placardpt
        Ponto de Vista
        Quim e Alfredo falaram ao zerozero

        Nova era com Diogo? Ex-internacionais acreditam que sim: «Está preparado para ser titular no Mundial»

        Por vezes, há capítulos que se encerram de forma surpreendente. Terminados com suspense, para que possa ser contada uma história diferente e, quiçá, melhor. A título de exemplo, ninguém esperava que o Euro do último verão fosse o último torneio de Rui Patrício como titular na seleção nacional (e talvez não seja), mas o recente erguer de outra personagem - Diogo Costa - deixa algumas dúvidas acerca do caminho desta narrativa.

        O atual jogador da Roma até atingiu a histórica marca das 100 internacionalizações na última janela internacional, e fez tantos minutos na fase de qualificação como os restantes guarda-redes em soma, só que na hora da decisão, no infame play-off, Fernando Santos optou por deixar o guardião centurião no banco e deu a titularidade ao jovem do FC Porto nos dois jogos.

        Dado que a resposta foi positiva, levanta-se a questão: terá sido esta uma oportunidade para avaliar outras opções, ou acabámos de testemunhar o início de uma nova era, com Diogo Costa a defender as redes de Portugal? Sem conhecer a resposta certa, que só um engenheiro responsável saberá, o zerozero procurou a opinião de ex-guarda-redes que já foram donos da baliza lusa.

        Novo titular da seleção? Quim diz «sim»

        Quim e Alfredo são dois nomes que dispensam apresentações. São ambos raros exemplos de fama monónima, ambos ex-guarda-redes da seleção nacional que, por curiosidade, representaram cores rivais às de Diogo Costa (Quim no Benfica e Alfredo no Boavista) e que, através do nosso jornal, deixaram elogios à qualidade do jovem guarda-redes.

        Quim
        Portugal
        Total
        32 Jogos  2292 Minutos
        25   1   0   02x
        ver mais »
        «Eu sinceramente não estava à espera da chamada nestes jogos, porque o Rui [Patrício] é um dos melhores do Mundo, mas o que é certo é que ele entrou e mostrou-se presente e tudo o que fez ele fez bem. Notou-se que a equipa estava com ele. Às vezes sente-se um pouco de ansiedade do guarda-redes com a defesa, sabemos que tem de haver muito entrosamento, mas o Diogo não teve problemas», atirou Quim, atualmente treinador de guarda-redes no Tirsense.

        Internacional em 32 ocasiões ©Catarina Morais
        «O Diogo mostra uma maturidade muito grande, apesar de ser muito novo. Jogando numa equipa como o FC Porto, assumindo a titularidade, demonstrou que não só que tem qualidade mas também que está à vontade na hora de encarar jogos de maior dificuldade. Nestes jogos, duas finais para a seleção nacional, ele não "tremeu" e mostrou-se sempre concentrado. Acho que é um guarda-redes muito forte psicologicamente e isso é importante nessa posição.»

        Convidado a responder à questão que nos atormenta, Quim deixou uma opinião forte: «Não vejo estes jogos como um teste. Penso que ele está preparado para ser titular no Mundial.»

        Alfredo quis trabalhar com Diogo Costa

        «As qualidades estão lá, mas penso que o FC Porto estava a demorar um bocadinho a colocá-las à prova», comentou Alfredo, ex-internacional português que esteve no Euro 96. «É um guarda-redes muito calmo, um elemento que dá total confiança a toda a equipa. Ele é bastante rápido e muito forte com os pés. Pressão? Ou és ou não és. Isto é, ou tens qualidade ou não tens. Ele teve uma oportunidade e agarrou-a.»

        Alfredo
        Portugal
        Total
        3 Jogos  217 Minutos
        0   0   0   02x
        ver mais »
        Esse período em que Alfredo sentiu que o talento de Diogo Costa não era aproveitado, motivou o atual treinador de guarda-redes do Boavista a tentar recrutar o jovem dragão. Caso tivesse sido bem-sucedido, a história podia ser bem diferente:

        «Ele é um guarda-redes de eleição que eu queria na minha equipa. Aliás, quando ele não estava a jogar, ainda abri uma hipótese de convencê-lo a vir pôr à prova as qualidades dele, porque na idade que ele tinha, sem jogar, podia arruinar a grande carreira que podia ter. Empréstimo? Fosse o que fosse. Queríamos trabalhar com ele e ver o que ele está a mostrar agora. Estamos a ver que ele tem qualidade e só estava à espera de uma oportunidade num nível superior.», revelou.

        Novo dono da baliza de Portugal? ©Catarina Morais / Kapta +

        Também Alfredo, que pela seleção jogou em apenas três ocasiões, acredita que a continuidade de Diogo Costa no onze é o cenário provável: «Eu penso que o Fernando Santos vai dar continuidade ao trabalho que fez agora com o Diogo. Depois destes dois jogos pela seleção, eu penso que o caminho está aberto para ele continuar a mostrar a qualidade dele. Acredito que será aposta.»

        Há margem de progresso...

        Outra coisa que estes dois ex-guardiões têm em comum é o facto de se terem dedicado ao treino de outros guarda-redes, ofício que se nota nas suas palavras. Se Quim diz que Diogo ainda «tem muito para aprender», Alfredo fala em «algumas arestas para limar». Ambos destacaram também a concentração, importante num guarda-redes que vai ser chamado a intervir com os pés mais vezes do que com as mãos.

        Diogo Costa foi titular frente à Turquia e Macedónia ©Kapta+
        «Tem de melhorar na forma como sai à bola nos cruzamentos, por exemplo, porque ele arrisca um bocadinho a mais. Às vezes não tem a melhor leitura. Mas isso são coisas que ele vai melhorar rapidamente e vai ficar ainda mais confortável nessas ações. Portugal é uma seleção de futebol aberto, de ataque, portanto o Diogo tem de ser um elemento muito concentrado porque nem sempre terá muitas ações.», atirou Alfredo. O ex-Benfica, SC Braga e CD Aves partilha a opinião:

        «Primeiro o Diogo tem de se preocupar com fazer o melhor em cada jogo, porque irá errar muitas vezes. Aí é que se vê o guarda-redes que vai ser: depois do erro, a reação que se tem é importante. Um guarda-redes tem de estar preparado para o erro porque enquanto um jogador da frente pode falhar passes e golos, um guarda-redes sabe que pode comprometer a equipa. O importante é a equipa sentir-se segura com o guarda-redes e o guarda-redes sentir-se seguro com a linha defensiva.»

        As perguntas do início deste artigo ficarão por responder até à próxima janela internacional, talvez até mesmo ao primeiro jogo no Catar, mas é certo que a mudança de ciclo é uma possibilidade forte. Antigos donos da baliza lusa estão prontos para ver o testemunho voltar a mudar de luva, resta apenas saber a visão de Fernando Santos.

         

        Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

        Fotografias

        Play-Off Apuramento Mundial 2022: Portugal x Macedónia do Norte
        Play-Off Apuramento Mundial 2022: Portugal x Macedónia do Norte
        Comentários (31)
        Gostaria de comentar? Basta registar-se!
        motivo:
        felisbertocosta
        2022-03-31 17h41m por yellow_ledbetter
        Vi o golo no site do jornal o jogo, q n uso twitter, embora lá o video até era do twitter do puto pelo q parece.
        S a defesa pouco podia fazer, já o guarda redes nem s mexeu lol, mas sim. . . é 1 grande jogada, tipos baixos, baixa gravidade e bola colada ao pé é o típico jogador mto dificil de tirar a bola s/ falta. . . .
        O rafa mmo assim teve de correr + alguns metros lol. . .
        Erro
        2022-03-31 15h14m por DJROCKER
        Perfeito juízo e não prejuízo 😅😅
        Otávio
        2022-03-31 15h13m por DJROCKER
        Quem no seu prejuízo dúvida do direito do Otávio tar na convocatória da seleção só quem tem problema de clubite. . . . Mas isso não deixa de o Rafa tmbm o merecer especialmente por ser dos únicos jogadores com velocidade e vertical a extremo e ser diferente de todos e outros , o problema são outras convocatórias de outras posições que tira o lugar a ele devido a outras vacas sagradas. . . .
        Para mim seria simples a convocatória:

        Anthony Lopes , Diogo Costas , Rui Patrí...ler comentário completo »
        MaiisDoMesmo
        2022-03-31 14h58m por blametheskies
        "Esta secção perde logo todo o interesse quando certas personagens vomitam lixo para a caixa de comentários. " Diz o Homem que ofende um clube gratuitamente porque o adepto desse clube teve uma opinião diferente da dele e em sua autodefesa foi atacar o clube desse mesmo adepto. . Ainda mais lata tem quando curiosamente o adepto de outro clube (curiosamente com o nome de Vitória também e que estimo muito) se sente ofendido e dai dizer "porque o desrespeito" e ele tem o descaramento de escrever "...ler comentário completo »
        drifter
        2022-03-31 14h48m por yellow_ledbetter
        Deixando de lado alguns pts pq n vai haver concordância, mas sobre o 4-4-2. . . eu vejo a selecção a jogar em 4-3-3 a maioria dos jogos qdo está no ataque e a defender como o 4-4-2, ou se quisermos, 4-1-3-2, pois o bernardo recua na fase de construção e defesa mtas vzs, é o elemento do ataque q + desce no terreno.
        A excepção no 11 titular aconteceu nestes 2 jogos, prevejo q o 11 base da selecção no mundial seja o diogo na baliza, cancelo, dias, pepe e tenho a única dúvida sobre ...ler comentário completo »
        MaiisDoMesmo
        2022-03-31 14h32m por blametheskies
        Sabes lá tu o que era o Vitória de Setúbal. .
        yellow_ledbette r
        2022-03-31 14h21m por Hal21
        Está só a tentar passar a idea que o Otávio só joga, porque o Porto o tem que meter no mercado.
        O problema é que ninguém no seu perfeito juízo lhe compra essa lâmpada.


        O Otávio jogou nao pelo facto de a equipa ter jogado em 4-4-2 (jogou na grande maioria do tempo em 4-3-3 com Otávio bem encostado á linha) mas por ser um jogador complementar dos que já lá estao.
        O luso-brasileiro teve tantas recuperações como todos os outros avançados juntos, o que perm...ler comentário completo »
        claques
        2022-03-31 13h27m por yellow_ledbetter
        Já o assunto claques p/ mim, n defendo nem 1 de qqer 1 dos grandes clubes. Todas já tiveram problemas c/ justiça, e parece q n s passa nada. Aqui o problema é do governo, e bem + grave do q centralizações, q só vai existir p/ salvar má gestão alheia.
        lol
        2022-03-31 13h21m por yellow_ledbetter
        O rafa, pelo slb, está a fazer das melhores épocas da sua carreira, quase 30 participações em golos, e eu nem aprecio-o assim tanto - quem ler os meus posts em notícias do slb sabe q é vdd - pq alguns jogos ele desliga. Mas é 1 jogador q tem características mto distintas dos outros extremos da selecção e acho q n é mto estranho dizer q ele é o jogador + rápido a atuar em PT e q s/ falta qdo vem embalado é quase impossível de lhe parar. . .
        Ao q sei, o neto já voltou a jogar dps da ...ler comentário completo »
        Diogo Costa
        2022-03-31 13h14m por Ultras-__FCP
        Para dor de muitos, nem todos, atenção vi por aqui muito adepto rival elogiar o Diogo, ele será o titular no Mundial, titularidade ganha não só nestes dois jogos, mas na época que tem feito, já para não falar do facto de que a qualidade dele, até Novembro, só vai aumentar.

        Pessoalmente não entendo a panca e clubite de muitos, quando vejo um jovem tuga num rival só lhe desejo sucesso, nada mais, quem ganha com isso somos todos nós.
        Diogo Costa
        2022-03-31 12h37m por maiaslb
        Ler que o Diogo Costa precisa de evoluir ou que este ou aquele é melhor ou mais completo. . . eu nao devo entender nada de bola! Não vejo muitos jogos do F. c Porto, mas do que vi não vi um defeito grave como o Patricio com a idade dele. Custa me um bocado que ele seja do Porto, mas digo sem nenhum problema, se for titular, a baliza esta muito bem entregue. Melhor jogo de pés em gr portugueses nao há, é rapido e destemido, inteligente. Tomara o no benfica.
        MA
        Patício
        2022-03-31 12h34m por malavikaisback
        Finalmente relegado para o banco. Já estava farto de o ver a titular da selecção sem justificar. Joga mal com os pés e de vez em quando para-lhe o cérebro.
        Road runner
        2022-03-31 11h47m por OJ_Silva
        Em que clubes jogavam o makukula e o dyego sousa quando foram chamados à seleção?
        Tudo normal e previsível. . .
        2022-03-31 11h45m por GERRARDandRONALDINHO
        Patrício está a fazer uma das suas épocas mais irregulares numa defesa bastante permeável e numa liga super ofensiva. Qualquer um dos outros convocados tem aqui uma abertura para atacar a titularidade: Diogo Costa, Anthony, José Sá, Rui Silva e Max está para chegar.
        Não gosto de titulares indiscutíveis, seja no Porto onde ele joga ou na Seleção. Há muito boas alternativas para a posição.
        Helder26
        2022-03-31 11h39m por RSoares66
        Discordo. Os jovens é que devem mostrar que são melhores alternativas que os "velhos". Não temos um único central jovem que tire o lugar ao Pepe neste momento. Por isso é óbvio que ele deve jogar. O Diogo Costa pode ter tirado o lugar ao Patrício porque mostrou qualidade para tal, e é assim que deve ser. E sendo um guarda redes de 34 anos, o Patrício não é um "velho".

        O que tem que acontecer, do meu ponto de vista, é que os "velhos" têm que saber ser úteis também a parti...ler comentário completo »
        drifter
        2022-03-31 11h35m por yellow_ledbetter
        Pois, mas como s sabe, o clube menos representado na selecção é o slb, n tem representação agr sequer. Até o macaco vai à selecção c/ bilhetes e estadias grátis mmo interdito de entrar em estádios, mas há smpr os benditos recursos pelo q ele continua a ir, como s a selecção precisasse de 1 claque p/ alguma coisa q n é + do q a extensão dos arruaceiros da claque portista, é só + 1 dado descabido os dirigentes da fpf sabendo da condição do indivíduo lhe darem à mma estes apoios. . . .
        ler comentário completo »
        Diogo Costa
        2022-03-31 11h30m por Helder26
        A titularidade do Diogo Costa foi a única que me agradou nesta semana e meia de de seleção.
        Se tivessem vergonha, nem teriam jogado este playoff. Não vencer à Sérvia no último jogo em casa, uma vergonha total. Passámos, ficaram todos felizes. Não fizeram mais que a sua obrigação. A ganhar 2-0 tranquilamente contra a Macedónia e mete jogadores aos 80' minutos. Os jovens já são difíceis de agradar, com esta gestão então. . .
        Os velhotes têm de dar o seu lugar aos mais nov...ler comentário completo »
        ZY
        Road Runner
        2022-03-31 11h15m por zyxw4321
        Tu, a relatar um facto? Isso nunca aconteceu. . . Podes dizer aquilo que pensas erradamente ser um facto no teu comentário?
        Nova era. . . ?
        2022-03-31 10h24m por Road_Runner
        Na anterior convocatória em que o Diogo Costa foi convocado e não jogou, o PdC não gostou que ele tivesse sido convocado e não ter jogado. . .

        Por isso falou. . . e o Diogo Costa, jogou. . .

        Ele e outros fcp's e scp's, nem precisam ser portugueses!
        JS
        Lê-se aqui coisas incríveis
        2022-03-31 09h06m por jsilva77
        Portanto, Fernando Santos coloca Diogo Costa, sentando o titularissimo Rui Patrício, só porque sim e para experimentar . . . Até porque se trata do . . . 3o ou 4o GR da seleção, atrás dos colossos Rui Patrício, Anthony e Sá . . . Lá está, para o Mundial volta à sua condição de ver os jogos da bancada, enfim . . . É cá cada tese, mas vale sempre a pena ler que saímos mais enriquecidos.

        É óbvio que se Fernando Santos arriscou nele para o Playoff, a experiência foi apen...ler comentário completo »
        MaiisDoMesmo
        2022-03-31 08h52m por lvr1vsc
        Why disrespect man
        Diogo Costa pt2
        2022-03-31 02h17m por Italo_Calvino
        Só para tentar medir melhor o equilíbrio da balança, quem é melhor guarda-redes, o Rui Patrício, o Marchesin ou o Anthony Lopes? A resposta é simples, Diogo Costa.
        GK do Mundial
        2022-03-31 01h28m por Roby_Analista
        Acho que vai ser na mesma o Rui Patrício.

        Depois no Europeu é que já tenho as minhas dúvidas.

        O Lopes está acima na hierarquia , bom guarda redes com experiência e com alguns anos pela frente.

        Depois poderá vir o jovem do Porto no próximo Mundial.
        Diogão Costa
        2022-03-31 01h23m por Dragon4rce
        The God hand, no mesmo ano senta o Marchesin e o Patrício, querem melhor cartão de visita?
        Diogo Costa
        2022-03-31 01h04m por Italo_Calvino
        Eu devo estar numa dimensão qualquer onde ninguém conhece o guarda-redes titular do FC Porto e que atirou para o banco de suplentes um excelente internacional argentino. Colocar em dúvida a experiência de um jogador com experiência de campeonato nacional e liga dos campeões é obra. Falar do número de jogos do Rui Patrício como titular da seleção nacional para avaliar qualidade é um pouco discutível quando procuramos saber quem eram os seus concorrentes. Rui Patrício, apesar da idade e experi...ler comentário completo »
        12
        jogos históricos
        U Terça, 29 Março 2022 - 19:45
        Estádio do Dragão
        Anthony Taylor
        2-0
        Bruno Fernandes 32' 65'
        VIDEOS
        OUTRAS NOTÍCIAS
        Um entra, outro sai
        O Manchester City prepara-se novamente para ser destaque no mercado de transferências. O campeão inglês tem em marcha dois negócios de valores próximos, um para ...
        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
        grove_street 24-06-2022, 22:55
        grove_street 24-06-2022, 22:54
        Bracara_Avgvsta 24-06-2022, 22:53
        grove_street 24-06-2022, 22:52
        RA
        razga 24-06-2022, 22:46
        sitrte 24-06-2022, 22:41
        Bracara_Avgvsta 24-06-2022, 22:34
        carloscorreia368 24-06-2022, 22:21
        MantoEnlameado_ 24-06-2022, 21:54
        RI
        Ricardo_Gomes 24-06-2022, 21:54
        zlatan_21 24-06-2022, 21:51
        GI
        gil_bicente 24-06-2022, 21:47
        MantoEnlameado_ 24-06-2022, 21:46
        SportingCP_1906 24-06-2022, 21:42
        MantoEnlameado_ 24-06-2022, 21:42
        MantoEnlameado_ 24-06-2022, 21:41