Miullen, avançado de 23 anos, anunciou através da sua página do Instagram que rescindiu contrato com o Gil Vicente por mútuo acordo. O jogador brasileiro chegou a Barcelos na temporada passada, mas realizou apenas nove jogos pelos gilistas, único clube pelo qual jogou fora do seu país natal. A separação não foi pacífica, de acordo com o comunicado do atleta.
De acordo com a publicação do jogador, na origem da decisão está uma lesão sofrida em dezembro de 2020 e o método de tratamento escolhido para a mesma. O avançado sofreu uma lesão no ligamento do joelho durante um jogo-treino, mas não chegou a ser operado. Meses depois, regressou aos treinos e voltou a sentir dores: «Retornei ao clube após as férias e no primeiro treino o joelho inchou. Então o clube acionou o seguro para que fosse feita a cirurgia, já que o joelho não havia ficado bom depois de todo esse tempo», começou por dizer o avançado.
Segundo Miullen, o clube recomendou a sua operação, mas os médicos da seguradora acharam não ser necessária, justificando que o joelho estava recuperado, mesmo que sentisse dores. Posto isto, o ex-Gil Vicente decidiu atuar para com o clube: «Depois disso, resolvi então pedir ao clube que me libertasse para fazer a cirurgia por conta própria. Não permitiram. Então a minha única opção foi pedir a rescisão em comum acordo, aceitando todas as condições que o clube impôs. Era a única maneira de conseguir fazer a cirurgia. Na última quarta-feira (13/01/2022) assinei a minha rescisão com o Gil Vicente Futebol Clube, pois não podia esperar mais. Preciso de me focar na minha saúde e na minha integridade física para continuar a fazer o que amo», pode ler-se na sua publicação no Instagram.