O Lusitânia ainda deu uma boa réplica no 1º período (principalmente), mas o Sporting soube corrigir os pontos negativos e acabou por vencer a turma açoriana por 82-66 no arranque da sua caminhada nos play-offs da Liga Betclic.
O campeão nacional Sporting iniciava a defesa do seu título, em casa, frente aos açorianos do Lusitânia, poucos dias depois de terem vencido a Taça de Portugal, e foram de certa forma surpreendidos pela agressividade e intensidade dos forasteiros nos primeiros minutos, o que obrigou ao erro leonino. Além disso, os comandados de Luís Magalhães não estavam a fazer as rotações defensivas e o Lusitânia aproveitou para terminar o 1º período a vencer por 14-18.
Depois desse «susto» inicial, os leões corrigiram na defesa e isso acabou por fazer claramente a diferença no outro lado do campo, baixando as percentagens do Lusitânia e permitindo uma série de pontos em contra-ataque fáceis. Os açorianos não estavam a conseguir lidar com a defesa a campo inteiro e permitiram a reviravolta, com o Sporting a chegar ao intervalo a vencer por 43-37.
Esta foi, de resto, uma tendência que se prolongou para o arranque da 2ª parte (e para o 3º período em geral). O Lusitânia não conseguiu manter a intensidade e assertividade no lançamento que se tinha visto no 1º período e o Sporting estava mais parecido ao seu verdadeiro estilo. Os açorianos foram, no entanto, dando luta, bem à sua imagem, mas entraram para o 4º e último período a perder por 10 pontos (65-55).
Nos primeiros minutos do 4º período o Lusitânia ainda procurou uma reação que relançasse as contas do jogo, mas o tiro exterior não estava a cair - assim como os restantes, embora a aposta no triplo tenha sido maior - e o Sporting aproveitou para ir gerindo o ritmo de jogo a seu belo proveito. Desta forma, os leões foram conseguindo aumentar a vantagem aos poucos e acabaram por vencer por 82-66 . O próximo jogo é nos Açores, no domingo, e caso o Sporting vença, avança para as meias finais, mas caso o Lusitânia saia por cima, haverá jogo 3, novamente em Lisboa.