placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Quinta dos Lombos regressou às vitórias

    Novasemente fecha dossier Taça da Liga no término da primeira volta

    A primeira volta do campeonato nacional de futsal feminino chegou ao fim. Este sábado, o último lugar para a Taça da Liga ficou atribuído ao Novasemente, que cumpriu com a obrigação e somou mais um triunfo na 13.ª jornada.

    Cada vez mais isolada no quarto lugar, a formação de Espinho junta-se a BenficaNun'Álvares Sporting na final four da competição. O Águias Santa Marta, que durante tantas jornadas ocupou o quarto lugar, voltou a perder nesta ronda e caiu para a sexta posição, por troca com o Santa Luzia, ainda que em igualdade pontual. O FC Vermoim também se junta a esta dupla com 21 pontos.

    Mais abaixo na tabela, o Quinta dos Lombos colocou um ponto final numa série de seis jogos consecutivos sem vencer. A formação de Carcavelos tinha regressado aos pontos na última jornada, com um empate, mas desta feita goleou fora de portas para voltar a conhecer o sabor da vitória.

    Na zona de despromoção, tudo na mesma: o CDRC Tebosa, com 12 pontos continua a quatro de sair da linha de água, depois de ter perdido nesta jornada, assim como o Futsal Feijó e o Arneiros, que seguem logo acima com 16 pontos. As restantes três equipas da zona vermelha também foram derrotadas nesta jornada. Assim sendo, o Leões de Porto Salvo segue com sete pontos, ao passo que Golpilheira GD Chaves têm apenas três.

    Quanto às melhores marcadoras, Sara Ferreira continua a ocupar o trono. A ala de 29 anos bisou na vitória do Benfica e chegou aos 20 tentos na prova. Andreia Gonçalves ficou em branco nesta jornada e segue com 16 golos. Taninha, que não jogou nesta ronda, segue no terceiro posto com 14 remates certeiros.

    Arneiros x Benfica

    Naquele que veio a ser o último encontro de Pedro Henriques no comando técnico do Benfica, a equipa encarnada somou mais uma vitória na competição. Na visita ao Arneiros, as águias venceram tranquilamente por 0-6 e atingiram a 12.ª vitória no campeonato.

    Sem Ana CatarinaAngélica Alves e Thaila Mertins, que viram o encontro da bancada, o triunfo encarnado começou a desenhar-se logo aos cinco minutos. Inês Fernandes, encostada à esquerda, fez um passe cruzado a rasgar a defesa adversária e Sara Ferreira assinou o 0-1 depois de contornar Bruna Ferreira.

    O segundo tento demorou alguns minutos, mas surgiu ainda na primeira parte. Ao minuto 14, ótima triangulação entre Inês Fernandes, Leninha e Sara Ferreira, com a camisola 10 a colocar ao segundo poste para o desvio de Catarina Lopes. A fechar a primeira parte, Sara Ferreira colocou na profundidade para Inês Fernandes e a capitã tocou ao lado para Leninha fazer o 0-3.

    A formação da Luz foi tornando o encontro fácil à medida que o tempo passou e a segunda metade arrancou com o quarto golo encarnado. Sara Ferreira tabelou com Maria Pereira e atirou para defesa de Bruna Ferreira, mas Raquel Santos estava no sítio certo para ficar com a sobra e marcar na recarga.

    Os dois últimos golos surgiram mais tarde. Aos 34', Sara Ferreira - sempre ela - foi desarmada por Jéssica Melo, mas reagiu bem à perda, recuperou de imediato e tabelou com Catarina Lopes antes de fazer o 0-5. Aos 39', foi a vez de Catarina Lopes bisar, depois de combinar bem com Maria Pereira para sair de pressão e rematar cruzado, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.

    Águias Santa Marta x Sporting

    Depois de um bom arranque de campeonato, o Águias Santa Marta tem vindo a perder algum fulgor e nesta jornada somou mais um desaire. Na receção ao Sporting, a equipa de Penafiel perdeu por 2-3 e averbou a quarta derrota nas últimas cinco partidas. O mau momento de forma deixou as penafidelenses sem hipóteses de jogar a Taça da Liga e mais longe do top 4.

    A formação orientada por Emanuel Moreira até chegou ao intervalo a ganhar. Aos sete minutos, Mariana Marques executou uma reposição lateral para a zona dos dez metros e Diana Sousa, em posição frontal, atirou rasteiro para o 1-0. A guarda-redes Cristina Fonseca não terá tido a melhor visão da bola, uma vez que se encontrava uma jogadora do Águias Santa Marta por perto e que tapou a visão à guardiã leonina.

    Na segunda metade, o Sporting chegou ao empate em cima do minuto 31. Andreia Gonçalves comprometeu com um passe de magia que saiu mal e entregou a Débora Venâncio, que deu a bola a Margarida Silva para esta combinar com Débora Lavrador e fazer o 1-1.

    No entanto, o Águias Santa Marta não precisou sequer de um minuto completo para voltar ao comando do marcador. Pastel recebeu a bola na ala esquerda e colocou um passe picado na profundidade, onde apareceu Joana Barbosa para fazer a bola sobrevoar uma desamparada Cristina Fonseca, que nada pôde fazer para impedir o grande golo da adversária.

    A pouco mais de três minutos para o final, o Sporting apostou no 5x4+GR - Débora Lavrador como guarda-redes avançado - e a estratégia veio a surtir efeito pouco depois. Numa jogada de insistência, uma bola perdida em zona frontal sobrou para Débora Lavrador, que colocou à esquerda para um remate cruzado e de primeira por parte de Inês Gonçalves, que rubricou um belo golo. 

    No minuto seguinte, as leoas conseguiram chegar ao golo da vitória. Novamente no 5x4+GR, Débora Lavrador deu para Inês Pombo, que colocou na paralela para Carolina Pedreira descobrir Inês Gonçalves ao segundo poste para o 2-3. Uma vitória arrancada a ferros, mas que vale ao Sporting a permanência no terceiro lugar, agora com 28 pontos.

    CDRC Tebosa x Quinta dos Lombos

    Seis jogos depois, o Quinta dos Lombos voltou a ter motivos para sorrir. A equipa de Carcavelos já começava a ficar numa situação complicada na tabela classificativa, mas ganhou um novo balão de oxigénio com o regresso às vitórias na visita ao CDRC Tebosa. A equipa de Tiago Galhano venceu por 3-7 e colocou um ponto final numa série de seis partidas sem vencer.

    As visitantes adiantaram-se no marcador logo aos três minutos, por intermédio de Kika. Porém, a equipa de Braga foi rápida a responder e Mafalda Ferreira restabeleceu a igualdade aos seis minutos. Num embate de parada e resposta e disputado com alta intensidade, o Quinta dos Lombos voltou à vantagem aos nove minutos, com um auto-golo de Cindy Nogueira.

    Segundos depois, Daniela Almeida aumentou para 1-3. A camisola 13 veio ainda a bisar na primeira parte, com um golo aos 18 minutos que levou as forasteiras para o descanso com uma margem de três golos para gerir.

    No regresso, foi a equipa da casa a marcar primeiro. Joana Coimbra, em cima do minuto 26, reduziu para 2-4 e tentou trazer o CDRC Tebosa de volta à discussão do encontro. Contudo, o Quinta dos Lombos manteve a tranquilidade e respondeu com três golos: Mariana Ferreira, aos 28', assinou o 2-5 e a ela seguiram-se Patrícia Couto e Kika, com dois golos de rajada, aos 34' e 35.

    Até ao final, o melhor que as anfitriãs conseguiram foi reduzir no último minuto, por Vânia Rego. O CDRC Tebosa mantém os 12 pontos e o 11.º lugar, o primeiro na zona de despromoção. O Quinta dos Lombos soma agora 17 pontos e ultrapassou o Futsal Feijó e o Arneiros para se colocar na oitava posição.

    Golpilheira x Santa Luzia

    Na Batalha, o aflito Golpilheira terminou a primeira volta a vender bem cara a derrota frente ao Santa Luzia. A equipa vianense venceu por 0-1 e terminou uma primeira volta algo inconstante da melhor forma, a subir ao quinto lugar da tabela classificativa com os mesmos 21 pontos do Águias Santa Marta e do FC Vermoim.

    Numa partida disputada até ao último segundo e com a incerteza no placard sempre presente, o empate ameaçava perdurar até ao final. Contudo, foi a três minutos do fim que o Santa Luzia resgatou os três pontos, cortesia de um auto-golo de Ana Lopes. Um duro golpe para as aspirações do Golpilheira no encontro e mais um resultado negativo para a equipa da Batalha, que averbou a 12.ª derrota da época.

    No fim da primeira volta, o Golpilheira partilha o último lugar com o GD Chaves, ambos com três pontos. A formação comandada por Filipe Bragança vai precisar de uma segunda volta bem melhor para ainda lutar pela permanência no principal escalão do futsal feminino nacional.

    FC Vermoim x Futsal Feijó

    Também equilibrado e disputado até ao último instante foi o embate entre o FC Vermoim e o Futsal Feijó, duas formações a passar por bons momentos na temporada nesta fase. O triunfo acabou por sorrir à formação da casa, que venceu por 2-1.

    Apesar de ter apenas nove atletas disponíveis, a equipa de Vila Nova de Famalicão não virou a cara à luta. Aos oito minutos, Márcia Ferreira inaugurou o marcador. Porém, as visitantes precisaram de apenas quatro minutos para responder e Marta Sarroeira restabeleceu a igualdade.

    A questão física poderia vir a pesar no encontro e o facto do Futsal Feijó ter mais elementos para a rotação podia ser crucial, mas o FC Vermoim teve outras ideias. Numa altura em que ninguém parecia conseguir desatar o nó, foram as anfitriãs a chegar ao golo da vitória. Cláudia Lobo, aos 36 minutos, apontou o tento que valeu mais três pontos às minhotas, que somam agora 21 e igualam o Santa Luzia e o Águias Santa Marta no quinto lugar.

    GD Chaves x Novasemente

    O GD Chaves ainda continua à procura da primeira vitória no campeonato, mas não foi na receção ao Novasemente que a conseguiu. As flavienses foram derrotadas por 2-4 e terminaram a primeira volta da prova sem vencer, mas com três empates que valem os mesmos três pontos que possui o Golpilheira, que venceu uma partida e perdeu 12.

    No Pavilhão Municipal de Chaves, até foram as pupilas de Rute Carvalho a adiantarem-se no marcador. Em cima do sétimo minuto, Ângela Sousa abriu o ativo. A festa, no entanto, durou pouco tempo e o Novasemente deu a volta ao resultado com dois golos de rajada. Marta Teixeira fez o empate aos nove minutos e Suka assinou o 1-2 no minuto seguinte.

    Sem atirar a toalha ao chão, o GD Chaves foi em busca do empate e conseguiu ser feliz. Aos 15 minutos, a cabo-verdiana Nady Brito rubricou o 2-2, mas Bianca Costa devolveu a vantagem ao conjunto de Espinho mesmo em cima do intervalo.

    A perder por 2-3, o GD Chaves continuou a tentar reentrar na discussão dos três pontos, mas não o conseguiu fazer. O golo de Cátia Balona, aos 26 minutos, veio selar as contas do desafio e assegurar a presença do Novasemente na Taça da Liga. A equipa comandada por Miguel Oliveira soma agora 26 pontos e segue isolada no quarto posto.

    Nun'Álvares x Leões de Porto Salvo

    Sem Taninha e Pisko, o Nun'Álvares somou mais uma vitória e reforçou o segundo lugar do campeonato. As fafenses não sentiram as ausências das duas internacionais portuguesas e bateram o Leões de Porto Salvo por 6-0.

    A equipa forasteira tentou resistir o máximo possível na visita a Fafe, mas viu as anfitriãs chegarem ao golo em cima do minuto 11. Num lance infeliz, Alimatu Baldé introduziu a bola na própria baliza. Em cima do intervalo, Rita Mourão ampliou a vantagem da equipa da casa.

    A etapa complementar trouxe consigo a magia de Cátia Morgado, que abrilhantou a exibição das fafenses. A internacional portuguesa apontou o terceiro e quarto golos da equipa aos 27 e 29 minutos e ainda veio a completar o hat-trick aos 34' para selar o encontro em 6-0. Pelo meio, aos 31', Liana Alves também fez o gosto ao pé.

    O Nun'Álvares fecha a primeira volta no segundo lugar com 36 pontos, menos um do que o Benfica. O Leões de Porto Salvo é 12.º classificado, com sete pontos.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    entrevista
    Uma figura histórica no futebol português
    O Estado Novo cai, o povo sai às ruas, a Revolução dos Cravos decepa a ditadura mais velha da Europa. Dois dias depois, 27 de abril de 1974, a Taça de Portugal joga-se no ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    johnspencer 25-04-2024, 16:06
    BL
    Bluetrain 25-04-2024, 16:03
    MisticaEncarnada 25-04-2024, 16:03
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 15:49
    ruilapa 25-04-2024, 15:49
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:47
    Vic-54 25-04-2024, 15:45
    fcpinvicta 25-04-2024, 15:43
    TheBlankSpace 25-04-2024, 15:35
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 15:31
    Blindsnake 25-04-2024, 15:22
    sexydriver 25-04-2024, 15:18
    andsleve 25-04-2024, 15:16
    TI
    tink 25-04-2024, 15:15
    marconeves559 25-04-2024, 15:07
    Gabri14 25-04-2024, 15:06