placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Venceram o Benfica nas grandes penalidades

    Nun’Álvares conquista Taça de Portugal pela primeira vez

    2022/05/22 22:20
    E3

    O Nun’Álvares conquistou a primeira Taça de Portugal da sua história. Em estreia absoluta na final 4 da competição, as fafenses venceram o Benfica nas grandes penalidades, com a guarda-redes Odete a ser a heroína, ao defender uma grande penalidade a Inês Matos, e, ainda antes disso, vendo o remate de Sara Ferreira embater no ferro.

    O jogo chegou ao final do tempo regulamentar empatado a uma bola, com o Benfica a ter feito mais para vencer o jogo, mas vendo Morgado empatar a contenda com um remate que ainda sofreu um pequeno desvio em Inês Fernandes.

    No prolongamento, o Nun’Álvares foi mais perigoso, obrigando Ana Catarina a quatro grandes defesas de rajada mesmo em cima do fim do prolongamento.

    Este é o segundo troféu consecutivo que as fafenses vencem, depois de terem conquistado a Taça da Liga.

    Ninguém desatou o nó

    Ao cabo dos primeiros 20 minutos, ainda não havia golos no Multiusos de Sines. O jogo começou muito encaixado, sem que nenhuma das equipas se aproximasse da baliza com perigo.

    Gradualmente, o Benfica foi assumindo mais o jogo, mas o primeiro remate enquadrado do jogo só surgiu à passagem do minuto 9, com um remate de meia distância de Dricas e obrigar Odete a aplicar-se.

    O Benfica tinha mais posse de bola, mas não traduzia isso em oportunidades flagrantes na baliza contrária. Do lado das fafenses, só à passagem dos 15’ é que saiu o primeiro remate perigoso, dos pés de Carla Vanessa, com Ana Catarina a dizer presente.

    Até final, foi o Benfica quem ficou próximo de abrir o ativo, por duas vezes, ambas por Maria Pereira – a melhor jogadora do Benfica neste jogo – mas a 7 encarnada embateu duas vezes nos ferros.

    Foi na ‘lotaria’

    No segundo tempo, o Nun’Álvares cresceu um pouco no jogo, mas só mesmo Carla Vanessa é que parecia esclarecida quanto ao caminho para a baliza de Ana Catarina.

    O Benfica demonstrava menos inspiração, mas acabou por conseguir abrir o ativo, numa fase em que até estava ligeiramente por baixo do jogo. Foi aos 30’ que Inês Fernandes, à segunda, rematou de baixo para cima e bateu Odete, numa recarga a um primeiro remate seu.

    O golo inaugural serenou o Benfica que voltou a assumir maior controlo sobre a partida. Pelo contrário, a desvantagem e o avançar do cronómetro deixou o Nun’Álvares cada vez mais pressionado.

    Pedro Nobre aproveitou uma pausa técnica pedida por Luís Estrela para preparar o 5 para 4, e avançou com Ana Pires como guarda-redes avançada, aos 36’, sendo que a estratégia até nem estava a trazer os frutos pretendidos, até que Cátia Morgado rematou forte, com a bola a embater ainda em Inês Fernandes, e fez o 1x1 com que as equipas terminaram os 40 minutos regulamentares.

    Antes do empate, destaque para o atingir das 5 faltas por parte do Benfica.

    Na primeira parte do prolongamento destaque para o livre de 10 metros desperdiçado por Carla Vanessa, que bateu para defesa de Ana Catarina. A segunda metade contou também com o cronómetro a passar rápido, sendo que a história ficou guardada para o último minuto. Aí entrou em ação a melhor do Mundo, Ana Catarina fez quatro defesas de rajada, levando o jogo para o mata-mata.

    Da marca dos 6 metros, o Benfica falhou por duas ocasiões: Sara Ferreira acertou no poste, e Inês Matos permitiu a defesa a Odete, sendo que apenas Maria Pereira converteu em golo. O Nun’Álvares mostrou a mira afinada, marcando os 4 que dispôs, por Cátia Morgado, Pisko, Liana e Carla Vanessa.

    O Nun'Álvares volta a fazer história, aumentando o seu palmarés com a primeira Taça da Liga, juntando-se a Benfica e Quinta dos Lombos como as equipas que já conquistaram este troféu.



    U Domingo, 22 Maio 2022 - 20:00
    Pavilhão Multiusos de Sines
    1-1
    (1-4 g.p.)
    Inês Fernandes 30'
    Cátia Morgado 39'
    Pavilhão Multiusos de Sines
    Lotação2 200
    Medidas52x45m
    Inauguração2013
    Lances Capitais
    30´
    GOLO Benfica!
    Inês Fernandes marca
    Inês Fernandes marca o seu 2º golo na prova
    39´
    GOLO Nun´Álvares!
    Cátia Morgado marca
    Cátia Morgado marca o seu 8º golo na prova
    A Chave

    O remate de Inês Matos, que Odete defendeu, já depois de Sara ter enviado ao poste, deixou nos pés de Carla Vanessa a responsabilidade de levar o Nun'Álvares a mais uma conquista.

    Novamente perante Ana Catarina, Carla não falhou - como no livre de 10 metros ainda dentro do tempo regulamentar - e deu início à festa fafense.

    O Árbitro

    Filipa Prata e Juliana Lucas mostraram-se algo inseguras em alguns lances, demorando muito a assinalar faltas, o que, inclusivamente, gerou alguma confusão no lance do livre de 10 metros de que o Nun'Álvares dispôs no segundo tempo.

    O Melhor
    Odete Rocha

    Depois de um jogo exigente, em que Nun’Álvares até esteve mais tempo por baixo, Odete chegou às grandes penalidades ultra focada, conseguindo uma defesa importante já depois de Sara Ferreira ter falhado uma tentativa.

    O Pior
    Sara Ferreira

    Sara tem feito uma época repleta de golos. Desequilibra como ninguém, e está de pé quente esta época, mas nesta final 4 não apareceu, e foi a primeira a falhar uma grande penalidade, abrindo caminho para a derrota do Benfica.

    Forma
    Benfica
    2021/2022
    36J
    30V
    4E
    2D
    166-31G
    Nun´Álvares
    2021/2022
    36J
    30V
    3E
    3D
    175-34G

    Fotografias(13)

    Taça de Portugal Feminina| Benfica x Nun´Álvares
    Taça de Portugal Feminina| Benfica x Nun´Álvares
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    NUN´ÁLVARES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SA
    Enorme Nun'Álvares
    2022-05-23 16h40m por santossantos
    É extremamente raro uma equipa não grande vencer nas modalidades por mérito próprio. Neste caso já não acontecia desde a Oliveirense venceu no basket masculino.

    Os dirigentes do Benfica foram extremamente displicentes, e agora correm o sério risco de perder 3 troféus seguidos, algo inimaginável há um ano.

    Pode ser que isto ajude a selecção a dar mais luta à Espanha, nunca existiram tantas portuguesas em grande forma.
    Meninas do Benfica
    2022-05-22 22h45m por ACravo
    Como em todos os desportos, nem sempre ganha que mais faz por isso. E quando os jogos são decididos por pontapés da marca de penalti, tornam-se imprevisíveis os vencedores!
    Parabéns às vencedoras; honra às vencidas. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    PENxPFE em direto!
    Começou a partida! Acompanhe aqui o FC Penafiel x Paços de Ferreira em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.