placardpt
      Benfica venceu o Arouca na abertura do campeonato

      Arranque pintado a vermelho e branco

      Embora claramente com um ritmo mais baixo do que no último jogo, o Benfica voltou a mostrar ter trazido a lição bem estudada sobre como desbloquear blocos baixos e inaugurou esta edição da Liga Portugal Bwin com uma vitória convincente frente ao Arouca por 4-0, onde até deu para gerir esforço na 2ª parte.

      Depois de uma vitória convincente frente ao Midtjylland (4-1), a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica virava baterias para o jogo inaugural da edição 2022/23 da Liga Portugal Bwin. Do lado encarnado, Roger Schmidt apresentou exatamente o mesmo onze que bateu os nórdicos dias antes, enquanto do lado do Arouca havia algumas novidades no onze apresentado por Armando Evangelista, nomeadamente a presença dos reforços Arruabarrena, Tiago Esgaio, Opoku, Oriol Busquets e Rafa Mújica.

      A meio gás, mas a controlar

      Depois dos bons sinais dados com o Midtjylland, o Benfica procurou entrar a todo o gás no campeonato e com um ritmo muito alto, explorando o passe nas costas do Arouca, que ainda assustou num par de vezes. Perante isso, o conjunto comandado por Armando Evangelista rapidamente baixou linhas e procurou sempre povoar a zona central para tentar anular o miolo encarnado, que estava a ser um autêntico quebra-cabeças, especialmente João Mário e Enzo Fernández, os mais ativos na ligação entre setores e nos movimentos para as alas.

      Esses movimentos para as alas, de resto, acabaram por ser determinantes e suficientes para desbloquear esse bloco baixo e sobrelotado, uma vez que conseguiram arrastar marcações e dar espaços às diagonais dos alas. Foi dessa forma que o golo inaugural surgiu. Após uma incursão no ataque de Grimaldo e uma boa combinação na esquerda, o ala espanhol cruzou e foi encontrar no coração da área Gilberto, que saiu da direita e surgiu solto de marcação para, de cabeça, fazer o 1-0 e o primeiro golo da temporada no campeonato português. Começava a festa encarnada.

      Enzo voltou a faturar ©Kapta+
      Apesar da desvantagem no marcador, o Arouca manteve o bloco baixo e a aposta no contra-ataque, mas foi uma aposta inconsequente, uma vez que o Benfica soube gerir a profundidade e Vlachodimos foi praticamente um espetador ao longo da 1ª parte. Os tais movimentos laterais dos médios do Benfica continuavam a causar estragos, mas o cansaço notava-se face a esta opção de alta intensidade e a vítima acabou por ser João Mário, que até vinha sendo dos melhores em campo, que saiu claramente desgastado e tocado após uma bola dividida. Dividendos de um estilo de jogo atrativo, mas desgastante.

      Depois disso, o jogo pareceu claramente baixar de qualidade e de ritmo e foi necessário uma iniciativa individual para fazer balançar as águas (e as redes). À passagem do minuto 42, Rafa recuperou a bola perto da área adversária, arrancou, driblou para dentro da área e assistiu Gonçalo Ramos, que, após alguma confusão, atirou à barra. Rafa estava no sítio certo e, na recarga fez o 2-0 com a baliza deserta. Grande mérito para o extremo.

      Pouco depois, já nos descontos, surgiu o lance mais polémico da partida, quando Manuel Mota decidiu expulsar, após consulta no VAR, Mateus Quaresma, por este ter travado um contra-ataque rápido de Rafa. Contudo, o lance deixa muitas dúvidas, uma vez que o avançado já tinha travado o movimento aquando da falta e havia um defesa na linha da bola. O intervalo não chegaria sem que Enzo Fernández aproveitasse uma má saída de de Arruabarrena, e alguma confusão na área do Arouca, para fazer o 3-0.

      Gerir a pensar no futuro

      Mesmo a vencer por 3-0, o Benfica entrou com o claro objetivo de marcar no arranque da 2ª parte e até esteve perto pelos pés de Gonçalo Ramos. O Arouca, por sua vez, notava-se estar completamente fora do jogo a nível competitivo e psicológico e apenas jogadas individuais , quase sempre pelos pés do brasileiro Anthony, lhe permitiam sair do seu meio campo. Embora, mais uma vez, sem grande (ou nenhum) perigo.

      Arouca sem argumentos para contrariar resultado ©Kapta+
      O avançar dos minutos levou a uma clara decadência do ritmo de jogo e o Benfica aproveitou para ir gerindo a posse de bola e o ritmo de jogo a seu belo proveito. Roger Schmidt, por sua vez, também se mostrou contente com o desenrolar do jogo e aproveitou para rodar algumas peças importantes no seu esquema, promovendo a entrada de Weigl, do estreante Alexander Bah e, mais tarde, de Yaremchuk e Henrique Araújo, organizando a equipa em 4x4x2, aquele que parece o seu claro plano B.

      Os últimos 25 minutos foram disputados num ritmo tão baixo que chegou a ser quase enfadonho, embora compreensível face ao resultado em cima da mesa e a proximidade de uma série de jogos importantes para o Benfica: Por isso mesmo o 4-0 chegou quase como que uma surpresa para todos. Bastou Yaremchuk e Bah fazerem uma combinação ligeiramente mais rápida na direita e a defesa do Arouca foi completamente apanhada a dormir, com Rafa a apenas ter que encostar à boca da baliza para o 4-0 final. O Benfica entrou, assim, com o pé direito nesta edição do campeonato português.

      U Sexta, 05 Agosto 2022 - 20:15
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Manuel Mota
      4-0
      Gilberto 8'
      Rafa Silva 42' 87'
      Enzo Fernández 45'
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 1
      Lances Capitais
      GOLO Benfica!
      Gilberto marca
      Gilberto marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      Gilberto marcou o seu 5º golo na equipa (73 jogos)
      42´
      GOLO Benfica!
      Rafa Silva marca
      Rafa Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      Rafa Silva marcou o seu 59º golo na equipa (229 jogos)
      45´
      +3
      Cartão vermelho para Mateus Quaresma (FC Arouca) Mateus Quaresma vê o seu 1º vermelho na prova (1 jogos)
      45´
      +6
      GOLO Benfica!
      Enzo Fernández marca
      Enzo Fernández marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
      87´
      GOLO Benfica!
      Rafa Silva marca
      Rafa Silva marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
      Rafa Silva marcou o seu 59º golo na equipa (229 jogos)
      A Chave

      A estratégia inicial montada por Roger Schmidt acabou por ser determinante. O técnico alemão sabia que o Arouca se ia apresentar com linhas de pressão baixas e a sobrepovoar o miolo. Por isso mesmo, apostou nos movimentos laterais dos médios e foi daí que nasceu o 1-0 e vários lances de perigo. O cansaço notou-se ainda na 1ª parte, mas o estudo compensou.

      O Árbitro

      O árbitro Manuel Mota teve uma 1ª parte complicada. O tempo de descontos por si só, de quatro minutos, já pareceu excessivo e o cartão vermelho a Mateus Quaresma ainda mais pareceu. É verdade que há falta do defesa do Arouca, mas Rafa trava o contra-ataque nesse momento e havia mais um defesa na linha da bola. Esteve mal aí. Esteve, contudo, bem em não mostrar o vermelho a de Arruabarrena na 2ª parte. O amarelo perto do final do jogo a Rafa também deixa a desejar.

      O Melhor
      Assim se desbloqueiam blocos baixos

      Se há demérito organizacional do Arouca, também há que dar mérito ao Benfica. A estratégia montada por Roger Schmidt desbloqueou os arouquenses e mostrou um meio campo de grande nível. João Mário esteve uns furos acima até «rebentar.»

      O Pior
      Faltou organização

      É verdade que a expulsão não ajudou, mas o jogo também já estava 2-0 nessa altura. O Arouca apresentou-se em bloco baixo e excessivamente preocupado em tapar o meio com marcação homem a homem, de tal modo que foi totalmente surpreendido pela mobilidade de João Mário e Enzo Fernández.

      Forma
      Benfica
      2022/2023
      2J
      2V
      0E
      0D
      8-1G
      FC Arouca
      2022/2023
      1J
      0V
      0E
      1D
      0-4G
      Sabia que...by playmaker stats
      O Benfica entra a vencer na Liga Portuguesa há 9 épocas consecutivas: seis triunfos na Luz.
      As águias marcaram 8 golos em dois jogos e sofreram apenas um golo de grande penalidade.

      É o melhor arranque das últimas 3 épocas:
      2019/20: 10 golos (2J)
      2022/23: 8 golos (2J)
      Mais influência em golos (8G) do Benfica 2022/23:
      4 Gonçalo Ramos
      3 Rafa Silva
      2 Enzo Fernández
      2 Neres
      2 João Mário
      1 Gilberto
      1 Grimaldo
      1 Alexander Bah
      Rafa Silva marcou pela 2.ª vez no seu jogo de estreia na Liga Portuguesa:
      2022/23 vs FC Arouca x2
      2020/21 vs Famalicão
      Desde 2019 que o Benfica não começava a época com duas goleadas:
      4-1 Midtjylland (UCL), 4-0 Arouca (D1)
      5-0 SCP (ST), 5-0 Paços Ferreira (D1)

      Fotografias(20)

      Liga Bwin: SL Benfica x FC Arouca
      Liga Bwin: SL Benfica x FC Arouca
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      FC AROUCA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Aquaman
      2022-08-06 23h34m por luisFilipe791
      É provável no final do jogo de amanhã, fazerem a pergunta ao treinador do Braga, se foi o último jogo ou não do Ricardo Horta, na sport TV dizem que esta quase fechado, na CNN dizem o mesmo, na CMTV, dizem que o Benfica vai apresentar uma proposta formal, penso que se diz assim, mas se vai ainda, como é óbvio nunca estaria já fechado, mas esta semana, teremos sem qualquer dúvida, a decisão final, ou não, desta transferência
      luisFilipe791
      2022-08-06 23h27m por Aquaman
      A ideia com que fico é que não vão anunciar antes do jogo de amanhã.

      O Braga quer o jogador para o jogo de amanhã e depois o negócio será anunciado.

      Fechado será nesse sentido.
      Aquaman
      2022-08-06 23h19m por luisFilipe791
      Fechado não me parece, mas bem encaminhado para isso sim, e sim por esses valores, mas fechado como alguns dizem não, se tivesse fechado, já todos os canais tinham falado nisso, e só falam, que está perto de o acordo estar fechado, que esta bem encaminhado, apenas isso
      Ricardo Horta
      2022-08-06 23h14m por Aquaman
      Estão a dar o negócio como fechado nos jornais do norte, 15 milhões mais Rodrigo Pinho mais Gil Dias.

      Poderá ser o jogador que faz falta na frente de ataque do lado esquerdo.

      O preço é um bocado alto, mas acaba por não chegar aos 20 milhões exigidos, parece um entendimento a meio caminho, considerando os dois jogadores que vão para o Braga.
      yellow_ledbette r
      2022-08-06 17h27m por MisticaEncarnada
      Isso é verdade. Com o Veríssimo na Champions jogávamos mal mas ainda se via vontade e alguma coesão da equipa. Com o Jesus nem isso. A equipa não existia. E gosto de ver os setores juntos. É uma boa forma de recuperar a bola no meio campo adversário.
      Muito e fácil dinheiro em caixa
      2022-08-06 13h39m por rubenamapaulinho
      Graças ao amigo Pinho e ao benfas, foram 400 euros em 90 minutos. Espero no final do campeonato comprar um Tesla à conta dos vermelhos.
      Jogo
      2022-08-06 13h15m por Aquaman
      Bom jogo do Benfica, vantagem natural, estragado por uma decisão de expulsao bastante duvidosa, em que o árbitro foi mal auxiliado pelo VAR.

      Para mim esse lance não inflenciou a vitória do Benfica, que já ganhava por 2 golos de vantagem nessa altura.

      Engraçado que muitos que agora falam contra a expulsão, andaram a defender cartão vermelho para o nosso guarda redes no Santa Clara vs Benfica da última época.
      ZZ
      2022-08-06 11h36m por pedrinho_dgl
      Erro:
      Na análise da arbitragem mencionam que o jogador expulso foi o Eduardo Quaresma, foi sim o Mateus Quaresma
      Agradecimento
      hm por zerozero.pt
      Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
      SC
      Off topic
      2022-08-06 11h14m por Scpdp
      Pessoal do zerozero, preciso da vossa ajuda. Todos os sites que eu fui para ver jogos estão cheios de vírus. Alguém sabe de um site de confiança por favor?
      jsilva77
      2022-08-06 10h25m por MisticaEncarnada
      Concordo com o que dizes acerca do Benfica ser mais forte e mais perigoso que na época passada e temos um bom 11. O que me preocupa é o banco porque opções temos muitas mas sair um Enzo e um Florentino e entrar o Weigl e o Paulo Bernardo não é a mesma coisa, ter o Rafa e o Meres de fora, por exemplo, e entrar Diego e Chiquinho ou Yaremchuk também não é o mesmo. São bons jogadores, só não há aquele leque mais alargado de opções que o Sporting ou o Porto tinham no ano passado no meio campo. ...ler comentário completo »
      MB22
      2022-08-06 10h11m por MisticaEncarnada
      Estás a ver o copo meio vazio e há quem o veja meio cheio. Quem joga melhor tem maior probabilidade de ganhar jogos, e consequentemente de ganhar títulos. Se o Benfica este ano jogar melhor e ganhar mais jogos do que ganhou nas últimas épocas pelo menos mais perto de ganhar alguma coisa fica.
      Aliás, o Porto que tem ganho mais títulos, não joga bem? Não tem atacado e defendido bem? O sucesso é uma consequência da qualidade de jogo da equipa porque ninguém ganha só com sorte.
      y1o
      2022-08-06 09h12m por MisticaEncarnada
      Um treinador criticar a arbitragem tem muito que se lhe diga. Por vezes a equipa nem foi prejudocada ou nem foi muito prejudicada mas é preciso sacudir pressão dos jogadores. Uma vez um tal de Mourinho mandou vir com um árbitro para ser expulso para tentar que a equipa tivesse uma reação emocional e por acaso até estava no Porto mas penso que fez isso mais vezes.
      Por vezes nem tudo o que parece é. E acho bem que toda a gente comece a falar menos de arbitragem, começando pelos treinadores e dirigentes dos 3 grandes mas isso é impossível.
      Benfica 4-0 Arouca
      2022-08-06 09h05m por MisticaEncarnada
      Ofensivamente o Benfica joga bem, vamos ver se terá o mesmo estofo com equipas de maior valia (Braga, Porto, Sporting, outras equipas a jogar bem. . . ).
      Defensivamente não se defendeu assim tão bem, só não houve assim muito perigo à baliza do Vlachodimos mas deu para tirar ilações.
      A expulsão parece mais ou menos exagerada porque o jogador do Benfica embora ficando isolado não ia ficar numa posição frontal à baliza e havia mais um jogador por perto quando ele chegasse à b...ler comentário completo »
      Quanto ao plantel
      2022-08-06 08h45m por zlatan_21
      É preciso mais um extremo e um médio, pelo menos.
      Espero que cheguem e aí sim, o plantel fica fechado quando a entradas.
      Não estou é confiante que chegue um GR's o que é muita pena.
      Plantel SLB
      2022-08-06 08h16m por ago
      Ainda precisa de alguns jogadores para fechar o plantel .
      E obviamente algumas saídas , claramente o treinador não conta com Rodrigo Pinho , Diogo Gonçalves , Gil Dias , Meite, Paulo Bernardo, Gabriel e Taraabt .
      E nem me parece que Martim Neto e Diego Moreira vão ser apostas .
      Entradas : Horta , Sebastián Villa e Aursnes , se não houver outras saídas.
      Jogo
      2022-08-06 08h01m por Sebulba
      Mais um bom jogo do Benfica que continua a dar sinais muito positivos. A jogar desta forma vão resolver muitos jogos na primeira parte, há muita gente preocupada com os jogadores, se eles aguentam os 90 minutos a jogar ao mesmo ritmo, mas, o Benfica não precisa de jogar sempre ao mesmo ritmo, se conseguirem marcar 1, 2 golos e, forem capazes de controlar o jogo - com bola -, podem gerir o cansaço, mas, para que tudo funcione bem, são precisos mais reforços. João Mário saiu lesionado...ler comentário completo »
      Horta
      2022-08-06 07h50m por petitor
      Estava me a esquecer do Horta que ainda vem trazer mais qualidade também.
      Falta um suplente para o João Mário que acho que está epoa vai aparecer melhor, mas um 10 jovem e até melhor era bom para o Benfica, Zaracho que foi falado para o Porto encaixava UE bem uma luva
      Benfica
      2022-08-06 07h45m por petitor
      O Benfica tinha grandes nomes já na época passada, mas faltava lhe um bom meio campo e espírito de equipa, Florentino que juntamente com Félix foram a base do título do Lage voltou ainda melhor e um excelente 6, e Enzo já se sabia que era grande craque. Vão trazer ainda o dinamarquês da Holanda para terem um suplente a altura e da confiança do treinador uma vez que Weigl pouco conta para o treinador.
      No ataque já eram fortíssimos, ainda veio Neres acrescentar qualidade, antes Rafa ...ler comentário completo »
      RS
      2022-08-06 06h53m por zlatan_21
      Gostei da gestão feita. É preciso mudar quando é possível para que o ritmo dos jogadores seja sempre alto.
      Manuel Mota
      2022-08-06 06h52m por zlatan_21
      Borrou a pintura ao expulsar o defesa do Arouca. Sim, o Rafa estava quase a entrar na área mas o Basso estava mesmo ali por perto. Se o Rafa tivesse acelerado e fosse travado, aí sum aceitava a expulsão mas o Rafa travou para o fintar, portanto, já não estava em aceleração ao contrário do Basso que vinha a todo o gás para chegar ao lance.
      SLB
      2022-08-06 04h44m por moumu
      Resultado previsivel, este SLB está mais forte do que o ano passado sem duvida e vai ser grande luta com o FCP.
      Benfica vs Arouca
      2022-08-06 01h56m por Roby_Analista
      Resultado justo.
      O Arouca vai ter muitas dificuldades para se manter na primeira liga.

      Quanto ao vermelho , dava mais rápido no lance do primeiro minuto do que no do Rafa. Mesmo assim em nada teve influência no resultado pois acho que o Benfica metia 4 na mesma.
      Clubite
      2022-08-06 01h39m por champions2004
      Que a vitória é justa todos sabemos. Também sabemos que o Arouca não seria capaz de tirar pontos ao Benfica de forma nenhuma neste jogo.
      MAS NÃO ME VENHAM DIZER QUE O CARTÃO VERMELHO FOI BEM APLICADO!
      P0
      Antony do Arouca
      2022-08-06 01h37m por P0P1
      Teve vários lances muito interessantes mesmo, vê -se que é um jogador diferente. Além de ser ainda muito novo e teoricamente acessível financeiramente. É para seguir com atenção.
      Benfica
      2022-08-06 01h06m por eduardonlirio
      Grande jogo, grande começo!!! Difícil pedir melhor!!! Enzo Fernandez foi um senhor!!! Em relação à aquela expulsão ainda estou com dúvidas, mas não me pareceu. Bem vindos ao futebol português.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...