O último estudo do Observatório do Futebol (CIES) focou-se nos gastos e lucros em transferências de jogadores nas várias ligas mundiais desde julho de 2017 e Portugal surge em claro destaque no mesmo, com Inglaterra a surgir na ponta oposta.
Segundo este estudo, ao longo dos últimos cinco anos os clubes portugueses gastaram um total de 527 milhões de euros em transferências, mas, por outro lado, receberam cerca de 1674 milhões de euros em transferências, apresentando um saldo comercial positivo (lucro) de 1147 milhões de euros, um máximo a nível mundial no período em análise.
De perto para com Portugal segue o Brasil, que apresenta um saldo comercial positivo de 1021 milhões de euros desde o verão de 2017 e consegue, assim, ultrapassar, países como os Países Baixos (lucro de 742 milhões de euros), França (lucro de 690 milhões) ou a Argentina (lucro de 598 milhões).
Na ponta oposta deste ranking surgem os principais países importadores de talento e, por isso, os mais compradores e que mais gastam. Inglaterra, com a Premier League à cabeça, foi o país com maior prejuízo ao nível de transferências no período em análise: 4350 milhões de euros (gastaram 6922 milhões e receberam 2572). Nos lugares seguintes do ranking, ao nível de prejuízo, surgem Itália (-910 milhões), China (-433 milhões) e a Rússia (-389 milhões). Espanha surge em6º lugar, com prejuízo de 295 milhões, e a Alemanha em 9º, com prejuízo de «apenas» 90 milhões de euros.
O último relatório do CIES teve em conta eventuais acréscimos (bónus) independentemente do valor efetivamente já pago nas transferências, assim como percentagens de valores de vendas seguintes à qual os clubes tinham direito. Contudo, o Observatório do Futebol nota que, por vezes, as próprias taxas das transferências não estão inteiramente disponíveis, pelo que «os números apresentados devem, portanto, ser considerados aproximações tão precisas quanto possível.»
Most negative trade balance 🔁 for international transfers since July 2017 🤑 🏴 at the 🔝 with➖ 4⃣.3⃣ billion ❗️ 🇮🇹 & 🇨🇳 complete the podium 😯 Full data in new @CIES_Football ⚽️ Weekly Post ➡️ https://t.co/IYcRCLml0T pic.twitter.com/1A2Oy26Ofk
— CIES Football Obs (@CIES_Football) March 14, 2022