placardpt
Falámos com um especialista

Afinal, quem é o norueguês que o Benfica tanto quer? Fomos à procura de respostas

2022/08/10 15:16

A chegada de Roger Schmidt ao comando técnico do Benfica pressupôs imensas mudanças. A nível de plantel, muitos entraram, outros saíram e o mercado promete ser agitado até ao dia 31 de agosto. O alemão, ciente dos jogadores que necessita para o seu modelo de jogo (4-3-3), apontou, na lista de desejos, vários nomes para a direção encarnada trabalhar. O mais recente, embora longe da mediatização de David Neres, vem dos Países Baixos e é internacional norueguês.

Fredrik Aursnes
2 títulos oficiais

Fredrik Aursnes, médio de 26 anos, foi uma pedra basilar do Feyenoord 2021/22. Mas quem é? Como joga? De que forma é que pode encaixar neste sistema de Schmidt? O zerozero foi à procura dessas respostas. Por isso, João Pedro Cordeiro, jornalista, especialista em futebol nórdico e autor da revista MAL (pode ler aqui), aceitou o nosso convite e deu-nos uma preciosa ajuda para traçar o perfil do provável reforço das águias.

«Fredrik Aursnes é um médio centro completo, capaz de fazer qualquer uma das posições do miolo do meio-campo tornando-o, por isso, um jogador perfeito para jogar num duo/duplo pivot como atualmente acontece no Benfica de Schmidt. Formado no modesto Hareid, cresceu em clubes de pequena dimensão antes de chegar ao Molde em 2016 então com 20 anos, mas não sem fazer história pelo IL Hødd em 2012 ao tornar-se no mais jovem vencedor da história da Taça da Noruega. Tinha 16 anos e era já um elemento regular da equipa do Hødd naquele que foi considerado por muitos um dos maiores feitos da história do futebol norueguês. Não é um jogador com um grande histórico nas camadas jovens da seleção, até por culpa desse passado jovem em clubes de menor dimensão, mas somou várias internacionalizações ao nível dos sub-21. Só aos 25 anos, e já estabelecido como um dos melhores médios da Eliteserien, acabou por dar o merecido salto para o Feyenoord numa altura em que era também um dos capitães do Molde», começou por dizer.

47 jogos, um golo e quatro assistências. Por este registo percebe-se, de imediato, que Aursnes veio para fazer a diferença no Feyenoord, tanto que acabou por ser o sétimo elemento com mais minutos às ordens de Arne Slot.

Aursnes é peça fundamental para Arne Slot ©Getty / ANP
«Pegou de estaca na equipa do Feyenoord. Foi um dos melhores jogadores da equipa, da Eredivisie e um dos maiores responsáveis pela excelente temporada dos neerlandeses em 2021/22 que culminou com a chegada à final da Conference League. Dado o seu nível na Noruega não é totalmente surpreendente, já que chegou a Roterdão como um elemento muito acima da média na Eliteserien, mas o salto é sempre grande quando é dado para um dos maiores clubes do continente e para uma das suas melhores ligas. A receção dos adeptos do Feyenoord aos rumores de saída de Aursnes dizem tudo. É um jogador absolutamente fundamental para o modelo de Arne Slot - em muito comparável ao de Roger Schmidt - pela capacidade de recuperação de bola, pressão em zonas altas do terreno, dinâmica na posse e interferência na criação de oportunidades de golo», descreveu, acrescentando de seguida.

«O jogo da primeira jornada da Eredivisie frente ao Vitesse é bem elucidativo daquilo que foi a carreira de Aursnes desde que chegou aos Países Baixos: foi quem mais recuperou a bola e esteve envolvido diretamente em pelo menos dois dos cinco golos apontados pelo Feyenoord e ainda teve um remate muito perigoso perto do final. Ou seja, encheu o campo e foi fundamental para a organização ofensiva e transição rápida da equipa de Slot. Terminou a Eredivisie 21/22 no top-10 de jogadores com mais passes concretizados e entre os primeiros em matéria de recuperações de bola no meio-campo ofensivo e no geral, bem como interceções no último terço do campo.»

Florentino pode ser o mais «afetado» com a chegada do norueguês ©Kapta+

Aursnes, Weigl, Enzo e Florentino: as diferenças e a «rotação»

O que tem este médio de especial para que Roger Schmidt o queira tanto? Para João Pedro Cordeiro, Aursnes «tem todas as características ideais para o modelo» do alemão.

Fredrik Aursnes
Feyenoord
2021/2022
47 Jogos  3585 Minutos
1   8   0   02x

ver mais »
«É um médio centro que alia capacidade defensiva a qualidade ofensiva. Essa multiplicidade de argumentos torna-o o perfeito para jogar num meio-campo a dois cujo equilíbrio defensivo/ofensivo acaba por ficar repartido entre os dois homens do miolo num papel misto entre o 6 e o 8. É um médio de elevada intensidade, muito agressivo no ataque ao espaço e cobertura territorial, muito forte a defender alto no campo e a recuperar bolas por meio de interceções. É muito ofensivo a defender no sentido que é bastante proativo e tenta sempre antecipar o jogo adversário fruto de uma inteligência posicional muito acima da média e capacidade de leitura de jogo assinalável. Tem uma capacidade especial para se desdobrar e encher o campo, sendo muito forte em situações de pressão e contrapressão. Com bola, é um médio que tem criatividade, mas que acima de tudo é muito forte a dar ritmo à circulação da equipa. Tem capacidade para resolver a um/dois toques, mas é também bastante forte em condução e a resistir a momentos de pressão, oferece progressividade e faz a equipa avançar rápido no terreno», salientou.

Florentino e Weigl ocupam as posições mais recuadas do meio-campo, libertando João Mário para terrenos mais adiantados. Olhando para o cenário atual, e fazendo uso da especulação, o português, que tem estado em evidência, pode ser o «sacrificado» no onze.

Schmidt é apreciador das qualidades do norueguês ©Kapta+
«Visto que Florentino parece ter ganho o lugar a Weigl e que Enzo tem a posição cimentada, na teoria, será o médio português a sair do onze, mas é provável que exista uma forte rotação ao longo do ano. Aursnes surgiu como alternativa a Sangaré e por isso é fácil de perceber que o norueguês assumirá a função do marfinense se transpusermos o modelo de Schmidt no PSV para o atual Benfica, ficando Enzo com o papel de Guti/Veerman. Além de oferecer muito daquilo que Florentino oferece em matéria de recuperação de bola, até porque é mais forte do que o português em matéria de consistência defensiva e recuperação após a primeira abordagem, é bem mais forte com ela nos pés, quer em passe, mas principalmente em condução e em situações de saída de pressão», esclareceu.

Weigl «não tem a multiplicidade de argumentos e intensidade de jogo ideais para um duplo pivot como é ideário de Roger Schmidt», pelo que «faz sentido o Benfica vender o alemão de forma a recuperar algum do investimento feito»: «Aursnes não contemporiza tanto como Weigl, nem é um reciclador da posse como o alemão, mas isso no modelo de Schmidt não é tão apreciado como é o ritmo e a dinâmica que o norueguês oferece à construção ofensiva da equipa. Além de ser muito forte na cobertura do terreno e um monstro de recuperação de bola, Aursnes imprime velocidade com bola e é fortíssimo em fases de transição. Tem um ritmo de jogo mais rápido e isso encaixa muito mais no estilo de jogo de Schmidt do que a maior contemporização e o jogo mais cerebral de Weigl, que é um brilhante pivot de construção para jogar sozinho em frente à linha defensiva».

©Getty / ANP
Por fim, há um dado relevante a destacar. Aursnes conta com uma história recente na seleção norueguesa. De momento, soma oito internacionalizações numa seleção jovem e que está em enorme crescimento. O selecionador Ståle Solbakken «abriu as portas» a muitos jogadores domésticos que começaram, recentemente, a construir a sua história a nível internacional, aspeto esse pouco evidente na era do antecessor Lars Lagerback.

«Esse histórico curto tem também muito a ver com a forte concorrência ao lugar. É preciso também ver que Fredrik Aursnes apenas saiu do Molde já com 25 anos. Apesar do rendimento demonstrado na Eliteserien, não faltavam opções mais rodadas em campeonatos de outra dimensão na posição. Na verdade, o miolo do meio-campo é uma das zonas do terreno mais apetrechadas da seleção norueguesa com nomes como Mathias Normann, Sander Berge, Morten Thorsby, ou Fredrik Midtsjø, à cabeça, mas também Kristian Thorstvedt, Patrick Berg e mesmo Martin Ødegaard que, apesar de não concorrer diretamente com a função de Aursnes, é opção no centro do terreno», finalizou.

Noruega
Fredrik Aursnes
NomeFredrik Aursnes
Nascimento/Idade1995-12-10(28 anos)
Nacionalidade
Noruega
Noruega
PosiçãoMédio (Médio Centro) / Defesa (Defesa Direito)

Fotografias(50)

Liga Portugal Betclic: SL Benfica x GD Estoril Praia
Comentários (16)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ES
PLANTEL
2022-08-11 11h10m por ESPECIALSLB
Precisamos sempre de 2 jogadores por posição e que mantenham qualidade nem que seja só para o campeonato se for para um 4-2-3-1
Gostava também gosta de trazer Benfiquismo ao Benfica por mim seria este o plantel:

GR: Ody(mas pode sair e vir outro) Bruno Varela(vender Helton) Samuel Soares
DD: Bah Gilberto
DE: Grimaldo (se renovar) Ristic
DC: Otamendi Morato Lucas João Vertoghen(mas pode sair)
6: Aursnes(queria mesmo era o Sangaré) Tino
8:...ler comentário completo »
IagoAspas10
2022-08-11 10h35m por chasingthelight
Epa obrigado por dizeres isso! É que estava mesmo complicado para encontrar as redes. . . fui ao site e quando clicava nos símbolos das redes sociais dele, nunca me redireccionava para lá. Excelente projeto, de facto!
Recuperar o Gabriel. . .
2022-08-11 09h19m por AmoFutebolAmoSLB
Existem bom centros para isso na Austrália (local mais distante do estádio da Luz). . . os Alcoólicos Anónimos of Sidney
ES
Florentino
2022-08-11 09h13m por Esi
15 milhões de euros para fazer upgrade à zona do terreno que melhor tem jogado não me parece razoável. Até porque se finalmente deixarem o Florentino desenvolver ele é capaz de vir a valer bem mais que isso. Esse é o meu maior problema com essa transferência. Queimar o Florentino outra vez.
LE
Não compreendo
2022-08-11 00h55m por Lenhadores
Não seria possível recuperar o Gabriel?
Fredrik Aursnes
2022-08-10 20h52m por CreedEinsteinBratton
Já fui rever uns jogos da parte final da última época e vi desta época. Pareceu-me um excelente jogador. O Feyenoord já vendeu muito, está a ser grande razia, vamos ver os valores deste negócio. Espero que venha!

Aursnes, Tino, Enzo e miúdo da B, Paulo e/ou Martim. Muito bom.

Aursnes
2022-08-10 20h45m por Minnowkr
O que vi dele foi pelo YouTube e gostei mas num médio defensivo nunca dá para ver a sua real valia apenas por uns vídeos, o que me deixa mais entusiasmo mesmo, é os comentários dos adeptos holandeses e do próprio treinador do Feyenoord. Vamos ver, se for tudo aquilo que parece ser, cheira-me que vai tirar lugar ao Florentino.
Notícia
2022-08-10 19h32m por IagoAspas10
a quem tiver Twitter aconselho muito o follow ao jornalista a quem o zerozero fez as perguntas. Um craque no que toca à análise, especialmente do futebol nórdico
É claro que é necessário
2022-08-10 19h04m por Sebulba
O Benfica neste momento não tem alternativas para o meio campo, Weigl e Meité não contam, Paulo Bernardo e Martin Neto não são para já opções e, João Mário tem jogado mais adiantado. Com a contratação de Aursnes, Roger Schmidt fica com mais uma opção válida até para o 11 titular. Se o Benfica contratar Ricardo Horta, acredito que, João Mário vai jogar muitas vezes no meio campo, assim o Benfica fica com Florentino, Enzo, Aursnes e João Mário. Weigl e Meité são para vender e, Paulo B...ler comentário completo »
KE
Fredrik Aursnes
2022-08-10 17h17m por keylor1904
Desconhecia este jogador. Pelos vídeos que vi e por este excelente artigo do ZZ deu para conhecer mais as suas características. Parece-me ser uma boa contratação. O Florentino está em boa forma, é soberbo nas antecipações e nos desarmes mas com bola ainda é limitado, tem de arriscar mais no passe e no transporte. O Aursnes oferece isso mesmo, pode ser uma peça chave no sistema do Roger Schmidt e na rotação do meio-campo. Juntamente com o Ricardo Horta são duas adições ao plantel que me e...ler comentário completo »
Fredrik Aursnes
2022-08-10 16h07m por grove_street
Para quem não conmhece as suas maiores hablidades é aparecer fácil na grande aerea adversaria e remata de longe sem pedir licença .

Depois obvio para um medio da sua posição é forte fisicamente e sabe ler o jogo quando têm a bola .
Aursnes
2022-08-10 16h07m por Aquaman
Neste momento está a jogar a dupla Tino / Enzo, mas não há jogadores parecidos para substituir em caso de ausência, este Aursnes poderá fazer de 6 ou 8 com rendimento parecido aos que já lá estão a julgar pelo que tenho lido.
Fredrik Aursnes. . .
2022-08-10 16h04m por AmoFutebolAmoSLB
Também o Weigle era isto tudo e muito mais. . . agora é suplente do Florentino.

Vejo muito dinheiro a sair e pergunto-me. . . até onde durará a vida do novo rico. A mim parece-me que o Rui Costa se anda a deslumbrar com os milhões.

A meu ver, só entrava alguém se saísse ou o Weigle, ou o Meite. Mas sair pelo devido valor. . . não a despachar só por "dá cá aquela palha".

Vamos mas é apostar nos putos que estão para chegar e que têm muita qual...ler comentário completo »
Não conheço
2022-08-10 16h00m por Orgulho-Benfiquista
O Fredrik e não sei até que ponto é necessário pois não estou a ver o Weigl a sair pois não existe assim tanta procura pelo alemão.
Mas o noruegues a vir signfica que o Tino vai para o banco o que é uma pena pois tenho gostado dele e está mais maduro e novamente sentado no banco é uma tristeza.
moumu
2022-08-10 15h50m por Ultras-__FCP
João Mário? Este gajo é um trinco, não tem nada a ver com o João, se sub alguém no 11 só pode ser o Florentino. Para o lugar do João Mário deve ser o Horta.
Aursnes
2022-08-10 15h35m por moumu
Se for superior a João Mário que não deslumbra pode assumir a titularidade passando este para o banco. Weigl é tentar vender.
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Destaque
Os destaques da ronda
Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

TI
tink 19-03-2024, 10:32
zlatan_21 19-03-2024, 10:08
Aleaotejano 19-03-2024, 09:54
M_
M_IKA 19-03-2024, 09:36
AzulMais 19-03-2024, 09:34
jorgegroj 19-03-2024, 09:29
DSantos11 19-03-2024, 09:24
ZY
zyxw4321 19-03-2024, 09:21
zlatan_21 19-03-2024, 09:18
ZY
zyxw4321 19-03-2024, 09:12
orgulhovermelho 19-03-2024, 08:47
GreatDaneSCP 19-03-2024, 08:07
Sir_devil 19-03-2024, 07:04
JO
joeleao073_2 19-03-2024, 06:42
moumu 19-03-2024, 04:08
moumu 19-03-2024, 04:07