placardpt
    Portimonense bateu o Marítimo na Madeira

    Despedida à algarvia

    Num jogo marcado por um ritmo bastante baixo, os criativos fizeram a diferença, alegraram o público e o Portimonense foi mais eficaz, terminando a temporada com uma vitória por 0-1 contra o Marítimo.

    Sem «nada» a ganhar» ou a perder, o Marítimo recebeu o Portimonense na Madeira para fechar a temporada das duas equipas. Apesar de estarem seguras a «meio» da tabela, os dois treinadores apresentaram desenhos muito próximos dos seus habituais onzes titulares, com poucas mudanças a registar.

    Ritmo baixo e ponta de qualidade

    A jogar em casa, e com o público a marcar presença para se «despedir» da equipa, o Marítimo procurou assumir o jogo, apesar do ritmo muito baixo que se verificou desde início, com Rafik Guitane, Beltrame e Edgar Costa a procurarem dinamizar o miolo através de permutas posicionais e deambulações para as linhas.

    O Portimonense, por sua vez, apostava essencialmente na profundidade dada pelo seu ataque e tinha em Nakajima o pivot ofensivo e o jogador mais «vagabundo» da sua frente de ataque. O japonês tinha a tendência de cair na asa direita para procurar desequilíbrios e foi a partir daí que combinou com Moufi diversas vezes, a fórmula mais perigosa dos algarvios na 1ª parte. Além disso, Nakajima foi sendo também o mais atrevido e até chegou a acertar em cheio na barra. Era o que mais procurava o golo e pedia mais dos colegas.

    Golo para a despedida

    Os adeptos ansiavam por um ritmo ligeiramente mais elevado para alegrar a tarde calor na Madeira e Vasco Seabra - que ficou pela bancada devido a castigo - procurou trazer um pouco de maior velocidade às suas alas com as entradas  de Henrique Rafael e Miguel Sousa, algo que trouxe mais dinamismo, especialmente na esquerda, onde ocorreram os principais lances madeirenses.

    O Portimonense continuava bastante dependente dos rasgos individuais de Nakajima no último terço, em grande parte devido ao «desaparecimento» de Welinton Júnior na frente de ataque. Percebendo isso, Paulo Sérgio surpreendeu um pouco e colocou em campo Fabrício, mas o experiente avançado foi ocupar a vaga de ala esquerdo e fixou-se mais aí para dar largura e abrir espaço no miolo aos criativos.

    Ora, demorou, mas essa opção acabou por dar frutos aos algarvios. Com o Marítimo mais ambicioso e, por isso, balanceado para o ataque, o Portimonense conseguiu sair em velocidade e chegou ao golo aos 80 minutos. Nakajima desmarcou Ewerton à entrada da área e, com alguma sorte, a bola sobrou para Welinton Júnior na cara de Kosuke Nakamura. Aí, o avançado foi solidário, deixou para o lado e Ewerton só teve que encostar para o 1-0 final. Desta forma, o Portimonense acabou a temporada com uma vitória na Madeira, frente ao Marítimo, e ambos com 38 pontos conquistados.

    jogos históricos
    U Sábado, 14 Maio 2022 - 18:00
    Estádio do Marítimo
    Vítor Ferreira
    0-1
    Ewerton 80'

    ESTÁDIO

    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    Lances Capitais
    37´
    Shoya Nakajima (Portimonense) remata ao ferro!!! O médio japonês pegou na bola a meio campo, cavalgou largos metros e ao chegar ao pé da área rematou de pé direito, acertando em cheio na barra.
    80´
    GOLO Portimonense!
    Ewerton marca
    Ewerton marca o seu 1º golo na prova (15 jogos)
    Positivo
    Os criativos

    Num jogo de ritmo muito baixo, valeram jogadores como Nakajima, Beltrame ou Rafik Guitane para trazerem alguma magia e alegrarem o jogo. A prova que estes jogadores têm sempre espaço.

    Negativo
    Ritmo baixo
    Forma
    Marítimo
    2021/2022
    36J
    9V
    12E
    15D
    41-47G
    Portimonense
    2021/2022
    40J
    12V
    10E
    18D
    42-56G
    O Árbitro

    O árbitro Vítor Ferreira excedeu-se um pouco em mostrar cartões em lances que não o mereciam e tentou compensar ao não mostrar noutros que o mereciam. Não teve grande critério, apesar do jogo ter sido relativamente de fácil ajuizamento.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARÍTIMO
    EMPATE
    PORTIMONENSE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Objectivo cumprido.
    2022-05-15 12h55m por PortimonDesdePiqueno
    Propuseram-se fazer um campeonato tranquilo e acabar a meio da tabela e foi isso que aconteceu. Apesar disso esta temporada acaba por saber a pouco. Aqueles 14 jogos sem ganhar e, sobretudo, a forma como desperdiçaram uma oportunidade histórica de chegar à Final da Taça não deixa que avaliação desta época seja positiva.
    Ao que parece, vêem aí mudanças. A começar pela entrada de um director desportivo. O plantel vai, também, sofrer uma reestruturação. Vai haver mais dinheiro par...ler comentário completo »
    GS
    Marítimo 0 Portimonense 1
    2022-05-15 08h13m por GSCGrandeamor
    Jogo típico de final de época, as equipas não tinham nada em jogo a não ser honrar a camisola. Nesta fase os jogadores querem é acabar a época e ir férias ahah.
    Durante a semana ao que tudo indica, vão começar as obras no relvado do Estádio dos Barreiros (finalmente)!!!!

    Saudaç ões
    CS Marítimo
    2022-05-14 21h10m por VerdeRubro
    Resultado justo a castigar a inoperância atacante do CSM, o Joel teve 2 lances na cara do guarda-redes e mais uma vez foi perdulário, assim fica difícil.

    No inicio da época mesmo com um plantel pouco empolgante, dada a pobreza competitiva do nosso campeonato, previa um lugar entre o 9º e o 12º, felizmente não falhei embora houve ali uma altura em que as coisas estavam a ficar um pouco negras.

    Espero na próxima época um CSM rejuvenescido e mais consentâneo com a sua história.
    Confusão dos 38 pontos
    2022-05-14 20h24m por Kurika
    Com este resultado, há 4 clubes empatados nos 38 pontos e, portanto, tem de haver mini-campeonato para decidir a classificação. Fica assim:
    9º – Marítimo (10 pontos)
    10º – Paços (8 pontos)
    11º – Boavista (7 pontos)
    12º – Portimonense (6 pontos)
    Se o Famalicão vencer o Braga, passam eles para 9º lugar, e os 4 clubes acima descem todos uma posição.
    Ai, se aquela do Hamache tem entrado… era quase certamente o 7º lugar garantido.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    LEI 0-1 PEN em direto!
    GOLO FC Penafiel!Gabriel Barbosa marca Acompanhe aqui o UD Leiria x FC Penafiel em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.