placardpt
    Avançado do Palmeiras está nas bocas do Mundo

    Endrick tem 15 anos e o Mundo fala dele: esta é a sua história

    Jornal Marca faz capa com Endrick ©MARCA
    Ainda se lembra o que andava a fazer quando tinha 15 anos? Este jornalista que vos escreve estaria a ver «Morangos com Açúcar», a jogar «Football Manager» ou a trocar Kolmi's com os colegas de turma. Endrick é, simplesmente, capa no jornal Marca, um dos mais conceituados jornais desportivos do Mundo. 

    «Porquê?», pergunta você. E pergunta bem. Começamos já por aí, mas alertamos que, como muitos jovens brasileiros, a história de Endrick não é um conto de fadas, apesar da fama em idade tão precoce. Mais do que o prazer de jogar, o futebol sempre foi visto por Endrick como uma mudança de vida que cedo prometeu ao pai, enquanto este pedia desculpa ao filho por não ter nada para lhe dar de comer.

    Mas comecemos pelas últimas semanas de Endrick, de desconhecido a capa do jornal Marca.

    «Um fenómeno chamado Endrick»

    A expressão pertence à conta de Twitter do Palmeiras, numa publicação com mais de 9 mil gostos e mil retweets, e espelha bem a forma como, aos 15 anos, Endrick é visto no Brasil.

    Os mais atentos ao futebol de formação do Verdão tinham já o nome do avançado debaixo de olho, mas a Copinha, a maior competição de futebol de formação do Brasil, abriu os horizontes para o adolescente se mostrar ao Mundo.

    Depois de marcar quatro golos na fase de grupos, sendo que até só jogou 45 minutos em cada uma das partidas, o nome de Endrick começou a espalhar-se pelas redes sociais depois do golo na vitória (5x2) frente ao Oeste (veja aqui). Uma obra de arte que fez com que o avançado chamasse ainda mais a atenção dos adeptos... e não só.

    A idade não permite que tenha ainda contrato profissional com o Palmeiras, nem sequer uma ida para a Europa, só possível a partir dos 18 anos, mas isso não impediu que entrasse já nas cogitações de Real Madrid e Barcelona, simplesmente dois dos maiores clubes do Mundo.

    Entre o momento em que o vídeo desse golo se tornou viral e o brasileiro começou a ser associado a Real Madrid e Barcelona, passaram apenas quatro dias. Sinais dos tempos do (i)mediatismo, muito provavelmente. 

    Endrick após a conquista da Copinha ©Palmeiras

    O certo é que, nos últimos dias, só se fala de Endrick. Lembramos que o avançado tem apenas 15 (!) anos. Ainda não pode conduzir ou beber álcool, por exemplo, mas os adeptos do Palmeiras já pedem «Endrick no Mundial» de Clubes. A resposta de Abel não podia ser mais clara, embora alguns jornalistas brasileiros tenham até criticado a forma como o técnico reagiu: «Esse garoto Endrick. Você não acordou ainda e ele já meteu 1 golo no Allianz Parque lotado com 5 minutos de jogo. Mas tem quem diga que o lugar dele é na Disney…», escreveu Chico Garcia, na sua conta de Twitter.

    Mas vamos a coisas mais sérias e exatas. Aos 15 anos, Endrick é, de facto, um craque em potência. Na Copinha, o avançado encontrou adversários mais velhos e desenvolvidos fisicamente, mas isso não o impediu de se destacar, bem pelo contrário.

    Parte decisiva da conquista histórica do Palmeiras, que teve em Endrick o principal artilheiro, com seis golos, o avançado de 15 anos, autor do primeiro golo da final, foi ainda eleito o jogador do torneio e recebeu o Prémio Dener pelo golo que apontou frente ao Oeste.

    Aos 15 anos, o futuro de Endrick, como o de qualquer jovem, é incerto, mas promete cada vez mais. Para já, e foi o pai a garanti-lo, esse futuro passa pelo Palmeiras, clube com o qual vai assinar um contrato profissional até 2024, assim que complete 16 anos, mas há um destino que parece já traçado: Endrick vai para a Europa, deixando para trás um passado de extremas dificuldades.

    «Pai, vou ser jogador de futebol e tirar a gente dessa dificuldade»

    21 de julho de 2006. Nasce Endrick Felipe Moreira de Souza, natural de Brasília, onde começou a jogar com apenas 4 anos, depois de passar no teste do «choro». Não chorou por cair quando jogava com as crianças de 6 e 7 anos. Uma preparação para o que aí vinha.

    Filho de uma família pobre, Endrick passou por dificuldades enquanto jovem e se nos dias que correm é destaque pelo que faz dentro de campo, muito se deve à forma como encarou essas dificuldades, com a ajuda sempre fundamental do pai, Douglas Souza.

    Humilde não só na carteira, Douglas sempre procurou que não faltasse nada à sua família e o futebol também teve um papel importante. Além do trabalho de segunda a sexta-feira, o pai de Endrick jogava futebol aos fins de semana para levar um extra para pagar as contas da casa.

    Em entrevista ao programa Donos da Bola, Douglas Souza conta o momento em que Endrick fez uma promessa ao mesmo tempo que pai e filho choravam lado a lado.

    «Houve um dia em que o Endrick queria comer e, na despensa, não tinha o que ele queria. Pediu-me, eu disse que não tinha, e ele disse que ia ser jogador de futebol e tirar-nos dessa situação».

    Palmeiras ofereceu um cargo de limpeza no clube a Douglas Souza, pai de Endrick (à direita na foto, ao lado de Raphael Veiga, jogador da equipa principal ©Palmeiras

    Nessa altura, Endrick, que ainda vivia em Brasília, era jogador do São Paulo (fazia parte de uma escolinha do clube em Brasília) e era já visto como um jovem com grande futuro pela frente. Por esse motivo, os dirigentes do clube pediram a Douglas Souza uma mudança para uma zona mais próxima da cidade de São Paulo (Cotia), mas só se mostraram dispostos a contribuir com ajudas de custo (150 reais por mês, algo como 25 euros mensais). O pai de Endrick pediu o pagamento da renda na totalidade ou um emprego no clube, mas o São Paulo rejeitou.

    Sem hipóteses de deixar Brasília e suportar a mudança para São Paulo, a família de Endrick rejeitou a oferta e aí apareceu o Palmeiras, que não hesitou e pagou uma casa para que Douglas e toda a família se pudessem juntar a Endrick na mudança para São Paulo. 

    A partir desse momento, tudo mudou. Endrick, ambidestro por treinar remates com o pé esquerdo e com o pé direito em casa com o pai, foi campeão sub-11, sub-13, sub-15 e, com apenas 14 anos, subiu para os sub-17. O salto para os sub-20 não demorou muito.

    «Achei estranho, achei que era um salto muito grande, mas o treinador disse-me "não adianta deixá-lo nos sub-15, ele vai acomodar-se. Já experimentámos os sub-17 e ele não sentiu a diferença, vamos colocá-lo nos sub-20 para fazer o teste"», contou Douglas Souza, que é agora funcionário do Palmeiras, na mesma entrevista ao Donos da Bola.

    Teste superado com sucesso. Endrick deu-se tão bem nos sub-20 que ficou sem direito a férias. Foi assim que Douglas soube que o filho ia disputar a Copinha, apesar dos seus 15 anos e o resto... o resto é história.

    Aos 15 anos, a vida de Endrick, apesar das dificuldades (até já foi operado ao joelho), está cheia de conquistas. A capa no jornal Marca é mais uma, mas, convidado a escolher a maior, o avançado finaliza como tão bem sabe: «A minha maior conquista é o meu irmão». «Ele diz que o que ele não teve, quer dar ao irmão dele. Tem um irmão de 2 anos e 8 meses, o Noah, e ele diz que tudo o que não teve, quer dar ao irmão», revelou Douglas Souza.

    Se vai dar jogador, só o futuro pode dizer, mas a humildade que Endrick e a família têm vindo a mostrar nas últimas semanas não deixam dúvidas: Temos craque!

    Endrick com o irmão Noah, de 2 anos e 8 meses ©Palmeiras

    Brasil
    Endrick
    NomeEndrick Felipe Moreira de Sousa
    Nascimento/Idade2006-07-21(17 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(50)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Endrick
    2022-01-28 00h07m por manueldesousa
    Toda a SORTE do mundo!
    BriosaAteMorrer . . .
    2022-01-27 10h34m por AcaroInformatico
    Pois. . . aconselho-te a investigar antes de comentar.

    Pelé com 17 era campeão do mundo. . . 15 + 2 = 17
    Maradona. . . bem, sou suspeito para escrever sobre ele. . .
    Uma confusao
    2022-01-27 07h19m por xithombo
    Era melhor deixar o moleque evoluir naturalmente. Há milhões de putos a jogar pelo mundo fora e muitos ainda estão escondidos. Só que daqui a 3-5 anos ninguém se recordará dum tal Endrick.
    Endrick
    2022-01-26 22h30m por JHendrix
    O moço ainda mal tem bigode e já o estão a colocar nos píncaros do mundo.

    Só se vai perceber o que realmente vale daqui a uns anos. Lá por ter ganho a Copinha, e ter sido o melhor jogador da prova, não quer dizer que já seja um Pelé em ascensão. Ainda é cedo para perceber no que pode dar. Daí que o Abel nem sequer o queira levar ao Mundial de Clubes. Não há necessidade de se estar a colocar pressão num rapaz de 15 anos. . .

    Destes fenómenos já apareceram muitos. . . o problema é depois. . .
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Fase final da campanha eleitoral
    Numa fase muito adiantada da campanha eleitoral, Pinto da Costa abordou, pela primeira vez, o tema Fair Play financeiro. O dirigente dos dragões assumiu ainda não ter recebido ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26
    Sir_jaof 25-04-2024, 22:57
    DietmarVonKrieg 25-04-2024, 22:29
    Maxaqueen 25-04-2024, 22:29
    TheBlankSpace 25-04-2024, 22:26
    Sir_jaof 25-04-2024, 22:17
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 22:07
    Schmyokeres 25-04-2024, 22:04
    LS
    lsm2 25-04-2024, 21:51
    OJaime_Pacheco 25-04-2024, 21:27
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 21:15
    A_Drifter 25-04-2024, 21:10