placardpt
      Palmeiras de Abel conquista a Copa Libertadores

      Glória a duplicar, para um rei português em trono alviverde

      2021/11/27 23:20
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Glória eterna ao rei da América do Sul, que o é pelo segundo ano consecutivo! Abel Ferreira já tinha feito história, mas 10 meses depois repetiu o feito para se tornar no primeiro treinador de outro continente a sagrar-se bicampeão da Copa Libertadores!

      Num jogo em que o Palmeiras sofreu tanto quanto fez sofrer, chegou ao final do prolongamento com um 2x1 sobre o poderoso Flamengo, para garantir mais um ano no topo da América e mais uma presença no Mundial de Clubes. Incrível!

      Marcar e recuar

      Nem no mais ambicioso dos sonhos dos adeptos do Palmeiras foi imaginado um início de jogo tao espetacular.

      Início a todo o vapor ©Getty / JUAN MABROMATA
      Com um meio campo bem mais ofensivo que o habitual, fruto da lesão de Felipe Melo, o verdão entrou dominante e colheu a recompensa logo ao quarto minuto. Foi Raphael Veiga quem escreveu o seu nome na história, num lance que Gustavo Gómez iniciou com um grande passe para Mayke, que assistiu o médio centro com um cruzamento rasteiro e atrasado.

      Infame no Brasil por um futebol que nem sempre cumpre as expectativas estéticas e filosóficas dos adeptos, Abel não se importou e assumiu essa postura de «retranqueiro» para segurar a vantagem. Recuou as linhas até ao seu meio campo, preferindo organização à pressão, e a frustração adversária - também produto da falta de ideias - tornou-se cada vez mais evidente.

      Mengão ainda disse presente

      O intervalo dividiu os noventa minutos, mas também duas fases muito distintas do jogo. Não que o Palmeiras tenha sido particularmente dominante no primeiro tempo, uma vez que cedeu a bola depois do golo, mas porque na segunda parte as investidas do Flamengo foram muito mais incisivas e, pela primeira vez no jogo, a equipa de Renato Gaúcho pareceu capaz de lutar pelo título.

      Bicampeão ©Getty / RICARDO MORAES

      Com dois ex-Benfica em campo (David Luiz e Gabriel Barbosa), o Flamengo fez-se mengão e ameaçou o golo por três vezes nos primeiros 15 minutos. Não entrou, mas foi uma questão de tempo até que Gabigol - que já tinha dado o título em 2019 - finalizar de forma clínica para o golo do empate, após assistência de Arrascaeta.

      Depois disso foi aguentar, naqueles que seriam os minutos de maior sofrimento por parte do Palmeiras. Sem ideias nem recursos, a equipa do treinador português limitou-se a segurar o empate até ao final do tempo regulamentar, para evitar que Gabigol se fizesse Caim numa simbólica morte de Abel.

      Herói improvável e festa do Verdão

      Deyverson, o homem que decidiu o jogo ©Getty / JUAN MABROMATA
      Também Abel Ferreira tinha à disposição jogadores com um passado em Portugal. Havia Jorge e Danilo Barbosa, mas o técnico optou por lançar Deyverson, ex-Benfica B e Belenenses, para o prolongamento. Uma aposta que pagaria dividendos.

      Com apenas quatro minutos em campo, o ponta de lança aproveitou a frescura física para se fazer herói improvável, ao aproveitar uma falha na construção adversária para roubar a bola e bater Diego Alves. Um verdadeiro golpe de teatro, do qual nenhum dramaturgo se teria lembrado. 

      Depois disso foi nova hora de sofrer, mas aí com mais controlo emocional. O Palmeiras ainda cedeu um par de chances, da mesma forma que teve também, e quando o apito soou no Centenario de Montevideo a festa instalou-se: Verdão é bicampeão e junta-se aos clubes mais titulados do Brasil, com três Libertadores!

      jogos históricos
      U Sábado, 27 Novembro 2021 - 20:00
      Centenario
      Néstor Pitana
      2-1
      a.p.
      Raphael Veiga 4'
      Deyverson 95'
      Gabriel Barbosa 72'
      ESTÁDIO
      Centenario
      Centenario
      Uruguai
      Montevideo
      Lotação60 235
      Medidas-
      Inauguração1930
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO Palmeiras!
      Raphael Veiga marca
      Raphael Veiga marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
      72´
      GOLO Flamengo!
      Gabriel Barbosa marca
      Gabriel Barbosa marca o seu 11º golo na prova (13 jogos)
      95´
      GOLO Palmeiras!
      Deyverson marca
      Deyverson marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
      Deyverson marcou o seu 29º golo na equipa (131 jogos)
      Positivo
      Festa alviverde

      Numa das trincheiras desta batalha havia sangue luso, o que facilita a escolha dos adeptos portugueses. Nesse aspeto, será certamente uma noite feliz, com um treinador nacional a alcançar (mais uma vez) sucesso a nível internacional. A festa do Palmeiras tem, mesmo que seja em segundo plano, acordes de guitarra portuguesa.

      Negativo
      Distração imperdoável

      A história só vai lembrar o vencedor, Palmeiras, e a figura, que neste caso é Deyverson, mas é importante salientar que o jogo foi para prolongamento numa hora em que o Flamengo estava confiante e pronto para acabar com o seu adversário. A falha da defesa num momento de construção, que deu o golo da vitória ao Palmeiras, é imperdoável num jogo de tamanha magnitude.

      Forma
      Palmeiras
      2021
      69J
      37V
      13E
      19D
      110-70G
      Flamengo
      2021
      71J
      45V
      15E
      11D
      153-65G
      O Árbitro

      Exibição muito sólida de Néstor Pitana, evitando que a emoção se transformasse o jogo em algo mais afastado de futebol e mais próximo de algum desporto de combate, como tantas vezes acontece na América do Sul. Justo, sempre, e com controlo da partida.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PALMEIRAS
      EMPATE
      FLAMENGO
      Comentários (35)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      . . .
      2021-12-05 02h28m por Hudson_Silva
      Vale 0. . . aí tbm deve estar valendo 0, já se vão 50 anos. . . olha. Vc sabe que só a torcida dessa final é 5x maior que teu país? Sabe o que é essa gente toda vibrando pelas emoçôes desse encontro? Não sei se aí te ensinaram, mas vale 0 uma arrogância como a sua. A arrogância de que na África, Ásia, Américas ou na p#ta que pariu o sentimento vale qualquer coisa menos.

      Que te ensinem a ver que há competência fora do seu umbigo.

      Um grande abraço,

      Cindo vezes Campeão do Mundo.
      OrgulhoBenfiqui sta69
      2021-12-05 02h19m por Hudson_Silva
      Vale 0. . . vc sabe pra que lado fica o maior campeão mundial? Uma dica: não é ibérico.
      Dirtylooks
      2021-11-28 20h08m por MisticaEncarnada
      E o Abel não foi condecorado na época passada? É que se não foi é injusto. Não é que (para mim) a distinção valha alguma coisa, o título conquistado é que vale, mas é mais pelo reconhecimento.
      Não devem haver filhos e enteados.
      Por acaso sabes se o Mourinho tem? É que para ter o Jesus então o Mourinho é que jasus mesmo. . . fez mais pelo reconhecimento do treinador Português do que o Jesus mas muito muito mais. Aliás, utilizando uma expressão do Jesus, ele tinha de nasc...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-11-28 18h43m por Dirtylooks
      Jorge Jesus foi esta segunda-feira condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, "pelo prestígio que o seu trabalho como treinador lhe granjeou, bem como a Portugal". As recentes conquistas alcançadas no Brasil, ao serviço do Flamengo, nomeadamente a conquista do Brasileirão e da Taça Libertadores, foram o mote para a distinção de Marcelo Rebelo de Sousa.

      30 Dezembro de 2019 in DN
      Dirtylooks
      2021-11-28 15h31m por MisticaEncarnada
      O Jesus foi? Se foi seria estranho mas. . . a imprensa também fala mais alto
      Sr. Presidente da Republica
      2021-11-28 15h05m por Dirtylooks
      o Abel vai ser condecorado?
      Abel
      2021-11-28 14h11m por redlegion
      O vendido, o abridor de pernas, o falhado, o fala-barato, o não sei quê, mais uma vez mostra o grande treinador que é. Mais uma vez o homem que era insultado e denegrido de todas as formas possíveis enquanto andava em Braga é de novo para os portugueses o maior.

      És grande Abel, mas Portugal não te merece.
      Abel
      2021-11-28 13h58m por MisticaEncarnada
      É um feito tremendo ganhar 2 Libertadores consecutivas. Para se ter uma noção os clubes Brasileiros com mais Libertadores (Palmeiras, Grémio, Santos e não sei se Flamengo) têm 3. Abel e o seu Palmeiras ganharam 2. Fraquinho. Para cá podemos não dar assim muita relevância (e devíamos dar) mas duvido que daqui a 20 anos não haja um adepto do Palmeiras que não se lembre do Abel.
      Gostava que ele lá ficasse e fosse campeão mas uma terceira Libertadores era algo extraordinário como é ób...ler comentário completo »
      JJ
      2021-11-28 12h21m por Dirtylooks
      está visto que como vidente é uma nódoa! Não acerta uma. . .
      bludouro
      2021-11-28 11h47m por EagleRebornOnceMore
      Bem haja, meu caro. Alguém que faça um comentário sensato no meio disto tudo…
      Abel
      2021-11-28 11h39m por Bracara_Avgvsta
      Parabéns ao Abel por conquistar mais uma vez Copa Libertadores. Não sou muito apreciador do estilo de jogo.
      ST
      Parabéns Abel! Jogo emocionante!
      2021-11-28 11h24m por Staples
      Excelente jogo de futebol onde ambas as equipas deram tudo para saírem por cima. O GR do Palmeiras esteve em grande, enquanto convém destacar o coletivo sãopaulista, que defendeu o 1-0 e o 2-1 com unhas e dentes. Abel está de parabéns, eu acho que é um feito irrepetível para um treinador português e irá ser lembrado por anos a fio pelo que conseguiu com uma equipa com bem menos recursos que o Flamengo do JJ há 2 anos.
      Há sempre um. . .
      2021-11-28 11h08m por bludouro
      . . . a tentar denegrir os feitos dos outros na vá tentativa desacreditar a enormidade do momento! Só porque sim (ou porque eclipsa imagem do seu próprio ídolo. . . ).

      "A comprovar que não é preciso muito para ganhar uma Libertadores lá nas américas. " Pois não, é preciso apenas o segundo plantel mais valioso das Américas, ter a sorte do golo no primeiro lance ofensivo, saber sofrer e sofrer, aguentar a pressão à retranca, ser abalado pelo empate na fase final do jogo, ben...ler comentário completo »
      Bem Abel
      2021-11-28 02h22m por OrgulhoBenfiquista69
      A comprovar que não é preciso muito para ganhar uma Libertadores lá nas américas.

      Ganhar isto aqui na Europa vale 0. Ponto final. Até uma Conference vale mais .

      Quanto a quem diz Abel no Benfica , minha nossa que pesadelo . Para mim é o Leonardo Jardim.
      EN
      Abel
      2021-11-28 01h31m por EnormeSCB
      És enorme! Como tu sempre disseste preferias ser um grande homem a um grande treinador hoje mais uma vez provaste que és também um grandíssimo treinador! Fantástico trabalho, merecido.
      JO
      Abel Ferreira
      2021-11-28 01h04m por joaots
      Parece que vai sair depois do Mundial de Clubes
      3 a 4 meses de descanso e terá Benfica e Sporting a procurar treinador

      CA
      bludouro. . . . Excelente
      2021-11-28 00h52m por caligiuri2018
      O seu comentário valeu por várias notícias que já passaram por aqui. Parabéns pelas informações.
      PR
      Grande Abel
      2021-11-28 00h41m por Prozyven
      Parabéns!
      R_
      Jorge Jesus
      2021-11-28 00h27m por R_Pinto
      Ainda me lembro quando o gabarolas do Jesus dizia que iam lembrar-se durante muitos anos que um português ganhou a libertadores. . . Loool
      Abel >> JJ no Brasil
      2021-11-28 00h17m por dirtyharry
      Trabaho do Abel no Palmeiras é superior ao do JJ no Flamengo. Conseguiu mais feitos com elenco bem menos qualificado
      Portugal
      2021-11-28 00h17m por Ahly
      Numa semana, dois treinadores portugueses (Leonardo Jardim e Abel Ferreira) conquistam dois troféus internacionais que poderiam prestigiar o nosso campeonato e o nosso país! No entanto, nessa mesma semana vemos mais buscas a SADs e mais suspeitas de desvios de dinheiro, e para acabar em beleza a semana, um jogo que deveria ter sido adiado desde inicio, com a palhaçada que se viu! Enfim. . . Patrabéns Abel e Jardim por elevarem o nome de Portugal além fronteiras
      Abel
      2021-11-28 00h14m por brunovalenca
      Chapada luva branca em todos os brasileiros que o gozavam e insultavam nos programas desportivos la no Brasil um buraco do tamanho da Amazônia não chegava para eles enterraram a cabeça no chão ahahajajaaj
      YO
      Grande Abel
      2021-11-28 00h11m por yogamaster
      Com uma equipa que claramente tem muito menos recursos qué as maiores equipas da America do Sul e ganha me duas libertadores seguidas. Sob forte contestacao.
      Qué grande boss. Jà merece outros patamares.
      O palmeiras tem 3 libertadores em todos os seus anos de historia e 2 sao com o Abel nos unicos dois anos que la esta. Grande feito, que loucura deve estar Sao Paulo agora e que melao deve pairar no Rio.
      Antis descansem um bocadinho e deem merito ao grande Abel em vez d...ler comentário completo »
      Técnicos Tugas
      2021-11-27 23h58m por bludouro
      Abel das Américas

      Parabéns ao Abel Ferreira pela histórica conquista do bicampeonato da Copa Libertadores, contra a mais poderosa equipa das Américas, e contra todas as previsões - de modo especial contra uma maldição particular. . . ao estilo de Béla Guttmann que "nem daqui a 100 anos uma português voltaria a ganhar a competição". O enorme feito protagonizado pelo penafidelense recebeu menor mediatismo que o autor da pérola, cuja equipa esteve contemporaneamente em evidência...ler comentário completo »
      Palmeiras
      2021-11-27 23h43m por Ruben_Ferreira
      Parabéns Abel, continua assim
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      com video
      Jeimes Menezes teve exibição de contrastes
      Longe do mediatismo dos holofotes mais brilhantes, o Paços de Ferreira viveu um dia de muitas dúvidas na preparação para a receção ao Boavista. A ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      yellow_ledbetter 24-01-2022, 16:19
      Moruga 24-01-2022, 16:18
      RA
      razga 24-01-2022, 16:18
      MisticaEncarnada 24-01-2022, 16:15
      SL
      slbglorioso1904 24-01-2022, 16:14
      MisticaEncarnada 24-01-2022, 16:12
      MA
      MaisDoMesmo 24-01-2022, 16:06
      bet_now 24-01-2022, 16:00
      Ultras-__FCP 24-01-2022, 15:54
      SK
      Skwash 24-01-2022, 15:54
      Ultras-__FCP 24-01-2022, 15:51
      moumu 24-01-2022, 15:47
      almeidasilva 24-01-2022, 15:47
      vaz_vsc 24-01-2022, 15:47
      MisticaEncarnada 24-01-2022, 15:47
      moumu 24-01-2022, 15:46