placardpt
      Roma bateu o Feyenoord

      Imperador Mourinho deixa Tirana a seus pés

      José Mourinho afamou a expressão que diz que as finais não são para jogar, são para ganhar e voltou a fazer jus a essa fama. A Roma, do treinador português, Rui Patrício e Sérgio Oliveira, bateu os neerlandeses do Feyenoord por 1-0, com golo de Zaniolo, e conquistou a 1ª edição da UEFA Europe Conference League. O pragmatismo de Mourinho falou novamente mais alto.

      As atenções estavam viradas para Tirana, Albânia, onde a Roma, comandada por José Mourinho, e os neerlandeses do Feyenoord se defrontavam para decidir quem era o grande vencedor da 1ª edição de sempre da Europe Conference League, a 3ª competição internacional de clubes europeus. Do lado romano, o guarda-redes Rui Patrício foi titular, enquanto o seu compatriota Sérgio Oliveira começou no banco, mas entrou logo aos 17 minutos.

      Um golo simpático

      Sendo esta uma final, José Mourinho manteve-se fiel ao 3x4x3 que foi frequente ao longo da temporada, mas concedeu ao Feyenoord a iniciativa do jogo nos primeiros minutos, apresentando-se com uma linha de pressão bastante baixa quando sem bola. Os romanos, no entanto, apenas permitiam aos neerlandeses ter bola em zonas laterais, povoando intensamente a zona central da sua defesa e miolo para não permitir a ligação entre médios e avançado do Feyenoord.

      Mourinho mostrou serenidade no golo ©Getty / Chris Brunskill/Fantasista
      Já com bola, a Roma, foi tentando chamar a pressão do Feyennord para ganhar espaço nas costas da defesa adversária, mas os comandados de de Arne Slot apenas pressionavam os italianos em certas zonas do terreno - especialmente na esquerda da defesa da Roma - e isso acabou por deitar por água o plano inicial de Mourinho. Perante isto, no ataque, coube a Zaniolo e Pellegrini surgirem na zona atrás do ponta de lança e promoverem as permutas posicionais com Abraham por forma a tentar desposicionar os centrais adversários.

      Com os planos das duas equipas a anularem-se mutuamente, houve pouco atrevimento e o ritmo de jogo baixou durante largos minutos, com as oportunidades a serem praticamente escassas. Contudo, à passagem do minuto 32, um erro ditou o primeiro golo do jogo. Mancini, adiantado no terreno, colocou a bola nas costas da defesa e o central Trauner abordou mal o lance, permitindo a Zaniolo recebeur (muito bem) de peito e isolar-se na cara de Bijlow. Aí, o jovem criativo italiano teve calma e, de primeira, picou por cima do guarda-redes para fazer o 1-0.

      Depois deste golo inaugural, o Feyenoord procurou reagir e impor um pouco de maior intensidade na troca de bola, mas a Roma manteve o plano, continuou a controlar bem a profundidade levou os neerlandeses ao desespero pela sua incapacidade em se aproximar na última zona de terreno pela zona central. Apenas através de longa distância estes criaram algum perigo, mas Rui Patrício estava atento ao pouco trabalho que teve.

      Sufoco antes da glória

      Depois de uma 1ª parte que deixou bastante a desejar - dos dois lados, na verdade -, o Feyenoord regressou dos balneários de atitude revigorada e encostou por completo a equipa de José Mourinho às costas. Os neerlandeses entraram bem mais assertivos com a bola nos pés, intensos e isso levou a que conseguissem colocar mais gente na zona de finalização e jogar com o corredor central.

      Feyenoord esteve perto do empate na 2ª parte ©Getty / ANP
      Os primeiros minutos foram de sufoco autêntico para a baliza romana e não fosse Rui Patrício - que fez uma defesa incrível - e os postes, em duas ocasiões, e a final tinha sido relançada bastante cedo. O Feyenoord estava motivadíssimo para chegar ao empate e conseguiu durante os primeiros 15 minutos da 2ª parte impor uma pressão sufocante à Roma, que praticamente não deixou os transalpinos sair a jogar ou ter bola de que maneira fosse, apostando várias vezes num jogo direto inconsequente.

      Com alguma naturalidade, o Feyenoord não conseguiu manter o nível elevadíssimo de pressão e foi obrigado a baixar ligeiramente as linhas, o que permitiu à Roma finalmente ter bola e reequilibrar o ímpeto da partida. Com mais espaço para correr e para jogar no ataque à profundidade lateral, os Giallorossi ainda conseguiram criar alguns lances de perigo, mas faltou maior assertividade para «matar» o jogo com o 2-0.

      Nos minutos finais, o Feyenoord, desesperado, apostou num autêntico «chuveirinho» para a área romana, onde até o seu guarda-redes se juntou, mas a Roma acabou por aguentar o sufoco até ao fim e venceu por 1-0. Desta forma, a Roma e José Mourinho conquistaram a 1ª edição da Europe Conference League e acabaram com uma seca de títulos no clube da capital romanda que perdurava desde 2008.

      U Quarta, 25 Maio 2022 - 20:00
      Air Albania Stadium
      István Kovács
      1-0
      Nicolò Zaniolo 32'
      Air Albania Stadium
      Lotação22 500
      Medidas110x68
      Inauguração2019
      A Chave

      Tudo mudou ao minuto 32. O jogo estava num ritmo excessivamente baixo, com as equipas encaixadas, mas uma má abordagem de Trauner permitiu a Zaniolo desbloquear o marcador. Foi decisivo e nem a reação neerlandesa na 2º parte bastou.

      O Árbitro

      O romeno István Kovács teve uma exibição sóbria e procurou apenas puxar dos cartões em casos de extrema importância. Manteve o critério

      O Melhor
      Pragmatismo Mourinhiano

      Nem sempre agradável, mas a verdade é que a estratégia de José Mourinho funcionou na perfeição. Na 1ª parte secou o ataque do Feyenoord e na 2ª teve que sofrer, mas no final lá conquistou mais um troféu internacional para o seu palmarés.

      O Pior
      Uma parte de avanço

      O arranque de 2ª parte do Feyenoord é ótimo e mereciam claramente o golo - não fosse Rui Patrício e tinham-no conseguido -, mas deitaram tudo a perder numa 1ª parte que deixou muito a desejar. Faltou ajustar muita coisa quando estava tudo encaixado.

      Forma
      Roma
      2021/2022
      55J
      29V
      12E
      14D
      95-62G
      Feyenoord
      2021/2022
      54J
      34V
      10E
      10D
      120-57G
      Sabia que...by playmaker stats
      O Feyenoord perdeu uma final de uma competição UEFA (excluindo Supertaça) pela 1.ª vez- tinha ganho as 3 anteriores que disputou
      José Mourinho volta a conquistar um troféu: o seu último título tinha sido a Supertaça Inglesa, pelo Man. United, em 2017
      26.º título da carreira de José Mourinho
      Treinadores com mais títulos UEFA por clube (excluindo Supertaça):
      5 Trapattoni
      5 José Mourinho
      4 Rocco
      4 Paisley
      4 Sir Alex Ferguson
      4 Unai Emery
      José Mourinho é o 3.º treinador a vencer 3 provas UEFA (excluindo Supertaça Europeia):
      Trapattoni
      Lattek
      5.º título internacional de José Mourinho:
      Taça UEFA ? FC Porto, 2003
      Champions ? FC Porto, 2004
      Champions ? Inter, 2010
      Liga Europa ? Man. United, 2017
      Conference League ? Roma, 2022
      12 anos depois, uma equipa italiana volta a conquistar uma competição europeia:
      2010 Inter (Champions) ? José Mourinho
      2022 Roma (Conference) ? José Mourinho
      2.º título internacional da Roma: em 1961, conquistou a Taça das Cidades com Feiras, competição oficial mas não organizada pela UEFA
      1.º título de uma competição da UEFA para a Roma
      14 anos depois, a Roma volta a conquistar um título: o último troféu conquistado tinha sido em 2008, com Spalletti (Coppa Italia)
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ROMA
      EMPATE
      FEYENOORD
      Comentários (50)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      zlatan_21
      2022-05-27 16h23m por Maxaqueen
      Raposa acabada, melhor dizendo. . .
      EagleKing
      2022-05-27 16h21m por Maxaqueen
      Conquista da 3ª divisão europeia com a favorita Roma é histórico?
      Ok. . .
      Aquaman
      2022-05-27 16h20m por Maxaqueen
      127 milhões de euros, maior investimento da Liga Italiana nesta época, 6º lugar na Série A e conquista da 3ª divisão europeia.
      Onde é que há motivo para elogiar aqui?
      EA
      MisticaEncarnad a
      2022-05-26 15h30m por EagleKing
      Talvez pudessem fazer uma meia final da Supertaça Europeia entre os vencedores da Conference e da Liga Europa e a final com o vencedor da Champions, seria interessante creio. . .
      Tiago Pinto
      2022-05-26 14h38m por Aquaman
      Já agora os meus parabéns à AS Roma, Mourinho, Rui Patrício, Sérgio Oliveira e Tiago Pinto, que tem feito o seu trabalho na estrutura do Clube e também é português e, portanto, também merece ser elogiado nesta conquista do clube onde colabora.
      zyxw4321
      2022-05-26 12h48m por MisticaEncarnada
      Certo mas tens de ver que ganhar a Champions por si só é o bolo gigante. O que é que tens mais para ganhar além disso? Tens o campeonato do mundo mas vale pouco mais que a Supertaça Europeia. A Champions é o céu, não há mais, atingiste o limite. Além de dar o apuramento para a Champions outra vez o que é que pode dar mais? Não pode dar mais grande coisa, dá-te a Champions em si.
      Se ganhar a Champions e a LE não é de todo a mesma coisa, ganhar a LE e a Conference League também não...ler comentário completo »
      Homo_libero
      2022-05-26 12h40m por MisticaEncarnada
      Com o plantel da Roma também era difícil fazer muito melhor. Penso que tinham a obrigação de ficar em 5º lugar e uma vez que a Juve fez um campeonato péssimo julgo que podiam ter ficado mais perto mas uma vez que o 5º e 6º lugares dão acesso direto na mesma à LE (julgo eu) , não é muito diferente ficar em 5º ou 6º.
      Também penso que o Mourinho faz bem em ficar na Roma. Estar num outseider sem a pressão de ganhar o que quer que seja ou de ter de lutar por títulos pode ser bom em termos...ler comentário completo »
      ZY
      MisticaEncarnad a
      2022-05-26 12h37m por zyxw4321
      Isso é verdade, mas antigamente a Taça UEFA era o "parente pobre" das competições, e acho que teria algum interesse evitar que isso aconteça com esta competição. Prefiro sobrevalorizar o vencedor do que subvalorizar.

      Ganhar a Liga Europa e a Champions não é de todo a mesma coisa, por exemplo, mas os vencedores jogam ambos a Supertaça Europeia e são ambos Pote 1 da Champions. A única diferença prática, além do prestígio e do dinheiro, é quem vai ao Mundial de Clubes. Isto...ler comentário completo »
      EA
      Mou the Special One!
      2022-05-26 12h34m por EagleKing
      Parabéns aos portugueses da Roma por este feito histórico para este grande clube!
      zyxw4321
      2022-05-26 12h25m por MisticaEncarnada
      Dá o direito a jogar a Liga Europa, o que não é mau. Se ganhar a Liga Europa dá acesso direto à fase de grupos da Champions, ganhar a Conference League não pode dar o mesmo "prémio", caso contrário é estar a dizer que ganhar uma vale o mesmo que ganhar a outra. Tem de haver uma diferença.
      Relativamente à Supertaça, é novamente dar o mesmo direito de lutar por um troféu a um clube que ganhou a Conference League e a um que ganhou a Liga Europa ou a Champions.
      zyxw4321
      2022-05-26 11h41m por King_10
      Concordo que o nível de dificuldade será muito maior, mas se o Eintracht Frankfurt conseguiu vencer a competição a Roma também pode chegar longe. Não digo vencer porque espero que seja desta vez que o meu Arsenal ganha a Liga Europa eheh :).
      Roma
      2022-05-26 11h36m por The_Knick
      "As finais não se jogam, ganham-se!" by José Mourinho
      Roma
      2022-05-26 11h30m por Homo_libero
      Plantel fraco e futebol mais fraco ainda. Não vi o jogo mas pelo que li em diversos jornais acho que o Mourinho já não tem mãos para um colosso Europeu. Ele faz bem em ficar na Roma, parece que encontrou jogadores e adeptos que o respeitam. Se levar a Roma a UCL, tentar uma Taça da Itália já será muito bom, pois a Roma só tem 17 títulos na sua história (não os vejo como um dos grandes da Itália). Contudo fico feliz pelo Rui Patrício.
      Frankfurt e Roma
      2022-05-26 11h19m por bludouro
      Clubes com ampla História, mas vencedores pouco habituais - os troféus para ambos são raros na cena doméstica, quanto menos nas provas internacionais. Já não podemos dizer o mesmo dos finalistas de sábado. . .
      Ben Fatto Roma
      2022-05-26 11h12m por bludouro
      . . . e parabéns também a José Mourinho (apenas 4 treinadores na História conquistaram mais títulos), San Patrício na baliza, e Sérgio Oliveira: um trio luso eternizado no clube que sustenta o estatuto de "Cidade Eterna". . .
      Roma
      2022-05-26 10h52m por TheFCPorto
      Que futebol paupérrimo. . Parecia a tática do "livra-te da bola sempre que a tiveres". Nem o Porto do Marega jogava de forma tão feia
      ZY
      King_10
      2022-05-26 09h33m por zyxw4321
      Olhando para o elenco já conhecido da Liga Europa na próxima época, temos Roma, United, Arsenal, Lazio, Braga, Rennes, Feyenoord, Real Sociedad, Betis, e provavelmente 3 ou 4 equipas de boa qualidade que vão cair nas eliminatórias ou na fase de grupos da Champions. Vai ser um grau de dificuldade muito acima da Conference League, por isso alcançar a final será uma tarefa difícil.
      AS Roma
      2022-05-26 09h02m por King_10
      Bem, não vi o jogo mas pelo menos foi uma final com duas equipas de interesse. Muito melhor que a Liga Europa desta época.

      Gostava de ver a Roma na final da Liga Europa da próxima temporada.
      ZY
      Roma
      2022-05-26 08h40m por zyxw4321
      Parabéns ao Mourinho por mais um título internacional, e por dar à Conference League alguma credibilidade, com um primeiro vencedor digno de respeito. Gostava que mais algo fosse feito para aumentar o interesse nesta competição, como dar uma possibilidade de jogar a Supertaça Europeia, ou, muito menos provável, um lugar na Champions. Por agora, é "só" o troféu em si e ser cabeça-de-série na Liga Europa.

      Parabéns também ao Rui Patrício e ao Sérgio Oliveira, que ganharam o seu primeiro título internacional de clubes.
      Mourinho/Roma
      2022-05-26 07h34m por zlatan_21
      Fico extremamente feliz por rsta conquista. Velha raposa sabe como é jogar estes jogos. No intervalo, as palavras foram certamente de precaução para com os jogadores e a mensagem foi bem transmitida.
      Mais uma vez um português a fazer história. Uma equipa italiana volta a vencer algo internacional, o último tinha sido o Inter, de Mourinho. .
      A Roma volta a vencer algo, tantos anos depois. Loucura em Roma.
      Siga Mourinho.
      tink
      2022-05-26 01h50m por Avalanche27
      Marselha equipa de Champions? É tão equipa de champions ultimamente como a Roma.
      GNR
      2022-05-26 01h30m por Italo_Calvino
      Tirana é um lugar quem sabe?
      Difícil de encontrar
      Tirar à sorte e dar
      Avançar retirar
      Tirana é uma menina
      Foi muito sedutora
      Atirar à sorte
      Pro ar sem o intuito de acertar
      Roma
      2022-05-26 00h41m por MisticaEncarnada
      Se tiverem os tais 100M€ para reforços e o Mourinho tiver liberdade para construir a equipa dele, daqui a um ano levanta o caneco da Liga Europa, escrevam o que eu vos digo.
      Acerca do jogo em si, só vi a segunda parte, o Feyenoord merecia ter marcado um golo, a Roma não fez grande coisa na segunda parte, ofensivamente. Defensivamente até cometeram erros que uma equipa com 2 ou 3 jogadores com mais classe não perdoava mas as finais não se jogam, ganham-se. Não sei como foi a pri...ler comentário completo »
      Mourinho/Roma
      2022-05-25 23h48m por Dragon4rce
      Parabéns ao que já foi considerado o melhor treinador do mundo, ao Sergio Oliveira também o Rui Patrício.
      Roma
      2022-05-25 23h42m por batuko
      É uma boa temporada do Mourinho, o Mourinho só não ganhou a final com o Tottenham, porque foi despedido. Mas se a Roma conseguir alguns reforços de peso, pode muito bem, tornar-se um caso sério, e entrar nas contas para ganhar o calcio.

      Diz-se que a Roma vai investir neste mercado de Verão, 100 milhões de euros.

      Senesi (Feyenoord) Douglas Luiz (Aston Villa) Andrea Belotti (Torino) Bernardeschi (Juventus) Origi (Liverpool) Matic (Man United) Junior Sambia ...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      História
      A história do adversário do Benfica
      Quando se pensa em futebol ucraniano, o primeiro nome que surge é o do Dynamo Kyiv, em português conhecido como Dínamo Kiev, o maior e mais bem-sucedido clube do ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      ReReturnedKingDevil 17-08-2022, 10:21
      NA
      naoacreditoemsantos 17-08-2022, 10:04
      orgulhovermelho 17-08-2022, 10:03
      TSG_Hoffenheim_1899 17-08-2022, 10:03
      MS
      MsDoMsm 17-08-2022, 09:49
      MS
      MsDoMsm 17-08-2022, 09:47
      Manaforte 17-08-2022, 09:43
      SC
      screwlogic 17-08-2022, 09:39
      SC
      screwlogic 17-08-2022, 09:36
      Tarik_10 17-08-2022, 09:21
      dionfcportomz 17-08-2022, 09:15
      BITW__ 17-08-2022, 09:15
      dionfcportomz 17-08-2022, 09:08
      FR
      Freskassss 17-08-2022, 09:07
      Dragon4rce 17-08-2022, 08:50
      SE
      sergio_fcpedroso 17-08-2022, 08:47