placardpt
    Braga empata com o Sporting

    Daqueles que perduram na memória

    Um encontro que ninguém merecia perder, mas que deixa o leão com um sabor bastante amargo (3-3). O Sporting esteve por três vezes em vantagem na deslocação ao Minho, no entanto, revelou incapacidade para controlar o marcador perante um SC Braga muito agressivo e que fez por merecer este resultado, num fantástico jogo de futebol.

    Algumas dores de cabeça para Amorim, com um Sporting menos consistente que o habitual no processo defensivo e a registar vários deslizes de concentração. Do lado Arsenalista a margem também é grande para melhorias, com a certeza de existir matéria de qualidade para ser trabalhada.

    Emoções ao rubro!

    É elevada a probabilidade dos melhores 45 minutos desta edição da Liga terem ficado já entregues. Golos, futebol de ataque e também vários erros marcaram a primeira parte no Minho, que deixou adeptos colados à ação e treinadores desesperados pelo descontrolo das equipas.

    Entrega de Horta imune à provável saída do Minho ©Catarina Morais / Kapta +

    O 4x4x2 aposta de Artur Jorge, com Ricardo Horta e Iuri Medeiros nos flancos, já indiciava a vontade do SC Braga em envolver várias unidades no processo ofensivo. Contudo, os espaços apareciam para serem explorados e o Sporting foi capaz de aproveitar, muito pela capacidade de Matheus Nunes galgar terreno e descobrir companheiros.

    Após um bom passe do internacional português, Pedro Porro ficou em posição bastante favorável para um cruzamento fácil e finalização de Pedro Gonçalves, que abriu o ativo. A resposta adversária não demorou a chegar e Ricardo Horta fez estragos quando apareceu mais no meio, desta vez a servir o golo do reforço Simon Banza. Era o início da loucura.

    Num candidato a golo da época, o Sporting voltou ao comando do marcador. Matheus Nunes aguentou o choque e conduziu até zona de ataque, tendo depois capacidade para virar a bola de flanco com um grande passe. De primeira, num belo gesto, Nuno Santos apareceu e de forma ousada marcou um belo tento. Que início fantástico!

    Algumas paragens tiveram o condão de acalmar os ânimos, mas, ainda assim, a bola continuou a rondar as balizas. Vitinha e Trincão - demorou a entrar no jogo - não conseguiram concretizar situações flagrantes e, numa fase em que o 1-2 parecia que ia chegar ao descanso, o SC Braga voltou a conseguir empatar.

    Já depois de Artur Jorge ter sido obrigado a retirar Víctor Gómez devido a lesão muscular, mais um reforço teve uma estreia oficial abençoada na Pedreira. Livre lateral executado por Iuri Medeiros e cabeceamento certeiro de Sikou Niakaté, jovem que precisa de ser afinado, mas tem potencial para ser um caso sério. Igualdade justa ao descanso, sem nenhuma equipa capaz de controlar os acontecimentos.

    Só podia acabar assim

    No regresso dos balneários, foi o notória a intenção do Sporting em tentar acalmar o jogo com bola, enquanto o SC Braga ficou confortável na exploração do erro e de oportunidades em transição rápida. Amorim lançou St. Juste, Ugarte e Edwards ainda cedo no segundo tempo, na procura de mais dinâmica e frescura. Pedro Porro passou a ser mais solicitado e ficou ligado um lance que chegou a bater num poste do guardião Matheus.

    O leão queria os três pontos e Amorim arriscou ao colocar Trincão a lateral no momento da entrada de Rochinha. O ex-Vitória SC acabou por ser mesmo figura e dos seus pés nasceu o lance do 2-3, ao entrar na área do SC Braga em condução e a cruzar ao segundo poste para o golo de Edwards. A parceria entre ambos voltou a fazer estragos, desta vez com a camisola verde e branca.

    A vitória estava bem encaminhada para o Sporting, que, contudo, voltou a ser penalizado por baixar os índices de agressividade. Álvaro Djaló e Abel Ruiz, recém lançados por Artur Jorge, ficaram ligados tento final da partida, num desfecho que acaba por premiar o bom jogo e a crença Gverreira. Que seja o tónico para uma temporada repleta destes espetáculos!

    U Domingo, 07 Agosto 2022 - 18:00
    Estádio Municipal de Braga
    Fábio Veríssimo
    3-3
    Simon Banza 14'
    Sikou Niakaté 45'
    Abel Ruiz 88'
    Pedro Gonçalves 9'
    Nuno Santos 18'
    Marcus Edwards 83'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 1
    Lances Capitais
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Pedro Gonçalves marcou o seu 39º golo na equipa (79 jogos)
    14´
    GOLO SC Braga!
    Simon Banza marca
    Simon Banza marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    18´
    GOLO Sporting!
    Nuno Santos marca
    Nuno Santos marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Nuno Santos marcou o seu 19º golo na equipa (88 jogos)
    33´
    GOLO INVALIDADO SC Braga
    45´
    +1
    GOLO SC Braga!
    Sikou Niakaté marca
    Sikou Niakaté marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    83´
    GOLO Sporting!
    Marcus Edwards marca
    Marcus Edwards marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Marcus Edwards marcou o seu 4º golo na equipa (16 jogos)
    88´
    GOLO SC Braga!
    Abel Ruiz marca
    Abel Ruiz marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Abel Ruiz marcou o seu 19º golo na equipa (91 jogos)
    A Chave

    O Sporting parecia ter controlados os três pontos, mas o SC Braga encontrou forças para ainda responder. Lance rápido pelo flanco esquerdo e golo de Abel Ruiz, para explosão na Pedreira. O último capítulo de um fantástico duelo.

    O Árbitro

    Critério apertado ao longo partida, com rédea curta nos duelo. Bem ao corrigir a decisão de assinalar grande penalidade no lance entre Sequeira e Pedro Gonçalves.

    O Melhor
    Vieram com fome

    Nada a apontar à entrega das equipas e constante procura pelo golo. A partida teve um notável intensidade para o momento precoce da equipa e tanto SC Braga como Sporting mostraram personalidade na forma como reagiram aos momentos negativos. Um jogo fantástico entre conjuntos com grande margem de progressão.

    O Pior
    Faltou frieza

    Nos dois conjuntos. Seja na incapacidade do Sporting congelar a bola em vantagem ou em alguma precipitação do SC Braga em certos momentos, com demasiada pressa em chegar a zonas de finalização. É verdade que isto permitiu ao jogo mais emoção, mas são aspetos a trabalhar pelos técnicos.

    Forma
    SC Braga
    2022/2023
    1J
    0V
    1E
    0D
    3-3G
    Sporting
    2022/2023
    1J
    0V
    1E
    0D
    3-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    Não se marcavam 6 + golos num jogo entre as 2 equipas na Liga desde 2002/03 (4-2 para o SC Braga)
    Nos últimos 5 jogos na Liga, o Sporting marcou sempre, pelo menos, 3 golos
    SC Braga pontua em casa frente ao Sporting: nas 2 últimas épocas, os leões tinham ganho em Braga
    28 anos depois, volta a registar-se um empate em Braga num jogo entre SC Braga e Sporting: o último tinha sido em 1994 (1-1)

    Fotografias(50)

    Liga BWIN: SC Braga x Sporting
    Liga BWIN: SC Braga x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TH
    Dragon4rce
    2022-08-08 17h24m por TheColorBlue
    Foi uma dor de cabeça constante, moeu constantemente a defesa do Sporting e se marca aquele golo no final, é para mim, o melhor em campo. Assim, aceita-se a atribuição ao Al Musrati.

    Mas a jogar assim, o Vitinha vai dar muitas alegrias ao Braga este ano.
    TH
    Bom jogo!
    2022-08-08 17h22m por TheColorBlue
    Muito bom jogo, sobretudo em termos de intensidade e golos!

    Melhores em campo do lado do Sporting, Matheus Nunes e Pedro Porro (não percebi a substituição, não pela entrada, mas pela saída, teve resultados imediatos positivos, mas depois lá está, quando teve que compor com nova substituição, o Esgaio, minha nossa).

    Melhores em campo do lado do Braga, Al Musrati, Vitinha (grande jogo, penso que seria mesmo o melhor em campo não fosse San Adán no último ...ler comentário completo »
    LI
    Estranhei
    2022-08-08 14h15m por lionpride
    Os erros defensivos para uma defesa que não mudou
    Ter médios mais ofensivos também desequilibra mas acho que precisamos de mais um central um trinco e um avançado para ter um plantel mais completo
    Minnowkr
    2022-08-08 12h15m por pedrinho_dgl
    Não há contestação nenhuma. Existem algumas críticas mas isso é normal.
    Quem contesta o Amorim são aqueles que contestam tudo e mais alguma coisa desde que o Varandas ganhou as eleições, esses não estão só contra o Amorim. Estão contra tudo o que lhes possa dar um pouco de razão.
    O ano passado era a equipa B, depois Paulinho, depois Esgaio, agora estão a ver se cola a narrativa do Amorim.
    A maior parte dos adeptos do Sporting não vai crucificar o Amorim, mas claro que há coisas a melhorar.
    Pestinha333 Não sei quantos NICLES
    2022-08-08 10h27m por keyser_soze
    Pobre mentalidade. . . . mesmo depois de um jogo destes, continuar com a mesma ladainha, o mesmo pranto de quem queria continuar na mama do DJ maluco.
    Arranja outro clube, estás a mais neste.
    Scp
    2022-08-08 09h32m por berdinho
    Adeptos que criticam o Amorim, como sendo um tacheiro, só podem ter coco na cabeça. Posto isto, Sporting não pode nunca deixar fugir um resultado 3 xs
    JOGO
    2022-08-08 08h50m por orgulhovermelho
    Grande jogo ! Emoção não faltou, foi um daqueles jogos que podia ter dado para cada lado e muito bom de se ver! O Braga a terminar teve uma grande oportunidade por Vitinha que fez mais um grande jogo, muita garra tem este menino! Na segunda parte o Braga foi mais forte, mas a troca do André Horta pelo Castro não fez muito efeito. O Braga tem mais uma vez uma equipa muito boa para esta nova temporada.
    Pois
    2022-08-08 07h36m por 161_Nicks
    Se por acaso não ganharem o proximo jogo contra a equipa do teorico que diz que subiu a pulso e perderem no Dragão logo à 3ª jornada começam cedo a correr atrás do prejuízo.
    Como já tinha dito estamos a caminhar para uma equipa vulgar que tem um treinador que a cada época que passa só lhe interessa arranjar tacho para os amigos e pagos a peso de ouro.
    Os tais sócios que a gente sabe continuam a ser comidos de cebolada por esta direcção e ainda batem palmas e ficam satisfeitos!ler comentário completo »
    . . .
    2022-08-08 07h10m por miguelangelog
    O Sporting jogou bem, a defesa é que foi pouco compacta e demasiado permissiva. Gostei do que vi em termos táticos e de espetacularidade. No fundo é aquilo que quero ver, entrega, raça e espetáculo. Com isto os resultados aparecem.
    Respeitem o Braga
    2022-08-08 03h00m por champions2004
    Até parece que empatar na pedreira é algo de inadmissível.
    O Braga não é o Alverca. Vocês nunca aprendem. . .
    Na época passada os 3 grandes perderam com o Braga.
    Tanto chiqueiro por causa de um empate na primeira jornada! Há gente que não tem noção do razoável.
    mulscp
    2022-08-08 02h40m por Minnowkr
    A verdade é que me parece que a contestação ao Rúben Amorim começou já no ano passado pela insistência no sistema táctico, agora com este empate voltam a surgir críticas, não só a ele mas aos jogadores, ao ponto até do Esgaio desativar as redes sociais e por certo o Paulinho também não estará contente. .

    Vamos ver como o Sporting lida com isso, desde que o Ruben Amorim chegou, esta é a primeira vez que estão a levar com alguma contestação mais a sério, a ver como reagem es...ler comentário completo »
    fcpinvicta
    2022-08-08 00h46m por pedrinho_dgl
    Mercado medíocre?? Nenhuma contratação do Sporting foi má a meu ver.
    Os únicos pontos de interrogação estão no Trincao.
    É claro que falta um avançado, mas isso não torna o mercado medíocre, longe disso.
    E o mercado ainda não acabou, ainda pode vir alguém, estou com esperança que sim, principalmente depois da saída do Tabata.
    Acredito que primeiro estejam a tentar colocar o Slimani que tem um salário alto. Depois deve haver margem para ir buscar alguém.
    Sporting
    2022-08-08 00h14m por mulscp
    Em relação ao jogo, penso que não vale a pena comentar muito mais, já foi tudo dito.

    Aqui só tenho um ponto a referir, custa-me ver a bipolaridade de alguns sportinguistas que à menina adversidade está tudo mal e quando temos uma boa sequência dá sempre ideia de haver uma euforia desmedida.

    Outro ponto é a velha questão de baterem sempre no ceguinho. Toda a gente sabe que o Esgaio é limitado, que o Paulinho não é nenhum goleador e que é preciso uma solução ma...ler comentário completo »
    Aquaman
    2022-08-08 00h09m por unihark
    Tem razão sim Sr. :) My bad.
    P0
    Braga
    2022-08-08 00h07m por P0P1
    Excelente réplica, ainda falhou algumas excelentes oportunidades. Mas a defesa parece muito instável. Além das questões coletivas, o Siqueira ataca bem mas é horrível a defender, o Fabiano já no que vi no ano passado parece fraco e instável, o Tormena quase marcava dois auto-golos. . . mesmo o lateral espanhol que saiu lesionado não me pareceu grande coisa, mas ainda foi pouco para avaliar com critério. Sobra o Niakaté, que parece um belo reforço.
    O Vitinha tem de melhorar bas...ler comentário completo »
    Mais do mesmo
    2022-08-08 00h07m por SCB1375
    A cultura futebolística portuguesa espelhada nesta notícia. Em vez de se estar a falar de um excelente jogo de futebol, algo raro no nosso campeonato. A caixa de comentários é invadida pelo choro habitual dos do costume a esgrimirem argumentos para ver quem teve mais penalties e afins. Que coisa tão podre.
    unihark
    2022-08-08 00h03m por Aquaman
    Isso foi na última época (21/22), estava a falar na anterior (20/21).
    n retira
    2022-08-07 23h45m por fcpinvicta
    o facto do mercado do Sporting ser medíocre, tantas possibilidades para PL e a sério que continua o Paulinho? nem um por empréstimo??
    Aquaman
    2022-08-07 23h44m por unihark
    As suas estatísticas estão assim para o errado:) o Porto teve mais (9 penalties) e o Benfica 5 penalties. Vamos lá argumentar com dados certos. Não é preciso exagerar.
    Sportinguistas
    2022-08-07 23h43m por fcpinvicta
    tou a ver um enorme exagero nos comentários mas n me admira, de tem adeptos em geral com menos noção são os verdes, vivem ou no inferno ou no céu constantemente lê se algumas pérolas por aqui. Toda essa conversa sobre o RA sendo que ele deu a vocês o que n sentiam à 19 anos já é o suficiente para ser idolatrado, têm de entender que o Porto pode contratar o Messi ou Benfica o neymar e o Sporting o Ronaldo que um fica em primeiro, outro em segundo e outro em terceiro. O problema do Sporting ...ler comentário completo »
    TheReturnedKing Devil
    2022-08-07 23h14m por Aquaman
    Época 2020/21: FCP teve 16 grandes penalidades, SLB teve 2 grandes penalidades, o clube com menos grandes penalidades de toda a liga, mesmo tendo acabado com o segundo melhor ataque a 5 golos do FCP.

    Consegues ver o ridículo? (já sei, não entravámos na área, fizémos 69 golos de fora da área!)

    Enfim, o melhor é esquecer, nova época, que ganhe o melhor.
    TheReturnedKing Devil
    2022-08-07 22h54m por Aquaman
    Não estou aqui a dar razão a ninguém, mas falaste nas grandes penalidades da última época, a favor de FCP e SLB, sabes qual foi essa estatística há 2 épocas? na época anterior à última?
    LA
    Redlegion
    2022-08-07 22h42m por lalaland2
    Sim eu lembro me desse lance. Jogada de genio do kepa. Aqui fez me confusao foi a bola ter vindo do coates. Mas ja percebi q é fora de jogo na mesma. Obg
    lalaland2
    2022-08-07 22h40m por redlegion
    Eu até tenho dúvidas se o Horta está ou não em jogo quando o Vitinha faz o passe, mas o fora de jogo foi marcado depois, seguramente.
    A época passada aconteceu igual ao Tottenham: https://www. youtube. com/watch?v=LofAKJctr18
    LA
    Redlegion
    2022-08-07 22h35m por lalaland2
    Sim essa regra eu sei bem. Aqui a minha questao era se por ter sido corte intencional do coates se nao se considerava nova jogada. Mas entretanto fui ver à lei e aparentemente tava a confudir coisas. So se for um atraso é q n seria fora de jogo. Cortes e desvios sao fora de jogo na mesma

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Sporting
    História
    Magdeburg - Sporting: E Depois do Adeus
    Ao mesmo tempo que o Sporting ia disputando o jogo na RDA, em Portugal, sportinguistas e adeptos de outros clubes assistiam pela RTP à transmissão em direto da ...