placardpt
      Análise
      Médio está fora do dérbi

      Sporting sem Palhinha no dérbi: Quais e como são as soluções?

      2021/11/30 15:20
      Hugo Filipe Martins

      Nem tudo foi positivo na vitória por 2x0 sobre o Tondela, na última jornada da Liga Bwin. A equipa de Rúben Amorim chegou às 11 vitórias consecutivas, ultrapassando o registo de Paulo Bento, num jogo onde teve oportunidade de descansar alguns jogadores depois do apuramento para a Liga dos Campeões. Mas quando o treinador preparava a saída de João Palhinha, o médio lesionou-se.

      Os sinais dados no relvado, de onde saiu em lágrimas para o lugar de Ugarte, deixavam antever o pior cenário para o próximo jogo, o dérbi de Lisboa. A informação divulgada pelo Sporting no dia seguinte acabou por confirmar o que os adeptos leoninos temiam.

      Com uma rotura muscular na região posterior da coxa direita, Palhinha não vai jogar com o Benfica. No final do jogo com o Tondela, Rúben Amorim lançou essa eventualidade (veja o vídeo aqui), riscando desde já o nome de Dário Essugo, que, segundo o treinador, é o jogador mais parecido com João Palhinha na equipa leonina. Sobram então três nomes, todos diferentes. Neste artigo, analisamos as diferenças e os pontos fortes de cada um deles.

      Ugarte

      © Kapta+

      À partida, o uruguaio é o favorito ao onze inicial, isto porque, se retirarmos Essugo da equação, o ex-Famalicão é o elemento do meio-campo mais parecido com João Palhinha no momento defensivo.

      Na teoria, foi para substituir Palhinha que Ugarte foi contratado, mas é inegável que o uruguaio é diferente do internacional português. Agressivo defensivamente, pode ser a opção natural num jogo onde os leões vão procurar um meio-campo que consiga equilibrar o jogo com o miolo encarnado.

      Em relação a Palhinha, Ugarte tem outro tipo de capacidade de transporte com bola, procura menos o passe longo, mas tem mais qualidade em zonas de finalização, onde gosta de aparecer. Nesta altura, está mais perto de ser um 8 do que um 6 e talvez por isso surja ainda a dúvida na cabeça de Rúben Amorim. De destacar que, na Liga, Ugarte nunca foi titular desde que chegou a Alvalade.

      Daniel Bragança

      © Sporting CP

      Fora dos habituais titulares, Daniel Bragança é dos jogadores com mais minutos no plantel leonino e é mesmo o médio mais utilizado depois da dupla Matheus Nunes - João Palhinha, o que pode ser um indicador de que o jogador formado em Alcochete pode ser titular no Estádio da Luz.

      Aos 22 anos, o esquerdino tem vindo a evoluir e a ser lançado aos poucos por Rúben Amorim, mas não tem sido o médio mais recuado com muita regularidade. Apesar da qualidade que lhe é reconhecida com bola, Daniel Bragança tem mostrado cada vez mais intensidade quando não a tem e isso pode ser um ponto a favor do internacional sub-21. 

      Ao contrário de Ugarte, Bragança não é tanto um jogador de transporte, mas sim um médio que ajuda a equipa a ter bola, a pausar o jogo e tem também capacidade no passe longo. Em suma, um pouco aquilo que João Mário, agora do outro lado da Segunda Circular, fazia na época passada.

      Matheus Nunes

      © Rogério Ferreira / Kapta+

      Rúben Amorim não referiu Matheus Nunes e percebemos o motivo. O internacional português cresceu imenso na época passada e esta temporada agarrou por completo o lugar ao lado de João Palhinha, mas não nos podemos esquecer da época passada.

      Sempre que Palhinha estava indisponível, Matheus Nunes foi o escolhido para jogar como médio mais recuado, ao lado de João Mário. Agora essa fórmula é impossível, mas Rúben Amorim pode surpreender, colocando na mesma Daniel Bragança, mas dando a Matheus mais responsabilidades defensivas.

      De resto, o treinador chegou a experimentar essa fórmula na época passada, também no Estádio da Luz, mas não correu assim tão bem e Bragança acabou por sair ao intervalo. Como Rúben Amorim referiu no fim do jogo com o Tondela, os dois médios evoluíram desde então, pelo que essa é uma possibilidade para o jogo de domingo.

      Caso venha a acontecer, não é de descartar que os dois médios alternem durante o jogo, isto porque apesar do estilo diferente ambos gostam de progredir no terreno e ter bola.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      SPORTING

      Fotografias

      Liga BWIN: Benfica x Sporting
      Liga BWIN: Benfica x Sporting
      Comentários (14)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      AU
      Opinião
      2021-11-30 22h59m por Aurelio_Carvalho
      Se jogar o Mateus Nunes com o Bragança acontece o mesmo do ano passado. . . O meio campo sem capacidade de recuperação do Sporting vai ser comido e muitas bolas cairão para os atacantes do Benfica.
      Se jogar o Ugarte com o Mateus Nunes haverá mais equilíbrio mas este jogador ainda não me parece muito entrosado na equipa.

      Por outro sera importante para o Sporting manter os 3 atacantes.
      Ainda assim não será de descurar que Pote pelo menos nos momentos defensivos recue mais no campo defendendo a equipa num 3 X 5 X 2.
      Ugarte
      2021-11-30 20h36m por LoboDasNeves
      Pelo menos é o mais raçudo dos candidatos e neste tipo de jogos conta muito. Quanto ao Bragança ainda nao vi nada nele que me chamasse atenção nem percebo o hype.
      Quanto ao jogo da Luz deve dar vitoria do sporting por 0-1 ou 1-2.
      MI
      strangeatmosphe re
      2021-11-30 18h51m por migueldias18
      Concordo, apenas trocava as funçoes do Matheus com o Bragança pq parece-me que o Matheus tem mais o habito de deambular pelo meio campo todo e fazer arrancadas inesperadas o que pode desposicionar um bocado a equipa.

      Diria até que essa seria a minha tatica predileta para o Sporting mas com Palhinha em vez de Ugarte. Pote e Sarabia a fazerem uma frente de ataque muito movel e com o Matheus Nunes a juntar-se ao ataque isto tanto na pressão como nas movimentações atacantes. Não s...ler comentário completo »
      é a diferença
      2021-11-30 18h45m por Dylan
      entre jogar contra um adversário com 4 ou 5 baixas( tal como o benfica fez contra o nacional o ano passado aliás ) mas ainda suficientemente intenso e competitivo para lutar pelo jogo até ao fim. as lesões são mais naturais de acontecer. . . agora jogar 45 mts em ritmo de treino e resguardarem--se durante outros 45 não tem sequer comparação possível e disser-se o contrário é atirar areia para o olhos das pessoas em relação a atitude sem caracter que tiveram. é como dizer que o ano passado perd...ler comentário completo »
      Sporting no dérbi
      2021-11-30 18h30m por strangeatmosphere
      Para mim jogavam os 3 a titulares, mudava-se a táctica como já aconteceu em outros jogos da equipa.

      Tirava-se um homem da frente e jogava Bragança nas costas de Pote e Sarabia, com Ugarte e Matheus a segurar o meio-campo.
      Ugarte
      2021-11-30 18h12m por moumu
      Parece ser a solução mais lógica!
      Hmmm
      2021-11-30 17h34m por JordanLukaku
      Isto é o que acontece quando se tem de jogar segundas partes. . . Lamentável.
      Bragança?
      2021-11-30 16h54m por EagleRebornOnceMore
      Na época passada jogaram com ele e com o Matheus no meio-campo e estavam a levar três ao intervalo. Não funciona. Tem de ser Matheus e Ugarte. Isto se jogarem com um meio-campo a dois. Podem meter o Bragança e sacrificar um dos três da frente para ter a zona central mais povoada, vai ser um jogo de grandes cautelas por parte de ambas as equipas.
      AcaroInformatic o
      2021-11-30 16h47m por Maxaqueen
      Até seria o karma. . . se a situação fosse comparável sequer.
      Assim, é só mesmo idiota essa observação. . .
      Soluções. . . ?!?
      2021-11-30 16h19m por AcaroInformatico
      Recorram ao Tribunal Central Administrativo e adiem o jogo. . .

      Pronto, resolvido o caso Palhinha.

      Já agora. . . o carma é lixado. . . !
      3D
      Sem Palhinha
      2021-11-30 16h18m por 3dA
      Eu jogaria com Matheus e D. Bragança, mas este último nunca como 6 mas sim como 8, ficando esse papel para o Matheus. A alternativa direta seria Ugarte mas nota-se que ainda lhe falta algum entrosamento e na Luz vamos ter dificuldades se o meio campo não estiver equilibrado.

      Talvez fosse uma boa ideia apostar no 3x5x2, com Pote como terceiro médio a fechar por dentro no momento de defender. Pote conhece a posição, tem uma boa reação à perda da bola. Três homens no centro...ler comentário completo »
      Sporting
      2021-11-30 15h54m por Maxaqueen
      Se jogarem com o Bragança e Matheus no meio, o meio-campo vai ser "engolido" pelo meio-campo adversário.
      Penso que a opção mais lógica seria por Ugarte e Matheus, apesar do uruguaio ainda não me parecer completamente entrosado.

      ZY
      Sporting
      2021-11-30 15h38m por zyxw4321
      Estou a ver que já chegou o fã nº1 do clube, que vai estar a torcer por uma goleada (mas para que lado?). Que continuar a falar do "projeto" da equipa B. . . que tinha sido varrida do mapa pelo senhor 29%. Sem a equipa B, estaríamos numa situação melhor. De alguma maneira.
      Ugarte
      2021-11-30 15h34m por VocesSabemLa
      pelas características, parece-me o mais acertado para jogar ao lado de Matheus.
      jogos em destaque
      U Sexta, 03 Dezembro 2021 - 21:15
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Artur Soares Dias
      1-3
      Pizzi 90'
      Pablo Sarabia 8'
      Paulinho 62'
      Matheus Nunes 68'
      VIDEOS
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Outras histórias
      Egan Bernal sofreu acidente num treino
      O ciclista Egan Bernal encontra-se a recuperar nos cuidados intensivos do Hospital Universitário de La Sabana, na Colômbia, depois de ter colidido com um autocarro durante um treino....
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      DR
      DrierLumber27 25-01-2022, 17:38
      chasfa14fcp 25-01-2022, 17:37
      Andrey_Arshavin_ 25-01-2022, 17:36
      ricardocunha251 25-01-2022, 17:34
      Andrey_Arshavin_ 25-01-2022, 17:31
      MisticaEncarnada 25-01-2022, 17:31
      Sir_Harry_Kane 25-01-2022, 17:24
      BV
      bvb14 25-01-2022, 17:22
      MisticaEncarnada 25-01-2022, 17:22
      RSoares66 25-01-2022, 17:21
      RSoares66 25-01-2022, 17:20
      joaofilipemalakias 25-01-2022, 17:19
      Josnei 25-01-2022, 17:16
      Mastarado 25-01-2022, 17:11
      Francis9PT 25-01-2022, 17:03
      EN
      EnormeSCB 25-01-2022, 17:02