A FPF comunicou esta quinta-feira, através do seu site oficial, que Antero da Silva Resende, antigo presidente federativo, faleceu aos 96 anos, com o funeral a realizar-se esta sexta-feira, pelas 13h30, no cemitério do Lumiar.
Silva Resende foi líder do organismo de 1983 a 1989, tendo sido o 28º presidente da FPF, assumindo também um cargo no Comité Executivo da UEFA. Devido à sua morte, a Federação decretou um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições.
Para além de dirigente, Silva Resende foi ainda jornalista, tendo desempenhado o cargo de diretor do jornal A Bola, entre 1972 e 1975, e tendo sido colunista e provedor dos leitores do jornal Record.
Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte de Silva Resende, antigo Presidente da FPF e membro efectivo do Comité Executivo da UEFA.
Personalidade de índole discreta mas extremamente generosa na sua dedicação ao futebol e desporto nacionais, deixou um legado de enorme prestígio e competência na gestão da FPF num período de grande mudança do futebol português.
Agraciado com a Ordem de Mérito (Diamante) da UEFA, Silva Resende foi um enorme dirigente desportivo português.
Em nome da FPF, exprimo à sua família, amigos e antigos colegas e colaboradores as minhas mais sentidas condolências.
![]() | ![]() |
![]() |