placardpt
    Moncarapachense subiu à Liga 3

    Moncarapacho no mapa do futebol: «Clube está a viver a parte mais bonita da sua história»

    "Estamos aqui!"

    Moncarapacho. A mais antiga freguesia do município de Olhão, com pouco mais de sete mil habitantes, muitos dos quais dedicados ao trabalho agrícola e pecuário, vive dias felizes à conta do futebol. Apesar de não ser o clube mais representativo da região algarvia, muito longe desse estatuto, o Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense fintou os prognósticos iniciais, superou até as expectativas dos mais crentes e alcançou a subida inédita à Liga 3.

    Ivo Soares
    Campeonato Portugal Ap. Subida Zona Sul 21/22

    10 Jogos
    5 Vitórias
    4 Empates
    1 Derrotas

    9 Golos
    3 Golos sofridos

    ver mais »
    As contas da subida ficaram reservadas para a última jornada, sendo que o clube orientado por Ivo Soares dependia apenas de si para terminar em posição de promoção, ainda que estivesse obrigado a vencer no Estádio do Restelo, o histórico Os Belenenses, perante milhares de adeptos lisboetas. Um desafio aliciante e cumprido com distinção.

    «Foi uma festa bonita. Queríamos ficar na história como a primeira equipa do Algarve a ascender à Liga 3 e conseguimos convencer os jogadores de que esse cenário era possível. Fomos para o último jogo a saber que dependíamos apenas de nós, tal como o Belenenses, e apostámos tudo. Sabíamos que não havia uma segunda oportunidade», conta o treinador, em conversa telefónica com o zerozero.

    Segredos? Não há segredos. Trabalho. Muito trabalho. E os números não enganam, ora vejamos: apenas três derrotas em toda a temporada de Campeonato de Portugal, nenhuma delas na condição de visitado, e oito jogos consecutivos sem qualquer golo sofrido... na fase de promoção

    qOs jogadores, coitados, apanharam grandes secas, mas hoje sinto uma felicidade enorme por verificar que tudo aquilo que planeámos valeu a pena. Isso ninguém nos tira...
    Ivo Soares, treinador do Moncarapachense
    «Mesmo para este nível, é impressionante, mas resume-se ao trabalho fantástico de toda a equipa. Transmitimos muita confiança aos jogadores todos os dias e, como deve calcular, houve um trabalho muito exaustivo relativamente à observação dos adversários, sobre os seus pontos fortes e mais frágeis de cada um deles. Os jogadores, coitados, apanharam grandes secas, mas hoje sinto uma felicidade enorme por verificar que tudo aquilo que planeámos valeu a pena. Isso ninguém nos tira», explica.

    «Depois de atingirmos a segunda fase, que já nos tinha assegurado a manutenção, tive uma conversa com os jogadores e perguntei-lhes se queriam ficar por ali e ser apenas só mais uma equipa que tinha ido à fase final ou se queriam mesmo fazer história e melhorar as suas vidas, pois era isso que estava em causa. Eles é que jogam, eles é que são talentosos e eles é que ainda têm a oportunidade de chegar lá cima. Eles escolheram a opção mais difícil», completa Ivo Soares.

    ©André Tenente

    «No início ninguém nos conhecia e agora...»

    O sorriso é contagiante. Do outro lado do telefone, está agora Pedro Caeiro, há duas épocas ao serviço do Moncarapachense, o «orgulhoso» responsável por envergar a braçadeira de capitão de uma equipa que sofreu uma autêntica revolução da última época para esta.

    Pedro Caeiro
    Campeonato Portugal Ap. Subida Zona Sul 21/22
    10 Jogos  848 Minutos
    0   1   0   02x

    ver mais »
    Aos 26 anos, este defesa nascido e criado em Faro conhece como poucos a realidade do futebol algarvio, a realidade do futebol em Moncarapacho, bem distante de alguns clubes «profissionais» do escalão. Em sentido inverso, poucos conhecem (ou conheciam) os jogadores do Moncarapachense.

    «É verdade, no início ninguém nos conhecia e, se calhar, ainda há uns quantos que ainda não nos conhecem, mas, felizmente, devido à época que fizemos, muitos mostraram a sua qualidade e deram-se a conhecer e isso acaba por ser muito importante. Só assim o nosso trabalho pode ser recompensado», justifica o defesa.

    Um (des)conhecimento que se alastrava aos próprios habitantes de Moncarapacho: «É uma vila que vive basicamente do trabalho de campo e com poucas pessoas que prestam atenção ao futebol. Mas acho que nestes dois últimos anos, graças ao nosso percurso, as pessoas têm olhado para nós de forma diferente, pois também percebem que o Moncarapachense está a crescer.»

    ©Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense

    «Quando subimos ao CP ficámos um pouco apavorados e agora acontece o mesmo»

    O cenário da subida não era o mais importante para o Moncarapachense. Ao zerozero, o presidente Nemésio Martins sublinha que «cimentar um lugar no Campeonato de Portugal para não andarmos no sobe e desce» era o grande objetivo na presente temporada. Há 23 anos ao serviço do clube algarvio, o dirigente lembra que há cinco o Moncarapachense jogava num «pelado» e que desde a criação do sintético esta foi a terceira subida de divisão.

    Agora, a pergunta é simples: terá o Moncarapachense capacidade para cumprir as exigências da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, assim, participar na Liga 3, em 2022/23? Apesar de reconhecer todas as dificuldades inerentes ao processo, que vai obrigar a equipa a jogar noutro estádio - Olhanense e Estádio do Algarve em equação -, a confiança é plena.

    qSomos de uma terra pequena, com pouco tecido empresarial, mas não queremos deixar mal a região e vamos fazer de tudo para prestigiar o Algarve e o nosso clube na Liga 3
    Nemésio Martins, presidente do Moncarapachense
    «Sim, sim, sim! Temos essa convicção e vamos trabalhar para isso», atira.

    «Somos de uma terra pequena, com pouco tecido empresarial, mas não queremos deixar mal a região e vamos fazer de tudo para prestigiar o Algarve e o nosso clube na Liga 3. Quando estávamos nos distritais e subimos para o Campeonato de Portugal também ficámos um pouco apavorados, porque as despesas eram muito maiores, e agora acontece o mesmo... Estamos cientes da responsabilidade [...] O clube está a viver hoje a parte mais bonita da sua história», garante.

    Ainda sem querer pensar no futuro a médio/longo prazo, até porque ainda tem uma final da Taça do Algarve para disputar no próximo fim de semana, o treinador Ivo Soares, que cumpriu a 3.ª época no Moncarapachense, não garante, para já, a continuidade.

    «Só a partir de sábado é que começarei a pensar no meu futuro, que passará por um clube que me dê condições dignas para poder fazer o meu trabalho, seja num patamar superior, no Campeonato de Portugal ou até mesmo na distrital, onde não tenho qualquer problema em trabalhar», assegura, antes de deixar um alerta.

    Pedro Caeiro, capitão do Moncarapachense ©Arquivo Pessoal
    «O Moncarapachense precisa de melhorar algumas áreas, como a parte estrutural e logística, assim como alguma mentalidade deve ser retocada. Estamos a sair de um patamar de futebol amador para o limiar do futebol profissional e para o clube competir na Liga 3 precisa de dar aos jogadores e treinadores a mínimas condições para poder fazer face aos adversários e adversidades que aí vêm», defende.

    O que não falta é ambição. «A malta é toda ambiciosa. Ainda não pensamos muito nisso, até pelo jogo da Taça, mas claro que todos nós procuramos chegar aos patamares profissionais», remata o capitão Pedro Caeiro. Resta saber se em Moncarapacho, o novo ponto do mapa futebolístico nacional, ou noutro lugar.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BELENENSES
    EMPATE
    MONCARAPACHENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    hc_aavik
    2022-06-02 21h48m por robbiefowler9
    Sim, mas existe um clube fénix, o CF União da Madeira 1913, que em princípio irá recomeçar na próxima época na Segunda Divisão Distrital da Madeira
    robbiefowler9 União da Madeira
    2022-06-02 12h03m por hc_aavik
    O União da Madeira não tinha fechado as portas?
    Moncarapachense
    2022-06-02 11h25m por afonsofarense2000
    Rumo à segunda liga rapaziada!! A prova de que orçamentos maiores não fazem subidas diretas. E investiram praticamente em jogadores que jogavam nas distritais!!

    Caso para dizer que neste momento é o 3º maior do Algarve hehehe
    tonefcp
    2022-06-02 00h06m por robbiefowler9
    Falo mais de um Castro Daire ou de um Resende, de um Sertanense ou Alcains, e da Madeira vejo um Marítimo B, um Camacha, um Machico ou mesmo no futuro um União da Madeira a tentar chegar à Liga 3, e em outras regiões, vejo Lusitano de Évora, Juventude de Évora, União Montemor, Elvas, Estrela Portalegre, Portalegrense, Eléctrico, Campomaiorense, Desportivo de Beja, Serpa, Aljustrelense, Moura, União Serpense, Atlético Reguengos, Estrela Vendas Novas, Vianense, Atlético Arcos...ler comentário completo »
    redlegion
    2022-06-01 22h51m por robbiefowler9
    Ainda assim, vejo este Belenenses com um futuro risonho, se é verdade que se escaparam de boa de não subir devido à desistência do Cova SAD, o que me parece é que houve excesso de confiança a preparar a época, pensou-se que seria mais fácil do que efectivamente foi, o plantel estava deficitário sobretudo no meio campo, e existiu quase sempre uma grande incapacidade de vencer jogos fora e adaptar-se a relvados sintéticos, além de que a mudança de técnico não resultou em pleno, apesar da d...ler comentário completo »
    Liga 3
    2022-06-01 22h33m por robbiefowler9
    Gostava de ver no futuro na Liga 3 equipas do Alentejo, da Madeira, de Viana do Castelo, de Bragança, de Castelo Branco, de Viseu e sobretudo da Guarda, que tanto precisa de um clube referência para despertar o interesse das pessoas no futebol do distrito
    robbiefowler9
    2022-06-01 22h28m por redlegion
    Sobre esses não tenho nada a dizer. Só não gosto de clubes com o rei na barriga e que acham que têm o direito de ficar na Primeira Liga por decreto, quando andam de rastos financeiramente e que já foram salvos três vezes sem ser pelos estatutos.

    A diferença entre eles é que um não teve um investidor que o safasse, por muito que o queiram negar. . .
    Moncarapachense
    2022-06-01 22h26m por robbiefowler9
    Um grande feito de uma equipa que, analisando o contexto histórico das equipas algarvias nas competições nacionais, nem sequer no top-10 aparecia até se estrear em 2020/21 no CP, alicerçada num trabalho extraordinário do treinador Ivo Soares que rentabilizou os recursos menores em relação a outros adversário, em duas temporadas lutou pela subida à Liga 3, e à segunda foi de vez
    Redlegion e Nicks
    2022-06-01 22h17m por robbiefowler9
    Deixem estar que irão arranjar outro desporto a partir de sábado, porque o Leixões clube vai-se separar da SAD em princípio na assembleia geral de sábado, por isso aproveitem que está na hora de descarregar noutra direcção
    jorgef10
    2022-06-01 21h59m por redlegion
    Isto foi só uma brincadeira entre mim e o nicks, já que o ProvedorZero gosta de partir para o insulto se alguém criticar o outro Belenenses.
    ProvedorZero
    2022-06-01 21h57m por redlegion
    Tanto nervosismo rapaz. Também o Gil teve culpa que a Federação não alterasse os estatutos como mandava a FIFA?
    3 melhor classificado
    2022-06-01 21h54m por jorgef10
    Por curiosidade aos anteriores comentadores. Antes de começar o jogo no Restelo já ambas as equipas sabiam que tinham subido por causa da tal situação do cova. Se o Moncarapachense tivesse empatado teria ficado em terceiro e ia subir pela tal "secretaria". Também seria alvo dessas ironias? Cumprimentos
    Redlegion e partenaire
    2022-06-01 21h51m por ProvedorZero
    O Belenenses tem culpa do Cova da Piedade não cumprir os pressupostos financeiros para jogar na liga3?! Trata-se unicamente de cumprir os regulamentos. Qual é a dúvida? Se nao percebem apanhem o oTGV com wue tanto sonham e vão caçar gambuzinos. Mesmo no CP o Belenenses incomoda muita gente.
    Boomslang_666
    2022-06-01 20h20m por redlegion
    Parece que o TGV avariou, mas pode ser que festejem o treta-campeonato da secretaria.
    jogos históricos
    U Domingo, 29 Maio 2022 - 14:00
    Estádio do Restelo
    0-1
    Nuno Silva 64'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Outras histórias
    números
    Uma viagem aos anos 70
    50 anos de uma data marcante, seja à direita, ao centro ou à esquerda. A celebração da democracia: o pior regime político, sem contar com todos os outros....

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13