placardpt
    Central português à conversa com o zerozero

    Nuno Reis na Austrália: «Vir para o outro lado do mundo não é uma decisão fácil, mas acho que foi o passo certo»

    A Austrália tem estado um pouco pelas bocas de todo o mundo no que ao desporto diz respeito nos últimos tempos devido a toda a polémica em volta de Novak Djokovic, número 1 no ranking mundial ATP (Association of Tennis Professionals), que foi, inicialmente, proibido de participar no Open da Austrália, um dos quatro grand Slam's do ténis, por não estar vacinado contra a covid-19.

    Com o torneio a arrancar no próximo dia 17, segunda-feira, os últimos dias têm sido de grande alvoroço. O tenista de 34 anos chegou a ser deportado da Austrália aquando da sua chegada àquele país e proibido de participar no torneio, mas o caso tem estado a ser analisado pelas autoridades australianas - Djokovic assumiu ter prestado informações falsas no preenchimento da declaração de entrada na Austrália e ter dado uma entrevista durante o período em que deveria estar em isolamento por ter testado positivo- e, entretanto, a verdade é que Djokovic permanece no país e foi incluído no sorteio da 1ª ronda do Open.

    Aproveitando o timing de toda esta polémica, o zerozero esteve à conversa com Nuno Reis, central formado no Sporting, que é um de dois portugueses a atuar na A-League, o principal escalão do futebol australiano. O defesa português de 30 anos está a cumprir o seu segundo ano ao serviço do Melbourne City, clube que foi campeão australiano em 2020/21 e que pertenço ao mesmo grupo do Manchester City e falou-nos um pouco da sua experiência na Austrália.

    Atendeu-nos com as filhas a falar como barulho de fundo e cedo as duas jovens surgiram como tema de conversa. Foi há cerca de um ano que Nuno Reis foi anunciado como reforço do Melbourne City e explicou-nos o que leva um jogador com mercado a querer ir para «o outro lado do mundo»: «Foi na altura em que começou a covid-19 e o Levski Sofia (Bulgária) - onde atuava - estava a passar por dificuldades financeiras, sem pagar os salários. Rescindi com eles, voltei para Portugal e fiquei sem clube alguns meses e fomos analisando as melhores opções. Cheguei a receber ofertas de Portugal. Acabou por ser uma questão de tempo. Falei com o meu empresário e disse que podia ir para qualquer lado do mundo. Quando surgiu esta oportunidade, o representante do grupo City entrou em contacto comigo, perguntou o que achava e eu fiquei contente. Ainda por cima um clube com o grupo City por trás, é fácil imaginar a grandeza, organização e a nível de condições que são excelentes.»

    «Além do clube estar já bastante organizado e ter a mentalidade do grupo City envolvida no clube, acho que estão sempre um passo à frente. Para tudo o que precisamos, seja a nível do jogador, seja a nível da sua vida pessoal e da sua família, estão sempre lá. É um clube familiar, que se preocupa com o bem-estar da nossa família, porque sabe que se a nossa família estiver bem, os jogadores automaticamente também vão estar melhor mentalmente», acrescenta.

    Nuno Reis mudou-se para a Austrália em 2021 ©Getty / Robert Cianflone
    Foi assim que Nuno Reis e a sua família, a esposa e as duas filhas, pegou nas suas coisas e fez quase 18 mil quilómetros até Melbourne. Conta-nos, entre risos, que a adaptação tem sido boa e que em quase dois anos na Austrália ainda não teve o «prazer» de encontrar «uma tarântula ou um lagarto grande no meio da rua», mas que é «normal» ver cobras ou cangurus aparecerem em campos de golfe, por exemplo.

    «Vir para o outro lado do mundo não é uma decisão fácil, ainda para mais com duas filhas pequenas, mas acho que foi o passo certo, até porque ao nível da educação este é o melhor país do mundo e elas estão bem. A adaptação para elas também foi rápida. Sinto-me em casa aqui. As minhas filhas também. A minha filha mais velha já vai para o 2º ano e adaptou-se rapidamente, felizmente. Não tiveram dificuldades em adaptar-se, até porque na Bulgária já tinham andado numa escola internacional e aprenderam a falar inglês, o que ajudou que aqui estivessem logo mais à vontade», explica-nos.

    País de râguebi e restrito contra a covid-19

    Apesar da Austrália ser um país onde os desportos-reis são o râguebi, o cricket e o footy - é o futebol australiano, o desporto mais importante do país -, Nuno Reis confessa que ficou «surpreendido» com o futebol praticado naquele país da Oceânia, afirmando que o «campeonato tem crescido de forma brutal nos últimos anos.

    Pegando precisamente pelo exemplo de Novak Djokovic, o internacional sub-21 português explicou-nos como é viver na Austrália, um país que se tem destacado pela forma como tem enfrentado a pandemia, em tempos de covid-19 - apenas 2522 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. 

    «Quando cheguei aqui foi na altura do final do lockdown e passados uns meses apareceram dois ou três casos e as pessoas foram proibidas de sair do Estado de Victoria. Aqui cada estado tem um género de presidente, à qual eles chamam de "premier", portanto cada Estado tem as suas próprias regras. Há Estados que são mais liberais e há outros que não. Basicamente com esta situação da covid-19 temos mesmo que viver um dia de cada vez, porque hoje está tudo bem e amanhã já não somos autorizados a sair do Estado de Victoria», começou por dizer.

    «Nós por acaso conseguimos sempre treinar todos juntos porque o premier de Victoria deu-nos à equipa toda isenção de poder trabalhar. Portanto se a polícia nos mandar parar somos obrigados a mostrar o passaporte e a isenção. Caso contrário, se a polícia nos apanhar na rua as multas são pesadas e chegam a ser de 300/400 dólares. É uma questão cultural», concluiu sobre esta temática.

    Primeiro título no outro lado do mundo

    Embora seja um campeonato em crescimento, há apenas dois portugueses que lá atuam e as equipas são, na sua vasta maioria, compostas por jogadores australianos. O outro atleta luso que atua na A-League é o também central Roderick Miranda, ex-Benfica, que atua no Melbourne Victory, nada mais, nada menos que o rival do Melbourne City.

    Nuno Reis sagrou-se campeão australiano ©Getty / Robert Cianflone
    Em 2020/21, a sua época de estreia na Austrália, o Melbourne City conseguiu o feito de se sagrar campeão australiano pela primeira vez na sua história, o que coincidiu com o primeiro título da carreira de Nuno Reis enquanto sénior. O central fez uma retrospetiva daquilo que foi uma época com «muitas contrariedades» e onde o Melbourne City até começou mal, mas conseguiu o desejado resultado final «fruto do espírito de sacrifício e da crença de todo o clube, todos os departamentos, que sempre acreditaram nos processos e ideias». O Melbourne City terminou a fase regular em 1º lugar e nos play-offs superou o Macarthur FC (2x0), nas meias finais, e o Sydney FC (3x1), na final, ficando com a coroa de campeão.

    «Os jogos são muito imprevisíveis. As equipas são difíceis de jogar, são fisicamente muito fortes e gostam de jogar fechadinhas. Nós tentamos implementar outro estilo e por isso é que às vezes somos surpreendidos. Acho que nos últimos anos o jogador australiano tem aumentado de qualidade e se formos a ver são vários os casos de jogadores que fazem um ano de profissional na A-League e automaticamente dão o salto para outras ligas. O mais natural é irem para Inglaterra ou Escócia, mas são vários os jogadores de 19, 20 anos a irem para os campeonatos europeus. Se calhar antigamente olhávamos para aqui e pensávamos que era só bola para a frente e fé em Deus, mas agora já se nota as equipas bem estruturadas e organizadas a nível tático pelos seus treinadores, vemos jogadores tecnicamente evoluídos», descreve-nos.

    Sem mágoa do «seu» Sporting

    Chegou ao Sporting com apenas 12 anos, em 2003, e por lá ficou até aos 24 - pelo meio esteve emprestado ao Cercle Brugge, da Bélgica, e ao Olhanense. Era visto como uma das grandes promessas da formação leonina, capitaneou equipas dos vários escalões e até à equipa B, mas nunca se estreou pela equipa principal em jogos oficiais. Admite que gostava de ter tido essa oportunidade, mas que não guarda mágoa e agradece por todos os momentos.

    «A única mágoa que qualquer jogador que passa pela Academia tem é não representar a equipa principal. Gostava de ter tido essa oportunidade, fiz tudo o que podia, mas não surgiu e não guardei mágoa nem nenhum por fazer. Mas se olharmos para a realidade há 15 anos era muito diferente. A mentalidade era diferente, o orçamento dos clubes era maior e olhavam em demasia para o jogador estrangeiro, quase sempre antes de olhar para o jogador português. Em muitos países por onde passei não era assim, a prioridade era sempre o jogador da formação. Tive a sorte de participar em muitos treinos. Ganhei experiência, trabalhei com grandes jogadores como o João Moutinho, Liedson, Derlei», conta.

    Contudo, sete anos depois de terminar a ligação aos leões, admite que ainda os acompanha e mostra-se muito feliz pelo sucesso que a formação de Alvalade alcançou ao longo dos últimos anos. Nuno Reis diz mesmo que já «fazia falta» o «verdadeiro Sporting.»

    «Finalmente conseguimos o verdadeiro Sporting. Já cá fazia falta há muito tempo e não estou a dizer apenas por terem sido campeões e estarem a vencer os jogos todos, mas mais pela estabilidade que o clube neste momento apresenta. Está com um presidente e uma estrutura estável. O treinador e os jogadores confiam uns nos outros a 200% e podemos dizer que a Academia finalmente está a ser a primeira aposta na equipa principal, em vez de olharem primeiro para fora. A mentalidade tem de ser esta, de apostar nas joias da casa. O Sporting está a fazer um grande campeonato e merece. Já fazia falta», conclui.

    Central esteve ligado ao Sporting 12 anos ©Carlos Alberto Costa

    Portugal
    Nuno Reis
    NomeNuno Miguel Pereira Reis
    Nascimento/Idade1991-01-31(33 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Suíça
    Suíça
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(49)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 20-04-2024, 04:08
    moumu 20-04-2024, 04:07
    moumu 20-04-2024, 04:07
    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33