placardpt
    Confirmação chegou esta quarta-feira

    Os Belenenses com via aberta para os profissionais: Tribunal da Relação autoriza criação de nova SAD

    2022/04/27 13:34

    O Belenenses recebeu esta quarta-feira a decisão do Tribunal da Relação em relação à separação definitiva da Belenenses SAD com o clube original. A entidade decidiu a favor do clube de Belém, que vê quebrada, de forma definitiva, o nexo identitário com a equipa que atua no primeiro escalão.

    Por essa razão, o Clube de Futebol «Os Belenenses» está autorizado a formar uma nova SAD ou SDUQ, se assim o entender, que poderá permitir a presença nos campeonatos profissionais em Portugal.

    Eis o comunicado na íntegra:

    «O Clube de Futebol “Os Belenenses” informa os seus associados, adeptos, simpatizantes, e toda a comunidade desportiva, incluindo os meios de Comunicação Social, de que foi hoje notificado pelo Tribunal da Relação de Lisboa de decisão relativa ao recurso, apresentado pela B-SAD, da sentença que em Outubro de 2021 validava a separação das duas entidades.

    Pretendia, com a acção inicial movida em 2018, a B-SAD ligar perpetuamente o Clube à B-SAD, impedindo o Clube para todo o sempre de chegar às competições profissionais, impedindo o Clube de constituir nova SAD ou SDUQ e de seguir o seu caminho desde a última divisão distrital até à I Divisão Nacional, baseado no mérito desportivo.

    Os pedidos foram recusados em Outubro de 2021 e de novo em Abril de 2022.

    O acórdão do Tribunal da Relação, proferido por unanimidade, confirma a real e efetiva separação das entidades. O recurso da B-SAD foi considerado totalmente improcedente, mantendo-se a sentença recorrida nos seus precisos termos:

    1. Reconhece que o Clube já não é accionista da B-SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida.
    2. Afirma que o nexo identitário entre a B-SAD e o Clube já se quebrou definitivamente.
    3. Decide que o Clube já não é o clube fundador da B-SAD.
    4. Decide que a B-SAD já não é a sociedade desportiva de futebol do Clube.
    5. Decide que o Clube não está condenado a apenas participar nas competições desportivas de futebol profissional através da B-SAD.
    6. Decide que nada impede o Clube de constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional, assim consiga o mérito desportivo para lá chegar.

    As pretensões da B-SAD contra o Clube foram desatendidas em toda a linha, e continua a B-SAD condenada a pagar todas as custas.

    A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” destaca que a importante vitória alcançada na Justiça corresponde à interpretação que sempre fez da lei das SAD, e que esteve na origem do caminho seguido desde 2018, por decisão dos seus associados.

    O Clube de Futebol “Os Belenenses” reforça o apelo a todas as entidades ligadas ao desporto para que cessem, no imediato, toda e qualquer acção que fomente a confundibilidade entre a B-SAD e o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

    Apela também o Clube para que a administração da SAD retire da confirmação desta decisão as devidas ilações e contribua, decisivamente, com acções concretas, para a pacificação do futebol português, nomeadamente assumindo o que os Tribunais vão repetindo e confirmando: a B-SAD nada tem a ver com o Belenenses e deve assumir outra identidade.

    Com a certeza de vencer!»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Precedente
    2022-04-27 21h14m por redlegion
    Um clube à beira da falência recebe um investidor que lhe vai pagando a dívidas e de repente a direção desse clube diz que já não tem nada a haver com ele, faz um clube novo na distrital e o investidor fica a arder.

    Como é que um clube funda uma SAD e depois admite que já não tem nada a haver com ela? Como é que a lei pode permitir isto? Como é que um clube pode criar uma nova SAD deixando a anterior a pagar dívidas que contraiu? Ninguém é responsabilizado por isto?
    Se qu...ler comentário completo »
    JO
    Adeptos do Belenenses
    2022-04-27 21h13m por JoaoGuincho
    Qualquer dia os adeptos do Belenenses chateiam-se outra vez com a SAD deles e depois temos B-SAD 1 e B-SAD 2 e Os Belenenses outra vez a começar nas distritais. Espero que os adeptos do Belenenses vejam o ridículo da situação.
    JO
    AzulMais
    2022-04-27 21h04m por JoaoGuincho
    Não sou adepto do Belenenses (e sim chamo Belenenses ao clube da 1ª liga porque é a sua designação oficial), mas concordo na totalidade contigo. O clube e a SAD têm é de se juntar e começarem todos a remar para o mesmo lado e acabarem com as birras de criança. Eu defendo que precisamos de equipas fortes no campeonato e não é com o Belenenses dividido que vão chegar a algum lado.
    Liga3
    2022-04-27 20h40m por PEDRO23CUC23
    A Liga 3 (também conhecida por Terceira Liga) é o recém-criado terceiro escalão do futebol português e uma prova profissional organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, tendo o seu início na temporada de 2021–2022.

    A liga 3 tbm é profissional, em relação as SAD penso que quando foi aprovado em 2013 houve um forcing por parte da liga e dos 3 grandes para essa lei ser aprovada, dado que segundo eles aumentaria a competitividade da liga e também as receitas. 9 anos...ler comentário completo »
    Tonefcp
    2022-04-27 19h09m por ProvedorZero
    A única decisão judicial transitada em julgado até ao momento foi a da providencia cautelar que determinou que a B-sad não podia utilizar a marca e símbolos do Belenenses sendo que a marca registada pelo Belenenses é mista, ou seja figurativa e nominativa.
    Luis Serra e Canelax
    2022-04-27 18h19m por AzulMais
    A história dos Belenenses revela, que sem qualquer investidor o futebol seja SAD seja SDUQ vai terminar no estado em que ficou em 2012 (Insolvência). Não parece correcto, correr com 1 investidor, que quando a SAD estava Insolvente assumiu a recuperação desta. Urge ter 1 Direcção á altura da História e que consiga pôr TODOS (Clube- SAD1- Adeptos) a remar para o mesmo lado, de forma a que os Belenenses cresçam
    fUNDIR AS 2 sads
    2022-04-27 18h11m por AzulMais
    A ser possivel o noticiado??, uma solução para unir os Belenenses poderá ser o detentor da Belenenses SAD2, fundir-se com o detentor da Belenenses SAD1.
    Zerozero
    2022-04-27 17h15m por ProvedorZero
    E que tal deixar de chamar Belenenses à B-sad?! É mais importante respeitar decisões dos tribunais ou continuar a ignorar o óbvio e a refugiar-se na posição da liga?!
    O ridiculo das Sad's
    2022-04-27 17h00m por pedronunes631
    É só ridiculo um clube ter de constituir uma SAD ou SDQU para poder competir a nível profissional (nesta momento 3 divisões ), é por isso que cada vez mais existe situações como a do Belenenses e Aves.

    Culpa dos clubes ? Em parte pq são eles que votam nas assembleias da liga.
    Culpa da liga? Óbvio ele é que tomam estás decisões estúpidas e sem nexo.
    Culpa dos dirigentes ? Sem dúvida o seu desejo de grandeza e sede de dinheiro faz com que tomem decisões destas também
    hahah
    2022-04-27 16h14m por Miudo
    estes pasteis criaram dois clubes para quê?! podiam era fechar o estádio e fazer uma fabrica de pasteis
    Peste666
    2022-04-27 15h51m por hc_aavik
    Já agora, no País Vasco há o CD Vitoria Gazteiz
    hc_aavik
    2022-04-27 15h43m por Peste666
    Já agora vou meter o "garfo"tambem.
    Vitória de Lisboa (Picheleira)
    Belenenses Contente e Belenenses Triste
    2022-04-27 15h40m por hc_aavik
    A Lei das 'SAD' usada na Alemanha poderia ser uma solução por este tipo de coisas e outras como as recentes quedas de históricos como a UDL, o Beira-Mar ou o Aves?
    Tone FCP
    2022-04-27 15h35m por hc_aavik
    E o Vitória de Sernache
    B-SAD
    2022-04-27 15h33m por MiguelJunqueiro01
    Finalmente um jornal desportivo que trata cada um pelo seu nome.
    B-SAD não é nem nunca será "Belenenses".

    TI
    B sad e Belenenses
    2022-04-27 14h28m por tink
    A b sad salvou o clube, é um facto! O Belenenses tinha a possibilidade de recompra da sad depois de esta estar bem financeiramente e a b sad contornou a decisão, é outro facto. O contrato foi muito bem feito, pois o Belenenses manteve as suas fontes de receita e não andou a gastar em futebol profissional, o que lhes permitiu inchar o peito. Depois isto tudo conjugado deu uma valente confusão. Obviamente que a BSAD vai desaparecer mais dia menos dia, acho que até pode lucrar com as venda...ler comentário completo »
    B-SAD a dobrar
    2022-04-27 14h15m por moumu
    Separem lá os nomes se faz favor. Senão ainda se encontram na 2ª liga e com o mesmo equipamento e tudo.
    Azulmais
    2022-04-27 14h12m por canelax
    Devias te informar melhor sobre a situacao, quando a venda da sad foi aprovada existia uma clasula que permitia aos socios a recompra da sad e essa mesma clasula nao foi respeitada sendo um dos motivos que levou a separacao entre clube e sad
    Boa noticia
    2022-04-27 14h08m por ricardocunha251
    Era acabarem os dois
    LU
    AzulMais
    2022-04-27 14h07m por luiserra
    Vê-se logo que não sabes do que estás a escrever. O investidor quando entrou, não veio recuperar nada. Não recuperas nada, quando não há nada para recuperar, um investidor vem capitalizar o seu investimento. Esses "Patricios" de que falas que julgo ser a direção do clube, tentaram comprar a parte da Codecity que por acaso estava em contrato e a Codecity não respeitou, logo o clube decidiu formar uma equipa de futebol sénior começando nos escalões inferiores das distritais. Como é óbvio ...ler comentário completo »
    LU
    Um novo rumo os Belenenses
    2022-04-27 13h57m por luiserra
    E a comunicação social, incluindo o zerozero, continuam a identificar a B-SAD na Primeira Liga como Belenenses-SAD. Se os Belenenses subir para a Liga 3 e a B-SAD descer para a segunda liga (isto se não forem extintos), e depois de formarem a SAD vai haver duas equipas com o mesmo nome em escalões diferentes, zerozero?
    Tenho que dar os parabéns à direcção do os Belenenses, pela coragem, determinação e trabalho desenvolvido no clube, em particular no futebol senior e camadas jovens...ler comentário completo »
    Justiça Brilhante
    2022-04-27 13h54m por AzulMais
    1 SAD gerida pelo Clube, entra em insolvência, 1 Investidor entra no capital assumindo dividas de milhões e recupera o futebol profissional. Entretanto aparecem uns 'Patricios' no Clube que afirmam que o Clube já não tem nada a ver com a SAD. A anterior Belenenses SAd fica com as dívidas causadas pela excelente gestão do Clube, e ficam autorizados a formar nova SAD (deve ser para passarem daqui a uns anos as dividas da SAD2 a outros). MAgnifico???
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50
    robbiefowler9 24-04-2024, 23:43
    FC
    Fcpflaw2506 24-04-2024, 23:40
    Ricardo2018 24-04-2024, 23:32