placardpt
FC Porto vence Vitória SC

Sem margem para lideranças isoladas

2021/11/28 22:32

Num dos jogos mais esperados desta jornada, o FC Porto cumpriu a difícil missão e venceu o Vitória SC no Estádio do Dragão, não deixando o Sporting fugir com a liderança isolada. A partida foi muito bem dividida na primeira parte com oportunidades flagrantes para ambos os lados, mas acabou mais inclinada no segundo tempo face à expulsão precoce de Mumin, que deixou a turma visitante reduzida a 10 jogadores.

Como um bom jogo de cartaz

Começou, como já é apanágio, com um FC Porto muito pressionante na frente e a condicionar a saída de bola do adversário, mas a primeira oportunidade de real perigo saiu dos pés de Bruno Duarte, ele que, sozinho na cara de Diogo Costa, não deu o melhor seguimento a um livre estudado e trabalhado pela equipa.

Foi o mote para a primeira de algumas aproximações perigosas de um Vitória SC de Pepa - bem diferente do que jogou em Moreira de Cónegos - que continua, jornada após jornada, a mostrar muito volume ofensivo, pese a falta de eficácia que por vezes acaba por ser traiçoeira. As ideias do treinador refletem-se no coletivo e os vimaranenses, sempre com enorme predisposição nas alas através de Rochinha e Edwards, foram dando trabalho a João Mário e Zaidu, não permitindo que os dois laterais se aventurassem tanto em terrenos ofensivos.

Já depois de Luis Díaz e Rochinha terem tido o golo nos pés, Edwards conquistou uma grande penalidade - foi necessário o auxílio do VAR - no 1x1 com Zaidu. Na cobrança, o inglês não perdoou e deixou a bem constituída massa adepta vitoriana em êxtase.

A verdade é que o FC Porto não precisou de grande tempo para digerir o golpe porque Luis Díaz mostrou, uma vez mais, o porquê de ser um dos maiores destaques no campeonato: livre cobrado rapidamente, finta sobre João Ferreira e um míssil que só parou no fundo das redes de Bruno Varela.

A intensidade permaneceu num nível elevado até ao intervalo, tal como a agressividade, e os dragões estiveram perto de dar a volta à contenda. Taremi viu um golo anulado por fora de jogo e depois foi Bruno Varela, com uma enorme intervenção, que impediu o 2x1 a Evanilson.

A expulsão tudo levou

Tendo em conta o ritmo da anterior, a segunda parte também prometia. Nova entrada forte dos portistas e novas oportunidades criadas, ainda que o Vitória fosse equilibrando e conseguindo chegar à área contrária.

O problema é que Mumin, com uma entrada fora de tempo, recebeu ordem de expulsão aos 53 minutos e acabou, de certa forma, por estragar o espetáculo uma vez que a balança ficou inclinada para um lado.

Ora, em superioridade numérica, o FC Porto intensificou e, em forma de arrastão, chegou ao 2x1. Varela foi defendendo como pôde - negou o bis de Luis Díaz -, mas não conseguiu evitar o golo que Evanilson tanto procurou fruto de uma excelente combinação com Otávio.

Solidário face à situação delicada, o Vitória SC tentou conter a avalanche contrária ao mesmo tempo que espreitou contra-ataques rápidos na velocidade de Edwards. Apesar das tentativas - Varela foi destaque -, o resultado não se alterou mais e ainda houve tempo para um forte aplauso dos adeptos presentes a Ricardo Quaresma, que voltou a uma casa onde foi feliz.

U Domingo, 28 Novembro 2021 - 20:30
Estádio do Dragão
Luís Godinho
2-1
Luis Díaz 38'
Evanilson 59'
Marcus Edwards 36' (g.p.)
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
36´
GOLO Vitória SC
Marcus Edwards marca de grande penalidade!
Marcus Edwards marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
Marcus Edwards marcou o seu 17º golo na equipa (90 jogos)
38´
GOLO FC Porto!
Luis Díaz marca
Luis Díaz marca o seu 10º golo na prova (12 jogos)
45´
+1
GOLO INVALIDADO FC Porto
Fora de jogo assinalado a Taremi, num lance onde Mumin foi infeliz num corte e colocou a bola na baliza vitoriana
53´
Cartão vermelho para Abdul Mumin (Vitória SC) Abdul Mumin vê o seu 1º vermelho na prova (10 jogos)
59´
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 3º golo na prova (9 jogos)
Evanilson marcou o seu 10º golo na equipa (39 jogos)
A Chave

Minuto 53: Mumin entra fora de tempo e recebe o segundo cartão amarelo, deixando o Vitória SC refém de um adversário que aproveitou a superioridade numérica para carregar ainda mais no acelerador e decidir o encontro.

O Árbitro

Não que tenha decidido mal nos lances capitais, mas complicou em determinados lances que poderia ter tido um critério mais largo.

O Melhor
Primeira parte acima da média

Belos primeiros 45 minutos no Estádio do Dragão. Bom ambiente nas bancadas, bom futebol, golos e oportunidades para cada lado. Tal como se esperava de um dos jogos de maior destaque desta jornada.

O Pior
Expulsão de Mumin

Não há como fugir ao lance: a expulsão praticamente sentenciou o jogo de uns e facilitou o jogo de outros. Acabou por ser o principal lance do encontro.

Forma
FC Porto
2021/2022
19J
12V
4E
3D
42-19G
Vitória SC
2021/2022
17J
8V
5E
4D
26-17G

Fotografias(35)

Liga BWIN: FC Porto x Vitória SC
Liga BWIN: FC Porto x Vitória SC
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
VITÓRIA SC
Comentários (13)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
2021-11-30 16h03m por One82
Não acho que neste momento deva ser titular mas a perseguição de que é alvo por adeptos do próprio clube é atroz.
O SÓ foi somente um dos melhores médios da porcaria de prova que é a Liga dos Campeões 2020/2021.
Para alguns adeptos sair no fim do contrato é uma pena de proscrição para não voltar ao clube, no passado não acontecia dizem eles. . . Nem sequer a histórico do clube conhecem.
Mitos do clube, campeões europeus como o Sousa e o Jaime Pacheco saíram para um riv...ler comentário completo »
PO
Corona
2021-11-29 15h09m por porto_invicta
Nem tenho palavras para o Corona. Um jogador que nem 1 minuto merecia jogar, ainda tem direito a braçadeira. Sinistro. Antigamente essa vergonha não era possível. O jogador pode ter muitos anos de clube, pode ter dado muito, mas depois desta falta de compromisso com o clube e vontade de sair que tem há muito tempo, só merece desprezo da parte de todos os portistas e também da equipa técnica. Mas pelos vistos o SC ainda lhe dá tempo de jogo e a braçadeira. . .
Dirtylooks
2021-11-29 13h54m por Ultras-__FCP
Desastrado? Fartou se de recuperar bolas e incorporou se de forma perfeita na troca de bola da equipa. Não se adaptou? Antes da lesão já estava a jogar a um nível elevado, fez um golo fantástico. É suplente do Zaidu pela mesma razão que o Diaz era suplente o ano passado, pela mesma razão que o Vitinha é suplente do Oliveira. Pancas do Conceição, teimosia.
Evanilson
2021-11-29 03h41m por moumu
Boa adição ao team!
Luis Diaz
2021-11-29 00h40m por carloscorreia368
Se um totozinho que só pensa em joguinhos de computador e chupas chupas vale 120milhoes. . .
Quanto vale o Luis Dias?
JS
Romagnoli___30
2021-11-28 23h47m por jsilva77
Mais um triste comentário deste personagem que raramente diz algo de construtivo e analítico nas publicações do seu clube e vem fazer posts incendiários nas publicações dos outros clubes, ainda para mais, sem qualquer nexo, mas pronto . . . Há que dar um desconto a este tipo de personagens que por aí andam e que em nada dignificam o clima do futebol português . . .

Ainda para mais, estamos a falar de um adepto de um clube que concerteza exultou a vitória de hoje . . . contr...ler comentário completo »
TI
FC Porto
2021-11-28 23h11m por tink
Sérgio Conceição depois do que se passou ontem quis nivelar o jogo e começou com S. Oliveira e Zaidu para poder dar emoção ao jogo. Ou então estamos a preparar as vendas de janeiro e dar-lhes jogo para serem mais caros
PO
Oh Pepa. . . Pepa!
2021-11-28 22h54m por PORTOTUGA2
Estás a querer ficar na pole position para o lugar do SC!
Destes facas para os dentes dos teus jogadores. . .
Quanto ao árbitro e Var. . . que dupla !
O novo polvo anda por aí. . .
Romagnoli__30
2021-11-28 22h47m por Ultras-__FCP
Incrível que não consegues fazer um comentário minimamente construtivo. Não sei que idade tens, mas aqui pelo site comportas-te como um adolescente.
Enfim
2021-11-28 22h46m por Ultras-__FCP
Porto com e sem Vitinha é como da noite para o dia.

É um CRIME começar com o Zaidu e SO, deixando o Wendell e o Vitinha no banco.
Expulsão
2021-11-28 22h44m por gagg
Como foi a expulsão?
Algum motivo p fabio vieira so entrar aos 90 ?
Como foi o caso do andre almeida
Questão
2021-11-28 22h42m por FCP_0304
Quem é o Vítor Santos, que já Luís Diaz e uribe falam na flash interview?
PR
VSC
2021-11-28 22h36m por Prozyven
Podiamos ter feito muito mais. . . Depois de marcar o golo não deviamos ter sofrido logo e depois houve a expulsão. . . Este jogo era tão winnable mas pronto é o que é! Vitória Sempre! Saudações Vitorianas!