placardpt
    Quase um duelo a dois desde 2020

    Hipótese de Rúben fugir a Sérgio: quem tem ganho o quê em Portugal...

    Que o treinador do Sporting tem tido forte impacto desde que apareceu, ninguém pode questionar. Que o fez em contextos em que subiu claramente o nível, também não. Se é o melhor desde aí... normalmente os títulos são um bom barómetro. E, nesse aspeto, é quem está à frente, se bem que longe de se tratar de uma hegemonia, pois há Sérgio Conceição.

    Títulos desde Jan 2020

    Competição Vencedor Treinador
    Taça da Liga 19/20 SC Braga Rúben
    Amorim
    Campeonato 19/20 FC Porto Sérgio Conceição
    Taça de Portugal 19/20 FC Porto Sérgio Conceição
    Supertaça
    2020
    FC Porto Sérgio Conceição
    Taça da Liga 20/21 Sporting Rúben
    Amorim
    Campeonato 20/21 Sporting Rúben
    Amorim
    Taça de Portugal 20/21 SC Braga Carlos Carvalhal
    Supertaça
    2021
    Sporting Rúben
    Amorim

    Apareceu em janeiro de 2020. Ainda não existia pandemia (parece estranho, mas só passaram dois anos) e o técnico tinha em Braga a oportunidade de mostrar o que valia. E valeu, quase no imediato, um título.

    Só durou dois meses, que logo Frederico Varandas fez um arriscado movimento e bateu a cláusula de rescisão. Em Alvalade, começou por ver o FC Porto celebrar, enquanto preparava a época seguinte.

    2021 trouxe frutos... e que frutos! Sporting campeão nacional 19 anos depois, isto já depois de ter ganho a taça da liga e antes de a isso somar uma Supertaça.

    Aí, passava novamente Sérgio Conceição.

    E tem sido assim. No cenário atual, o portista está bem encaminhado para o campeonato, o leão está a dois jogos de ganhar nova taça da liga e ambos ainda vão medir forças, a duas mãos, na Taça de Portugal, numa espécie de final antecipada.

    Pelo meio, só Carlos Carvalhal se atreveu a dar um grito. De resto, silêncio absoluto, nomeadamente de um Benfica que estava com grande cadência de títulos... mas que acabaram no verão de 2019. Será só coincidência ou também tem a ver com Rúben Amorim?

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Fotografias

    Allianz Cup: Sporting x Santa Clara (Final Four / Meia-Final 2)
    Allianz Cup: Sporting x Santa Clara (Final Four / Meia-Final 2)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DJROCKER
    2022-01-26 22h41m por MisticaEncarnada
    Deve ser uma questão de tempo até ser considerada pela FIFA então. Não sabia mas não faz sentido. A Taça da Liga Inglesa deve ser, digo eu.
    Não se pode ligar a tudo. A opinião de um ou dois não é a opinião dos Benfiquistas ou dos Portistas ou dos católicos, dos militantes do PS ou do Bloco e por aí fora. Cada um de nós tem uma opinião diferente sobre alguma coisa.
    Dirtylooks
    2022-01-26 20h30m por MisticaEncarnada
    Relativamente à Taça da Liga, aquilo que mostrei demonstra a que é dada importância à Taça da Liga pela direção e treinadores do Porto antes do Sérgio Vir (lê o meu último comentário das 19h52).
    Quanto ao Sérgio, o que lhe aponto de defeitos é a azia. Por vezes até acho um bocado nojice algumas coisas ditas por ele. De resto, em termos desportivos quando vamos realmente ver o percurso dele desde que chegou ao Porto acho que não há muito que dizer, a não ser algo sobre o campeonato ...ler comentário completo »
    SomosPorto1989
    2022-01-26 19h52m por MisticaEncarnada
    Depende dos Benfiquistas e dos Portistas. Eu puxo mais para a Supertaça. Para mim é mais importante, um troféu mais histórico, gostava que o Benfica tivesse ganho mais vezes. Isso não torna, aos meus olhos, a Taça da Liga um troféu banal.
    O que para mim está mal não é a Liga querer dar importância ao troféu, é mesmo o formato que está montado para os 3 grandes ganharem.
    Por um lado, desvalorizar um título quando o nosso clube já esteve na final 4 vezes não me parece mu...ler comentário completo »
    SO
    MisticaEncarnad a
    2022-01-26 19h27m por SomosPorto1989
    "É um troféu para encher chouriços mas depois sempre que um clube qualquer está nas meias finais mete os titulares todos porque ninguém quer perder o título. "

    Nem sempre foi assim, há uns anos valentes o Porto foi jogar a Alvalade e foi maioritariamente com os juniores e até viajou de comboio, só desde que o Sérgio Conceição chegou ao Porto é que o clube começou a levar a competição um pouco mais a sério até aí era bastante desvalorizada e na altura em que foi criada era visto ...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2022-01-26 18h53m por MisticaEncarnada
    Para mim a partir daquelas duas primeiras épocas em que o Porto passa a fase de grupos da Champions e só cai com o Liverpool fiquei com a opinião de que ele era melhor que o Jesus.
    Em relação à teimosia discordo. Aquilo que eu acho que acontece é que agora o Porto tem jogadores melhores e mais criativos que antes não tinha e ele tinha de jogar de uma certa forma que expusesse menos as fragilidades da equipa. Jogar com Marega como o homem mais influente no ataque é muito diferente de j...ler comentário completo »
    MisticaEncarnad a
    2022-01-26 18h26m por Ultras-__FCP
    Porque o Sérgio se soube reinventar como treinador. Estou muito surpreendido com ele, mudou a forma de jogar, mudou o tipo de jogador que escala, mudou a abordagem tática aos jogos, enfim, deixou a teimosia de lado, coisa que eu achava ser impossível.
    Dragon4rce
    2022-01-26 18h12m por MisticaEncarnada
    O Jesus só os ultrapassa em palmarés e é porque esteve 10 épocas e meia entre Benfica e Sporting. E em 5 épocas de Porto o Sérgio já passou a fase de grupos da Champions 3 vezes, coisa que o Jesus em 10 tentativas só fez duas vezes. Chegou às finais da Liga Europa depois de ficar em terceiro lugar na fase de grupos da Champions. Para mim o Sérgio Conceição é muito mais treinador que o JJ, basta ver a forma como o Porto joga os grandes jogos. As equipas do Jesus em mais de metade dos jogos ...ler comentário completo »
    DJROCKER
    2022-01-26 17h24m por MisticaEncarnada
    É um título. E acho que se um clube qualquer tivesse 4 ou 5 taças da liga também lhe davam mais importância.
    Quanto à Supertaça, a final da Taça de Portugal encerra uma época. A Supertaça é depois do final de uma época. Logo pertence à época seguinte, embora seja do mesmo ano civil. Oficialmente é assim há décadas.
    Misticaencarnad a
    2022-01-26 15h58m por OJ_Silva
    Sobre o timing entao estamos de acordo. Para o exagero e ocupar vazios, então podiam-se fazer notícias tipo "fernando santos, melhor treinador do mundo se ganhar o mundial".
    Lol
    OJ_Silva
    2022-01-26 15h53m por MisticaEncarnada
    A notícia em si não é condenável, o timing penso que deveria ser após o final da prova, caso o Sporting fosse o vencedor.
    Ultras-__FCP
    2022-01-26 15h51m por MisticaEncarnada
    O Porto está muito forte, a equipa está confiante, há jogadores que querem provar o seu valor para dar o salto para outras equipas, o Sérgio é um treinador diferenciado no que toca a moralizar jogadores. Tudo isso me leva a crer que o Porto vai (infelizmente) ser mais uma vez campeão nacional. Se não fosse o Benfica, preferia que fosse o Sporting pela questão do Porto ter mais campeonatos.
    Tudo pode acontecer mas um adepto comum que não tem a responsabilidade de um dirigente, jog...ler comentário completo »
    Luis Rocha Rodrigues
    2022-01-26 15h38m por OJ_Silva
    Mesmo assim a notícia aborda o duelo RA x SC e não propriamente o jogo de esta noite. Com todo o respeito não me parece o melhor timing para a notícia
    MisticaEncarnad a
    2022-01-26 15h27m por Ultras-__FCP
    Com 9 pontos, que na prática seriam 10, o campeonato fica arrumado.
    Esta notícia
    2022-01-26 15h19m por OJ_Silva
    Acho que seria mais apropriada depois de passada a meia-final. Acho que é um pouco encher chouras e faltar ao respeito ao sta. Clara e sua equipa técnica.
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado pelo comentário. Trata-se de um artigo direcionado para a perspetiva do Sporting. Temos outro, também em destaque, direcionado para o Santa Clara, igualmente nos destaques do zerozero.

    Cumprimentos e boas leituras
    Luís Rocha Rodrigues
    Taça da Liga
    2022-01-26 15h06m por MisticaEncarnada
    É um troféu para encher chouriços mas depois sempre que um clube qualquer está nas meias finais mete os titulares todos porque ninguém quer perder o título.
    Para mim a Taça de Portugal tem de longe mais história e importância. A Supertaça também é mais importante. Mas ainda assim a Taça da Liga é um título, não são jogos amigáveis.
    De resto, foi feita para os 3 grandes, os formatos foram sendo alterados para evitar que os 3 grandes se defrontem antes das meias finais e iss...ler comentário completo »
    burningman
    2022-01-26 14h59m por MisticaEncarnada
    Dou-te mais ou menos razão mas ao dia de hoje eu acho (mas não sou bruxo) que o Porto vai ser campeão.
    BriosaAteMorrer
    2022-01-26 14h47m por edhelvar
    Dizer que está só atrás da liga e da taça, descartando a supertaça que tem mais história e significado, quando não há mais nenhuma depois vale de muito lol
    JS
    BriosaAteMorrer
    2022-01-26 14h45m por jsilva77
    Peço desculpa estar a corrigir, mas esqueceu-se da Supertaça, só para relembrar que este troféu existe . . . que é um troféu com história e tradição no panorama futebolístico, não só Português, mas nos países mais civilizados, sendo de extrema importância e relevância . . . Porquê, pergunta e muito bem, até porque ignorou a sua existência ??? Porque premeia a carreira e regularidade de duas equipas, em que se destacaram ao longo de dezenas de jogos, e não meia dúzia previamente defini...ler comentário completo »
    BriosaAteMorrer
    2022-01-26 14h31m por Ultras-__FCP
    E da Supertaça, que tem décadas e décadas de história lol. A Taça da Liga é um troféu insignificante que só serve para encher os bolsos de quem comanda o futebol em Portugal.
    burningman
    2022-01-26 14h30m por Ultras-__FCP
    Então perde tu no Dragão e fica a 9 a ver se o campeonato não vai de vela.
    LU
    @misticaencarna da
    2022-01-26 13h52m por LuisBoaMorte
    Não descarto nenhum cenário na presente temporada, nem a do Benfica ainda se chegar a frente.
    Uma coisa é certa, o Porto é a equipa com o plantel mais equilibrado, e existem incertezas, se Veríssimo dará a volta ao presente. Contudo acho que vai ser um campeonato com um desfecho desconhecido para já.

    Saudações leoninas desde a Alemanha!
    BU
    MisticaEncarnad a
    2022-01-26 13h48m por burningman
    Tudo indica que vai ganhar mais um campeonato? Calma chavalo ainda falta meio campeonato, 6 ou 9 pontos não são nada
    Loles
    2022-01-26 13h47m por Ultras-__FCP
    Ele que fuja com todas as Taças da Liga.
    Rúben Amorim vs Sérgio Conceição
    2022-01-26 13h24m por MisticaEncarnada
    Apesar do início de carreira do Amorim estar a ser bastante promissor não se deve ainda comparar o percurso de um treinador que tem sucesso há 2 anos ao percurso de outro que tem sucesso no Porto há 4 anos e meio.
    Apesar de tudo o que de bom tem feito o Amorim é diferente ter bons resultados por 2 épocas num grande (vamos ver como termina esta época) ou ter durante 4 ou 5 (tudo indica que o Sérgio vai ganhar mais um grande título, o campeonato, e vamos lá ver se não faz a dobradinha).
    jogos históricos
    U Quarta, 26 Janeiro 2022 - 19:45
    Estádio Dr. Magalhães Pessoa
    António Nobre
    2-1
    Pablo Sarabia 65' (g.p.)
    Lincoln 32'
    Mikel Villanueva 40' (p.b.)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53