placardpt
Juary em exclusivo ao zerozero

«Antes de descer à sepultura quero voltar ao FC Porto»

As imagens são icónicas. Resistem à inclemência do tempo, à ditadura do esquecimento. A bola sai do pé do guarda-redes Mlynarczyck para o defesa Celso. Atento, o central repara no regresso de Rabah Madjer ao relvado – teve de ser assistido após o calcanhar de Alá – e faz um passe longo para a esquerda. O resto é poesia em movimento.

Madjer recebe, vai para cima de Winklhofer. Faz que vai pela direita, mas é a esquerda que ele quer. Depois, em esforço, o cruzamento de pé esquerdo. Ao segundo poste, mais rápido do que a própria sombra, Juary.

Golo, 2-1 na final de Viena, 27 de maio de 1987.

A propósito da ascensão de Evanilson e da iminente ultrapassagem a Juary na lista de melhores goleadores brasileiros do FC Porto, o zerozero entrevista o eterno número 13 das Antas.

zerozero – Cruzamento de Madjer, golo de Juary. Quantas vezes viu essas imagens?  

Juary – Todos os dias (risos). Se não é no vídeo, é na minha cabeça. Eu apareci como um furacão e marquei o golo com a parte de dentro do pé. Só podia ter sido assim, de cabeça não dava. A inteligência e habilidade do Madjer eram únicas, mas tudo começou com o Rodolfo Moura [fisioterapeuta], que estava fora do relvado a dar-lhe assistência. A bola entrou no Celso, o Rodolfo mandou o Madjer para dentro e depois foi aquela coisa linda.

zz – Ainda por cima, dois minutos depois do golo de calcanhar.

 J – E nesse golo o passe foi meu, depois trocámos (risos). A minha intenção era só colocar a bola na área, porque o Artur Jorge tinha-me dito que o Madjer e o Futre iam estar sempre lá. Mas nunca imaginei que o diabo do Madjer fizesse o golo daquela maneira.

zz – Mantém contacto com o Paulo Futre e o Rabah Madjer?

J – Estivemos juntos num programa do Porto Canal, através de vídeo. Foi maravilhoso. Mas não tenho o contacto direto deles, é uma pena. Do FC Porto falo só com o Fernando [Gomes], aliás às vezes passo-lhe informações sobre meninos que estão a aparecer com qualidade no Brasil. Há coisas que marcam as nossas vidas. A cidade do Porto e o clube Futebol Clube do Porto estarão para sempre em mim. Levarei comigo para o túmulo, num cofrinho, várias coisas e o FC Porto é uma delas.

zz – O Juary continua a trabalhar no Santos?

J – Saí no ano passado. Tenho a minha escolinha de futebol e também um projeto de futebol de formação em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Infelizmente, não tive a oportunidade de voltar a trabalhar no FC Porto. Não sei o dia de amanhã, ainda tenho a esperança de antes de descer à sepultura viver um ou dois anos no Porto, para matar as saudades. Quero muito isso.

zz – Falamos sempre do golo de Viena, mas qual foi o golo mais bonito do Juary no FC Porto?

J - O meu golo favorito foi marcado ao Vitória de Guimarães [31 de agosto de 1986]. O mais bonito, digamos assim. Pode não ter sido tão importante, mas foi o que eu mais gostei, foi o mais bonito que marquei. Eu até costumo dizer ao Casagrande que ele falhou a cabeçada e eu aproveitei para fazer o meu golinho.

zz – Também aí o Juary saiu do banco e marcou. Gostava mais de começar os jogos de fora do que de ser titular?

J – Não, não (risos). Eu queria jogar sempre, mas a partir de dada altura começaram a chamar-me ‘arma secreta’ e eu ganhei gosto por isso. O mais importante é que toda a malta queria ajudar e eu sentia-me rodeado por amigos. Também foi a sair do banco que fiz três golos ao Barcelona.

zz – Fale-nos dessa noite. Não é habitual marcar três golos ao Barcelona e acabar eliminado.

J – Perdemos por 2-0 na primeira-mão e fomos muito prejudicados pela arbitragem. Ficou um penálti por marcar sobre mim e anularam-me um golo. Na segunda-mão estava 0-0 e o Artur [Jorge] meteu-me na última meia-hora. Fiz três golos. Ele só me pediu para levar velocidade ao jogo. Eu levei velocidade e uns golinhos. Infelizmente, o Archibald marcou para eles e foi suficiente. No dia seguinte o Artur Jorge chamou-me à salinha dele. Naquela voz grossa dele disse-me: ‘se soubesse tinha-te metido de início’. Eu fiquei sem saber o que dizer, mas respondi-lhe que ele tinha sido justo.

zz – Também marcou um golo a um senhor chamado Schmeichel.

J – Esse jogo foi duríssimo para nós. Eu estava no banco (claro) e o Casagrande partiu a perna aos 20 minutos. Foi uma preocupação. Não conseguimos evitar as lágrimas. Eu entrei e fiz um golo ao Peter Schmeichel que, convenhamos, não era um menino qualquer na baliza deles. Eu já nem tinha ângulo de remate, mas a bola saiu forte e lá entrou.

 

zz – Não se pode dizer que tenha começado mal. Na estreia marcou logo ao Benfica.

J – E foi logo no começo [quatro minutos]. Digo sempre que me apresentei aos adeptos do Porto com a minha melhor fatiota. Primeiro remate, primeiro golo. E o ambiente nesses jogos era impressionante.

zz – Falta falar da tarde em que marcou quatro golos.  

J - Bem, nessa tarde nós ainda estávamos com a adrenalina toda de Viena. E eu estava com uma vontade gigante de festejar com o nosso povo. Cada remate, cada golo. Foi ao O elvas [31 de maio de 1987]. Mostrámos a Taça dos Campeões Europeus ao nosso povo, que tarde tão linda. E depois eu estava na melhor forma de sempre.

zz – Depois tudo mudou. O senhor Ivic foi contratado e o Juary deixou de contar. O treinador não gostava de si?

J -
Eu tive um problema com o Ivic logo no primeiro dia. Foi um problema de afinidade. O meu compadre tinha um restaurante, o senhor Ivic foi lá jantar e meu compadre brincou com ele. Falou no Juary e que o Juary não gostava de treinar. O senhor Ivic passou a olhar para mim com esse pensamento e não me deu hipóteses. Mas eu também errei. Nós tivemos um dos melhores treinadores da Europa, o Artur Jorge, e recebemos outro dos melhores. Mas eu não entendi isso na altura. O Ivic já fazia coisas que fazemos ainda hoje e eu agora sou treinador. Eu não estava preparado para entender aquilo. Também errei, não tive a humildade de aceitar o que o Ivic estava a fazer. Ele teve a sua culpa, eu tive a minha, mas foi dos maiores treinadores que conheci.

zz – Acabou por ser emprestado ao Boavista, mas só fez dois jogos no clube.

J -
O treinador Pepe cohecia-me e pediu a minha contratação. O major Valentim veio falar comigo e o Pinto da Costa disse-me que eu só ia para o Boavista se quisesse. Fui experimentar, aceitei. O problema é que eu estava com uma lesão muscular, parei muito tempo e quando voltei estava muito atrás dos outros. Não fiz pré-época e aquilo prejudicou-me. Quando vi que não conseguia render o que rendia, preferi voltar ao Brasil. Não queria estar no banco e a receber o dinheiro do Boavista.

Brasil
Juary
NomeJuary Jorge dos Santos Filho
Nascimento/Idade1959-06-16(64 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

Fotografias(4)

Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Jogador
Equipa

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

moumu 19-03-2024, 04:08
moumu 19-03-2024, 04:07
moumu 19-03-2024, 04:04
moumu 19-03-2024, 04:01
moumu 19-03-2024, 03:57
RI
RicardoHGoat21 19-03-2024, 03:03
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:43
Stelio_Kontos 19-03-2024, 02:42
Maxaqueen 19-03-2024, 01:37
Maxaqueen 19-03-2024, 01:31
futebol11fc 19-03-2024, 01:29
Acolito_Andrade 19-03-2024, 01:25
futebol11fc 19-03-2024, 01:22
PotentEagle 19-03-2024, 00:59
TI
tink 19-03-2024, 00:33
Jorge-Fernandes 19-03-2024, 00:29