placardpt
      Ponto de Vista
      A opinião de quem o lançou na Primeira Liga

      O que traz Ricardo Horta? «Benfica ganha um grande jogador e um homem com uma qualidade humana enorme»

      2022/08/11 17:30
      /
      O que é isto?

      Parece mesmo inevitável e uma das «novelas» que mais aqueceu o mercado de transferências em Portugal neste verão está mesmo perto de chegar ao fim, com o Benfica cada vez mais próximo de fechar a contratação de Ricardo Horta, extremo português do SC Braga, tal como noticiou o nosso jornal.

      O Benfica tem investido neste mercado de transferências para deixar a sua equipa à imagem desejada pelo técnico Roger Schmidt e, agora, está prestes a trazer aquele que tem sido um dos melhores e mais influentes jogadores do nosso campeonato nos últimos anos. Ricardo Horta, de 27 anos, vai regressar à «casa de partida», ao clube onde fez a maioria da sua formação e cumprir um «sonho de menino», num clube com ambições superiores às do SC Braga.

      Mas, afinal, o que é que Ricardo Horta pode trazer a este «novo» Benfica, que já conta com opções ofensivas como Rafa, David Neres ou Gonçalo Ramos? O zerozero foi à procura de respostas e, para isso, esteve à conversa com José Mota, histórico treinador do futebol português, que foi o responsável por lançar o internacional luso pela primeira vez no principal escalão do futebol português, quando este tinha apenas 17 anos. Representava, na altura, o Vitória FC.

      «É um jogador que não dá trabalho ao treinador»

      José Mota e Ricardo Horta conheceram-se em Setúbal ©Catarina Morais

      «O Ricardo era um miúdo. Tínhamos uma equipa muito jovem. O Ricardo Horta logo que chegou ao plantel sénior demonstrou que merecia ter oportunidades de se impor na equipa principal. Foi rápido, porque se notava que ele tinha capacidades futebolísticas e humanas para a exigência do campeonato português. Um jogador forte psicologicamente, um atleta que cumpria com os requisitos todos que um treinador exigia, muito concentrado, uma boa dinâmica de jogo, uma grande alegria, forte no um para um, a irreverência que tinha. Tudo fatores que demonstravam a sua qualidade», começou por lembrar-nos o técnico de 58 anos, recordando o jovem Ricardo Horta que se estreou na Primeira Liga com 17 anos, num duelo entre Rio Ave e Vitória FC (2-1).

      Depois dessa época de estreia, dividida entre os juniores e a equipa principal, Ricardo Horta pegou de estaca no conjunto sadino, destacou-se em 2013/14 - sete golos e duas assistências em 36 jogos - e acabou por dar o salto para um Málaga que militava na La Liga. José Mota conta que não o surpreendeu a forma como evoluiu e se afirmou desde essa estreia.

      «Ele tem vindo a ganhar estatuto e a tornar-se uma das figuras do nosso campeonato nas últimas épocas. Ganhou preponderância, até pelo que faz no seu dia a dia. Para se conseguir uma carreira sólida e ter este trajeto, é preciso perceber que o Ricardo Horta foi melhorando as suas performances época após época. Tem-se tornado cada vez mais importante e um jogador mais responsável. Ele impõe-se de forma natural, através do que trabalha, do que significa para os colegas, a importância que demonstra no trabalho diário. O que ele faz agora, era exatamente o que fazia aos 17 anos. É um jogador que, sem se impor de forma autoritária, demonstrava na sua forma de ser que era um atleta com quem o treinador tinha de contar. É um jogador que não dá trabalho ao treinador, pelo contrário, faz com que o treinador repare nele. Todos os dias melhorava. Reparei que tinha uma inteligência acima da média para um miúdo de 17 anos. Foi sempre muito humilde, com capacidades de relacionamento acima da média. Já na altura todos pensávamos que estávamos perante um caso muito sério, de tal forma que na época seguinte ele deu o salto para o Málaga», conta-nos.

      Crescimento em Braga

      Desde que José Mota e Ricardo Horta coincidiram, pela última vez, no Estádio do Bonfim, passaram-se nove anos e muito mudou na vida dos dois intervenientes desportivos. Quanto a Ricardo Horta, passou de uma promessa em Setúbal, para uma figura em Braga, onde se tornou recentemente o melhor marcador da história do clube.

      Ricardo Horta
      SC Braga
      Total
      282 Jogos  20421 Minutos
      93   19   0   02x
      ver mais »
      A evolução no jogo do avançado português tem sido notória e os números comprovam-no. José Mota destaca o quanto o seu ex-pupilo evoluiu no capítulo da finalização: «Ele foi melhorando em muitos aspetos, nomeadamente na capacidade de finalização. Hoje é um jogador que facilmente faz golo. Ele era um jogador mais de equipa, embora hoje continue a ser um jogador com uma preponderância muito grande na manobra ofensiva e defensiva do SC Braga. Hoje aparece muito bem na zona de finalização, é dos melhores do nosso campeonato. Ele numa equipa como o Benfica vai demonstrar a sua veia goleadora, assim como na seleção. É um atleta que também tem a responsabilidade de perceber o que é que é melhor para a equipa. Assiste muito bem, é um jogador para e com a equipa. Isso atualmente no futebol adquire a simpatia de todos, mas também demonstra um jogador que pontifica no nosso futebol.»

      De resto, olhando para os números época a época, é praticamente irrefutável essa evolução. Ricardo Horta chegou aos Gverreiros em 2016 e desde aí o menor números de jogos que fez ao serviço dos bracarenses numa temporada foi 43 (2017/18).

      Quanto à sua preponderância ofensiva na equipa, essa também é de notar. Desde 2016, os seus números no que toca ao envolvimento direto em golos têm crescido a olhos vistos: 16 (9 golos e 7 assistências) em 2016/17; 20 (12 golos e 8 assistências) em 2017/18; 14 (10 golos e 4 assistências) em 2018/19; 30 (24 golos e 6 assistências) em 2019/20; 22 (15 golos e 7 assistências) em 2020/21; e 33 (23 golos e 10 assistências) em 2021/22.

      Encaixe no Benfica de Roger Schmidt

      Ricardo Horta regressa a «casa» ©SL Benfica

      Depois de seis temporadas em Braga, o «salto» para a Luz parece quase certo - especialmente depois da emoção no último jogo em Braga - e coincide com o surgimento do «novo» Benfica, comandado por Roger Schmidt. O técnico alemão aposta no 4x3x3 e num desenho tático de pressão elevadíssima e caudal ofensivo positivo e forte, algo que encaixará, segundo José Mota, na perfeição no estilo de Ricardo Horta, especialmente devido à «maturidade» e «humildade» que tem e ao «estatuto que adquiriu.»

      «Ele já merecia este tipo salto para um clube grande há algum tempo. Primeiro, chega ao Benfica com um estatuto que ele sabe ter. Ele percebe. É aquele tipo de jogador que gosta de levar a equipa às costas e gosta dessa responsabilidade. Ele vai naturalmente, até pela forma como todo este processo se desenrolou, demonstrar maturidade, de forma responsável e com estabilidade. Isso está ao alcance de jogadores que tenham grande capacidade de gerir situações de forma humilde. Ele chega ao Benfica com um estatuto muito importante, que merece e fez por conseguir. Penso que é um passo natural, de um atleta que tem o apoio de todos os responsáveis do Benfica, mas também do treinador. Pela forma como o Benfica atua neste momento, precisa de jogadores como o Ricardo Horta», explica o técnico luso.

      Taticamente falando, José Mota considera que, pelo que tem visto, o «Benfica precisa de jogadores com alguma verticalidade, que joguem para a frente, que sejam ágeis e rápidos a decidir» e é aí que Ricardo Horta mais está confortável em campo. Para o treinador português, o avançado do SC Braga «aparece bem na zona de finalização, que joga bem na direita e na esquerda, dá profundidade ao jogo, é repentino», tudo características que ajudarão Roger Schmidt a «retirar dele o que tem de melhor»

      José Mota compara Rafa e Ricardo Horta ©Kapta+
      «O Benfica joga sempre no meio campo adversário e para isso precisa de jogadores que resolvam as questões em pouco espaço, têm que ser jogadores de muita movimentação, de profundidade e capazes de resolver através de movimentos interiores. O Ricardo Horta tem tudo para demonstrar no Benfica o porquê de ser um dos melhores avançados do futebol português neste momento», acrescenta.

      Chegando à Luz, Ricardo Horta terá, pelo menos no plano teórico, a concorrência de Rafa e David Neres, atualmente os extremos titulares do Benfica, mas José Mota considera que isso não será problema: «O Benfica está bem servido. Estamos a falar de dois jogadores que estão muito bem neste início de época. Mas percebemos também que jogadores como o Ricardo Horta podem jogar mais em zonas interiores e isso facilita a forma como o treinador quer jogar. Ele consegue jogar na zona interior e ele, como o Rafa, não é um ala à moda antiga, demasiado colado à linha. Pode jogar como segundo avançado, perto do Gonçalo Ramos. O importante é ter bons jogadores, porque quando eles são bons jogadores, cabem todos. Esse não é um problema. Jogadores com a cultura e inteligência do Ricardo Horta jogam nem que seja a guarda-redes [risos].»

      Regresso a pensar no futuro

      A confirmar-se a contratação do internacional português, este será um regresso do avançado a uma casa que bem conhece e onde nunca escondeu a sua ligação, assim como o seu irmão André Horta, casa essa onde fez grande parte do seu processo de formação, entre 2004 e 2011. Para José Mota, este regresso ao «ponto de partida» é claramente vantajoso para o jogar, mas mais ainda para o clube encarnado.

      «Quem não gosta de ir para o Benfica? Todos sabemos que a importância do Benfica é muito grande e sabemos que o Ricardo Horta é jogador de seleção. Estando no Benfica está sempre mais próximo dos grandes objetivos que tem, nomeadamente para a seleção, em ano de Mundial e de grandes decisões. Quem ganha com isto tudo é realmente o Benfica, porque tem um grande jogador e um homem com uma qualidade humana enorme», conclui.

      Portugal
      Ricardo Horta
      NomeRicardo Jorge Luz Horta
      Nascimento1994-09-15(28 anos)
      Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (2.º avançado)

      Fotografias(100)

      Liga BWIN: SC Braga x Vizela
      Liga BWIN: SC Braga x Vizela
      Comentários (16)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Benfica
      2022-08-12 12h49m por Dragonkiller
      na novela Horta, há uma grande falta de tomates.
      Cavani
      2022-08-12 12h38m por saulaugusto
      Se cavani foi novela o Horta nem sei. . . estou a ver que vem mais rápido o Cavani que o Horta.
      Benfica
      2022-08-12 12h34m por saulaugusto
      Isto é ridículo andar nesta novela, até porque pagar 17 milhões por um jogador com 27 anos que não trás retorno financeiro é burrice, preferível pagar 25 ou mais por Antony. . . Ou 20 por Mandueke. . .
      Até porque se o Benfica sair de cena o Braga é obrigado a pagar ao Málaga. . . Ficam com o jogador contrariado e ainda pagam ao Málaga. . .
      Façam o correto, gosto do jogador mas depois de tudo o Braga merecia ficar com ele contrariado e ainda pagar ao Málaga. . Se fosse o jogador não aceitaria outro clube depois. . .
      Weezard
      2022-08-12 12h26m por EagleRebornOnceMore
      Certo, o Schmidt prefere o Rafa no meio, a ponto de meter a extremo esquerdo o João Mário que nem está tão habituado a desempenhar esse papel como o próprio Horta. No final de contas, claro, ocupariam ambos as duas posições jogasse cada um onde jogasse, talvez até poderiam fazer trocas posicionais frequentes durante o jogo para confundir os adversários. O único entrave parece mesmo ser a contratação em si, que já não acredito nem quero que se concretize. O Benfica devia afastar-se solen...ler comentário completo »
      Benfica
      2022-08-12 11h41m por Sebulba
      Isto já mete nojo. . . O problema é que o Benfica gosta de patrocinar estas novelas. Não há mais jogadores? Não foi Rui Costa quem disse que existiam outras alternativas? Do que é que estão à espera? O plantel do Benfica continua cheio de buracos - e mais para a frente vai dar para perceber isso -, mas, calma que os dirigentes estão atentos a tudo. Muito curioso para ver como vai ser o plantel depois do marcado fechar.
      WE
      HelloMyFriends
      2022-08-12 10h02m por Weezard
      Com o Schmidt o Rafa está a jogar mais pelo meio. Acredito que o Horta seja mais para o lugar que o João Mário está a ocupar neste momento.
      Para ser equilibrado. . . . .
      2022-08-12 00h10m por kukis
      GR - Vlachodimos / Helton / S Soares

      DC - Otamendi / Moratto / L Verissimo / J Vitor / A Silva

      DD/DE - Bah / Gilberto / Grimaldo / Ristic

      MD/MC - Florentino / Enzo F / Fredrik / P Bernado / M Neto

      MOC - J Mario / Claudinho

      EXT - Rafa / Neres / Horta / D Moreira

      PL - H Araujo / Yaremchuk / Musa

      Horta
      2022-08-11 23h57m por LelloMarmello
      É um Rafa v2. 0

      Não dêem dinheiro ao braga.
      Orgulho-Benfiqu ista
      2022-08-11 20h23m por luisFilipe791
      Exatamente, porque razão vai ter que sair o Rafa do Benfica, para poder entrar o Horta, eles não vão jogar na mesma posição, o Rafa até está a jogar atrás do ponta de lança, o Horta podia jogar no lado esquerdo, posição que tem jogado o João Mário, ou trocavam, Horta atrás do ponta de lança, e o Rafa voltava a jogar na ala, mas nunca vai ter que sair, para entrar o Horta, tipo nada a ver
      Rafa não precisa de sair
      2022-08-11 20h14m por Orgulho-Benfiquista
      Para o Ricardo Horta vir para o Benfica.
      Não vão jogar na mesma posição.
      O Horta seria para jogar atrás do Gonçalo Ramos no lugar do Rafa passando o Rafa para extremo e o Neres do outro lado completando assim o quarteto ofensivo.
      EN
      Arroz. . .
      2022-08-11 19h38m por EnormeSCB
      Sempre arroz, não há mais nada de interessante para se noticiar no dia de hoje? É que disto já vai 2 meses. . .
      Bom jogador
      2022-08-11 18h57m por Freskassss
      E ia dar jeito ao benfica apesar de achar que nao é tudo o que fazem dele mas é certinho e esta a entrar nos anos de ouro , era a boa altura para o irem buscar mas nao acredito no molde que falaram faz uns dias , os 15 M e o gil dias , o Braga deve querer dois ou 3 jogadores para aceitar os 15 M , so um feeling no entanto
      Traz?
      2022-08-11 18h52m por EagleRebornOnceMore
      É que se calhar não traz. Se querem tanto ficar com o Messi deles que fiquem que eu já estou fartíssimo disto. Aliás, começo a achar que isto do próprio jogador querer vir para o Benfica também é treta. Veja-se o caso de Lewandowski, esse sim quis realmente ir para o Barça, o que significou que as dificuldades enfrentadas acabaram por ser superadas. O processo que já foi considerado bastante longo acabou pelo menos um mês antes deste. Contratem o Claudinho ou o Zaracho (com o Rafa a ir para a ala) e [. . . ] neste.
      Chato
      2022-08-11 18h37m por SCBFAN
      Chegar a ser chato o drama e a sobrevalorização q se anda a fazer a este possível negócio. Não só andam a encher os presidentes e treinadores com perguntas sobre o msm como agora ainda andam a perguntar a todos os q já estiveram envolvidos de alguma forma com o Horta.
      O mais provável é ele acabar no Benfica mas é preciso estar a falar o msm todos os dias?
      O que traz???
      2022-08-11 18h24m por luisFilipe791
      Não traz nada, é jogador do Braga, e provavelmente vai continuar a ser, duas semanas para o fim disto, foi apenas algo que alimentou os programas desportivos, apenas isso, até irrita, consegue ser pior que as notícias sobre o Ronaldo
      RO
      Se
      2022-08-11 18h12m por rones
      a concretizar-se a contratação do Ricardo Horta, pode esquecer-se a vinda do Cavani?
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      Antevisão
      Sporting visita Marselha na 3.ª jornada
      As equipas sobem ao relvado, olham para as bancadas e silêncio. O cenário não será muito diferente deste aqui resumido em pouquíssimas palavras. O Velódrome ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 04-10-2022, 07:00
      zlatan_21 04-10-2022, 06:40
      PortimonDesdePiqueno 04-10-2022, 05:34
      SoulEfect 04-10-2022, 05:25
      SoulEfect 04-10-2022, 05:19
      moumu 04-10-2022, 04:24
      moumu 04-10-2022, 04:22
      moumu 04-10-2022, 04:20
      moumu 04-10-2022, 04:17
      moumu 04-10-2022, 04:17
      BlankSpace-II 04-10-2022, 03:26
      yousandro 04-10-2022, 03:23
      SepulvedaDasTransfer 04-10-2022, 03:23
      SepulvedaDasTransfer 04-10-2022, 03:22
      Estoril-Praia 04-10-2022, 01:52
      carlosgarciaribeiro 04-10-2022, 01:34