placardpt
    Dragões têm vários casos pendentes

    Os 10 casos por resolver do FC Porto neste mercado de transferências

    2022/07/01 09:54

    Em todos os mercados de transferências, para além dos alvos a contratar e dos jogadores cobiçados para sair, as equipas têm também de encontrar colocação para os jogadores que não entram nas contas. As razões são variadas, mas o certo é que não há mercado sem casos por resolver e nem todos podem ser vistos como excedentários, sendo que alguns podem até ter uma palavra a dizer em 2022/23.

    No zerozero, decidimos reunir os casos de cada um dos três grandes e o resultado foi uma lista de mais de 10 nomes em cada uma das equipas. Das três equipas, o FC Porto é aquela que tem menos casos. Ainda assim, os campeões nacionais têm, pelo menos, dez jogadores que entram nas categorias abaixo, por entre excedentários, regressos e jogadores cuja situação está ainda em dúvida.

    Os excedentários

    © Vítor Parente / Kapta+

    Começando pelos excedentários, que, pelo menos aparentemente, não contam para Sérgio Conceição, surgem quatro nomes. Fernando Andrade é um deles e diferente dos restantes, uma vez que chegou a fazer parte do plantel da última época, tendo mesmo marcado um golo na última jornada. Ainda assim, a verdade é que única razão que o levou a regressar foi a recuperação de uma lesão grave e está a entrar no último ano de contrato, pelo que não deve continuar.

    Um dos casos mais mediáticos, pelo avultado investimento realizado pelos dragões, é Shoya Nakajima. Com contrato até 2024, o japonês agradou aos responsáveis do Portimonense, que esperam conseguir novo empréstimo, mas o negócio não será fácil, até porque o Al-Duhail, do Catar, detém 50% do passe do jogador.

    Restam dois casos, diferentes dos restantes e entre si. Mamadou Loum (contrato até 2024) regressa ao dragão depois de um empréstimo ao Alavés e referiu recentemente que vai lutar por um lugar no plantel, mas o mais provável é que continue em Espanha. Por fim, há Carraça (contrato até 2024), que praticamente nunca contou para Conceição e deve voltar a ser cedido na próxima temporada.

    Contam ou não contam?

    © Catarina Morais / Kapta +

    Numa situação bem diferente dos nomes anteriores estão Sérgio Oliveira, Iván Marcano, Bruno Costa e Tomás Esteves. Destes, Tomás Esteves é o único que nunca pareceu contar para Sérgio Conceição, mas a verdade é que tem apenas 20 anos, pelo que não pode ser colocado na mesma situação do que os restantes. Ainda assim, apesar da idade o do potencial, não é de esperar que passe a contar, sendo expectável um novo empréstimo.

    De todos, Sérgio Oliveira (contrato até 2025) é claramente o nome principal. O médio, que chegou a ser peça fundamental e até capitão da equipa portista, passou a segunda metade da última época cedido à Roma depois de ter perdido importância para Conceição. A dúvida é se a situação continua igual ou se, após a saída de Vitinha, Sérgio Oliveira vai ganhar uma segunda vida no Dragão. Seja como for, o FC Porto tem aqui uma decisão a tomar e um caso para resolver.

    Por fim, há um defesa e um médio. Iván Marcano já foi indiscutível no FC Porto, mas as lesões afastaram-no desse estatuto, sendo que já tem 35 anos e vai entrar no último ano de contrato. O empresário garantiu que o defesa quer ficar, mas a continuidade está longe de estar assegurada. Há ainda Bruno Costa (contrato até 2024), que foi útil e até chegou a fazer de lateral na última época, mas ao mesmo tempo está longe de ser difícil de substituir. A imprensa nacional já apontou interessados de Espanha e Itália, sendo que o desejo do jogador em jogar mais também pode pesar. Em qualquer um destes casos, a decisão está nas mãos dos dragões.

    Os jovens emprestados

    © Vítor Parente / Kapta+

    Os dragões são a equipa com menos jovens emprestados de regresso ao clube. São apenas dois. Diogo Leite (contrato até 2024) é o nome com maior estatuto, até porque já tem 23 anos e chegou a ser aposta no passado. Ainda assim, a verdade é que o empréstimo ao Braga não correu da melhor forma e parece continuar a não contar para Conceição. O mais provável é que deixe o Dragão, ainda que os últimos rumores indiquem que não há, para já, interessados.

    O último nome da lista é o de Romário Baró. O criativo de 22 anos chegou a ser aposta a espaços com Conceição, mas não se conseguiu impor na última época e também não aproveitou da melhor forma o empréstimo ao Estoril. O mais provável é que seja de novo emprestado, de forma a continuar a sua evolução.

    Espanha
    Iván Marcano
    NomeIván Marcano Sierra
    Nascimento/Idade1987-06-23(36 anos)
    Nacionalidade
    Espanha
    Espanha
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    tomas esteves
    2022-07-01 21h21m por tenshi
    Muitas criticas são injustas, já agora querem que o moço sejá um F. Lahn aos 17-18-19 anos de idade ??? Ele tem apenas 20 anos tem defeitos mais em termos de capacidade tecnica é muito superior a todos os nossos laterais, ele ainda pode vir ser um grande jogador.
    É UMA PENA! MAS. . .
    2022-07-01 19h44m por JotaAlves
    É uma pena como estes jogadores são comercializados.
    Para além disso, são tratados como lixo.
    O meu lamento!!!
    Marcano e Nakajima andor com eles
    2022-07-01 19h33m por FFerraz
    Marcano e Nakajima por andar.
    Diogo Leite e Baró emprestar Santa Clara.
    Os outros avaliar
    RO
    fcpinvicta
    2022-07-01 19h09m por rosicky95
    Acho que treinador capaz de melhorar e evoluir um jogador nesses aspetos táticos é o Sérgio Conceição.
    A meu ver o Tomás, o Romário e o Diogo Leite tem qualidade para ficar no plantel e evoluir junto de um treinador que já demonstrou qualidades junto de jogadores da Formação.

    Tomás Esteves
    2022-07-01 19h00m por fcpinvicta
    este cepo conseguiu o contrato de uma vida a receber 1. 5 por ano, lateral fraco e que nem à linha vai, tem a mania de cortar para dentro e n fazer absolutamente nada, depois da entrevista que deu à Sofia Oliveira ficou mais claro ainda que nem aprender quer. Rua com ele pois nem no Covilhã tem lugar
    Quanto ao Plantel
    2022-07-01 16h18m por Redfoo_16
    Para já é essencial fechar pelo menos um central (Joao Victor?) e um médio centro (André Almeida?), o resto é também ver como alguns jogadores vão corresponder na pré época.
    Plantel
    2022-07-01 16h15m por Redfoo_16
    Idealmente não ficava com nenhum dos jogadores referidos. Tentava fazer dinheiro com o Sérgio Oliveira, com o Diogo Leite, com o Loum, com o Naka, tentava rescindir com Fernando, Carraça e Marcano, e emprestava de novo Tomás e Baró. O Bruno Costa podia ser incluído no negócio André Almeida
    10 Casos
    2022-07-01 15h42m por moreno07
    Dava uma chance ao esteves, loum, oliveira, baró, nakajima e ao fernando andrade
    O resto está mais que visto q nem no padroense tem lugar
    Romario Baró
    2022-07-01 14h49m por JoaoFaria99
    Adorava ver o Romario emprestado no Santa Clara , de forma a poder trabalhar novamente com o Mario Silva !! Eu ainda que este miudo possa ser um Sergio Oliveira daqui a uns anos , precisa é de ter acompanhamento
    Bem. . .
    2022-07-01 14h28m por GERRARDandRONALDINHO
    O Bruno Costa, se quiser ficar, poderá ser útil; O Tomás Esteves seria uma boa alternativa para as alas; E o SO, caso ninguém o queira, também poderá dar jeito ao SC.
    Os outros devem seguir com as suas carreiras e dar algum $ ao clube, se possível.
    LulaFCP
    2022-07-01 14h27m por IagoAspas10
    Ahahahahahahahahahahahahahhaah ahahhaahahhahah. Deixa me continuar a rir, [. . . ] .
    O Manafá nem é melhor que o Rodrigo Pinheiro, não consegue dominar uma bola e no aspeto defensivo, no qual o Tomás é fraco, o Manafá é ainda pior.
    o Zaidu é a mesma coisa, mas com mais de 80 jogos pelo Porto é normal que tenha mais rotinas.
    O Tomás é efetivamente o melhor lateral do Porto. Não é opção porque não é jogador de ir à linha e cruzar o que o torna incompatível com o s...ler comentário completo »
    DI
    Nomes
    2022-07-01 14h26m por Diego_Forlan
    Nao se aproveita um mas tendo em conta o atual poder negocial do clube (ou falta dele) e bem provavel que varia dessa mediocridade se junte ao plantel da proxima epoca.
    GS
    Senhores do zerozero
    2022-07-01 14h11m por GSCGrandeamor
    O meu comentário nada tem a haver com a noticia em si, mas deixo aqui o meu desagrado por não terem feito qualquer menção à presença do Diogo Jota no Gondomar SC, onde foi inaugurar a Academia com o seu nome. . . . Sabem quem é o Diogo Jota? É um internacional português. . . . deviam ter respeito por ele e pelo Gondomar SC que é um clube com 101 anos!!!!!!!!!!
    Nem sequer se dignaram a fazer uma pequena referencia. . . . e se não quiserem falar da academia e do Gondomar em si (pelos vis...ler comentário completo »
    Sérgio Oliveira
    2022-07-01 13h53m por MOF_Porto
    Sérgio Oliveira foi só o melhor jogador da época 2020/21, ou é vendido por um valor perto do 10M ou fica muito bem no plantel.

    Fernando Andrade provavelmente vai ficar no plantel, foi dos melhores jogadores na pré-epoca do ano passado ( para mim melhor que Galeno neste momento)

    Nakajima e Loum são bons jogadores mas não tem cabeça para ficar no plantel.

    Tomás Esteves e Diogo Leite precisam de jogar, empresta-los.

    Baró prometia mui...ler comentário completo »
    BA
    Porto
    2022-07-01 12h59m por batuko
    Podia vender todos os que estão à mais, e emprestar Tomás Esteves, Romário Baró, Loader.
    Yto
    2022-07-01 12h41m por Newone
    O FC Porto não comprou metade do passe por 12M? Posso estar errado. . .
    Tudo entulho
    2022-07-01 12h15m por IagoAspas10
    Fora o Romário que ainda lhe reconheço alguma qualidade e potencial e o Tomás Esteves que é claramente o melhor lateral do clube, o resto está lá a sugar salário. Com este grupo de jogadores o Porto talvez consiga 20M e já estou a ser simpático
    Nakajima
    2022-07-01 11h07m por moumu
    Vai ser quase impossivel recuperar o investimento.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Treinador do Chelsea, após humilhação no Emirates
    O Chelsea foi a casa do Arsenal esta terça-feira e saiu de lá com uma derrota por 5-0, a maior na história desta rivalidade londrina. Mauricio Pochettino, treinador ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Echelon77 24-04-2024, 11:35
    Echelon77 24-04-2024, 11:31
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 11:17
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:05
    CO
    ColorBlue 24-04-2024, 11:01
    sparagufas 24-04-2024, 10:17
    Vic-54 24-04-2024, 10:07
    sexydriver 24-04-2024, 10:00
    naosabesonde 24-04-2024, 09:58
    ricardolouromartins 24-04-2024, 09:47
    Maia_1993 24-04-2024, 09:41
    Maia_1993 24-04-2024, 09:38
    ES
    Esi 24-04-2024, 09:37
    MI
    miguelreis1976 24-04-2024, 09:34
    JotaGo 24-04-2024, 09:34
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13