placardpt
    FC Porto conquistou a Taça de Portugal

    Jamor voltou a ser azul e branco

    2022/05/22 19:30

    Exatamente 11 anos depois, o FC Porto voltou a festejar a conquista da Taça de Portugal no Estádio Nacional do Jamor (a última conquista aconteceu em Coimbra). Os dragões conseguiram a cereja para o topo de um grande bolo que foi a temporada de 2021/22 e juntaram a Taça ao campeonato, celebrando a tão desejada dobradinha.

    A equipa de Sérgio Conceição não deu hipótese a um Tondela que tentava desafiar a história e conquistou a 18.ª prova rainha da sua história depois de um jogo de sentido único em que o resultado até peca por escasso. O golo do Tondela acaba por coroar o esforço de uma equipa que viveu uma semana de emoções mistas e que contou com um apoio de peso no Estádio Nacional, mas foi insuficiente para travar a onda azul e branca.

    Bastou um erro…

    O favoritismo era claro para os dragões, que fizeram questão de o demonstrar com uma entrada forte desde o apito inicial. A equipa de Sérgio Conceição depressa assumiu o domínio de um encontro de sentido único ao longo de praticamente toda a primeira parte. Os defesas do Tondela, que formavam uma linha de cinco a defender, iam respondendo da melhor forma, mas bastou um erro…

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Babacar Niasse ainda brilhou com uma defesa espetacular para a barrar, porém, o VAR detetou uma grande penalidade de Marcelo Alves, que Taremi se encarregou de converter, tornando-se no primeiro jogador asiático a festejar numa final da Taça de Portugal. Estava aberto o marcador, para delírio dos milhares de adeptos portistas que se deslocaram até ao Estádio Nacional do Jamor.

    O cenário já era difícil para o Tondela e complicou-se ainda mais. A equipa de Nuno Campos bem tentava sair curto, mas a pressão do FC Porto tinha tanto de intensa como de eficaz. A saída de bola terminava, de resto, quase sempre na primeira linha de pressão portista. De resto, os beirões só chegaram perto da baliza contrária em duas ocasiões, mas não chegaram a assustar – terminaram a primeira metade sem qualquer remate.

    Apesar de claro, o domínio portista ao longo da primeira metade também não foi sinónimo de oportunidades de golo. Os dragões tinham a bola toda para si e quando não a tinham também não demoravam a recuperá-la, mas a verdade é que, para além do golo, só voltaram a incomodar em cima do intervalo, num remate de Evanilson a rasar o poste.

    A confirmação

    O domínio passivo do FC Porto passou a (bem) ativo no início da segunda parte. Com o Tondela ligeiramente mais subido, abria-se mais espaço nas costas da defensiva beirã e foi por muito pouco que Pepê não aproveitou da melhor forma logo a abrir. Niasse evitou essa e outras duas tentativas, mas nada pode fazer pouco depois, quando Vitinha combinou com Pepê, entrou na grande área e finalizou com toda a calma, dilatando a vantagem para 2-0.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    O cenário ainda mais complicado do que o inicial parecia agora uma missão impossível para o Tondela e só não se complicou ainda mais à hora de jogo porque Mehdi Taremi desperdiçou uma grande penalidade. Era um sinal de esperança que o Tondela aproveitou da melhor forma, reduzindo a desvantagem poucos minutos depois, no primeiro remate que fez em todo o jogo, por intermédio de Neto Borges. No entanto, não tardou até a esperança voltar a desvanecer.

    A resposta do FC Porto ao golo inesperado do Tondela foi imediata, com Taremi a responder da melhor forma a um passe espetacular de Otávio, e evitou sofrimentos desnecessários nos minutos finais. Esses, de resto, ainda tiveram um Tondela sem pressão a tentar o tudo por tudo nos minutos finais, mas o destino já estava selado. O apito final não demorou e o FC Porto, num Jamor quase totalmente vestido de azul e branco, conquistou a 18.ª Taça de Portugal da sua história.

    U Domingo, 22 Maio 2022 - 17:15
    Estádio Nacional do Jamor
    Rui Costa
    3-1
    Mehdi Taremi 22' (g.p.) 74'
    Vitinha 52'
    Neto Borges 73'
    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    22´
    GOLO FC Porto
    Mehdi Taremi marca de grande penalidade!
    Mehdi Taremi marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    52´
    GOLO FC Porto!
    Vitinha marca
    Vitinha marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    Vitinha marcou o seu 4º golo na equipa (59 jogos)
    66´
    Mehdi Taremi (FC Porto) falha a grande penalidade! Bola para um lado, guarda-redes para o outro, mas o poste estava no caminho do golo.
    73´
    GOLO CD Tondela!
    Neto Borges marca
    Neto Borges marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    74´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    A Chave

    Golo de Taremi, aos 74 minutos: o Tondela tinha acabado de reduzir e a verdade é que, apesar do domínio portista, com um golo de desvantagem, qualquer lance fortuito podia dar o empate, só que a Taremi evitou surpresas e dilatou a vantagem de imediato, depois de um grande passe de Otávio.

    O Árbitro

    No último jogo da carreira, Rui Costa merece nota positiva. É verdade que precisou do auxílio do VAR, mas acabou por decidir bem e não teve influência direta no resultado final.

    O Melhor
    Super Dragão

    Que grande temporada do FC Porto! Os dragões venceram o campeonato com o recorde de pontos, tendo sido ainda a melhor defesa e o melhor ataque da prova, sendo que, pelo meio, conseguiram ainda quebrar o recorde de 57 jogos consecutivos sem derrotas na Liga. A tudo isto junta-se agora a Taça de Portugal.

    O Pior
    De volta ao pesadelo

    A despromoção foi esquecido durante uma semana de forma a que nada interferisse na preparação do sonho da Taça de Portugal. No entanto, o Tondela foi incapaz de contornar o favoritismo do FC Porto e volta agora à dura realidade. Ainda assim, há que referir o grande apoio que os beirões tiveram no Jamor.

    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    53J
    39V
    8E
    6D
    119-45G
    CD Tondela
    2021/2022
    42J
    12V
    8E
    22D
    55-75G
    Sabia que...by playmaker stats
    Treinadores com + títulos pelo FC Porto (excluindo competições regionais):
    8 Artur Jorge
    7 Sérgio Conceição
    6 José Maria Pedroto
    6 José Mourinho
    6 Jesualdo Ferreira
    5 Bobby Robson
    5 Fernando Santos
    Evanilson terminou esta edição da Taça de Portugal como melhor marcador da prova, em igualdade com João Rodrigues (Caldas SC)
    13.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao CD Tondela
    Sérgio Conceição é o 1.º treinador do FC Porto a conquistar 2 dobradinhas
    Sérgio Conceição soma o 7.º título como treinador do FC Porto: só Artur Jorge (8) tem mais títulos ao serviço do clube
    FC Porto conquista a dobradinha pela 9.ª vez
    O FC Porto ultrapassa o Sporting e passa a ser a 2.ª equipa + titulada na Taça de Portugal
    FC Porto conquista a Taça de Portugal pela 18.ª vez

    Fotografias(55)

    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Tondela
    Final da Taça de Portugal: FC Porto x Tondela

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    A Taça é NOSSA!
    2022-05-23 22h27m por PeevesThePoltergeist
    Nona dobradinha da história do FC Porto.
    hal
    2022-05-23 13h16m por neymarsantos
    só 12 penaltis por marcar ?? olha que eu acho que foram 32 so na 1 volta


    surreal
    SC
    Porto
    2022-05-23 12h52m por screwlogic
    Jogo em ritmo de treino, não foi preciso correr muito para obrigar o Tondela a cometer diversos erros. Nota-se bem que é uma equipa que está na mó de baixo, possivelmente devido à descida de divisão. Prevejo um novo troféu no horizonte a conquistar com alguma facilidade em finais de agosto (ou inícios de setembro? Indiferente). O FCP não tem culpa da azelhice do adversário, no que toca aos penalties. Dois bem assinalados, um por assinalar. Taça entregue à melhor equipa em campo.
    JS
    Depois disto
    2022-05-23 12h45m por jsilva77
    "Mas por exemplo o Sporting foi roubado escandalosamente no dragão, se o Coates não é expulso e mal expulso o Sporting ganhava o jogo e podia perfeitamente ter sido campeão nacional!"

    Há alguma coisa mais a discutir ??? É deixá-los falar que nem. com números e constantes . elogios à forma de jogar e aos jovens que foram lançados são evidências para esta gente . . . Clubite é isto mesmo e é doença sem cura . . . Mais que justo o 30o e a 18a . . . Siga e que se prepare a próxima...ler comentário completo »
    jsilva77
    2022-05-23 12h29m por MisticaEncarnada
    Tanto bom treinador por aí e que pode ser pago a peso de ouro e já com experiência (Conte, por aí fora) e a direção PSG (se é que ela existe - quem despede Tuchel, Blanc e Emery não pode entender muito da coisa) ia logo pensar no Amorim hahah
    Se bem que para aquilo que os donos pretendem que é ter um plantel com vedetas em vez de ter uma equipa qualquer um serve, até o JJ, não deixavam de ganhar o campeonato por causa disso.
    Falando mais a sério acerca do Amorim, tem ainda ...ler comentário completo »
    Engraçado!
    2022-05-23 12h25m por Edfcp
    Quando o coates foi expulso (friso o 1°amarelo foi ridículo), o resultado estava 1-2, como podem garantir que o Porto não chegaria ao empate!? No lance sobre o Fábio Vieira aos 3 minutos ninguem fala, não interessa, à que seguir o guião. . . não se esqueçam de verificar a equipa que teve mais pénaltis a favor pro campeonato, e depois digam alguma coisa.
    AJcompsHD2
    2022-05-23 11h59m por orgulhovermelho
    Mas em algum comentário meu leste que eu disse que o Benfica merecia ser campeão?! Mas qualquer um que perceba de futebol percebe que o Benfica foi o clube mais prejudicado. E a partir do momento em que estás a 5 pontos e és prejudicado constamente o fosso vai aumentado, qualquer um percebe! Mas por exemplo o Sporting foi roubado escandalosamente no dragão, se o Coates não é expulso e mal expulso o Sporting ganhava o jogo e podia perfeitamente ter sido campeão nacional! Mas nem vale a dizer n...ler comentário completo »
    yellow_ledbette r
    2022-05-23 11h56m por orgulhovermelho
    De acordo, os nossos dirigentes têm de abrir os olhos. Veremos na próxima temporada como vão ser as arbitragens. Felizmente que há muitos com a mesma opinião.
    JS
    Atenção Amorim é prioridade para o PSG
    2022-05-23 11h53m por jsilva77
    Segundo a imprensa, isto este ano promete, até que a época só acabou ontem, por isso :p

    À atenção de alguns, não andamos a reboque do número de apitadelas quando se ganha, mas o que nos move são os títulos, portanto . . . Poucos mas bons, ainda que esses números, hmmmmmm . . . Valem o que valem à época, mas é verdade que até julgava que os Sportinguistas quase tinham entrado em modo de extinção até terem ganho um campeonato o ano passado . . .
    Árbitros!!
    2022-05-23 11h35m por Edfcp
    Realmente os de cá são fracos, disso não tenho dúvidas, mas as escolhas de árbitros para o mundial são um exemplo daquilo que existe cá no burgo.
    Não é que os entendidos escolheram aquele fantástico árbitro da CAN que terminou o jogo duas vezes antes do tempo!
    Os tugas são fracos, mas deixem lá que os que vão ao mundial não são muito melhores.
    P. S. - até admira hoje os ditos arautos d verdade nao dizerem que o Porto foi a equipa com mais penaltis a favor no campeonato! Essa já não cola. . . .
    AJ
    Tanto melão
    2022-05-23 11h32m por AJcompsHD2
    Quando o FC Porto ganha, o futebol não presta, os árbitros são uns corruptos, os jogadores são uns piscineiros, andam no dopping e são maus profissionais. O treinador do FC Porto é um arruaceiro. Continuem a alimentar-nos!
    AJ
    Papa palhas
    2022-05-23 11h17m por AJcompsHD2
    TAÇA DE PORTUGAL:

    Porto vs Benfica (3-0 aos 30 minutos). Lá tinha que vir a expulsão do costume. . . para o FC Porto, senão os números eram outros :(
    Sporting vs Porto (1-2)
    Porto vs Sporting (1-0)

    Limpinho, sem espinhas, o FC Porto é a melhor equipa Portuguesa.
    AJ
    orgulhovermelho
    2022-05-23 11h14m por AJcompsHD2
    Papa palhas. . . Quem é que para ti devia ter vencido o campeonato? O Benfica, que acabou a 18 pontos, so precisava que o Porto tivesse empatado mais 9 jogos para ficarem em igualdade pontual. . . UPS, mas como o Porto vos humilhou 2 vezes e tem confronto direto eram precisos 10 EMPATES do Porto. Estavas quase. Cresce e aparece!
    AJ
    orgulhovermelho
    2022-05-23 11h13m por AJcompsHD2
    Um triste. . .
    Hal21
    2022-05-23 11h05m por orgulhovermelho
    Tens razão se as arbitragens continuarem como até aqui continuarei sem ganhar nada de certeza absoluta. Eu não tiro mérito aos adverários, o Porto em anos anteriores em que venceu teve mérito, mas este ano, é tipico ano do apito dourado, quando o jogo estava complicado ou penalti ou expulsão. Não é por acaso que o Porto foi a equipa na EUROPA com mais expulsões a favor, não sou eu que o digo são os dados que o comprovam. Para finalizar, não sou triste, e aqui por Lisboa temos a esperan...ler comentário completo »
    Penaltis
    2022-05-23 10h48m por tripeiroFCP
    Não eram 2 aziados. . . .
    Eram 3 mas o var não viu
    Chora bebê !
    Mais do mesmo!
    2022-05-23 10h42m por Edfcp
    A dor é mesmo lixada, nem depois de na generalidade terem afirmado que ficou um por marcar, ainda vêm comna conversa da treta de que o Porto foi benefeciado. Haja paciência!
    orgulhovermelho
    2022-05-23 10h40m por Hal21
    És um triste papa palhas.
    E por muita felicidade nossa, se tudo correr bem vais continuar um triste papa palhas para o ano que vem.
    Reduzir o domínio absoluto do Porto este ano ás arbitragens quando esta equipa terminou o campeonato com 12 penaltis a favor por marcar e mesmo assim conseguiu só perder um jogo e terminar a competicao com o melhor ataque. . . Sem comentários.
    Isto vindo de adeptos que queriam um golo validado cujo marcador parte em posicao de fora de jog...ler comentário completo »
    PAPAGAIOS
    2022-05-23 10h36m por PORTO__INVICTUS
    sporting lisboa 1-1 FC Porto (LIGA)
    FC Porto 3-0 slb (LIGA)
    FC Porto 3-1 slb (TAÇA)
    FC Porto 2-2 sporting lisboa (LIGA)
    sporting lisboa 1-2 FC Porto (TAÇA)
    FC Porto 1-0 sporting lisboa (TAÇA)
    slb 0-1 FC Porto (LIGA)

    Pressão, VAR, arbitragem, escândalo, piscinas, apito dourado, pressão.

    Para o ano há mais!
    JS
    Uma boa vitória a culminar
    2022-05-23 09h55m por jsilva77
    Uma época de excelência, que ao ficou um pouco aquém, para os Portistas que gostam de levar isto a sério . . não, não foi a taça dos patrocínios, foi a LE . . . Fruto de uma desastrosa primeira mão em colocou em causa toda a estratégia para a segunda. Aliás, ao passar essa fase tínhamos todas as condições para a vencer, mas . . . SC também foi muito claro aquando da saída de Diaz e da morte anunciada do FCPorto para o resto da época, o plantel não dá para tudo e . . . Não dava mesmo,...ler comentário completo »
    FCP
    2022-05-23 09h13m por moumu
    Bom jogo do FCP com a réplica possivel do Tondela.
    Gil_bicente
    2022-05-23 09h04m por One82
    O auxiliar marcou fora-de-jogo sim . . mas MAL
    Com as novas regras a partir do momento que o jogador do Tondela joga a bola a posição de fora-de-jogo deixa de existir, como aconteceu na liga nas nações no lance entre o Eric Garcia e o Mbappe. O VAR (e o árbitro) seguiram a regra. Se a regra é ridícula (eu até acho que é) é outra história.
    Neto Borges, R. Barbosa. . .
    2022-05-23 01h25m por GERRARDandRONALDINHO
    Bons jogadores. Tecnicamente notáveis e com golo. E com o Agra a combinar com eles, então. . .
    3 jogadores que merecem jogar na Liga Bwin para o ano. Os outros a ver vamos. . .

    Esta equipa tinha potencial técnico e tático mas depois do que fizeram com o Pako, o projeto só podia ficar por concluir. Má gestão desportiva dá nisto.
    Yto
    2022-05-23 01h06m por Maxaqueen
    Não interessa a si.
    Interessa a outros que, pelos vistos, são bastantes.
    Para si podia-se fazer estádio qualquer desde que fosse moderno, nem que fosse um dos vários "abortos" do Taveira ou de qualquer outro arquitecto.
    Para mim (e outros users aqui) o Estádio Nacional tem peso histórico e significado que mais nenhum estádio em Portugal tem.

    Por isso, reveja essa do "não interessa a ninguém" que você está equivocado.
    Yto
    2022-05-23 00h20m por Minnowkr
    Como disseste e bem sou defensor que muitos estádios em Portugal deveriam de ser renovados/reconstruídos/constr uidos de novo etc. pois para uma liga que neste momento é 6°da Europa, temos estádios no campeonato que só visto mesmo, é uma vergonha. Porém a questão da final da Taça, é um pouco diferente, defendo que se deveria de renovar o estádio, ja disse um user abaixo que não dá para fazer muito devido a ser património cultural, não sabia disso, mas então é fazer tudo o que seja possí...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    REACTZZ
    com video
    REACTZZ | Os melhores momentos do Ep. #1
    Estreou esta quarta-feira o programa Reactzz, o novo conteúdo do zerozero que, semanalmente, mostra os vídeos virais e relevantes do mundo do desporto.