placardpt
    Registo impressionante do Arronches e Benfica

    Subiram ao CP sem sofrer golos e não querem ficar por aqui: «O objetivo é subir à Liga 3»

    2022/05/31 18:57

    Arronches é uma vila do distrito de Portalegre, região do Alentejo, com 2 789 habitantes. É nessa pequena vila do Alto Alentejo que está o Sport Arronches e Benfica. O clube, fundado em 1939, nunca foi conhecido pelo sucesso desportivo. Porém, tudo mudou em 2021/22, com uma época de sonho que culminou na subida inédita aos nacionais, sem sofrer qualquer golo.

    O sucesso da «filial nº14 do Sport Lisboa e Benfica», como se pode ler no Facebook oficial do Arronches, não passou despercebido ao zerozero e fomos tentar perceber qual o segredo que transformou um modesto clube da vila numa equipa com ambições de atingir a Liga 3 já na próxima temporada, depois de ter conquistado o campeonato, a Taça de Honra e a Supertaça.

    «Transformar uma equipa amadora em profissional não é fácil»

    ©Sport Arronches e Benfica

    A mudança terá começado ainda em 2020, de acordo com um recorte de jornal do Notícias de Arronches, publicado no Facebook oficial do clube. No jornal, consta uma entrevista a José Júlio Feiteira, presidente do emblema também conhecido como Maravilha, na qual revelava que o clube tinha sido abordado por um grupo de investidores sediados em Portugal para uma parceria de forma a valorizar jogadores através do clube, podo fim à aspiração de ter uma equipa sénior composta apenas por jogadores naturais do concelho de Arronches.

    Ora, o primeiro ano resultou num já impressionante terceiro lugar, mas foi em 2021/22 que tudo mudou. «O projeto foi iniciado pelo Nuno Travassos, que me convidou para iniciar esta aventura. A ideia era criar aqui um laboratório de atletas novos, para os poder potenciar, e entrar no campeonato distrital para poder subir ao campeonato nacional.», começou por explicar João Trindade, treinador do clube e uma das caras do projeto, em conversa com o zerozero.

    «Começámos a procurar atletas jovens com esse intuito, através de amigos e conhecidos, fizemos um bom scouting e criámos um plantel jovem de qualidade. Depois surgiu a Sportive Soul, que pertence a dois investidores do concelho e da qual o Nuno também faz parte e eu sou funcionário. Criámos esta dinâmica e fomo-nos aperfeiçoando porque o primeiro ano nunca é fácil e isto nunca tinha acontecido em Arronches. Transformar uma equipa amadora em profissional não é fácil e tivemos contratempos, mas estamos cada vez mais profissionais em todos os setores.», acrescentou.

    «Vai ficar registado nas bíblias do futebol»

    ©Sport Arronches e Benfica

    O sucesso é de louvar, sem dúvida, mas o que despertou verdadeiramente a nossa curiosidade foi um registo inédito a nível nacional: o Arronches e Benfica não sofreu qualquer golo no campeonato, ao longo de 14 jogos. João Trindade explicou que percebeu cedo que a equipa ia conseguir subir, até pelo profissionalismo do plantel (que também garante não ter sido a única razão), mas a questão dos golos…

    «Sinceramente, foi um objetivo que pus a mim mesmo e só o comecei a passar aos jogadores numa altura em que sentia que isso podia acontecer. Meti isso na cabeça antes de todos e passei ao Nuno. Ele disse que era muito difícil, até porque podíamos sofrer um penálti, mas eu tinha o feeling que íamos conseguir. A forma como a equipa era intensa e como defendíamos era impressionante e dava-me muita confiança, mesmo sabendo que podia haver um erro.», revelou.

    «Até podem dizer que é um campeonato só com oito equipas e que é dos mais fracos, mas não é normal. Penso que vai ficar registado nas bíblias do futebol porque não é normal. Eu próprio, no último jogo, sabia que ia ganhar, mas estava ansioso por causa de não sofrer golos. E não aconteceu. Há um lance em que a bola passa a rasar a barra e eu pensei “não vai acontecer”. Temos de sublinhar que estes miúdos merecem, foi um ano formidável.», atirou ainda.

    «Pode chegar a uma Liga 3 ou a uma Segunda Liga»

    ©Sport Arronches e Benfica

    Um dos aspetos que salta à vista quando analisamos o plantel do SAB é a média de idades inferior a 22 anos – só uma outra equipa tem o mesmo registo na Liga. A exceção à regra é, curiosamente, Tiago Vidigal, o único jogador do plantel na casa dos trinta. Há cerca de quatro anos para cá, concilia o futebol com o trabalho por turnos na Delta, mas nem por isso deixou de ter um papel importante. Em conversa com o zerozero, analisou o registo impressionante e afastou o peso do apelido (sim, faz parte da famosa família Vidigal).

    «[Zero golos sofridos] É um registo muito forte. Mesmo em anos anteriores, eu não me lembro de uma equipa de qualquer associação com esse registo. Penso que irá ficar marcado por muitos anos. O segredo foi a disciplina, o compromisso e o trabalho diário. (…) [O apelido] Já não tem tanto peso como há alguns anos. Neste momento, jogo no campeonato distrital simplesmente por prazer e por amar o futebol desde criança. Decidi dar um novo rumo à minha vida há coisa de quatro/cinco anos para cá e essa questão do apelido ficou de parte.», referiu.

    Já falámos dos zero golos sofridos e da média de idades, mas há ainda um outro aspeto a explorar. O Arronches e Benfica não se limitou a não sofrer golos, também marcou 40 nos tais 14 jogos! Um dos principais responsáveis pelo registo foi Lucas Amorim, jovem avançado brasileiro de 25 anos, estreante em Portugal, que terminou a época com mais golos do que jogos (25 golos em 21 jogos).

    «É um ponta de lança de 195 cm que, apesar de ser alto, é rápido. Tem boa finalização, joga bem de costas e tem muito potencial. Com alguns ajustes, pode chegar a uma Liga 3 ou a uma Segunda Liga. É um jogador com excelentes capacidades e super profissional. Ele acaba por marcar 25 golos e podia ter mais porque está lesionado há mais de um mês e meio. Ia ultrapassar os 30 golos à vontade. Chegou através de um antigo colega meu do Covilhã que agora está no Brasil.», explicou João Trindade.

    «O nosso objetivo passa por subir à Liga 3»

    ©Sport Arronches e Benfica

    O presente está bem entregue, também muito graças ao processo de scouting que João Trindade nos explicou. Quanto ao futuro, esse, de acordo com o técnico, que garante que vai continuar, ainda que possa ser num papel diferente, é ainda mais promissor, sendo que o objetivo a curto prazo é mesmo atingir a Liga 3.

    «Quem nos passa o scouting são pessoas de confiança e depois fazemos aqui o tal laboratório, em que muitos dos jogadores que chegam ficam uma semana ou duas à experiência. E não nos enganámos. Eu costumo dizer que somos do Alentejo e do interior, mas não somos burros. Eu tenho muito experiência para avaliar os jogadores – estive na Primeira Liga e 10 anos no Covilhã.», explanou.

    «Podemos ter algum erro de casting e as coisas podem correr ao contrário, mas, neste momento, o nosso objetivo passa por subir à Liga 3. É impossível manter a base, que é muito boa, mas já passámos para outro nível, com mais responsabilidade e qualidade. Mas vamos ficar com uma percentagem boa, se os jogadores também quiserem ficar. Até podemos descer, mas vamos tentar lutar para subir. O Campeonato de Portugal é totalmente diferente e é muito competitivo, mas temos de pensar grande porque quem pensa pequenino, pequenino se torna.», concluiu.

    Portugal
    Tiago Vidigal
    NomeTiago Alberto Cunha Vidigal
    Nascimento/Idade1989-10-10(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Angola
    Angola
    PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Médio (Médio Ofensivo)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RVL22
    2022-06-01 14h44m por hc_aavik
    Claro, referia-me à cidade em si. Distritalmente, obviamente o Elvas e o Delta Campomaiorense têm mais história que os dois clubes mais representaivos de Portalegre.

    Enquanto que Bragança, Vila Real ou Évora vão tendo equipas nos nacionais, no caso da cidade capital de distrito, Portalegre, nicles que é o pai dos picles. O Eléctrico têm-se subsaído, principalmente no Futsal.
    RV
    Hc_aavik
    2022-06-01 14h08m por RVL22
    Campomaiorense também nas penúrias, gafetense foi ao CNS mas não volta tão cedo, gavionenses também não chegam lá. . . O mosteirense anda forte mas abdica das subidas. O FC Crato desistiu de apostar no futebol e já não tem subido, este ano então foi uma miséria.
    Em Portalegre este Arronches foi grande surpresa mas é uma equipa quase sem portugueses ou jovens da terra. . .
    De Portalegre de momento só Elvas (quando sobe desce logo) e o Electrico pt sor que este ano não consegu...ler comentário completo »
    ZY
    Seeyousoon
    2022-06-01 13h13m por zyxw4321
    A Rússia implementou a mesma regra, e a seleção estava em decadência antes de ser suspensa. Isso de limitar os estrangeiros por si só não dá em nada. O sistema de futebol inglês está carregado de dinheiro até ao quinto ou sexto escalão, por isso é óbvio que há mais condições para os jovens evoluírem.
    ZY
    Seeyousoon
    2022-06-01 11h56m por zyxw4321
    Por essa lógica, ter-se-ia proibido o Benfica de jogar esta época, já que tinha mais estrangeiros no plantel do que portugueses. E disse o Benfica só por ser o mais mediático, porque podemos fazer uma lista acrescentando Gil Vicente, Santa Clara, Famalicão, Marítimo, Boavista, Portimonense, Vizela, Arouca, Rio Ave, Casa Pia, Chaves, Feirense, Leixões, Mafra, Farense, Vilafranquense, Trofense e Covilhã.

    E isto foi só com as equipas dos campeonatos principais. Imagina se acrescentássemos a Liga 3 e o CP. . .
    Seeyousoon
    2022-06-01 11h45m por tmac24m
    Era mais simples dizeres que não gostas de pretos.
    Distrital de Portalegre e Cidade
    2022-06-01 07h06m por hc_aavik
    A principal cidade anda há duas décadas, Portalegre, tal como a Guarda e Beja, sem uma equipa nos nacionais. O Portalegrense parece ter desaparecido para sempre e o Estrela de Portalegre depois daquele segundo lugar que quase lhe dava a subida à Segunda Liga anda na penuria.
    Quanta ingenuidade
    2022-06-01 01h54m por Chupak
    Merecem o destaque, grande feito, sem sofrer golos, boa subida. Agora, dizer já que querem subir, qualquer um pode dizer, mas é preciso ter noção da realidade e das equipas com que se vão defrontar. Se conseguirem a manutenção, já será bom, mas não será fácil. Acredito que saibam do assunto, que percebam de scouting, mas esquecem-se que esses jogadores todos não vão continuar no clube. Alguns vão ser recrutados para outras equipas, não só nesta época, mas nas próximas. E isso fa...ler comentário completo »
    Arronches
    2022-06-01 01h22m por yousandro
    é pena ser uma filial mas nao deixa de ser impressionante os 0 golos sofridos numa distrital (que okay é das piores do país) mas tem equipas como o Elétrico que é clube para os Nacionais

    estes clubes distritais até é indiferente, acho que é mais grave o Santa Clara por exemplo ainda nao ter mudado completamente o seu simbolo sendo eles o clube dum arquipelago e um clube que vai inclusive a competiçoes europeias
    Filiais
    2022-05-31 22h17m por robbiefowler9
    Mas, no século XXI, já não se justifica muito, embora as pessoas tenham o direito de apoiarem o clube que entendem, ignorar a identidade própria das cidades, das vilas, das aldeias e reduzi-las apenas a uma versão menor dos clubes grandes; há bons designers que podem melhorar emblemas, também convém mudar os nomes de clubes, entre outras medidas para que se emancipem e ganhem uma personalidade própria
    Filiais
    2022-05-31 22h05m por robbiefowler9
    Esta história das filiais tem de terminar, assim como emblemas que são basicamente cópias dos clubes-mãe; entendo o contexto histórico em que apareceram num Portugal à época muito distante de ter as vias de comunicação que tem hoje em dia a nível de transportes, e onde já existiam uma série reduzida de clubes muito populares em Portugal que inspiraram a criação em vilas, cidades e aldeias de versões locais desses clubes
    Tcb9277 Covilhã Arronches
    2022-05-31 21h37m por hc_aavik
    Um de muitos casos O Sporting da Covilhã até mantem quase a totalidade das cores. Poderá ser uma das razões pelas quais a Covilhã não liga muito ao clube. Lembro-me de haver uma clara divisão entre sportinguistas e outros covilhanenses uma vez que estive acampado no Pião
    feito
    2022-05-31 20h42m por Tobin
    sem sofrer golos? é um feito sem dúvida
    GS
    Arronches e Benfica
    2022-05-31 20h29m por GSCGrandeamor
    Uma história interessante de um clube de uma pequena freguesia. É sempre bom ver clube de localidades com poucos habitantes a dar esses "saltos" positivos.
    Sobre quererem subir já na primeira temporada, o meu conselho é terem cautela, neste campeonato existem muitos clube que querem subir e falham esse objetivo ano após ano e são clubes que têm outra "capacidade" que este clube não parece ter. Acho que devem pensar bem porque este campeonato é muito difícil.

    Saudações
    tcb9277
    2022-05-31 19h38m por marcelinoSF
    Em Arronches existe também o velhinho Arronchense, mas o clube fechou a sua secção de futebol à cerca de 30 anos.
    o SAB soube aproveitar disso, e também aproveitou da pouca garra dos seus gigantes vizinhos: Portalegre, Elvas, Campomaior
    zerozero
    2022-05-31 19h24m por redlegion
    Também seria interessante um artigo sobre o Dumiense de Braga que também subiu ao Campeonato de Portugal e sem qualquer derrota. Fica a sugestão.
    História engraçada, no entanto. . .
    2022-05-31 19h06m por tcb9277
    . . . é pena ser uma filial de um dos 3 grandes, com o símbolo exatamente igual (muda só as siglas).

    Deviam tentar criar a sua própria identidade, separado de qualquer outro clube, especialmente dos 3 grandes.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21