placardpt
    Chelsea venceu Mundial de Clubes (2x1 a.p.)

    Foi por pouco, Abel

    2022/02/12 19:32

    Foi por pouco! Tal como Jorge Jesus fez frente ao Liverpool, também Abel Ferreira ameaçou contrariar todas as casas de apostas e quase todas as opiniões de adeptos e jornalistas com uma grande exibição. No entanto, tal como Jesus, também Abel e o seu Palmeiras acabaram por cair no prolongamento. Os festejos ficaram reservados para o Chelsea, que sentiu bem mais dificuldades do que seria de esperar, mas acabou por sagrar-se campeão do Mundo de Clubes.

    Lição bem estudada

    O professor Abel, como é conhecido no Brasil, mostrou desde cedo que a aula resultou na perfeição e que os seus jogadores tinham a lição bem estudada. Apesar de repetir o onze, o esquema tático passou para uma espécie de 3x4x3 muito móvel e com indicações específicas para vários jogadores anularem as grandes armas do Chelsea.

    ©Getty /
    Ainda assim, os blues, campeões europeus em título, assumiram a iniciativa de jogo e dominaram na posse de bola. Só que isso também fazia parte da estratégia de Abel… De resto, o Chelsea praticamente não incomodou ao longo da primeira parte, com a equipa brasileira a conseguir controlar os cruzamentos perigosos e a travar por completo Lukaku. A exceção foram as bolas paradas, com Thiago Silva a ficar perto de festejar em cima do intervalo, e a meia distância.

    E não, o Palmeiras não se limitou a defender. A estratégia de contragolpe também resultou, ou quase resultou. E este quase é muito por culpa de Dudu, homem decisivo na meia-final frente ao Al Hilal, que não teve a simplicidade que era exigida em dois lances onde podia ter surpreendido tudo e todos e colocado o verdão em vantagem. Ao intervalo, o marcador registava um nulo justo, que espelhava o equilíbrio dentro do campo entre duas equipas com posturas distintas.

    Só os erros desequilibraram

    A estratégia defensiva do Palmeiras, embora muito eficaz, implicava um grande esforço de vários jogadores, entre eles Rony, encarregue e fazer toda a ala direita, fosse a defender, fosse a atacar. Bastaria uma distração de Rony para que Hudson-Odoi recebesse sozinho e conseguisse um daqueles cruzamentos que tão bem sabe fazer. Pois bem, foi exatamente o que aconteceu, depois de uma boa entrada do Chelsea, e Lukaku deu vantagem aos blues, numa das suas primeiras aparições no jogo.

    ©Getty /
    O golo podia significar o fim da linha para o Palmeiras, que tinha agora de mudar a estratégia e ia estar muito mais exposto. No entanto, os homens de Abel Ferreira, já depois de um novo susto causado por Pulisic, voltaram a surpreender. Cerca de cinco minutos depois do golo sofrido, num lance perigoso de contragolpe do verdão, Thiago Silva tocou a bola com a mão e permitiu a Raphael Veiga restabelecer a igualdade da linha dos onze metros, para loucura dos vários milhares de adeptos brasileiros presentes nas bancadas.

    Dois erros deram em dois golos, mas com a igualdade restabelecida, restabeleceu-se também a toada da primeira parte. Duas posturas distintas – Chelsea com a iniciativa e mais bola perante um Palmeiras muito sólido defensivamente e a tentar surpreender no contra-ataque – e um equilíbrio inesperado. Kai Havertz e Pulisic ainda ameaçaram o golo, mas a estratégia de Abel voltou a sair por cima e o jogo seguiu mesmo para prolongamento.

    Onze metros dão, onze metros tiram

    O prolongamento acentuou as diferenças entre as duas equipas, com o Chelsea a assumir cada vez mais o domínio no meio-campo contrário perante um Palmeiras que se mantinha muito forte e coeso, mas que tinha cada vez mais dificuldades em sair com qualidade para o ataque. Ainda assim, a única vez que o Chelsea conseguiu furar foi numa iniciativa de Timo Werner, que assustou, mas passou por cima.

    O tempo ia passando e já todos esperavam que o jogo fosse decidido da linha dos onze metros. E foi, mas não foi bem como se esperava. Já nos últimos minutos e num dos muitos cantos a favor dos blues, Luan desviou uma tentativa de remate com o braço e Kai Havertz, tal como na final da Liga dos Campeões, voltou a vestir a capa de herói, não tremeu na cobrança da grande penalidade e decidiu a partida!

    Os últimos minutos ainda tiveram um «tudo por tudo» por parte do Palmeiras, mas sem efeitos práticos. No fim das contas, o Palmeiras e Abel Ferreira caíram, mas caíram de pé.

    jogos históricos
    U Sábado, 12 Fevereiro 2022 - 16:30
    Mohammad bin Zayed Stadium
    Chris Beath
    2-1
    a.p.
    Romelu Lukaku 55'
    Kai Havertz 117' (g.p.)
    Raphael Veiga 64' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Mohammad bin Zayed Stadium
    Lotação36 186
    Medidas-
    Inauguração1980
    Lances Capitais
    55´
    GOLO Chelsea!
    Romelu Lukaku marca
    Romelu Lukaku marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    64´
    GOLO Palmeiras!
    Raphael Veiga marca
    Raphael Veiga marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    117´
    GOLO Chelsea!
    Kai Havertz marca
    Kai Havertz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    Kai Havertz marcou o seu 15º golo na equipa (73 jogos)
    120´
    +5
    Cartão vermelho para Luan (Palmeiras) Luan vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
    Positivo
    A estratégia de Abel

    No fim das contas, o que fica é o triunfo do Chelsea. É isso que será lembrado daqui a muitos anos, como se costuma dizer neste tipo de situação. No entanto, há que fazer jus à grande estratégia de Abel Ferreira. E não, não é por ser português. Longe disso. Abel contrariou o estereótipo do futebol brasileiro e apresentou-se com uma equipa muito bem organizado e fortíssima defensivamente, tendo ficado muito perto da surpresa!

    Negativo
    Dificuldades inesperadas

    A estratégia de Abel Ferreira e do Palmeira já mereceram muitos elogios da nossa parte, mas a verdade é que quem tem ao seu dispor um plantel com a qualidade do Chelsea tem de conseguir fazer melhor. Apesar do domínio da posse de bola, as dificuldades em criar perigo foram tremendas. Ainda assim, no final da partida foram os blues a festejar...

    Forma
    Chelsea
    2021/2022
    38J
    22V
    12E
    4D
    76-27G
    Palmeiras
    2022
    4J
    3V
    1E
    0D
    7-1G
    O Árbitro

    Chris Beath, árbitro australiano de 37 anos, conseguiu controlar o jogo sem praticamente mostrar cartões amarelos. Acabou por estar ligado ao resultado final de forma decisiva, bem como o VAR, mas as duas decisões de grande penalidade aceitam-se (embora o último penálti seja mais discutível pela proximidade), tal como a expulsão.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CHELSEA
    EMPATE
    PALMEIRAS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Leila Pereira
    2022-02-14 22h27m por SportingCP_1906
    Uma mulher Presidente do Palmeiras. Um dia, o Sporting tem de inovar. Grande exemplo!
    ZY
    Evanescence
    2022-02-13 05h38m por zyxw4321
    Ao início, a FIFA até queria 12 equipas da UEFA, mas a ECA, a Associação de Clubes Europeus, fez campanha para reduzir esse número para 8.
    Mudanças no mundial
    2022-02-13 04h15m por fcpinvicta
    Todos sabemos que eles n ligam para quem ganha, é tudo por publicidade e mais dinheiro a entrar. O novo formato dá uma vergonha, pq todos sabemos a importância para os sul americanos de ser campeão mundial e isso retira possibilidades. Agora os mundiais têm de ser tudo em países do petróleo? Pq n vamos jogar para lá? só falta, Manda se o Real o Barça etc para lá e faz se uma super liga. Palhaçada, cada vez gosto menos de futebol
    Eagle
    2022-02-13 01h48m por PSVIEW
    Tem pouco interesse devido a data em que prova e realizada. Fizessem no fim de época como fazem com os torneios de seleções e garanto te que teria mais interesse, devido ao menos número de jogos naquela altura( tirando campeonatos latinos)
    Palmeiras
    2022-02-13 01h21m por JHendrix
    Esteve perto mas ainda não foi desta que o Palmeiras conquista o primeiro Mundial de sua história.

    Ainda assim óptima performance do Verdão do Abel.

    Pelo menos conquistaram a Copa São Paulo e já acabaram com metade da musiquinha. Já têm copinha mas continuam a não ter mundial. . .
    Mundial Clubes
    2022-02-13 01h03m por Avalanche27
    Só mais uma prova do claro domínio das equipas europeias em relação às restantes.
    Palmeiras
    2022-02-12 21h50m por Mourinhoooooo
    Contra o Chelsea é sempre difícil, gostava mesmo que ganhassem gostava de ver um mister português a vencer a libertadores
    ZY
    Evanescence
    2022-02-12 20h52m por zyxw4321
    Errata: grupos de 3, passa 1 em cada, e depois quartos-de-final, meias-finais e final. Não passam 2 de cada grupo.
    ZY
    Evanescence
    2022-02-12 20h29m por zyxw4321
    Resumo: Em vez de ser uma prova anual, vai passar a ser uma prova de 4 em 4 anos, jogada no ano anterior ao Mundial de seleções, no mesmo país anfitrião (era para ter sido já assim no ano passado, mas foi adiado).

    O torneio terá 24 equipas, 8 da UEFA, 6 da CONMEBOL, 3 da CAF, 3 da CONCACAF, 3 da AFC e da OFC, e 1 anfitrião. Os critérios para escolher as equipas não são os mesmos em todo o lado, e penso que a CONMEBOL e a UEFA ainda nem os definiram.

    8 ...ler comentário completo »
    CA
    Parabéns Palmeiras
    2022-02-12 19h46m por carlosferrari266
    Ainda não tem Mundial mas deu uma boa réplica de si perante um adversário super favorito, munido de armas desiguais - caiu de pé, e sim, tal como o Flamengo de Jorge Jesus perdeu de modo quase idêntico e de forma digna! São puras verdades! Qual é o problema em as realçar?
    ZY
    Mundial de Clubes
    2022-02-12 19h42m por zyxw4321
    Nos últimos 15 jogos, 14 vitórias de equipas europeias. . . E se forem em frente com o novo formato, tenho a impressão que nunca mais o vencedor será uma equipa de outra confederação.

    Mesmo assim, claro, parabéns ao Chelsea pelo primeiro troféu de campeão do Mundo.
    Toma seu cagão!
    2022-02-12 19h40m por eduardonlirio
    Toma Abel "cagão" Ferreira!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...
    Jogos
    Mundial de Clubes
    Campeonato do Mundo de Clubes
    Jornada 1