placardpt
    Estoril Praia e Santa Clara dividem pontos

    Pontos fogem ao par

    A locomotiva do Estoril Praia foi abrandada no seu próprio reduto, frente a um Santa Clara que não quis saber do seu posicionamento na tabela - último lugar - e foi à casa do quarto classificado roubar um ponto tão valioso quanto justo, na 12ª jornada da Liga Bwin.

    Num jogo de certa forma inédito, uma vez que estas duas equipas nunca se tinham defrontado no principal escalão do futebol português (apenas Taça e divisões inferiores), a formação de Bruno Pinheiro conseguiu regressar à igualdade depois de ter estado a perder duas vezes, mas raramente revelou argumentos para vencer. Do ponto de vista visitante, foge mais um potencial triunfo...

    Às costas de alguém

    No regresso de Marco Pereira e Villanueva, o Santa Clara revelou-se mais confortável do que em jogos recentes desde o apito inicial, mesmo jogando perante o quarto classificado e equipa sensação desta edição da Primeira Liga. Olhos nos olhos, como seria de esperar, mas com mais confiança do que o habitual.

    Ricardinho foi a personificação desta versão dos bravos açorianos, muito interventivo e funcionando como um pêndulo num trio atacante que teve Cryzan e Rui Costa. Encontrou Cryzan com um belíssimo passe para uma grande chance, depois de já ter driblado dois adversários, mas foi à segunda, num lance de contra-ataque, que deu as condições para Rui Costa e Lincoln encontrarem o 0x1.

    ©Kapta+
    Com o recuo visitante que seguiu o golo, a bola passou a pertencer quase exclusivamente ao Estoril, com um elemento a assumir todo o risco em prol da equipa. Numa longa - e francamente aborrecida - circulação canarinha, sempre por trás, o entusiasmo de qualquer ação incisional só chegava quando a bola rodava até ao lateral direito Carles Soria. À terceira, o espanhol combinou com Arthur antes de cruzar para o golo de Rosier. Igualdade recuperada.

    A mesma música, com mais instrumentos

    ©Kapta+

    Essas mesmas unidades que se destacaram na primeira parte, para cada uma das equipas, foram praticamente anónimas no segundo tempo. O camisola 98 do Santa Clara viu muito menos bola, revelando maior apetência para fechar espaços no meio campo açoriano. Soria fez pior, ao estar envolvido num lance que dá novamente a vantagem ao emblema visitante.

    Num contra ataque letal, Nené encontrou o defesa do Estoril onde procurava Cryzan, mas Soria fez o favor de colocar a bola no dianteiro brasileiro, que driblou até já não poder mais e aí finalizou para um surpreendente 1x2, que valeria à equipa de Nuno Campos o primeiro triunfo em oito jogos. Para desgosto insular, não foi bem isso que aconteceu.

    ©Kapta+
    Nova desvantagem, com menos tempo para jogar, deixou os adeptos da casa bem mais nervosos que antes. Os três pontos pareciam estar a fugir e era importante salvar, pelo menos, um empate. Nervos geraram ansiedade e a ansiedade gerou silêncio, que só quebrou quando Bruno Pinheiro chamou Chiquinho para entrar.

    Algo inconsequente nas poucas vezes que teve a bola, o jovem extremo acabou por não ter impacto direto, mas uma mão de Morita, confirmada pelo VAR gerou uma oportunidade dourada para o Estoril empatar de grande penalidade, já no 88º minuto. Foi chamado a cobrar André Franco, que enganou o guarda-redes para chegar ao seu sexto golo na prova, ao 12º jogo.

    Os canarinhos ainda trocaram um olhares com a chance de vencer, mas isso seria ambição a mais e por pouco não viram Jean Patric colocar o Santa Clara de novo em vantagem. No final, o empate serviu a ambos.

    jogos históricos
    U Segunda, 29 Novembro 2021 - 20:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Fábio Melo
    2-2
    Loreintz Rosier 24'
    André Franco 88' (g.p.)
    Lincoln 15'
    Cryzan 64'

    ESTÁDIO

    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    Lances Capitais
    15´
    GOLO Santa Clara!
    Lincoln marca
    Lincoln marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    24´
    GOLO Estoril Praia!
    Loreintz Rosier marca
    Loreintz Rosier marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
    64´
    GOLO Santa Clara!
    Cryzan marca
    Cryzan marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
    88´
    GOLO Estoril Praia
    André Franco marca de grande penalidade!
    André Franco marca o seu 6º golo na prova (12 jogos)
    Positivo
    Surpresa bem-vinda

    Tudo apontava para um jogo em tons de amarelo e azul, com o Estoril em quarto lugar na tabela a receber um último classificado Santa Clara que não vive um momento particularmente positivo. Ainda assim, Bruno Pinheiro encontrou um jogo sempre complicado, no tipo de surpresas que só dão saúde à competitividade do campeonato.

    Negativo
    Pontos

    Há o lado bonito da surpresa, mas também há o facto deste jogo condenar as duas equipas a saírem cabisbaixas do relvado. O Estoril porque deixou fugir pontos num jogo acessível, ficando agora mais perto de Portimonense e SC Braga, e o Santa Clara porque continua sem vencer, num jogo em que esteve em vantagem por duas vezes.

    Forma
    Estoril Praia
    2021/2022
    16J
    8V
    6E
    2D
    26-13G
    Santa Clara
    2021/2022
    23J
    8V
    6E
    9D
    26-37G
    O Árbitro

    No único lance de difícil análise, Filipe Melo foi ver as imagens e tomou a decisão correta com o auxílio do VAR.

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: Estoril Praia x CD Santa Clara
    Liga BWIN: Estoril Praia x CD Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Santa Clara
    2021-11-30 05h09m por moumu
    Bom empate!
    LE
    Conclusão
    2021-11-29 22h45m por leoes18
    O Estoril não quer ir à Europa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Após 133 internacionalizações
    Uma das caras da baliza sul-americana, vai retirar-se da seleção: Fernando Muslera anunciou, aos 37 anos, a renúncia à baliza do Uruguai.