placardpt
      As explicações das mudanças na Belenenses SAD

      Belenenses SAD e Malveira: estádio quase certo, fusão é possibilidade forte

      A época chegou ao fim e a Belenenses SAD enfrentou o destino que procurava evitar desde o início da época: a descida de divisão. A situação entre a Belenenses SAD e o CF Os Belenenses é do conhecimento público, mas esse não é, pelo menos por agora, o principal problema que o clube que até aqui militava na Primeira Liga tem de enfrentar nos próximos meses, nas próximas semanas e até nos próximos dias.

      A situação financeira da Belenenses SAD já estava longe de ser das melhores da Liga Portugal Bwin e a descida de divisão obriga à reformulação de tudo o que está à volta do clube. Plantel e orçamento salarial, sim, mas não só. A próxima época promete ser de mudança drástica para a Belenenses SAD e essas alterações não passarão apenas pela equipa principal.

      Segundo apurou o zerozero, a Belenenses SAD prepara-se para voltar a pegar nas malas (algo que foi acontecendo nos últimos anos) e deixar o Jamor em definitivo. Ficam os votos de «boa sorte» ao Casa Pia, que vai enfrentar dificuldades idênticas na próxima época, no Estádio Nacional. Tal como já tínhamos avançado em tempo oportuno, o futuro da Belenenses SAD vai passar pela Malveira, mas esse futuro não vai significar apenas uma mudança de localização.

      Passo número um: os cortes no orçamento

      Antes de dar os primeiros passos na época 2022/23, com o objetivo da subida de divisão já na mente dos dirigentes, a Belenenses SAD prepara-se para fazer cortes orçamentais, vendas e depois organizar as finanças para saber com o que pode contar na próxima temporada. 

      Venda de Afonso Sousa é obrigatória ©Kapta+

      Para isso, a saída de Afonso Sousa (leia aqui) é tão fundamental como insuficiente. Luiz Felipe, Yaya Sithole e Alisson Safira são os outros nomes colocados no mercado pela Belenenses SAD, que procura fazer um encaixe que permita cumprir compromissos, ao mesmo tempo que vai formando um plantel para competir na II Liga.

      Parte desse plantel vai ser composto por jogadores da atual equipa sub-23, que, ao que tudo indica, será extinta no fim da temporada, e orientado por Franclim Carvalho, que vai continuar na próxima época. Os custos da equipa sub-23 (cerca de um milhão de euros) pesavam no orçamento da Belenenses SAD, que, por outro lado, vai poupar uma fatia significativa ao deixar o Estádio Nacional do Jamor. Segue-se o passo dois.

      Passo dois: Malveira

      Ainda nada está fechado, mas fontes da Belenenses SAD e o próprio presidente do Atlético da Malveira, Nélson Alves, reveleram ao zerozero que as conversas para que a Belenenses SAD se mudasse para a Malveira começaram há três meses e chegaram a bom porto. 

      Depois de falhar a mudança para Grândola por pormenores técnicos - é obrigatório ter um estádio alternativo preparado para a Primeira Liga a, no máximo, 100 km do estádio principal, algo que não acontecia em Grândola (o Bonfim era o estádio mais próximo, a 102 km) -, a alternativa foi a Malveira, por vários motivos.

      Franclim continua na próxima época ©Kapta+

      A zona (concelho de Mafra, distrito de Lisboa) foi determinante, desde logo pela maior facilidade em convencer jogadores a jogar perto da capital portuguesa, algo que não acontecia com tanta facilidade em Grândola, mas não só. O facto de o Atlético da Malveira contar com escalões de formação acabou por ser decisivo para que a Belenenses SAD e o Atlético da Malveira chegassem a um acordo que está perto de ser selado, mas que ainda pode sofrer alterações.

      Além do estádio, onde a Belenenses SAD vai jogar, desde que consiga pagar as necessárias obras, sobretudo de iluminação, com um custo avaliado entre os 200 e os 300 mil euros, pode haver uma espécie de fusão entre Belenenses SAD e Atlético da Malveira.

      Passo três: quase fusão

      A situação foi avançada pelo jornal Record e o zerozero está em condições de confirmar que há em cima da mesa um acordo entre a Belenenses SAD e o Atlético da Malveira.

      Para que fique desde já claro: não vai acontecer ao Atlético da Malveira o que aconteceu ao Sintra Football quando se fundou com o Estrela. Para competir nas Ligas profissionais, os clubes necessitam de equipas de formação e é com esse intuito que a Belenenses SAD vai estabelecer um acordo de colaboração com o Atlético da Malveira, que passará a ter, de forma oficial, as equipas da formação como representantes da Belenenses SAD.

      Para que tal aconteça, não é necessário existir qualquer alteração de nome do clube. Para já, esse não é um cenário em cima da mesa, embora não esteja totalmente posto de lado. No entanto, o Atlético da Malveira vai receber uma contrapartida pelo acordo com a Belenenses SAD.

      Caso os dois clubes avancem com esta «fusão», o Atlético da Malveira vai passar a ser detentor de uma percentagem do capital social da SAD da Belenenses SAD, que, por outro lado, passa a usufruir das instalações e das equipas de formação do Atlético da Malveira. Ao zerozero, o presidente do Atlético da Malveira não confirmou a existência de um acordo para a fusão com a Belenenses SAD.

      Comentários (19)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Pedro Bartolomeu
      2022-05-19 17h19m por psbb01
      Caro Provedor Zero, a decisao que existe do tribunal é que, para além do refere, esta Sad (e qualquer outra como é obvio) não pode utilizar nada que a possa confundir com o CF Os Belenenses. Nesse sentido, obviamente, nao se pode chamar Belenenses Sad. Mas mais lamentavel do que qualquer jornal dizer Belenenses Sad é a liga de clubes continuar a usar esse nome. Pior que isso é a justificação que foi com é com esse nome que está inscrita, mais ridiculo nao pode haver
      Pedro Bartolomeu
      2022-05-19 17h15m por psbb01
      B Sad!! B Sad!!
      B-SAD
      2022-05-19 08h57m por moumu
      Vai ser uma época dificil na 2ª liga.
      TO
      ProvedorZero
      2022-05-19 08h49m por tonefcp
      Não é verdade que haja alguma decisão que o obrigue a Belenenses SAD a não utilizar o nome Belenenses.
      Há decisões em tribunal que obrigaram a Belenenses SAD a não utilizar os símbolos do CF "Os Belenenses" e a não poder reivindicar como seu o historial do clube . Daí que a Belenenses SAD, a partir de determinada altura mudou o emblema e os órgão de comunicação social deixaram de associar o historial do CF "Os Belenenses" à Belenenses SAD.

      Relativamente ao nome, quem quiser é livre de utilizar o mesmo.

      Jopeg
      2022-05-19 06h03m por ProvedorZero
      Os jornalistas argumentam que é esse o nome utilizado pela organizadora da prova. No entanto a liga está a desrespeitar decisões judiciais. Não fosse o Pedrito grande compincha do grande investidor do Jamor/Comporta/Malveira.
      JO
      FutebolMaravilh a1
      2022-05-19 00h30m por Jopeg
      No site da Liga aparece ainda: Os Belenenses - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD. Pelo menos é este o nome que desportivamente (2012/13 ?) ganhou o direito a participar na I Liga, tendo recentemente sido despromovida para a II Liga Sabseg.
      B SAD, nao "belenenses". incompencia
      2022-05-18 23h52m por FutebolMaravilha1
      não é pela sad/pseudo clube usarem o nome do Belenenses que vocês, media, o devem usar, até porque oficialmente o clube está inscrito como B SAD. façam um favor ao jornalismo e ao desporto nacional e chamem as coisas pelos nomes sff
      Esperado
      2022-05-18 23h40m por robbiefowler9
      Gostava mais de ver esta SAD a relocalizar-se numa zona menos representada em Portugal, mas é o que é; pelos vistos é para utilizar apenas sub-23, e lutar para não descer para o ano, e no ano a seguir tentar subir com o dinheiro que fizerem com as vendas do Sithole, Safira, Luiz Felipe e Afonso Sousa, mas francamente duvido que essa ideia funcione porque cada vez mais o nível de investimento da Segunda Liga vai aumentar com a influência da Liga 3, e arriscam-se a cair para o ano
      B-Sad
      2022-05-18 23h20m por keyser_soze
      Zerozero, a equipa chama-se B-Sad, B-Sad.
      Fake news
      2022-05-18 22h50m por pccerrado
      Nunca vi jornalismo de tão fraca qualidade. Completamente deturpada a notícia. O que os sócios em assembleia geral aprovaram foi um estabelecimento de protocolo para a utilização das instalações por parte da Bsad, nada mais.
      Tudo o que tentam anhar é poesia.
      Srs jornalistas antes de escrever para informar devem se inteirar de toda a informação correcta. .
      bsad
      2022-05-18 22h27m por yellow_ledbetter
      Resta saber se voltarem a descer c/ quantos + s vão fundir a seguir. . .
      Atlético da Malveira
      2022-05-18 22h15m por hc_aavik
      Se a fusão fosse como a do Estrela da Amadora haveria um derbi de Mafra na Liga 2.
      Lololol
      2022-05-18 21h54m por LuiKong
      Que novela mexicana esta!! Mas foram parar ao local certo, agora serão os trouxas! Ahahah como é possível, os putos do malveira jogam com as cores do B Sad, mantendo o mesmo nome!! Grande açorda!
      YT
      Tugao
      2022-05-18 21h40m por Yto
      Mas isto tem alguma lógica

      Na lei diz que se o clube não tiver equipas da formação está proibido de ter uma equipa profissional mas este RPS graças ao PS vai ultrapassar essa lei ao utilizar a formação do Malveira dizendo que é a sua formação

      Enquanto este RPS estiver protegido pelo PS pode fazer o que lhe apetece
      ricardo251
      2022-05-18 21h04m por Peste666
      Segundo consta foi o ex marido dela que rebentou com aquilo.
      Agora se é verdade ou mentira não sei.
      F1950
      2022-05-18 20h57m por ricardocunha251
      Ahah estiveste bem 😅
      Volta a ser 1 clube
      2022-05-18 20h41m por LadyBug
      Volta a ser 1 clube
      TU
      Enfim
      2022-05-18 20h38m por Tutaemeia
      Malveira não tarda muito tá na liga 3
      Malveira?
      2022-05-18 20h02m por f1950
      Já se prevê a Cristina Ferreira como principal investidora de um clube tão falso como ela.
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Brasileiro
      Oficial
      Técnico orientou quatro equipas portuguesas 
      Abel Braga, técnico brasileiro de 69 anos, anunciou o fim de carreira como treinador, mas abre a porta à continuidade no mundo futebol em outro tipo de funções.  
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      yousandro 29-06-2022, 16:49
      Migas29 29-06-2022, 16:40
      RA
      razga 29-06-2022, 16:36
      RA
      razga 29-06-2022, 16:28
      Migas29 29-06-2022, 16:20
      fa-biodias977 29-06-2022, 16:17
      161_Nicks 29-06-2022, 16:15
      MisticaEncarnada 29-06-2022, 16:13
      EL
      elfantama 29-06-2022, 16:12
      Migas29 29-06-2022, 16:11
      LP
      lpfcp 29-06-2022, 16:10
      moumu 29-06-2022, 16:09
      MisticaEncarnada 29-06-2022, 16:09
      moumu 29-06-2022, 16:06
      ValentesTransmontano 29-06-2022, 15:59
      mysteryoverps4 29-06-2022, 15:57