placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Benfica confirma primeiro lugar

    FEMININO | Ponto final na fase regular: Lombos fica, Tebosa cai

    2022/05/16 17:25
    E0

    E chegou ao fim a fase regular do Campeonato Nacional da I Divisão de Futsal Feminino. Ao cabo de 26 jornadas, o Benfica confirmou o favoritismo, e ficou no 1.º lugar, seguido de perto pela forte equipa do Nun'Álvares. Como já sabíamos, o Sporting fecha o pódio desta fase e o Novasemente fica com o 4.º lugar - e são estas quatro equipas que vão disputar o play-off de apuramento de campeão.

    Os play-off começam dia 28 de maio, com o Novasemente a receber o Benfica, e o Sporting a medir forças com o Nun'Álvares no João Rocha. Pelo meio, três destas equipas - Benfica, Nun'Álvares e Novasemente - vão participar na final 4 da Taça de Portugal, que decorre no fim de semana de 21 e 22 de maio, em Sines. 

    No oposto da tabela, o estreante Tebosa é a quarta e última equipa a ser despromovida à II Divisão. Na derradeira jornada, as estreantes na elite do futsal feminino nacional foram a Carcavelos perder por números expressivos em casa da Quinta dos Lombos, as adversárias diretas na luta pela manutenção. Além das bracarenses, Golpilheira, Chaves e Leões Porto Salvo seguem para o segundo escalão, realidade que já estava confirmada à entrada para a última jornada.

    A fechar as contas da liderança na lista de marcadores, Sara Ferreira até ficou em branco na jornada, mas a vantagem que trazia era grande, e confirmou que, com 34 golos, foi mesmo a melhor artilheira desta fase.

    Novasemente x Chaves

    No primeiro jogo do dia - pois não interferia com nada nas contas do campeonato - o Novasemente, quarto classificado, recebeu o já despromovido Chaves, numa partida que acabou empatada 1x1

    A primeira parte não teve golos, mas logo no início da segunda parte as espinhenses adiantaram-se no marcador por intermédio de Carol (22'). O empate do Chaves surgiu aos 36', pelo pé de Ângela Sousa, e fechou as contas da partida. 

    Sporting x Águias Santa Marta

    Os jogos das 18h trouxeram muito mais animação que o jogo anterior, e o Sporting cilindrou autenticamente o Águias Santa Marta por 12x0. Resultado surpreendente, tendo em conta a boa temporada da equipa de Penafiel, que esteve na luta praticamente até ao fim por um lugar no topo 4, acabando por ficar em 7.º no campeonato - lugar que, na próxima época, dará acesso ao play-off.

    Débora Queiroz foi o maior pesadelo do Águias, assinando um póquer, que já era hattrick com apenas oito minutos de jogo. A camisola 9 leonina abriu o ativo logo no primeiro minuto, repetindo o gesto aos 6' e aos 8', sem que as penafidelenses dessem mostras de conseguir contrariar. À medida que o tempo foi passando, o cenário não foi melhorando para as nortenhas, bem pelo contrário. 

    Até ao intervalo, o Sporting ainda chegaria aos 7x0, com a endiabrada Débora Queiroz a assinar o quarto em cima do intervalo, levando o resultado para o intervalo em 7x0. Sim, sete, pois, ainda antes do quarto tento de Débora, Jéssica Silva (14'), Ana Alves (18') e Beatriz Santos (19'), também fizeram o gosto ao pé.

    Na etapa complementar, os primeiros minutos foram de alguma acalmia, mas o Sporting nunca perdeu o sentido de baliza, e Ana Alves bisou aos 28', relançando a corrida aos golos. Carolina Pedreira seguiu o exemplo da pivot, marcando logo no minuto seguinte, e, aos 34', foi a vez de outra Débora, a Lavrador, também inscrever o seu nome na lista de marcadores. 

    Aos 38', Ana Alves completou o hattrick, e Carolina Pedreira bisou já no último minuto, fechando as contas da partida. Derrota pesadíssima para o Águias Santa Marta, que na próxima semana estará em Sines a disputar a Taça de Portugal.

    Benfica x Arneiros

    Num dos jogos que ainda interferia com as contas finais da fase regular, o Benfica entrou em campo a precisar de fazer pelo menos um ponto para confirmar o 1.º lugar. As encarnadas não facilitaram, e venceram o Arneiros por 4x1, confirmando o favoritismo - no jogo e no campeonato.

     O Benfica adiantou-se no marcador logo aos 5', por intermédio de Angélica Alves. No minuto seguinte, Kalê deu sequência ao trabalho e fez o segundo da equipa da casa. Ainda antes do intervalo, Leninha fez o 3x0, resultado que se verificava ao intervalo.

    No segundo tempo, o Benfica foi controlando o jogo, mas só aos 34' conseguiu voltar a marcar, novamente por Angélica, que bisou. O resultado estava feito, e o melhor que o Arneiros conseguiu fazer foi reduzir, já dentro do último minuto, por intermédio de Diana Silveiro.

    Quinta dos Lombos x Tebosa

    No jogo que concentrou a maioria das atenção, Quinta dos Lombos e Tebosa mediam forças em busca do último lugar que garantia a manutenção. Em Carcavelos, a equipa da casa impôs-se por uns esclarecedores 8x2, e confirma a continuidade no mais alto patamar competitivo do futsal feminino nacional. 

    Jogo de tudo ou nada para ambas as equipas. O empate servia os interesses das lombitas, que partiam um ponto à frente das adversárias, mas ninguém entrou na partida à procura do empate. Foram precisos 14 minutos para desbloquear o marcador, cabendo a Daniela Almeida as honras de inaugurar o placard. O golo reforçou animicamente a equipa da casa, que reforçou a liderança com um bis de Claudinha, que marcou aos 18' e aos 19', e levou o jogo em 3x0 para o intervalo.

    As bracarenses regressaram dos balneários com vontade de lutar pela permanência, e Cindy Nogueira deixou isso claro com um golo logo no primeiro minuto da etapa complementar, encurtando distâncias. Mas as comandadas de Nuno Aguilar não tremeram, e aos 26' voltaram a dispor de uma vantagem de três golos, através do golo de Mariana Ferreira. 

    Aos 33', Kika aumentou a vantagem, mas a resposta do Tebosa foi de pronto, voltando a encurtar no minuto seguinte, por Mafalda Ferreira. 

    Só que entre os 35' e os 38', as lombitas carregaram no ataque, e marcaram por mais três vezes, numa demonstração de força que acabou de vez com qualquer réstia de esperança. Catarina Ribeiro fez o gosto ao pé primeiro, sendo secundada pelo bis de Kika, e, cerca de dois minutos do fim da partida, Matilde Vicente fechou as contas da partida, e confirmou a manutenção da sua equipa.

    O Tebosa, equipa de Braga, regressa assim ao segundo escalão, depois de esta época ter feito a estreia na I Divisão.

    Feijó x Vermoim

    O Vermoim foi a Setúbal vencer o Feijó por 3x4, naquele que foi um dos resultados mais equilibrados da jornada. Numa partida que só servia para que ambas as equipas cumprissem calendário, a equipa visitante saiu para o intervalo a vencer por 0x4, mas o Feijó não baixou os braços, e na reta final do jogo reagiu à desvantagem, porém, sem efeitos práticos.

    O primeiro golo da partida surgiu aos 8', por intermédio de Sofia Castro. Sandra Morais dilatou aos 12', e, já aos 18', Sofia Castro assinou o bis. Já dentro dos dois últimos minutos da primeira parte, a experiente Patrícia Magalhães fez o 0x4, resultado que dava muita tranquilidade à equipa do Vermoim.

    No segundo tempo, o Feijó só conseguiu reagir aos 37', com Margarida Alves a fazer o primeiro para a equipa da casa. Aos 39', Cláudia Pereira marcou o segundo, e a jovem Inês Padinha marcou de grande penalidade, dando emoção ao último minuto, mas que acabou por não ter efeitos práticos no placard.

    Santa Luzia x Golpilheira

    Em Viana do Castelo, o Santa Luzia recebeu e goleou o despromovido Golpilheira por 7x0. Ao intervalo, a vantagem da equipa da casa estava apenas na margem mínima, mas o segundo tempo trouxe um rolo compressor que teve em Popo - e quem mais haveria de ser? - a maior artilheira.

    Claudiane abriu o ativo à passagem do minuto 8, golo solitário que valia a vantagem ao intervalo. Mas no segundo tempo não houve resistência possível, e o bis de Carina Santos, com dois golos de rajada (27' e 28') colocou um ponto final em qualquer esboço de reação do lanterna vermelha. Aos 28', Maria Rodrigues fez o quarto, e nos cinco minutos finais entrou em ação a brasileira Pholyana Popo, que fez um hattrick (35', 37' e 40') e colocou o marcador final em contornos de goleada pesada.

    Leões Porto Salvo x Nun'Álvares

    O Leões Porto Salvo, já despromovido, recebeu o Nun'Álvares no Pavilhão António Ferreira. As leoas acabaram goleadas por 3x10, num jogo em que já não tinham objetivos, mas que as adversárias queriam ganhar, pois ainda sonhavam com o primeiro lugar da fase regular. Cátia Morgado foi a grande figura da partida, ao assinar um póquer.

    O rolo compressor das condestáveis começou cedo, e ao intervalo o Nun'Álvares já vencia por 2x6. Pisko abriu as hostilidades aos 4', logo seguida por Ana Pires, aos 6'. Cátia Morgado bisou com golos aos 8' e aos 13', sendo que, pelo meio, Maria Costa também fez o gosto ao pé, aos 11'. Logo após o bis de Cátia, Lara Pereira também marcou, avolumando ainda mais o resultado. 

    O melhor que o Leões conseguiu fazer foi reduzir, com golos de Adriana Afonso (19') e Marisa Amorim (20').

    No segundo tempo, Rita Mourão marcou aos 24', mas o Leões respondeu aos 29', por Érica Ferreira. Só que as fafenses ainda não estavam satisfeitas, e Lara Pereira bisou aos 30', deixando para Cátia Morgado as honras de fechar as contas, com mais dois golos, aos 33' e 37'. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Negócio Mistério
    Podcast
    Novo episódio do Negócio Mistério
    No verão de 1999, depois de ter perdido Suker e Mijatovic, o Real Madrid tentou na Bósnia e Herzegovina encontrar outro filão dos golos dos balcãs.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 24-04-2024, 10:00
    naosabesonde 24-04-2024, 09:58
    ricardolouromartins 24-04-2024, 09:47
    Maia_1993 24-04-2024, 09:41
    Maia_1993 24-04-2024, 09:38
    ES
    Esi 24-04-2024, 09:37
    MI
    miguelreis1976 24-04-2024, 09:34
    JotaGo 24-04-2024, 09:34
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02
    Diasmartins 24-04-2024, 08:59
    johnspencer 24-04-2024, 08:46
    Avalanche27 24-04-2024, 08:02
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59