placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Sines vai receber mais um dérbi

    Afonso e Pany, Benfica e Sporting: a antevisão à final da Taça de Portugal

    2022/05/20 13:38
    E0

    A mudança no calendário da final eight da Taça de Portugal proporciona este tipo de momentos. Depois de disputados, em dois dias consecutivos, quartos e meias da Prova Rainha, dois protagonistas dos finalistas da prova estiveram à conversa com os jornalistas, em Sines. No caso... dois rivais de Lisboa que até conhecem a cor adversária.

    Numa conferência de imprensa de antevisão à final onde o zerozero marcou presença, Afonso Jesus e Pany Varela falaram abertamente sobre as expetativas para o jogo deste sábado. Dos zero troféus do Benfica este ano à derrota do Sporting no último dérbi... tudo foi tema.

    Afonso Jesus em discurso direto

    ©FPF/Diogo Pinto
    Detalhes decidem dérbis: «Hoje em dia já nos conhecemos bastante bem, jogadores, treinadores, o que cada um faz e não faz. É muito importante a intensidade com que jogamos um dérbi, é muito importante para a intensidade como disputamos cada lance. Às vezes é na bola parada, outras vezes só em situações de inferioridade ou superioridade numérica. Mas eu acho que o importante é entrarmos para o jogo. Termos a intensidade nos níveis máximos e proporcionamos a todos um excelente espetáculo porque acho que temos a oportunidade de jogar uma final da Taça, sendo um dérbi que é o que toda a gente anseia jogar, é chegar a este nível, ao topo dos topos. Acho que acima de tudo temos que respeitar esse facto e dar o nosso melhor.

    Último dérbi: «Penso que não. É mais um dérbi. Felizmente temos a oportunidade de o jogar e temos é que dar tudo aquilo que temos em campo de maneira a respeitar, não só o símbolo que trazemos ao peito, mas disputar aquilo que é uma grande final por si só» 

    Jogos dos quartos e meias: «Neste caso específico, acho que fizemos dois jogos importantes porque conseguimos alcançar o nosso objetivo que era chegar à final. Podiam ter sido jogos melhores? Sim, talvez poderiam, mas eu acho que o importante é chegarmos à final e termos os níveis de confiança no máximo, que é o que se passa neste momento. Estarmos unidos e preparados para aquilo que vai ser a grande final porque tudo o que ficou para trás não conta. É um dia especial, é um dia de dérbi e nestes dias o importante são os níveis de concentração, os níveis de intensidade estarem no máximo e pouco ou nada conta aquilo que se passou para trás»

    Histórico recente na Taça: «Qualquer jogo que joguemos, qualquer competição em que entremos, temos obrigação da disputar ao máximo e, se possível, vencê-la. É verdade que não temos ganho as Taças de Portugal que queremos, é uma realidade, mas vamos entrar com a confiança máxima como da primeira que perdemos. Eu acho que é nossa obrigação, é nosso dever. Os adeptos vão estar cá certamente para nos apoiar como da primeira vez. E uma coisa nós podemos garantir: não vamos deixar nada por fazer.»

    Como se prepara psicologicamente um dérbi: «Pessoalmente existe sempre o nervosismo, fosse a final um dérbi fosse contra outra equipa qualquer. Existe sempre o nervosismo, estamos a disputar um título para as nossas cores . Quando temos ao nosso lado pessoas de confiança, como é o caso, tudo fica mais fácil porque confiamos na pessoa que está ao nosso lado, confiamos nos quatro que vão entrar e se calhar nos quatro que voltam a entrar a seguir dessa maneira fica mais fácil antecipar, seja qual for a final. Não deixa de ser um dia especial, é a Taça de Portugal, é a Festa da Taça como se costuma dizer, vai haver nervosismo, mas depois a bola começar a rolar e o objetivo é pôr em prática aquilo que nós trabalhamos diariamente»

    Pany em discurso direto

    ©FPF/Diogo Pinto
    Detalhes decidem dérbis: «Eu acho que não só os dérbis se decidem em pormenores como todos os jogos a este nível. Ao nível que nós estamos todos os detalhes contam e nós sabemos disso obviamente. Se no dérbi isso conta... óbvio que sim, mas isso e muito mais coisas. Não vale aqui a pena estar a dizer que é um jogo especial: é, não vamos fugir disso. É muito mais que só um jogo»

    Último dérbi: «Tenho a certeza absoluta que não conta para nada. Este jogo vai ter a sua história, uma final de uma final da Taça obviamente não vai ter nada a ver, obviamente, com o que foi o jogo na Luz. Vamos disputá-lo ao máximo, dentro dos dos limites e dentro das regras do jogo e espero que no fim o melhor vença. Que seja um bom espetáculo para todos, não só para nós que o vamos jogar, mas também para quem de certeza vai encher este pavilhão. 

    Jogos dos quartos e meias: «Nós chegamos aqui sabendo que íamos ter duas finais antes de chegar à derradeira final, digamos assim. Sabíamos que não havia espaço para facilitismos e foi assim que encarámos os dois jogos que nos deram o passaporte para esta grande final. Obviamente que as boas exibições dão confiança, mas aqui não é só confiança. Não são os últimos jogos que vão fazer a diferença, ainda para mais sendo um dérbi.»

    Histórico recente na Taça: «Nós obviamente que sabemos desses números e felizmente que esses números estão ao nosso favor. Mas como eu costumo sempre dizer as estatísticas são para quem gosta das fazer. Nós só temos que nos preocupar em disputar o jogo e tentar fazer com que a vitória caia do nosso lado. Depois no final quem gosta dos números, quem gosta de fazer essa estatísticas... Pessoalmente e acredito também que os meus colegas não nos preocupamos muito com isso, mas sim em fazer bem aquilo que nós trabalhamos durante a semana.»

    Como é vencer a Taça: «O Afonso felizmente já teve oportunidade de vencer outras competições e sabe quão prazeroso é vencer, mas eu vou disputá-la como se fosse a minha primeira vez. Tudo o que ficou para trás já não conta para nada. Vou entrar em campo com a mesma vontade e com a mesma ambição da primeira vez ou como se eu nunca tivesse ganho uma Taça de Portugal.»

    Como se prepara psicologicamente um dérbi: «Já joguei muitos dérbis, felizmente já disputei muitos jogos que valiam títulos, felizmente também me sinto tranquilo, nós já sabíamos que poderia acontecer um Benfica - Sporting na final da Taça. Felizmente os treinadores já têm tudo preparado e a nós jogadores só nos cabe meter em prática aquilo que que é treinado e que é falado durante a semana ou durante os os treinos, porque acho que a esta altura não há segredos ou dificilmente haverão segredos entre as duas equipas. É não deixar nada por fazer porque sendo uma final a pior sensação que nós podemos levar daqui é aquela sensação de que poderíamos ter feito alguma coisa a mais e tenho a certeza absoluta que todos os meus companheiros vamos fazer de tudo para levar esta taça para o nosso museu porque é um dos grandes objetivos do Sporting. Então é isso que nós vamos tentar fazer aqui.»



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Portugal
    Pany Varela
    NomeAnilton César Varela da Silva
    Nascimento/Idade1989-02-25(35 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Cabo Verde
    Cabo Verde
    PosiçãoAla

    Fotografias

    Taça de Portugal| Benfica x Sporting (Final)
    Taça de Portugal| Benfica x Sporting (Final)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sábado, 21 Maio 2022 - 20:00
    Pavilhão Multiusos de Sines
    3-4
    Ivan Chishkala 15'
    Rocha 16' 21'
    Tomás Paçó 1' 35'
    Erick Mendonça 14'
    Esteban Guerrero 29'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03