placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Jogo de terceiro e quarto lugar no Europeu

    Ucrânia de bronze em Gondomar

    A Ucrânia é medalha de bronze no Campeonato da Europa feminino de futsal. A seleção ucraniana venceu este domingo a Hungria, por 2-1, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

    Com mais apoiantes ucranianos do que húngaros nas bancadas do recinto, que aquece para a grande final entre Espanha e Portugal programada para o final da tarde, a seleção orientada por Oleg Shaytanov foi sempre a melhor equipa na quadra e o resultado podia - e devia - ter sido mais dilatado. Porém, Lilla Torma, guardiã húngara, tudo fez para manter a sua equipa na discussão da vitória e impediu outros números no placard.

    Domínio ucraniano

    ©UEFA
    Cedo se percebeu que a toada do jogo iria passar por maior iniciativa ucraniana e por uma equipa húngara à procura de explorar o erro adversário. Sem argumentos para discutir o jogo olhos nos olhos com as ucranianas, a Hungria apresentou-se num 2x2 a apostar na defesa compacta e nas saídas rápidas. Do outro lado, as ucranianas montaram um 1x2x1 com muita fluidez, muitas trocas posicionais e liberdade no ataque.

    Os primeiros minutos trouxeram a avalanche inicial de aproximações perigosas por parte da Ucrânia. Torma ia tendo muito que fazer na baliza magiar, ao passo que Viktoriia Sahaidachna era uma mera espetadora nas redes ucranianas. Já depois de várias intervenções de Torma, a melhor ocasião ucraniana surgiu em cima do sexto minuto, com um pontapé forte de Kseniia Hrytsenko que levou a bola a beijar o travessão.

    O ditado diz que «água mole em pedra dura, tanto bate até que fura» e a Ucrânia comprovou isso mesmo, tendo finalmente passado para a liderança em cima do nono minuto de jogo. Yuliya Tytova iniciou a jogada, combinou à direita com Sofiia Ruban e atirou de pé direito para o fundo das redes húngaras, perante uma desamparada Torma.

    O golo desbloqueou o marcador, mas não a estratégia da Hungria, que se manteve exatamente a mesma. Sem argumentos para contrariar o maior poderio adversário, as húngaras continuaram a viver das grandes intervenções de Torma para se manterem dentro do jogo. Ao intervalo, o resultado de 0-1 era extremamente simpático para a seleção orientada por Tamás Frank.

    5x4+GR ainda assustou...

    As seleções voltaram dos balneários para a segunda metade e a maré do jogo manteve-se: Ucrânia por cima e a Hungria a tentar conter as investidas adversárias ao mesmo tempo que procurava uma chance para causar estragos. No entanto, a tarefa magiar ficou ainda mais complicada ao minuto 23, quando Snezhana Volovenko beneficiou de um lance de bola parada estudado para dilatar a vantagem ucraniana.

    Sem nada a perder, a Hungria mudou a postura e procurou ser mais ofensiva. O jogo entrou numa fase em que esteve mais partido e as húngaras até conseguiram passar algum tempo no meio-campo adversário, mas as oportunidades não foram muitas e Sahaidachna resolveu as que apareceram. 

    Com o relógio a correr e perante a necessidade urgente de um golo, a Hungria acabou por apostar no 5x4+GR a pouco menos de cinco minutos para o final. A estratégia trouxe o melhor momento das húngaras na partida, com vários remates que obrigaram a guarda-redes adversária a aplicar-se. A cerca de um minuto e meio do final, Viktória Horváth conseguiu reduzir a desvantagem e relançar o embate para os últimos instantes.

    A Hungria assustou através da superioridade numérica e ainda conseguiu criar mais algumas situações de finalização até ao final. Contudo, o resultado não se alterou e a Ucrânia termina assim a prova no terceiro lugar.



    U Domingo, 03 Julho 2022 - 14:30
    Pavilhão Multiusos de Gondomar
    1-2
    Viktória Horváth 39'
    Yuliya Tytova 9'
    Snezhana Volovenko 23'
    Pavilhão Multiusos de Gondomar
    Lotação3 800
    Medidas40x20
    Inauguração2007
    Fase3º/4º Lugar
    Lances Capitais
    GOLO Ucrânia!
    Yuliya Tytova marca
    GOLO Ucrânia!
    Yuliya Tytova marca
    Yuliya Tytova marca o seu 1º golo na prova
    23´
    GOLO Ucrânia!
    Snezhana Volovenko marca
    Snezhana Volovenko marca o seu 1º golo na prova
    39´
    GOLO Hungria!
    Viktória Horváth marca
    Viktória Horváth marca o seu 1º golo na prova
    A Chave

    O golo marcado nos primeiros minutos da segunda parte foi crucial para a Ucrânia chegar ao triunfo, já que trouxe maior tranquilidade e uma vantagem mais fácil de gerir.

    Arbitragem

    Boa exibição da dupla de arbitragem. O critério manteve-se igual durante toda a partida e foram deixando jogar, apitando só mesmo quando necessário. Todos os cartões exibidos foram justificados.

    O Melhor
    Yuliya Tytova

    A número sete ucraniana até começou no banco de suplentes, mas acabou por ser das jogadoras com mais minutos. Muito dinâmica, orquestrou o jogo ucraniano a partir de trás.

    O Pior
    Incapacidade para competir

    A seleção húngara deu o seu máximo, mas fica a ideia que o seu máximo é curto para uma competição destas. A Hungria revelou muita incapacidade, sobretudo ofensiva, para se bater com a seleção ucraniana. 

    Forma
    Hungria
    2022/2023
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Ucrânia
    2022/2023
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(17)

    Euro Futsal Feminino 2022| Hungria x Ucrânia (3º/4º lugares)
    Euro Futsal Feminino 2022| Hungria x Ucrânia (3º/4º lugares)
    Comentários (0)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Sporting visita o Estrela da Amadora
    Depois de mais uma janela de jogos internacionais, a Liga Portugal Betclic está de volta e arranca, nesta santa sexta-feira, com jogos de real importância para as contas de ambos os ...