placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Benfica é líder isolado

    Vermoim trava leoas e Feijó volta a vencer

    2021/12/06 21:00
    E0

    As lutas no campeonato nacional feminino de futsal continuam acesas e em várias frentes. A décima jornada, que começou a 30 de novembro com o encontro antecipado entre a Quinta dos Lombos e o Benfica, por força da participação das águias na Futsal Women's European Champions, encerrou-se este fim de semana com algumas surpresas pelo meio.

    No topo da tabela, as águias voltam a estar isoladas no comando do campeonato, seguidas do Nun'Álvares. As fafenses voltaram a aplicar uma goleada contundente e são agora o melhor ataque da prova, com 59 golos marcados ao cabo de dez partidas. A fechar o pódio surge o Sporting, derrotado pela primeira vez no campeonato e impedido de se juntar ao Benfica no topo da classificação.

    A luta por um lugar na Taça da Liga Feminina continua ao rubro e o Novasemente aproveitou o deslize do Águias de Santa Marta para se colocar a apenas um ponto do quarto lugar. Mais abaixo, o Futsal Feijó conquistou a segunda vitória consecutiva e abandonou a zona de despromoção, ao passo que o Leões de Porto Salvo arrancou três preciosos pontos frente ao Golpilheira, rival direto na luta pela permanência. O GD Chaves é a única equipa que segue sem vitórias na prova.

    Na lista de melhores marcadoras, a benfiquista Sara Ferreira continua isolada na liderança. O bis em Carcavelos deixa a número 10 encarnada com 16 golos, mais dois do que Andreia Gonçalves e mais três do que Taninha.

    A próxima jornada disputa-se já esta quarta-feira, dia 8 de dezembro e tem honras de dérbi: o Sporting recebe o Benfica num encontro onde as leoas vão ter nova oportunidade de igualar o rival na tabela classificativa.

    Quinta dos Lombos x Benfica

    A jornada arrancou mais cedo, por força da participação do Benfica na Futsal Women's European Champions. No Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos, a equipa orientada por Pedro Henriques esteve em desvantagem, mas acabou a derrotar as anfitriãs por 1-6.

    Depois de um bom arranque de temporada, o Lombos chegou a este encontro numa série de três desaires consecutivos e no pior momento da temporada. Em cima do sétimo minuto, Kika abriu o marcador e deixou a equipa de Tiago Galhano com a esperança de colocar um ponto final na série negativa.

    A reação do Benfica surgiu cinco minutos depois e a inevitável Angélica Alves fez o empate, que prevaleceu até ao intervalo. A segunda metade do encontro acabou por ser muito penalizadora para o Lombos, que viu as encarnadas descolar no marcador e nada conseguiu fazer para o impedir. Sara Ferreira, a melhor marcadora do campeonato, bisou aos 26' e 33' para confirmar a reviravolta no marcador. Numa ponta final de qualidade da equipa da Luz, houve ainda tempo para os golos de Inês Matos (36'), Beatriz Carrola (39') e Angélica Alves, que bisou já muito perto do apito final.

    Santa Luzia x Águias Santa Marta

    Jogo animado no Pavilhão Municipal José Natário entre o Santa Luzia e o Águias Santa Marta. A equipa de Viana do Castelo, derrotada pelo Benfica na última jornada, retomou o caminho dos triunfos e impôs o segundo desaire consecutivo ao conjunto de Penafiel com um marcador de 5-3 que deixa a equipa de Sérgio Vieira ainda na luta pela qualificação para a Taça da Liga.

    O placard desenhou-se praticamente por completo nos primeiros 20 minutos de encontro. Numa primeira parte animada, foi a equipa visitante que saiu na frente do marcador. Andreia Gonçalves, a melhor marcadora da equipa e uma das principais artilheiras do campeonato, fez o 0-1 em cima do quarto minuto.

    As penafidelenses procuravam dar a melhor resposta ao desaire caseiro sofrido na ronda anterior diante do Novasemente, mas não foram capazes de segurar a vantagem por muito tempo. No minuto seguinte, Daniela Campos atirou a contar e restabeleceu a igualdade. O jogo continuou a ter um bom ritmo e oportunidades de golo não faltaram, pelo que os golos também surgiram com naturalidade.

    Aos 13', Joana Barbosa devolveu a vantagem às visitantes, mas o Santa Luzia voltou a ter uma reação rápida e, desta vez, arrasadora. Três minutos depois, Pholyana Popo fez o 2-2 e ainda bisou aos 18', o mesmo minuto em que também Carina Santos fez o gosto ao pé. Agora a liderar por 4-2, o Santa Luzia viu ainda Andreia Gonçalves bisar em cima do minuto 20 e deixar tudo em aberto para a segunda parte.

    A segunda metade acabou por ser muito menos rica em matéria de golos. A brasileira Pholyana Popo foi a única a mostrar pontaria e confirmou o hat-trick em cima do minuto 25. A vantagem de dois golos das vianenses não dava o encontro como fechado, mas a verdade é que o Águias Santa Marta não foi capaz de voltar a descobrir o caminho para as redes de Andreia Sousa. O Santa Luzia arrecadou os três pontos, chegou aos 15 e subiu ao sétimo lugar na tabela classificativa, a três pontos deste Águias, que ocupa a quarta posição.

    Novasemente x Arneiros

    Ao quinto jogo da era Miguel Oliveira, o Novasemente continua sem perder. A equipa de Espinho somou a terceira vitória desde que o novo técnico substituiu David Lopes e está mais dentro da luta pela Taça da Liga Feminina do que nunca. Nesta jornada, a formação nortenha goleou o Arneiros por cinco golos sem resposta.

    Os primeiros minutos de jogo foram de equilíbrio e com o nulo a teimar em permanecer no marcador. A pouco e pouco, o Novasemente foi assumindo as despesas do encontro e conseguiu furar a muralha defensiva das visitantes ao minuto 14, momento em que Suka abriu o ativo. O golo acabou por desbloquear o embate de tal forma que Cátia Balona rubricou o segundo logo no minuto seguinte.

    A liderar por 2-0 ao intervalo, a equipa da casa veio para a segunda parte manter a postura controladora e à procura de dilatar a vantagem. Nesse aspeto, Diana Silveiro deu uma ajuda. A atleta do Arneiros colocou a bola na própria baliza ao minuto 34 e tornou a missão da sua equipa ainda mais complicada.

    Se dúvidas restassem, o golo de Nancy Freitas ao minuto 37 veio confirmar o triunfo das anfitriãs, que ainda chegaram à mão cheia de golos em cima do minuto 40, por intermédio de Vanessa Lima. Pelo meio, o Arneiros sofreu ainda mais uma contrariedade: Jéssica Melo viu o segundo cartão amarelo, foi expulsa e desfalca a equipa de Torres Vedras numa importante receção ao Santa Luzia, que segue com os mesmos 15 pontos da equipa comandada por Carlos Cruz.

    Nun'Álvares x GD Chaves

    Os encontros do Nun'Álvares esta temporada têm sido sinónimo de golos e a receção ao GD Chaves não foi exceção. Perante o 'lanterna vermelha' da competição, as fafenses venceram de forma contundente por 8-3, aproveitaram o deslize do Sporting para recuperar o segundo lugar e assumiram-se, de forma isolada, como o melhor ataque da prova, com 59 golos marcados.

    A formação da casa entrou na quadra a imprimir um ritmo de jogo muito elevado e a apresentar um caudal ofensivo que se revelou demasiado forte para as flavienses conseguirem conter. Logo aos dois minutos, Cátia Morgado abriu o marcador e, três minutos depois, Taninha festejava um bis alcançado em poucos instantes para deixar o resultado em 3-0.

    Ainda dentro dos primeiros dez minutos, Pisko assinou o quarto golo da equipa fafense. O GD Chaves procurou reagir e Ângela Sousa reduziu ao minuto nove, mas a primeira metade da etapa inaugural fechou-se com o resultado de 4-1 e com uma demonstração de poder da parte do Nun'Álvares.

    Aos 14', o marcador voltou a mexer e novamente a favor da equipa da casa. Num encontro que já não estava a correr nada bem à equipa forasteira, Carina Luís teve a infelicidade de fazer um auto-golo no regresso a uma casa que já foi a sua. No minuto seguinte, Ana Pires também deixou o seu golo no marcador e fez o sexto da equipa da casa.

    Antes do fecho da primeira parte, tempo para um golo para cada lado ao minuto 20: Carla Vanessa para o lado do Nun'Álvares e Marisa Neto para o GD Chaves. Ao intervalo, a equipa treinada por Pedro Nobre vencia por 7-2 e, por isso, foi natural que a segunda parte tenha tido um ritmo mais lento e uma toada de maior gestão por parte da equipa da casa.

    Ainda assim, o marcador não deixou de mexer. Aos 27', Kaká reduziu a desvantagem transmontana para 7-3 e, três minutos depois, Taninha coroou uma grande performance individual com o hat-trick. Até ao final, o controlo fafense manteve-se e o ritmo não acelerou muito. O Nun'Álvares somou mais três pontos, passa a somar 27 e segue a apenas um do Benfica, líder da prova. O GD Chaves, numa situação mais delicada, ainda só conseguiu dois empates no campeonato e está no último lugar.

    FC Vermoim x Sporting

    O Sporting foi ao norte do país procurar manter-se em igualdade pontual com o Benfica na liderança do campeonato. Porém, a equipa leonina recebeu um presente envenenado em Vila Nova de Famalicão e sofreu o primeiro desaire da temporada, às mãos do FC Vermoim. A turma famalicense venceu por 4-2, com a internacional portuguesa Ana Azevedo em grande destaque.

    Numa primeira parte muito repartida, a universal de 35 anos, que representa o FC Vermoim desde 2006, marcou a diferença. Um remate certeiro ao minuto 17 foi tudo o que Ana Azevedo precisou para dar vantagem à turma da casa ao intervalo.

    A formação orientada por Francisco Paiva foi segurando a vantagem durante grande parte da etapa complementar, com o Sporting a tentar encontrar o caminho para o empate de alguma forma, mas sem sucesso. À entrada para os últimos dez minutos, Ana Azevedo voltou a aparecer e rubricou o 2-0, que deu maior conforto às anfitriãs. A resposta leonina, contudo, foi quase que imediata e Débora Venâncio reduziu aos 33'.

    O Sporting reentrou na discussão do resultado, mas o FC Vermoim não tremeu e precisou de apenas um minuto para voltar a fugir no marcador. Ana Azevedo assinou o hat-trick e garantiu uma preciosa vantagem de dois golos para os últimos seis minutos de encontro.

    O Sporting tentou tudo, e ainda veio a marcar em cima do minuto 39, por Débora Queiroz. Um minuto antes, no entanto, a guarda-redes Rita Ribeiro já tinha feito o quarto golo do FC Vermoim, que assim venceu por 4-2. As famalicenses somam 15 pontos e estão no sexto lugar, bem dentro da luta pelo apuramento para a Taça da Liga Feminina. O Sporting, por outro lado, não só perdeu a chance de continuar na liderança partilhada com o Benfica, como perdeu o segundo lugar para o Nun'Álvares.

    Futsal Feijó x CDRC Tebosa

    Num duelo importante nas contas da manutenção, o Futsal Feijó somou a segunda vitória consecutiva no campeonato e abandonou a zona de despromoção. A equipa da AF Setúbal recebeu e venceu as bracarenses do CDRC Tebosa por 6-1 e subiram ao décimo lugar com dez pontos, por troca precisamente com as minhotas, que estão agora na 11.ª posição - a primeira na zona de descida - com nove pontos.

    As duas equipas vinham de vitórias importantes na última jornada, numa batalha pela manutenção onde todos os pontos contam. Neste duelo entre adversários diretos na metade inferior da tabela, os golos ficaram todos reservados para os primeiros 20 minutos de encontro, que se jogaram a um ritmo muito intenso e com o Futsal Feijó a não dar qualquer hipótese às adversárias.

    A equipa comandada por Pedro Alves desbloqueou o resultado aos seis minutos, com um remate certeiro de Cláudia Pereira. A fixo de 28 anos, ex-Quinta dos Lombos, bisou apenas dois minutos depois e Margarida Alves assinou o 3-0 ainda antes do décimo minuto de encontro.

    Sem tirar o pé do acelerador, a equipa da casa continuou à procura de dilatar o resultado e foi isso mesmo que fez. Aos 13', Ayslyne Silva assinou o 4-0 e a ela seguiram-se Marta Sarroeira e Popas, que marcaram aos 16 e 19 minutos, respetivamente. A fechar a primeira parte, Mafalda Ferreira fez o quinto golo no campeonato e reduziu a desvantagem do CDRC Tebosa.

    Apesar do golo alcançado no último suspiro da primeira parte ter trazido algum alento à equipa orientada por Manuel Ventura, a segunda parte acabou por não ter golos. O Futsal Feijó soube gerir a larga vantagem que trouxe do primeiro tempo e segurou o segundo triunfo consecutivo, que permite à equipa respirar um pouco melhor numa luta que ainda está longe de terminar.

    Leões de Porto Salvo x Golpilheira

    Oito jogos depois, o Leões de Porto Salvo voltou a vencer. Num duelo de aflitos, a equipa orientada por Cláudio Cardoso recebeu e bateu o Golpilheira por 6-3 e somou a segunda vitória no campeonato, ainda que com isso não tenha conseguido abandonar a zona de despromoção.

    A equipa da casa começou o encontro praticamente a vencer, uma vez que Marisa Amorim inaugurou o marcador ainda antes de estar concluído o primeiro minuto de jogo. O golo da jogadora da casa fez a diferença durante praticamente toda a primeira metade, mas o conjunto da Batalha respondeu em cima do minuto 19 e Ema Toscano fez o empate com que o encontro seguiu para o descanso.

    A animação ficou quase toda guardada para a segunda metade, onde os golos surgiram em catadupa e deram cor ao jogo. Marisa Amorim só precisou de quatro minutos na etapa complementar para voltar a fazer estragos e devolver a liderança ao Leões. No minuto seguinte, Inês Cabral colocou as anfitriãs a vencer por uma margem mais confortável e que ficou ainda maior ao minuto 28, na sequência do tento de Mariana Gonçalves.

    Com o resultado em 4-1, o Golpilheira tentou regressar à discussão do encontro e o golo de Ana Lopes, ao minuto 31, foi de grande auxílio nesse sentido. As visitantes continuaram a procurar e Ana Lopes rubricou o bis aos 37 minutos, relançando o embate para os últimos minutos que prometiam ser frenéticos. A promessa cumpriu-se e o marcador mexeu por mais duas vezes, mas sempre a favor da equipa da casa: Bárbara Gama, aos 38', e Inês Cabral, aos 40', selaram as contas do desafio.

    Ao fim de dez jogos, o Leões de Porto Salvo soma duas vitórias e, por isso, seis pontos. A equipa de Oeiras ocupa o 12.º lugar, ao passo que o Golpilheira segue logo atrás, com três pontos conquistados. A próxima jornada traz novos encontros de importância máxima para os dois conjuntos, já que o Leões defronta o GD Chaves e o Golpilheira mede forças com o Futsal Feijó, também equipas que lutam pela permanência.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51