placardpt
entrevista
Técnico do Benfica abordou futuro como treinador

Luís Castro: «Cheguei à melhor formação do país e tenho mais degraus para subir»

Depois de três finais finais, o Benfica conseguiu por fim conquistar a UEFA Youth League, conhecida como a Liga dos Campeões dos mais novos, ao bater o RB Salzburg (0-6). Luís Castro foi o treinador que acabou com essa seca e abriu as portas do Benfica Campus ao zerozero para uma entrevista onde abordou essa conquista, as suas ambições profissionais, os talentos que despontam no Seixal e muito mais.

Nesta terceira de três partes da entrevista o foco esteve no trabalho que é feito ao nível da formação do Benfica e na forma como os encarnados têm desenvolvido vários talentos de topo mundial nos últimos anos. Além disso, Luís Castro destacou ainda, a nível individual e pormenorizado, Henrique Araújo, Diego Moreira e Tomás Araújo, três dos jovens que mais deram que falar neste final de temporada na Luz.

Leia também

Parte ILuís Castro: «O título é a cereja no topo do bolo, mas estava à vista de toda a gente que o bolo era ótimo»

Parte II«O Henrique Araújo tem coisas de topo a nível mundial. Em termos de inteligência, foi o melhor avançado que já treinei»

zz: Qual é a sua opinião sobre a formação em Portugal? Em que ponto acha que está?

LC: Acho que a formação em Portugal é muito forte. A nível de formar talentos top, somos os melhores do mundo. Basta ver que de cada vez que se faz uma convocatória, ficam jogadores de fora em que muitos treinadores de bancada questionam porque não estão. Temos muita qualidade. Agora, também temos por onde evoluir, felizmente. Nós, treinadores, os clubes e a Federação devemos sempre procurar algo que nos dê mais. Falámos da importância da Liga Revelação e é uma prova onde vários jogadores das seleções jovens já passaram. No futuro haverá ainda mais. Penso que essa prova foi um plus. Ainda há coisas a melhorar, mas penso que somos os melhores do mundo.

Luís Castro
2021/2022

38 Jogos
26 Vitórias
5 Empates
7 Derrotas

84 Golos
32 Golos sofridos

ver mais »
zz: Quem é o mister Luís Castro e como é que chega aqui?

LC: Falar sobre mim é mais difícil [risos]. É mais complicado. É alguém que nasceu numa aldeia pequena, Moreira de Cónegos, agora já é vila. Tem uma ligação muito forte com os clubes ali de perto, porque trabalhei no Vizela, Moreirense e Vitória SC. São três clubes que, por aquilo que passei lá, tenho um carinho especial. Vivo na cidade de Vizela, que foi o primeiro clube onde trabalhei e tenho um sentimento especial pelo clube, como é evidente. Fui construindo o meu caminho passo a passo, tive que demonstrar qualidade em todos os degraus onde estive. Fui subindo pelo meu pé, um passo de cada vez, fui conquistando o meu espaço. Penso que o estou a conseguir fazer aqui também, como tem acontecido sempre na minha carreira. Tenho um grupo de amigos que vem desde o tempo do secundário, intitulado dos “Ultras Nairas” [risos]. Eram umas brincadeiras que tínhamos quando nos metíamos nos copos quando eramos mais novos [risos]. Mantenho esse grupo de amigos desde o secundário. São as pessoas com quem faço por estar algum tempo quando vou lá acima, embora tenha cada vez menos tempo. Continuo com os mesmos amigos de infância. Fui conquistando alguns ao longo da vida com o futebol. Devo muito ao meu pai…e quero continuar a subir.

zz: A ambição é chegar a uma equipa principal?

LC: Não estou preocupado com isso. Se continuar na formação a ajudar jogadores a chegarem ao futebol sénior, é importante para mim. Tenho uma mãe e duas irmãs que apoiam muito. Uma esposa que sofre muito, mais os meus filhos, porque infelizmente estou muitas vezes ausente, e são o meu suporte, a minha família. Não estou preocupado se vou chegar à primeira equipa daqui ou dali ou se chego à Primeira Liga rápido. Eu penso que quando crescemos ganhamos maturidade. Já fui mais impaciente e tracei objetivos de chegar aqui e ali, fazer isto e aquilo. Agora preocupo-me mais em ser competente no sítio onde estou e sei que as coisas vão aparecer naturalmente. Se eu fizer bem o trabalho nos sub-23 e na Youth League, as coisas podem melhorar no próximo ano. Como aconteceu nos outros clubes por onde passei. Felizmente, passo a passo, cheguei à melhor formação do país, neste momento é o Benfica, e penso que tenho mais passos para dar, mais degraus para subir. Pelo menos, vou fazer tudo para que aconteça, mas não estou preocupado com qual é o degrau onde quero chegar e quanto tempo tenho para o fazer. Não estou minimamente preocupado com isso.

Luís Castro promete continuar a subir degraus ©SL Benfica
zz: Gosta do que faz?

LC: Amo. Sou um privilegiado. Em brincadeira com a minha esposa costumo dizer que o Benfica nem é o sítio onde trabalho mais horas, porque já estive num clube onde tinha duas funções e era mais complicado. Trabalhava mais horas porque não gosto de deixar nada por fazer. Eu entro, por exemplo, às 8 horas e saio às 22 horas, não tenho feriados, não tenho fins de semana, que é normal para quem está no futebol, e eu digo sempre à minha esposa que há cinco dias da semana onde as oito horas são pagas pelo clube onde eu trabalho. Os fins de semana, os feriados e as horas extra à semana é hobby. Faço aquilo que gosto. Há quem vá beber uns copos, há quem gosta de ir a um casino, ir dançar, fazer outras coisas. O meu hobby é futebol. Aquela parte é paga, o resto é hobby. Sem dúvida nenhuma faço aquilo que amo e felizmente ainda me pagam por isso.

zz: Se voltássemos a encontrar-nos daqui a cinco anos, o que é gostaria de ter para nos contar?

LC: Gostaria de dizer que continuo a amar o futebol e a ser feliz naquilo que faço. Era o mais importante. 

Portugal
Luís Castro
NomeLuís Manuel Ferreira de Castro
Nascimento1980-05-07(42 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoTreinador

Fotografias(16)

Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CO
Benfica B
2022-05-26 16h55m por costinhazz
Faltou a pergunta obvia. . . Luís Castro na próxima época será o treinador do Benfica B???
Tópicos Relacionados
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Inglês
Oficial
O Crystal Palace mantém a tradição de continuar atento aos talentos das divisões secundárias. As águias anunciaram este domingo a contratação ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ZY
zyxw4321 27-06-2022, 05:29
moumu 27-06-2022, 03:23
yousandro 27-06-2022, 02:51
pedrinho_dgl 27-06-2022, 01:59
JPSportingCP 27-06-2022, 01:55
Italo_Calvino 27-06-2022, 01:29
Italo_Calvino 27-06-2022, 01:28
Italo_Calvino 27-06-2022, 01:26
rafaelfernandes525 27-06-2022, 01:25
tiger1974 27-06-2022, 01:16
tiger1974 27-06-2022, 01:13
Italo_Calvino 27-06-2022, 01:07
tiger1974 27-06-2022, 01:05
Italo_Calvino 27-06-2022, 01:02
tiger1974 27-06-2022, 00:59
tiger1974 27-06-2022, 00:58