placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Jogo decidido nas grandes penalidades

      Espanha celebra o bicampeonato em Gondomar

      2022/07/03 20:50
      /
      O que é isto?

      Espanha renovou o título de campeão europeu feminino de futsal. Espanha voltou a vencer Portugal na final, em Gondomar, tal como tinha acontecido em 2019. Depois do 2-2 no tempo regulamentar e 3-3 no final do prolongamento, Sílvia Aguete encheu a baliza e só concedeu uma grande penalidade a Portugal, com as colegas a marcarem os quatro pontapés de que dispuseram e a conquistarem o título.

      Foi preciso ir a prolongamento para encontrar as vencedoras, depois do empate a duas bolas no tempo regulamentar. No duelo ibérico, Portugal esteve melhor na primeira parte, saindo para o intervalo a vencer, mas Espanha reagiu no segundo tempo, empatando a partida e forçando o tempo extra. As espanholas ainda passaram para a frente, mas Portugal empatou no 5x4+GR e forçou as grandes penalidades.

      O Pavilhão que esteve lotado com muito apoio, incluindo o de personalidades como Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), alguns membros do governo, como a Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, Bebé, que esta semana foi anunciado como reforço da equipa técnica nacional, o capitão da Seleção masculina, João Matos, e os internacionais André Sousa, André Coelho e Tiago Brito.

      A toque de Portugal      

      O jogo começou morno, com as equipas a demonstraram muitas cautelas com as adversárias. Espanha começou por pegar no jogo e ter mais bola, mas sem levar perigo à baliza nacional. Num Multiusos lotado e com muito apoio à Seleção Nacional – com direito a claque que nunca pousou o bombo – Portugal foi progressivamente sacudindo a pressão e construindo jogo.

      ©UEFA

      A primeira oportunidade de golo do jogo surgiu aos 8’, com Ana Azevedo a aproveitar um erro de Peque para se isolar na cara de Sílvia Aguete, mas a guarda-redes levou a melhor.

      Pouco depois, aos 11’, Espanha chegou às 4 faltas, situação que obrigou as espanholas a mais cautelas na abordagem defensiva, o que proporcionou a Ana Azevedo nova oportunidade, que Aguete travou com o pé.

      Sentia-se a proximidade do golo português, que acabou por acontecer aos 12’, na sequência de um contra-ataque rápido iniciado e finalizado por Ana Azevedo, que desta vez não deu hipóteses a Aguete.

      Espanha reagiu ao golo com a primeira grande oportunidade, com María Sanz a aparecer isolada na esquerda, mas Ana Catarina saiu aos 6 metros e defendeu. A equipa portuguesa tinha o ascendente do jogo, sempre muito apoiada pelo público, e acabou por fazer o segundo golo à passagem dos 19’, na sequência de um esquema tático bem trabalhado. Morgado repõe a bola na esquerda, combina com Janice que serve para Pisko, à boca da baliza, fazer o 2-0.

      O ambiente era de festa, mas, a 26 segundos do intervalo, um erro de Janice permitiu a Ale de Paz desferir um pontapé do meio da rua, que surpreende Ana Catarina – a guardiã portuguesa ainda tocou, mas não evitou.

      O 2-1 com que as equipas recolheram aos balneários deixava tudo em aberto para o segundo tempo.

      Uma muralha intransponível

      Na segunda parte, Espanha veio com tudo à procura de dar a volta ao resultado. As espanholas conseguiram criar mais perigo que na primeira parte, mas Ana Catarina foi levando a melhor nos duelos.

      ©UEFA

      Do outro lado, Portugal tentava esticar o jogo, com Carla Vanessa a dar muito trabalho às fixos espanholas, e Janice a ser um elemento desequilibrador, mas Espanha também não concedia muitos espaços de finalização. Aos 30', Inês Fernandes enviou uma bola ao ferro, com Mayte a responder no poste de Ana Catarina, dois minutos depois - o mesmo minuto em que as espanholas atingiram as 4 faltas. 

      Espanha não desistia, e acabou mesmo por conseguir o empate, aos 35': remate de primeira de Ale Paz, que não deu qualquer hipótese a Ana Catarina, e fez o bis. 

      O empate teve o condão de espicaçar Portugal, que virou a toada do jogo, e apontou baterias à baliza espanhola. Contudo, os remates exteriores não saíram enquadrados, e a 20 segundos do fim foi preciso a intervenção da melhor guarda-redes do mundo para impedir Irene Córdoba de fazer golo, e confirmou o prolongamento.

      No tempo extra, Espanha ficou tapada por faltas bem cedo, e Portugal dispôs de um livre de 10 metros, mas Aguete fez bem a parede e travou o remate de Pisko. Ainda antes disso, Portugal desperdiçou um lance em 2 para 0, com Janice a demorar a decidir entre o remate e o passe, que acabou por sair atrasado e não permitiu a Ana Azevedo finalizar em condições. 

      Não aproveitou Portugal, aproveitou Espanha, para dar a cambalhota ao marcador com um golo de María Sanz, que teve mais espaço do que devia à entrada da área, aos 44'. Portugal ainda beneficiou de mais dois livres de 10 metros, mas Aguete defendeu o remate de Carla Vanessa, e a segunda tentativa de Pisko saiu ao lado.

      Com três minutos para o fim, Pisko vestiu a camisola de guarda-redes avançada, e foi ela mesma quem bisou na partida, e voltou a empatar a contenda, e foi preciso desempatar o jogo da marca das grandes penalidades. 

      Aí, Aguete fechou a baliza, e, do lado de Portugal, só Carla Vanessa conseguiu marcar, ao passo que as quatro espanholas que bateram penáltis conseguiram atirar para o fundo das redes. 



      U Domingo, 03 Julho 2022 - 18:00
      Pavilhão Multiusos de Gondomar
      Chiara Perona
      3-3
      (1-4 g.p.)
      Ana Azevedo 12'
      Pisko 19' 49'
      Ale de Paz 20' 35'
      María Sanz 44'
      Pavilhão Multiusos de Gondomar
      Lotação3 800
      Medidas40x20
      Inauguração2007
      Lances Capitais
      12´
      GOLO Portugal!
      Ana Azevedo marca
      Ana Azevedo marca o seu 1º golo na prova
      19´
      GOLO Portugal!
      Pisko marca
      Pisko marca o seu 2º golo na prova
      20´
      GOLO Espanha!
      Ale de Paz marca
      Ale de Paz marca o seu 2º golo na prova
      35´
      GOLO Espanha!
      Ale de Paz marca
      Ale de Paz marca o seu 3º golo na prova
      44´
      GOLO Espanha!
      María Sanz marca
      María Sanz marca o seu 2º golo na prova
      49´
      GOLO Portugal!
      Pisko marca
      Pisko marca o seu 3º golo na prova
      A Chave

      O primeiro golo de Espanha, a 26 segundos do intervalo, foi um balde de água fria para o conjunto português. Portugal fez por merecer uma margem mais confortável, mas foi o conjunto espanhol a entrar na discussão do resultado, o que acabou por pautar a forma como se jogou a segunda parte.

      Arbitragem

      Jogo difícil para a equipa de arbitragem, afinal, valia um título europeu. Algumas decisões erradas por parte da dupla Chiara Perona (ITA) e Damian Grabowski (POL) que tornaram o jogo ainda mais nervoso.

      O Melhor
      Jogo digno de final

      É a maior montra do futsal feminino, e não desiludiu. Portugal e Espanha proporcionaram um excelente espetáculo de futsal, que teve tudo de o futsal é feito. 

      Ganhou Espanha, mas também o futsal feminino.

      O Pior
      Quem desperdiça assim...

      ...arrisca-se. Espanha foi a equipa mais faltosa, e permitiu a Portugal beneficiar de três livres de 10 metros, já no prolongamento. Nem Pisko (duas vezes) nem Carla Vanessa conseguiram bater Sílvia Aguete.

      Forma
      Portugal
      2022/2023
      0J
      0V
      0E
      0D
      0-0G
      Espanha
      2022/2023
      0J
      0V
      0E
      0D
      0-0G

      Fotografias(56)

      Euro Futsal Feminino 2022| Portugal x Espanha (Final)
      Euro Futsal Feminino 2022| Portugal x Espanha (Final)
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      ESPANHA
      Comentários (8)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      continuação
      2022-07-04 12h05m por sb97
      Os livres diretos não é para falhar é para marcar o golo. Falhou por 2 vezes é muito mau!
      No euro 2018 quando o Portugal foi campeão europeu pela primeira vez mas o Bruno Coelho marcou golo do livre direto e não falhou, mulheres aprendem com eles!
      Primeiro livre direto se tivessem marcado Portugal estaria vantagem as coisas podiam ser diferentes
      Portugal
      2022-07-04 11h59m por sb97
      Estava a ganhar por 2-0 e depois perde com 3 golos sofridos seguidos???
      Na última vez no Euro 2019 Espanha ganhou 4-0 mas estava ganhar por 2-0 depois 3-0 e 4-0 sempre a somar e sem sofrer o golo e porquê Portugal não faz isso???
      Esta selecção é muito fraca não conseguem ganhar à Espanha e até o Brasil
      A ESPANHA FOI SUPERIOR
      2022-07-04 11h08m por mario1953
      Com a derrota de Portugal, frente à Espanha, na final, depois de se ter verificado o resultado de 3-3, após prolongamento, a decisão foi resolvida no desempate por penáltis 1-4, a favor da Espanha, no 2º. Campeonato da Europa de Futsal Feminino da UEFA, realizado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, ainda não foi desta que a Seleção Nacional, escreveu história, no futsal feminino. Uma Espanha de outra galáxia, que bateu a seleção das quinas. Um sonho adiado, no almejado título da E...ler comentário completo »
      Merecido
      2022-07-04 08h36m por Orgulho-Benfiquista
      A Espanha é muito melhor que nós.
      Bastou ver as grandes penalidades.
      As espanholas mandavam todas um bilhete lá para dentro.
      As portuguesas fizeram um passe para o guarda redes. Aliás senti vergonha alheia daquelas penalidades.
      MisticaEncarnad a
      2022-07-04 02h11m por GERRARDandRONALDINHO
      O Braz tem um conhecimento mais abrangente do que é o futsal, é quase um coordenador de todos os projetos de Seleção futsal actualmente, independentemente do escalão ou género. Foi praticante, conhece muito bem os meandros académicos e tem um domínio personalizado das práticas do futsal por todo o país e em todas as suas dimensões menos e mais "profissionalizadas". Mais do que os seus méritos enquanto treinador da Seleção AA masculina de futsal ou de ex-treinador de 1ª Divisão, o Braz é a ...ler comentário completo »
      GERRARDandRONAL DINHO
      2022-07-03 21h54m por MisticaEncarnada
      Se a seleção feminina for um projeto em continuidade como a masculina, mais tarde ou mais cedo o caneco pode vir cá parar. Não te esqueças que o Braz é selecionador nacional há anos e anos e o primeiro título chegou em 2018. Eu não era fã dele, confesso, mas o que é certo é que o trabalho foi feito pelos clubes ao nível da formação, também desenvolvido pelo selecionador, claro, e agora a seleção tem 3 títulos quando não tinha nenhum há 4 anos atrás e a ambição é ganhar novamente o próximo caneco.
      Aquele 2-1 mudou tudo. . .
      2022-07-03 21h36m por GERRARDandRONALDINHO
      Portugal a fazer uma primeira parte de altíssimo nível e uma má decisão da Janice (que jogou muito e até pecou por não ser mais egoísta e rematar mais) dá um golo à Espanha que lhes deu alento e mexeu com a confiança das portuguesas. . . Mesmo assim, Portugal fez mais do que suficiente para terminar a segunda parte a ganhar. Tal como tinha escrito aqui na antevisão, o jogo mais físico de Portugal, a capacidade de retenção de bola das pivots Carla Vanessa e Janice, as bolas paradas a 3/4 toq...ler comentário completo »
      SA
      Não houve milagre
      2022-07-03 21h17m por santossantos
      Na 1º parte praticaram o melhor futsal que alguma vez vi em equipas femininas, mas com o passar dos minutos aconteceu o normal perante um adversário que tem uma liga 10 vezes superior.

      É compreensível, mas o seleccionador não viu com atenção o que se passou nos penaltis na final da liga, caso contrário não tinha levado duas GR muito pequenas.

      Agora é estudar onde se pode melhorar, com a certeza que a equipa tem TUDO para ser ainda mais forte para o ano.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      BRA 2-2 SCP em direto!
      Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o SC Braga x Sporting em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Italo_Calvino 07-08-2022, 19:15
      TI
      tink 07-08-2022, 19:12
      ZY
      zyxw4321 07-08-2022, 19:11
      moumu 07-08-2022, 19:03
      moumu 07-08-2022, 19:02
      TheReturnedKingDevil 07-08-2022, 18:56
      Lidacomisto 07-08-2022, 18:55
      TheReturnedKingDevil 07-08-2022, 18:55
      TheReturnedKingDevil 07-08-2022, 18:54
      robbiefowler9 07-08-2022, 18:48
      ricardocunha251 07-08-2022, 18:44
      robbiefowler9 07-08-2022, 18:05
      Italo_Calvino 07-08-2022, 18:01
      H2ONeverDie 07-08-2022, 17:50
      EagleRebornOnceMore 07-08-2022, 17:50
      moumu 07-08-2022, 17:46