placardpt
    Vizela vence Rio Ave em Vila do Conde

    Pacheco «sacou» do Joker nos Arcos

    O FC Vizela arrancou com um triunfo a sua segunda temporada consecutiva na Liga Portugal bwin. O conjunto de Álvaro Pacheco venceu o Rio Ave, que regressou ao principal escalão, em Vila do Conde, por 0-1, com Nuno Moreira a ser o Joker decisivo. O extremo começou no banco, entrou ao intervalo e decidiu um jogo que estava «amarrado» no nulo.

    Elogios e críticas

    Primeiro, os elogios. Querem jogar. Rio Ave e Vizela, à imagem do historial que construíram, privilegiam a procura ativa do golo. Os primeiros 20 minutos da primeira amostra coletiva provaram essa premissa. Quase todas as ações interessantes da primeira parte ocorreram nessa janela temporal, com o ritmo emprestado à partida a situar-se em registos notáveis.

    Com esquemas diferentes para a mesma missão - Luís Freire aposta num 3-4-3, Álvaro Pacheco no «seu» 4-3-3 -, a equipa de Vila do Conde procurou sempre explorar a qualidade que tem nas alas. Paulo Vitor prometeu coisas boas e Costinha esteve ativo, protagonista de um ou outro cruzamento que podia - e devia - ter tido maior aproveitamento. 

    Porém, foi no extremo oposto do relvado que surgiram as situações mais perigosas. E é aqui que entram as críticas. À parte das boas ideias coletivas, foram os erros individuais a provocar os momentos de golo iminente. Nesse capítulo, Aderllan Santos foi repetente. O defesa brasileiro abusou nas distrações e nunca foi fator de solidez defensiva para Miguel Nóbrega e Pedro Amaral.

    Se o primeiro sinal de perigo até foi da formação da casa - Nóbrega elevou-se bem e cabeceou ao lado (10') -, os seguintes tiveram marca dos visitantes. Mas Kiko Bondoso (12') e, sobretudo, Monsuru Opeyemi (16') - na sequência de uma perda de bola displicente de Aderllan - não tiveram a frieza necessária para baterem Jhonatan na baliza do Rio Ave.

    Foram os melhores momentos do encontro, porque na dobragem da vintena de minutos a qualidade começou a decair. Passes imprecisos, decisões precipitadas e dificuldade de ligar jogo coletivo levaram a partida para um registo desinteressante. Ainda assim, Guga foi pincelando esse período com alguma qualidade técnica, provando que está disposto a reclamar o lugar ao sol que lhe é vaticinado.

    Nuno Moreira, o Joker

    O intervalo trouxe mudanças de lado a lado. Luis Freire trocou Vítor Gomes (que já tinha amarelo) por Amine e Álvaro Pacheco lançou Nuno Moreira para o lugar do jovem Opeyemi. O dedo do carismático treinador do Vizela acabou por se mostrar vitorioso, porque ao minuto 66 lá chegou o golo que rompeu com o nulo em Vila do Conde - e o extremo foi quem o fez, aproveitando uma defesa incompleta de Jhonatan.

    Na verdade, os segundos 45 minutos mostraram um Vizela melhor, menos dependente dos erros alheios para chegar com perigo à baliza do Rio Ave. Ainda antes do golo apontado por Nuno Moreira, Samu (53') levou um remate à trave e Kiki Afonso (55') ameaçou com um remate de meia distância. O golo surgiu e o perigo manteve-se daquele lado, com Alejandro Alvarado a dispor de duas excelentes ocasiões para sentenciar o encontro. 

    jogos históricos
    U Sábado, 06 Agosto 2022 - 15:30
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Gustavo Correia
    0-1
    Nuno Moreira 66'

    ESTÁDIO

    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    Positivo
    As ideias estão lá

    Quer Luís Freire, quer Álvaro Pacheco vão querer as suas equipas a jogar com olhar na baliza contrária. Que nem sempre vá ser possível é natural, pelo adversário e pelas próprias limitações, mas que não percam essa intenção.

    Negativo
    Comportamento (isolado) do público

    Fica o pedido, mais do que um aviso, logo de início. Aqui e ali, em atos isolados, parte do público em Vila do Conde exagerou nas reações e até uma garrafa voou para dentro do relvado, passando a poucos centímetros de Álvaro Pacheco. 

    Forma
    Rio Ave
    2022/2023
    1J
    0V
    0E
    1D
    0-1G
    FC Vizela
    2022/2023
    1J
    1V
    0E
    0D
    1-0G
    O Árbitro

    Não tendo tido influência direta no desfecho da partida, Gustavo Correia teve de encontrar o equilíbrio no critério, sobretudo na segunda parte. O jogo ficou mais duro, os bancos protestaram e os cartões começaram a sair.

    Fotografias(15)

    Liga BWIN: Rio Ave x Vizela
    Liga BWIN: Rio Ave x Vizela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    FC VIZELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Enfim. . .
    2022-08-07 01h09m por GERRARDandRONALDINHO
    Que 11 miserável. . .
    Tal como tinha dito, o RA vai andar a lutar pela manutenção até à última jornada. . .
    Comportamento miserável
    2022-08-06 22h57m por brunovieira4
    Comportamento miserável por parte do público e depois, a Polícia é que se prepara para a guerra.
    Não fazia mal nenhum, não haver futebol durante umas 3/4 épocas, assim, o pessoal também se começava a preocupar com o que se passa no país.
    Minnowkr
    2022-08-06 20h32m por pedrinho_dgl
    Mas tem que ser desde o 1º minuto, e não quando a coisa já está a descambar no fim do jogo. O árbitro pega no jogo no inicio, e também não é a despejar amarelos, é a imporem a sua autoridade, mas aqui já se sabe que os jogadores falam sempre por cima. É um problema cultural e difícil de mudar, e tem que partir de todos os intervenientes.
    O problema dos bancos continua, está lá gente que não faz falta, e não há ordem, a solução tem que começar por aí.
    EN
    Rio Ave
    2022-08-06 19h57m por EnormeSCB
    Conseguiu dominar o jogo mas no último terço não há ideias, já o ano passado tinha jogos destes na II Liga muita parra e pouca uva. Tem de haver mais esclarecimento e qualidade na frente, fazem falta 2 ou 3 titulares com qualidade do maio campo para a frente, em final de agosto acredito que terão mais opções e qualidade no plantel.
    pedrinho_dgl
    2022-08-06 19h23m por Minnowkr
    Pelo que se ouve falar, o árbitros esta época têm indicações para ter tolerância 0 com pressões e tentativas de condicionamento, daí a postura do árbitro neste jogo.

    Eu em parte acho muito bem, não quero dizer com isto que os jogadores têm de levar com roubos e calar, mas as últimas épocas tem sido uma vergonha a pressão que se faz em especial de quem está no banco, quantas vezes já não tivemos os jogos completamente parados porque o careca do Porto (não sei o nome do homem)...ler comentário completo »
    Minnowkr
    2022-08-06 19h07m por pedrinho_dgl
    Ter o controlo do jogo não é dar amarelo a tudo o que mexe. Nem ir expulsar um treinador do "nada", isso só atiça ainda mais os jogadores.
    Nesses últimos minutos já o caldo estava entornado há muito.
    Há que saber controlar os intervenientes sem abusar, eu não o vi a dar reprimendas, nem sequer olhava para os jogadores, eu percebo que seja um árbitro jovem, mas tem que haver outra atitude.
    DI
    pedrinho_dgl
    2022-08-06 18h47m por Diego_Forlan
    e ainda teve uma altura em que o defendiam ahahaha
    Rio Ave
    2022-08-06 18h23m por IagoAspas10
    Exibição sem cor nenhuma. Claros candidatos à descida, plantel fraquíssimo
    LE
    Golo
    2022-08-06 18h21m por leoes18
    Defesa incompleta de Buntic ou de Jhonatan?
    pedrinho_dgl
    2022-08-06 18h21m por Minnowkr
    Só vi os últimos 15 minutos do jogo, mas acho que o arbitro até esteve bem em controlar jogadores e banco. sempre que havia jogadores a reclamar levaram logo amarelo, e inclusive o treinador do Rio Ave levou vermelho direto por protestos. . acho muito bem, a ver se acabamos com a palhaçadas das pressões especialmente de quem está no banco, espero que se mantenha esta coerência mas infelizmente não me parece possível, ainda ontem o jogo do Benfica esteve interrompido por causa do Luisão e ...ler comentário completo »
    Rio Ave
    2022-08-06 18h11m por pedrinho_dgl
    Notou-se alguma falta de qualidade na equipa, aquele André Pereira é uma nulidade. Precisam de reforços.
    O Vizela também não tem uma equipa surpreendente, mas já tem uma base melhor formada do ano passado.
    O resultado foi claramente justo.
    A arbitragem? que dizer. . . a miséria habitual, os jogadores fazem o que lhes apetece e o árbitro continua a ter pouco controlo do jogo aqui no tugão.
    SI
    Rio Ave
    2022-08-06 18h10m por Simy1
    Que miséria. Sem qualidade nenhuma do meio campo para a frente. O Vizela fez o que quis. Deixou o Rio Ave ter 70% de posse de bola sem um único remate à baliza ao intervalo. São dos meus favoritos para descer
    Rio Ave vs Vizela
    2022-08-06 18h06m por zlatan_21
    Esperava um empate mas o Vizela lá venceu. Melhor seria impossível.
    Para a semana deverão ter casa praticamente cheia.
    GS
    Vizela
    2022-08-06 17h57m por GSCGrandeamor
    Excelente inicio de campeonato com uma vitória mais do que justa. O Vizela foi a melhor equipa em campo e deixou uma boa imagem para aquilo que pode ser a época mais ainda é cedo.
    Já o Rio Ave precisa de reforços, a equipa teve um rendimento muito inferior ao adversário e se continua a ter essas dificuldades a situação pode não acabar bem, mas tal como disse ainda é cedo porque ainda agora está a começar.

    Saudações
    ZY
    Vizela
    2022-08-06 17h49m por zyxw4321
    Esta semana, parece que não se goza com o "poeta da boina". Excelente início de campeonato para o Vizela, dificilmente quereriam melhor.
    Vizela
    2022-08-06 17h40m por moumu
    Excelente tónico para começar a época, o Rio Ave poderá ter dificuldades com resultados destes.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    com video
    Perdeu 1-0 contra o Argentinos Juniors
    É a maior crise da era António Oliveira e disso ninguém duvida. Esta madrugada, na Copa Sudamericana, o Corinthians perdeu por 1-0 na casa do Argentinos Juniors e somou a ...