placardpt
    Sporting goleia Leça

    Leão lambeu as feridas e não abriu espaço a milagres

    Muito do que se ia passar na noite desta terça-feira  iria resultar da atitude do Sporting no jogo... e os leões não abriram espaço a surpresas. Com seriedade e vontade de dar uma forte resposta após o desaire passado para a Liga, o campeão nacional superiorizou-se de forma natural ao Leça (0x4) e garantiu o seu bilhete para as meias-finais da Taça de Portugal, contando com um Bruno Tabata em grande forma.

    Terminou desta forma o sonho e a campanha histórica do também histórico Leça, que desde o quarto escalão encantou o coração dos adeptos lusos nesta caminhada, onde deixou pelo caminho conjuntos como Arouca ou Gil Vicente. A equipa de Luís Pinto teve bons momentos durante o jogo e contou com bastante carinho das suas gentes que viajaram até Paços de Ferreira, casa emprestada para esta festa do futebol.

    Tabata show

    Ainda no período de aquecimento surgiram más notícias para Rúben Amorim, de regresso ao banco após a ausência nos Açores. Talvez devido a uma recaída, Pedro Porro acusou dores e recolheu aos balneários cabisbaixo, com Ricardo Esgaio a ser a opção para substituir o espanhol no onze dos leões e Gonçalo Esteves a entrar na ficha de jogo.

    Bruno Tabata foi perigo à solta durante a primeira parte ©Kapta+

    O duelo começou intenso e com o Leça agressivo nos duelos, mas rapidamente o Sporting arregaçou as mangas e impôs a sua superioridade, com os campeões nacionais a terem em Bruno Tabata a unidade em noite de maior inspiração. Num excelente lance individual que teve direito a uma bela rotação, o brasileiro rematou colocado para o golo inaugural da partida.

    De salientar a abordagem do Leça, que procurou em vários momentos pressionar a construção adversária e tentar sair com qualidade para o ataque. Infelizmente para a turma de Luís Pinto, o Sporting não baixou a guarda e continuou a procurar a baliza adversária. Num lance de insistência, Ugarte aguentou no físico a pressão de dois adversários para criar o 0x2, com a bola - antes passou por Bruno Tabata - a acabar nas redes de Gustavo Galil após remate cruzado de Matheus Nunes.

    O segundo tento sofrido foi, de forma natural, um golpe duro para os leceiros. A equipa "da casa" perdeu alguma confiança e o Sporting aumentou ainda mais a superioridade nos duelos. Antes do descanso, Tabata continuou irrequieto e testou a atenção do guardião adversário, que disse presente numa defesa fantástica e importante para ainda manter o sonho um pouco vivo para a sua equipa.

    Competitivos até ao último apito

    Com o resultado aparentemente seguro, o Sporting baixou o ritmo após o descanso, embora tenha continuado no controlo da partida. Contudo, o Leça continuou de sangue quente no relvado e não desistiu da partida, responsabilidade também da entrada positiva de Diogo Rosado no jogo, que deu mais critério à sua equipa nas oportunidades de saídas para o ataque.

    O aumentar da pressão adversária deixou a nu alguma intranquilidade de João Virgínia, que registou várias saídas em falsos em bolas pelo ar e também pouca segurança com os pés. É conhecida a situação contratual do guardião e a importância de aproveitar da melhor forma as oportunidades, mas acabou por contribuir para o aumento da crença leceira em chegar pelo menos ao tento de honra.

    Contudo, o homem da noite tinha outros planos e terminou com as esperanças do aguerrido Leça. Seguro e sem sentir o mau jogo anterior, Ricardo Esgaio subiu pelo flanco direito e cruzou atrasado para a boa finalização de Bruno Tabata, que bisou e coroou desta forma uma das melhores exibições desde a sua chegada ao conjunto de Alvalade.

    Até ao final, o Leça esgotou as suas forças na procura de um tento, que não chocaria se tivesse chegado. Porém, foram os leões quem fecharam as contas do marcador num cabeceamento de Nuno Santos, após cruzamento de Rúben Vinagre, bastante ativo neste regresso à competição. Missão cumprida pelo leão e muita honra a um digno vencido!

    U Terça, 11 Janeiro 2022 - 20:45
    Estádio Capital do Móvel
    Manuel Mota
    0-4
    Bruno Tabata 12' 80'
    Matheus Nunes 31'
    Nuno Santos 90'
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    12´
    GOLO Sporting!
    Bruno Tabata marca
    Bruno Tabata marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Bruno Tabata marcou o seu 4º golo na equipa (38 jogos)
    31´
    GOLO Sporting!
    Matheus Nunes marca
    Matheus Nunes marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    80´
    GOLO Sporting!
    Bruno Tabata marca
    Bruno Tabata marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    Bruno Tabata marcou o seu 4º golo na equipa (38 jogos)
    90´
    +2
    GOLO Sporting!
    Nuno Santos marca
    Nuno Santos marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    Nuno Santos marcou o seu 16º golo na equipa (67 jogos)
    A Chave

    A crença leceira seguiu viva mesmo após o descanso e o Sporting estava a sentir problemas, mas o 0x3 num remate colocado por Bruno Tabata terminou com qualquer sonho adversário e dúvida sobre a vitória do campeão nacional

    O Árbitro

    Manuel Mota tem duelos onde gosta de complicar e infelizmente isso aconteceu neste encontro. Mostrou demasiado cartões e o seu critério ainda aqueceu mais os ânimos nas bancadas. Talvez a pior prestação da noite em Paços de Ferreira.

    O Melhor
    Ganhou muitos pontos

    É assim que se justificam mais minutos. Bruno Tabata teve a oportunidade de ser titular neste jogo e aproveitou a confiança de Rúben Amorim para mostrar todo o seu talento. Bisou, assistiu e esteve ligado à corrente, com vários momentos técnicos de encher o olho a qualquer adepto. A nível individual foi o principal destaque da noite do leão.

    O Pior
    A única lamentação

    Seja pela má condição da casa leceira ou as grandes exigências das entidades organizadoras, a festa não foi a mesma com a mudança de palco para este duelo. Pela campanha fantástica que fez nesta competição, o Leça e os seus adeptos mereciam receber o campeão nacional no seu estádio e a beleza da prova rainha reduz com este tipo de situações, que infelizmente não são novidade em Portugal

    Forma
    Leça FC
    2021/2022
    17J
    12V
    3E
    2D
    31-12G
    Sporting
    2021/2022
    30J
    24V
    2E
    4D
    63-26G
    Sabia que...by playmaker stats
    Três anos depois o Sporting regressa às meias-finais da Taça de Portugal: vencedor em 2018/19.

    Os leões defrontam nas meias-finais FC Vizela ou FCPorto (2 de Março)
    Quatro jogos depois, o Sporting volta a vencer sem sofrer golos.

    João Virgínia, em provas internas, sofreu apenas 3 golos em 6 jogos (4 TP, 2 TL), 50% de 'clean sheets'.
    Leça FC (IV nível) cai aos pés do campeão nacional na caminhada mais épica dos leceiros na Taça de Portugal:
    > 6 jogos
    > 3 vitórias
    > 2 empates
    > 1 derrota
    > 8 golos marcados
    > 6 golos sofridos
    > 2 eliminações de equipas da Liga bwin 2021/22
    Nuno Santos igualou o máximo de golos (8) registados numa só época:
    2021/22 Sporting
    2020/21 Sporting
    2014/15 Benfica 'B'

    Fotografias(24)

    Taça de Portugal: Leça x Sporting
    Taça de Portugal: Leça x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Venha o próximo!
    2022-01-12 22h20m por SportingCP_1906
    Sporting Sempre!
    Complicado
    2022-01-12 11h57m por Aleaotejano
    A certa altura temi o pior. As coisas estavam muito mal encaminhadas. . . todos os lances eram divididos e eu não conseguia pensar noutra coisa. . . que ía correr mal. . . a certa altura acendi uma velinha. . . mas por fim, conseguimos atingir o nosso objectivo. . .

    . . . terminar um jogo com 11 jogadores.
    JS
    Pouco a dizer sobre este jogo
    2022-01-12 08h12m por jsilva77
    Parabéns ao Leça pela sua excelente campanha e tem de ter orgulho de tudo o que fez, mais do que seria espectável . . . Pena ter de o ter feito de forma totalmente injusta e vergonhosa em campo neutro, mas. como diz um user muito ponderado que por aqui habita de forma tranquila . . . De forma limpinha . . . Limpinha . . . Limpinha. . . O que vale é que os cães ladram, por aqui literalmente, e a caravana passa . . .

    Se este formato da taça se mantiver, em que os clubes m...ler comentário completo »
    LI
    Para jogar
    2022-01-12 01h43m por lionpride
    Num batatal como este não faz sentido a troca de estádio
    LI
    Encomendas
    2022-01-12 01h40m por lionpride
    São mais a norte
    Sporting
    2022-01-11 23h08m por berdinho
    Fez o que se esperava, com mestria.
    Jogo
    2022-01-11 22h55m por 160_Nicks
    Gostei do Leça e da forma fisica como se apresentou.
    Amorim a poupar o "shisha"para não mostrar a ninguem como funciona o tal plano especifico(pois era um jogo ideal para isso)com medo que falhasse golos de baliza aberta?
    Sempre a malta se ria um bocado. . . . . . . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    António Miguel Cardoso explicou o caso
    Após o scouting de formação do Vitória SC ter anunciado uma demissão em bloco, eis a reação de António Miguel Cardoso, presidente do clube. O ...