar diferente. Para mim o 4-2-3-1 seria o ideal. Sendo os 3 pepê na direita, Otavio a meio a organizar, e Galeno na esquerda. Lá a frente Taremi.
      Mas se o treinador não mudar bastaria trocar os papéis dos meios, Grujic a 6 e Uribe a 8. Precisamos de dois lareiras de jeito. . .
      ytoc
      2022-08-15 08h44m por Dragon4rce
      Viste o golaço do Marcus Abraham?
      85
      Sempre VItinha?
      2022-08-15 05h08m por 85DjDI4BLO
      Sempre a mesma conversa do vitinha? nem precisamos de mais medios! O Porto deveria ter feito contrataçoes de tras para a frente, por isso prefiro comprar um lateral de cada lado:
      LD: Gusto ( Lyon)
      LE: Abner (Paranaense)

      Podemos pagar o salario a qualquer um destes, mesmo que se gaste uns 20/25 milhoes!

      Dinheiro que temos de inventar, pois nao temos poço de petroleo como la em Lixoboa, por isso despachar os Fernandos Andrades, Nakajimas, Baros, ...ler comentário completo »
      Jogo
      2022-08-15 02h15m por Redfoo_16
      Primeiro dar mérito ao Vizela que fez um excelente jogo, anulou o jogo entre linhas do Porto (Loader não existiu no jogo) e explorou as nossas fraquezas, pressionando mais o Grujic que com bola é no mínimo limitado e explorando as costas dos nossos laterais.
      Segundo, dos jogos mais horríveis que vi do Porto no último ano e meio talvez, fez lembrar o Porto de 2020/21, ou 19/20. Não faço um grande alarmismo por ser ainda inicio de época. Já o ano passado a qualidade de jogo mostrad...ler comentário completo »
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Benfica
      com video
      Benfica perdeu pontos pela primeira vez
      O treinador do Benfica aceitou o empate e reconheceu que as águias conquistaram um ponto em Guimarães, deixando elogios ao ambiente no estádio D. Afonso Henriques.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      BITW___ 02-10-2022, 03:59
      Andreezim 02-10-2022, 03:46
      Andreezim 02-10-2022, 03:41
      Ultras-__FCP 02-10-2022, 03:24
      Ultras-__FCP 02-10-2022, 03:20
      ricardocunha251 02-10-2022, 03:07
      Footblu 02-10-2022, 02:46
      Vidente2021 02-10-2022, 02:28
      Maldini13 02-10-2022, 02:26
      MisticaEncarnada 02-10-2022, 02:25
      Ultras-__FCP 02-10-2022, 02:24
      Vidente2021 02-10-2022, 02:24
      Vidente2021 02-10-2022, 02:21
      Vidente2021 02-10-2022, 02:18
      tiagoferreira349 02-10-2022, 02:15
      Ultras-__FCP 02-10-2022, 02:14