Ao longo das últimas décadas, o FC Porto tem tido uma longa tradição de avançados goleadores. O nome de Jardel, por exemplo, é daqueles que nos vem logo à cabeça assim que pensamos em homens-golo do FC Porto. Brasileiro, como outros que passaram pelo Dragão e deixaram marca.
A passagem de Evanilson ainda é curta, nada comparável à de Jardel, mas a pouco e pouco o brasileiro tem vindo a ter cada vez mais impacto nos dragões, dando assim força a uma tradição brasileira no emblema azul e branco.
O ex-Fluminense apontou, no passado domingo, o primeiro hat-trick da carreira profissional e, consequentemente, o primeiro hat-trick desde que chegou a Portugal, juntando-se a uma lista de nomes fortes na história recente dos azuis e brancos.
O playmaker do zerozero reuniu uma lista de avançados brasileiros com hat-trick ao serviço do FC Porto desde o ano 2000. O nome mais recente é o de Evanilson, o primeiro, lá está, é o de Mário Jardel.
O avançado de 22 anos já leva 12 golos esta época e tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma peça importante no onze da equipa de Sérgio Conceição. Só o futuro dirá se o impacto do ex-Fluminense vai ser ao nível de jogadores como Jardel, Deco (português, mas brasileiro quando chegou ao FC Porto e quando apontou um hat-trick pelos dragões) ou Derlei.
⌚️Apito final: BSAD 1-4 FCP
— playmakerstats (@playmaker_PT) January 16, 2022
🇧🇷Evanilson foi o 6.º brasileiro a fazer hat-trick na 🇵🇹Liga pelo 🔵FC Porto desde 2000:
2022 🇧🇷Evanilson
2019 🇧🇷Tiquinho Soares
2012 🇧🇷Kléber
2003 🇧🇷Derlei
2001 🇧🇷Deco (só é português desde 2003)
2000 🇧🇷Mário Jardel pic.twitter.com/e0zU59lqLT
1-4 | ||
Abel Camará 13' | Evanilson 34' 58' 84' Mehdi Taremi 61' |