placardpt
    Vitória despede-se com triunfo

    Goleada fecha as contas

    Estão fechadas as contas na fase regular da Liga Bwin. No último jogo do campeonato, um dos poucos que nunca mexeria na tabela, o Vitória despediu-se com nota positiva e bateu (5-0) o europeu Gil Vicente, num jogo que não teve o público que certamente animaria a noite.

    Duas equipas que concorreram pelo 5º lugar, ainda que a vantagem dos de Barcelos tenha sido quase sempre confortável. Neste domingo sorriu a equipa de Pepa, mas certamente que será Ricardo Soares a estar mais feliz com a prestação da sua equipa.

    Vamos só abrir aqui um parênteses para abordar algo que se passou neste jogo à porta fechada. Ricardo Quaresma jogou os últimos 20 minutos marcou e, com 38 anos e em final de contrato, quem sabe se não vimos a última aparição do Harry Potter. Se tal for verdade, que belo DVD de carreira que será feito.

    Golo trouxe intensidade

    Como seria de esperar o ritmo do início do jogo não foi atrativo. Sem grandes pressões, as duas equipas ia jogando tranquilas e sem carregar muito. O Gil Vicente até foi o primeiro a tentar ter mais controlo de jogo, mas cedo isso terminou de forma rompante aos 20 minutos, quando Oscar Estupiñán respondeu de cabeça a um cruzamento de Maga para fazer o 1-0.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Esse momento transformou o jogo da equipa da casa que passou a jogar de uma forma mais agressiva e a ser sempre capaz de recuperar a bola muito perto da área do Gil. Aliás, foi nessa fase pós-golo que a equipa de Guimarães mais carregou e ficou mesmo perto de aumentar a vantagem por mais do que uma vez.

    Foi já na reta final que o Gil reagiu já perto do fim e teve uma clara oportunidade de golo, com Rafa a negar o empate a Samuel Lino.

    O início da segunda parte trouxe logo o 2-0 e quase que podemos dizer que quando Lameiras rematou em jeito e a bola entrou o campeonato 21/22 teve o seu fim. O Gil tentou reagir, mas sempre sem grandes pressas e o Vitória estava tranquilo na espera e a ver o tempo passar.

    O Gil Vicente ainda tentou reagir, com destaque para Antoine Léautey que obrigou Varela a uma grande defesa, mas a tranquilidade acabou por permitir ao Vitória chegar à goleada (marcaram Quaresma, Janvier e Bruno Duarte).

    O Vitória despediu-se de 21/22 com nota positiva e vai agora ficar à espera que o FC Porto vença a Taça de Portugal para conseguir marcar presença nas competições europeias na próxima temporada.

    Já o Gil Vicente não brilhou na despedida, mas nada apaga a história e nada lhes vai tirar a Conference League em 22/23. Falta só saber quem se despediu este domingo.

    jogos históricos
    U Domingo, 15 Maio 2022 - 20:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    André Narciso
    5-0
    Oscar Estupiñán 20'
    Rúben Lameiras 51'
    Nicolas Janvier 83'
    Ricardo Quaresma 84'
    Bruno Duarte 90'

    ESTÁDIO

    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Vitória SC!
    Oscar Estupiñán marca
    51´
    GOLO Vitória SC!
    Rúben Lameiras marca
    Rúben Lameiras marca o seu 3º golo na prova (28 jogos)
    83´
    GOLO Vitória SC!
    Nicolas Janvier marca
    Nicolas Janvier marca o seu 2º golo na prova (34 jogos)
    84´
    GOLO Vitória SC!
    Ricardo Quaresma marca
    Ricardo Quaresma marca o seu 2º golo na prova (23 jogos)
    Ricardo Quaresma marcou o seu 6º golo na equipa (57 jogos)
    90´
    GOLO Vitória SC!
    Bruno Duarte marca
    Bruno Duarte marca o seu 7º golo na prova (31 jogos)
    Positivo
    Intensidade do Vitória

    Num jogo em que nada esteve em discussão, destaque para a intensidade que os jogadores do Vitória colocaram em campo. Especialmente depois do 1-0, vimos uma equipa bastante comprometida.

    Negativo
    Despedidas

    Este jogo terá sido o último na nossa Liga de alguns jogadores de grande qualidade. Não sabemos de todos, mas pelo menos dois craques disseram adeus em Guimarães. Lino, no Gil Vicente, e Oscar Estupiñán, no Vitória. Vão deixar saudades e ainda há a questão Quaresma.

    Forma
    Vitória SC
    2021/2022
    40J
    17V
    10E
    13D
    63-48G
    Gil Vicente
    2021/2022
    38J
    15V
    13E
    10D
    54-44G
    O Árbitro

    Jogo fácil e sem erros de destaque

    Fotografias(25)

    Liga BWIN: Vitória SC x Gil Vicente
    Liga BWIN: Vitória SC x Gil Vicente
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LE
    Campeonato português
    2022-05-16 11h04m por leoes18
    Temos um campeonato fraco, sem dúvida. Pode haver bastante competitividade e imprevisibilidade entre 12-14 equipas, mas esses dois fatores fazem com que no fim da época a diferença para os 4 da frente seja abismal. Para além disso, tirando os 4, o Vitória e o Boavista (que tem ficado sempre muito aquém), não se vê mais equipas a tentar consistentemente disputar as competições europeias todos os anos, sendo que algumas falham até inscrições (veja-se o Moreirense em 2019 e o Aves em 2018)....ler comentário completo »
    Gil e Vitória
    2022-05-16 09h51m por neymarsantos
    Boa sorte para as competições europeias que pelo menos cheguem a fase de grupos da conference!!!
    Vitória
    2022-05-16 09h44m por moumu
    Boa sorte para a Europa no próximo ano. Um voto para Quaresma, carreira longa e de valo.
    tink - Campeonato fraco/CD Santa Clara
    2022-05-16 08h31m por joa-oferreira645
    Infelizmente, não creio que se possa daqui em diante contar com o CD Santa Clara, uma vez que o clube se encontra mergulhado numa crise. Entrarão investidores chineses em relação aos quais se sabe pouco, que quererão reduzir os gastos, daí que jogadores como Mikel não permaneçam.
    O próprio Lincoln não é certo que se mantenha.
    VE
    Patriotaa10
    2022-05-16 08h16m por ventxino
    É incrível como não consegue fazer um único comentário que tenha qualquer tipo de substância. Conseguir dizer que a imprevisibilidade de um campeonato lhe retira graça e desvirtua a prova. . . é só patético. Parece uma criança de 10 anos a escrever parvoíces aqui dia após dia.
    V. Guimarães
    2022-05-16 07h57m por zlatan_21
    Seria bom que fossem às competições europeias para darem mais pontos a Portugal. Aguardemos mas em condições normais, assim será.
    ZY
    Correção
    2022-05-16 07h22m por zyxw4321
    Mesmo *com o enviesamento.
    ZY
    Nunolopes
    2022-05-16 07h20m por zyxw4321
    É um campeonato "fraquíssimo", mas tem dominado a América do Sul ultimamente, e tem o mesmo valor de mercado do campeonato português, mesmo sem o enviesamento de sobrevalorizar os campeonatos europeus e subvalorizar os não-europeus.
    TI
    Brunooo
    2022-05-16 01h35m por tink
    Vai ver um jogo na RTP memória de 2000 e depois compara. Se compares com o período entre 2004 e 2012 é falacioso, porque o FCP ganhou uma Champions e estávamos na vanguarda do treino, o Benfica teve de investir para acompanhar e tínhamos excelentes equipas nos grandes, principalmente no FCP e SLB. Hoje em dia os tubarões vão buscar os jogadores que vinham a tuta e meia para o campeonato português, os treinadores portugueses já não sabem mais que os outros. Mas os pequenos estão bem melhores, até conseguem atacar com qualidade.
    TI
    Patriota
    2022-05-15 23h48m por tink
    Ler isto e achar que há alguém que pensa assim, percebo que não refletiu nada sobre isto. Antigamente os grandes eram mais fracos que hoje em dia. As estrelas dos pequenos iam para os grandes ser titulares indiscutíveis, enquanto hoje em dia o desnível é grande, os pequenos de hoje davam 5:0 aos pequenos de há 10 anos. Havia poucos estrangeiros, não havia scouting de qualidade. O Braga cresceu a ficar com jogadores que antes eram titulares em grandes, o nosso campeonato subiu um degrau,...ler comentário completo »
    QU
    Patriotaa10
    2022-05-15 23h14m por questionmark
    "campeonato tão fraco", e logo a seguir escreve um parágrafo inteiro sobre algo que fortalece o nosso campeonato.
    Melhor só se também nunca soubéssemos quem poderia ser campeão. Uma luta entre 18 equipas.
    Patriotaa10
    2022-05-15 23h02m por SamuelLino
    Está na Europa quem merece estar e quem foi competente para lá estar.
    Goleada
    2022-05-15 22h29m por SamuelLino
    A goleada mais saborosa que o Gil levou. Prémio de consolação para o Vitória. Se tudo correr bem, ambos estaremos na fase de grupos da UECL

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.