placardpt
      Neste dia, em 2020, Diego Armando Maradona faleceu

      Um ano sem D10S: 10 histórias mirabolantes protagonizadas por Maradona

      2021/11/25 11:13
      Ricardo Miguel Gonçalves

      Esta quinta-feira, dia 25 de novembro, marca o primeiro aniversário desde a morte de Diego Armando Maradona, um dos maiores ícones da história do futebol e desporto.

      Neste dia marcante, reacende-se o luto que foi palpável durante o último mês de 2020, e o zerozero marca este primeiro aniversário ao trazer alguns dos momentos mais incríveis da vida e carreira de um homem que fazia de tudo, bom a mau, acontecer.

      Mágico, carismático e, para muitos, divino. Maradona foi um génio com a bola nos pés, mas o que dizia e fazia fora dos relvados era inversamente proporcional a esse mesmo talento, de maneira que El Pibe foi acumulando algumas histórias verdadeiramente mirabolantes. Estas são algumas delas.

      Expulsão e eliminação no primeiro Mundial

      Quatro anos depois de ter sido ausência criticada da convocatória argentina que conquistou o Mundial de 1978, um Maradona de 21 anos teve finalmente a sua primeira oportunidade de disputar a maior prova do futebol. Em Espanha, poucas semanas depois de ter assinado contrato com o Barcelona, Maradona começou a campanha com uma derrota (Bélgica, 0x1), antes de vencer os seguintes dois jogos. 

      Seguir-se-ia a segunda fase de grupos, onde uma marcação cerrada de Gentile ditou derrota frente à Itália e semelhante aconteceu no jogo seguinte, no Superclássico das Américas, contra o Brasil. Nesse jogo decisivo, a Argentina saiu derrotada por 3x1, com o golo albiceleste a chegar já depois de Maradona ter sido expulso por uma falta duríssima sobre Batista. Depois do jogo, Maradona diria que ninguém perdeu o Mundial mais do que ele.

      Uma guerra travada em campo

      © Getty / Sigfrid Casals

      Não foi em Espanha que El Pibe esteve no seu melhor, algo que ficou evidente tanto no Mundial de 82 como nos dois anos seguintes, em que esteve ao serviço do Barcelona. Em momentos deslumbrou, mas a dureza dos espanhóis causou-lhe várias lesões, entre elas uma muito grave que valeu a Goicotxea (Athletic) 25 jogos de suspensão.

      No reencontro com a formação de Bilbao, já com a suspensão do basco cumprida, registou-se um jogo memorável pelos piores motivos. Entradas duras levaram a agressões que por sua vez iniciaram uma verdadeira batalha campal em campo. Tão grave que Maradona teve de pedir desculpa ao Rei de Espanha. Ora veja:

      Herói da deserção

      Em Nápoles, Diego Armando Maradona firmou o seu legado de uma maneira que dificilmente seria possível noutro lugar. Foi nessa cidade italiana, tão pobre como a sua natal Buenos Aires, que o crack virou diós aos olhos dos nativos. As grandes exibições e personalidade vincada conquistaram o San Paolo, mas o já nessa altura conhecido vício em cocaína fazia-o passar maus momentos, que deixavam um sabor amargo na boca dos adeptos.

      Eram quase «atividades extra-curriculares», as saídas de Maradona que por vezes duravam dias e o levavam a falhar inúmeros treinos, ao ponto de chegar a má forma física - chegou até a falhar jogos.

      No capítulo de desertor, destaca-se um jogo frente ao Spartak, para a Liga dos Campeões de 1990 (0x0). Depois de uma noite alimentada por droga e mulheres, o camisola 10 recusou-se a viajar para Moscovo com a equipa. Já sóbrio, pediu um jato privado na véspera do jogo, mas não conseguiu convencer o treinador a dar-lhe a titularidade. Entrou na segunda parte, mas não evitou a derrota napolitana nas grandes penalidades.

      Quando Deus marcou um golo à Inglaterra

      © Getty / Bongarts

      Inesquecível dia, aquele em que a Argentina superou Inglaterra nos quartos de final do Mundial de 1986. Não foi o jogo decisivo, que valeu a Maradona o troféu mais importante do futebol internacional, mas foi certamente o mais memorável da carreira do jogador e um dos mais icónicos encontros na história do futebol.

      Em pleno Estádio Azteca, depois de uma primeira parte em que o golo não apareceu, Maradona precisou de ajuda divina para bater Peter Shilton, numa finalização que se diz ter sido eclesiástica. Enquanto os ingleses viram falta de Maradona e o árbitro viu um cabeceamento, o resto do Mundo recordará para sempre a «mão de Deus».

      Se esse tento foi lendário então o seguinte, apenas três minutos depois, seria recordado como um dos melhores de sempre. Pegou na bola ainda antes do meio campo e correu, rodopiou, driblou, picou e deixou inúmeros adversários pelo caminho antes de finalmente driblar o guardião para finalizar para uma baliza deserta. Incrível.

      Um Granada de três Maradonas

      Recém-promovido ao segundo escalão do futebol espanhol, a ambição do Granada ficou visível quando tentaram contratar o nome mais valioso do futebol da altura: Maradona. Sendo Diego inatingível, contrataram aquele que o craque do Napoli dizia ser o mais talentoso da família, o jovem Lalo Maradona. O resultado de uma operação que deu fama ao clube foi ainda maior, com Diego a concordar jogar pelos nazaríes num amigável. 

      Ficou então marcado para novembro de 1987, frente aos suecos do Malmö, comandados pelo inglês Roy Hodgson, o icónico jogo que juntaria os três irmãos Maradona, uma vez que também Hugo (o mais novo) foi convidado a participar. Com toda a família Maradona na cidade, o ambiente de festa não se conteve e o Granada venceu por 3x2, com Diego e Lalo a marcarem os primeiros dois golos.

      Relacionado ou não, o Granada chegou a esse jogo a cheirar a liderança do segundo escalão, mas depois desse amigável estiveram meses sem vencer e acabaram por voltar a cair de divisão no final da temporada. Lalo Maradona ficou recordado como «um jogador de muita técnica e pouco esforço».

      Glória Europeia

      © UEFA

      Num San Paolo a rebentar pelas costuras, tal era o volume de adeptos napolitanos prontos para ver o seu amor a disputar uma final europeia, o Napoli venceu o Stuttgart por 2x1 com uma reviravolta assinalada por golos de Maradona e Careca. Bastasva um empate na Alemanha, nesta final a duas mãos, e foi mesmo isso que aconteceu (3x3), depois dos italianos terem estado a vencer por 1x3. O apito final trouxe a festa de Maradona, com todos os jogadores a correrem na direção do craque argentino, que levantaria o troféu.

      Desta lista é, provavelmente, a história que está mais longe de poder ser considerada «mirabolante», mas a verdade é que mereceria esse rótulo caso estivesse qualquer outro jogador no lugar do Maradona, a empurrar uma equipa como o Napoli até à glória de um troféu continental. Foi o único na história do clube, tal como o único da carreira de Maradona.

      A história da campanha do Napoli na Taça UEFA de 1988/89.

      Uma aposta perdida frente ao Sporting

      O sorteio ditou que o Napoli, campeão em título da Taça UEFA, defrontaria os portugueses do Sporting na primeira ronda da edição de 1989/90. depois de um nulo em Alvalade na primeira mão, o 0x0 manteve-se até ao apito final no San Paolo, o que levou a decisão para as grandes penalidades. Aí, o guardião leonino Tomislav Ivkovic desafiou Maradona para uma aposta: 100 dólares em como defendia.

      E defendeu, levando o dinheiro e a camisola de Maradona para casa nesse dia, enquanto que o Napoli saboreava uma vitória por 4x3 nesse desempate por grandes penalidades. «No Mundial 1990 defendi outro penálti dele. Voltei a provocar: ´Cuidado, eu sei para onde vais marcar...´, simulei que ia para o mesmo lado e atirei-me para o outro. Defendi dois penáltis de Maradona e perdi esses dois jogos», disse, anos mais tarde , ao Diário de Notícias.

      O(s) jogador(es) do século

      © Getty / Clive Mason

      Em 2020, a FIFA anunciou o prémio de melhor jogador do século, que seria decidido através de uma votação online, a revista oficial e um um júri. No site oficial da organização, Maradona foi vencedor com 53,6 por cento dos votos, perante os 18,53 por cento do segundo melhor: Pelé.

      Apesar disto, no dia da cerimónia de entrega do prémio a FIFA criou uma segunda distinção, igualmente para melhor jogador do século, que foi entregue pelo comité «Football Family», composto por jornalistas, a Pelé, resultando num empate entre os dois jogadores. Isto enfureceu Maradona, que abandonou a cerimónia imediatamente depois de recolher o seu galardão. A sua reação mais honesta chegou alguns anos mais tarde: 

      «Ganhei o jogador do século graças ao voto do povo. O Pelé ficou em segundo, tal como também ficou na votação para melhor desportista do Brasil, atrás do Ayrton Senna. O prémio que a FIFA deu ao Pelé não vale uma m****», disse Maradona.

      Testou o sentido de humor alemão...

      © Getty / Richard Heathcote

      A versão treinador de Maradona não foi a mais duradoura, mas permitiu-lhe um regresso mais frequente ao espaço mediático onde sempre se evidenciou, para bem e mal. Enquanto selecionador argentino viveu alguns momentos desses, mas nenhum tão humilhante como o que precedeu a derrota da Argentina frente à Alemanha, por 4x0, nos quartos de final do Mundial de 2010.

      A organização ditou que as seleções teriam conferências de imprensa conjuntas, com o selecionador argentino a ser acompanhado por um jovem alemão chamado Thomas Muller perante os jornalistas. Maradona não gostou e recusou-se a sentar, dizendo que a situação não era normal e pedindo para ser chamado quando pudesse estar sozinho no púlpito.

      Mais tarde admitiu que não sabia que Muller era jogador, havendo relatos de que foi confundido com um... apanha-bolas. Também fez umas declarações provocatórias a Schweinsteiger e garantiu que não seria eliminado, um dia antes de sofrer uma goleada com selo de... Muller.

      Sem coração, levou a alma do futebol

      © Getty Images

      Através de o luto, em lágrimas de amor por expressar, as pessoas que sentiram a queda de El Pibe ainda processam a perda. Mais do que um atleta, ou uma fonte de histórias convidativas, um homem que abalou o Mundo com o seu tombar, repercutindo por cada vez que o seu nome foi dito. Através deste conjunto de histórias, e pela data em particular, revemo-nos neste luto.

      Quando foi, levou com ele o nosso coração, mas não o seu. Soube-se esta semana que Diego Armando Maradona foi enterrado sem o seu principal órgão muscular, devido à real possibilidade de um grupo de adeptos lhe extrair o coração, conforme planeado. Como tal este foi retirado antes do enterro, também para que pudesse ser estudado de maneira a determinar mais confiantemente as causas da morte. 

      Não é uma ideia particularmente bonita, talvez até seja mais profano, ou sádico até, do que um mero conto mirabolante deste jogador, mas é ilustrativo do seu legado verdadeiramente lendário - praticamente divino - no lugar onde nasceu. Inesquecível, D10S.

      Argentina
      Diego Maradona
      NomeDiego Armando Maradona Franco
      Nascimento1960-10-30
      Nacionalidade
      Argentina
      Argentina
      PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

      Fotografias(34)

      Comentários (15)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Andrey_Arshavin _23
      2021-11-25 17h41m por freskas
      👍
      freskas
      2021-11-25 17h31m por Andrey_Arshavin_23
      Em relação ao Salah, lembro-me de muita gente que dizia que não era nada de especial, por isso não foste o único, fica tranquilo. Eu pessoalmente na altura referi que o Liverpool tinha ficado com a melhor dupla de extremos da Premier League, Mané (uma das suas melhores épocas no Liverpool foi a primeira, e foi aquela onde marcou menos golos) e Salah. Confirmou-se o meu prognóstico xD, o Salah, tanto na Fiorentina como na Roma partiu a loiça toda. Em Florença fez golos espetaculares, ...ler comentário completo »
      Andrey_Arshavin _23
      2021-11-25 17h24m por freskas
      Estou dividido nisso , mas porque acho uma grande injustica o lewa nao ter pelo menos uma , mais que merece uma bola de ouro pelo menos , mas sim é entre ele e Messi na minha opiniao mas gostava que lewandowski ganhasse , em relacao ao Salah nada a dizer , nao tem a imprensa que outros teem mas para quem gosta de futebol nao ha duvida é um jogador formidavel, tem medias incriveis para um extremo direito, nao existem muitos melhores que ele e combina um bom futebol com boas estatisticas , p...ler comentário completo »
      Diego Armando. . .
      2021-11-25 17h19m por AcaroInformatico
      Sou um pouco suspeito para escrever sobre esta lenda. . . para muitos o melhor de sempre (eu por exemplo).

      Amado pelo povo e pelos pobres, odiado pelos ricos e aburguesados. . . . sem papas na língua, defendia os seus. . .

      O que não faltam são histórias. . . por exemplo, o dia em que ele recusou o convite do residente americano para ir à Casa Branca. . . fazendo-lhe um manguito. Ou quando recusou o convite para conhecer a rainha de Inglaterra, porque ao ...ler comentário completo »
      freskas
      2021-11-25 17h09m por Andrey_Arshavin_23
      Subscrevo mais uma vez essa opinião sobre o Mbappé! Neste momento para mim os melhores do mundo são Salah e Lewandowski, mas acho que o Messi merece a Bola de Ouro. Estou a falar desta época desportiva obviamente.
      ZZ. . .
      2021-11-25 17h08m por AcaroInformatico
      No vossa história:
      "Herói da deserção"

      "Em Nápoles, Diego Armando Maradona firmou o seu legado de uma maneira que dificilmente seria possível noutro lugar. Foi nessa cidade italiana, tão pobre como a sua natal Buenos Aires, que o crack virou diós aos olhos dos nativos. "

      O crack virou diós. . . ?!?
      Isto é algum trocadilho aos gostos obscuros do homem. . . ?
      Andrey_Arshavin _23
      2021-11-25 16h51m por freskas
      Mbappe só tem uma coisa boa , que é a cabeça, tem consciencia das suas limitacoes e capacidades e joga simples a maior parte das vezes e acaba por ser eficaz , pelo menos é a ideia que tenho desde que o comecei a ver jogar no Monaco , nao é que seja mau jogador mas nao tem os pes de nenhum dos que falei em baixo , nem de longe nem de perto na minha opiniao claro , mas vejo muita gente a dizer que é o melhor do mundo , apesar de eu pessoalmente nao perceber em que , comparando com os melho...ler comentário completo »
      freskas
      2021-11-25 16h02m por Andrey_Arshavin_23
      Excelente comentário meu caro! Também acho que hoje o futebol é demasiado tático. E depois, algumas "estrelas" do presente, alem de serem extremamente sobrevalorizadas (pelas estatísticas), não tem qualquer tipo de carisma, como tinham esses ex-jogadores que referiste. E sim, estou a falar do Mbappé. Pá, o rapazinho pode marcar 10. 000 golos, em termos de jogar futebol, o que não faltam por aí são jogadores bem melhores na minha opinião.
      Andrey_Arshavin _23
      2021-11-25 15h49m por freskas
      Concordo tambem no Douglas costa , nunca me encheu as medidas , nao tem cabeça, em relacao a Ronaldinho nao digo isso como se fosse mau , tornava o jogo muito mais empolgante e apesar de as vezes exagerar nao perdia o norte , jogava para a equipa , criava muito jogo , tinha uma coisa formidavel que nao se ve , enorme alegria a jogar mesmo ate ao fim, so aquele sorriso em campo valia milhoes 😆 o Messi tambem a teve por algum tempo e ate Ronaldo mas parece me que a perderam principalmen...ler comentário completo »
      freskas
      2021-11-25 15h28m por Andrey_Arshavin_23
      O Ronaldinho é o expoente máximo do "jogo bonito". É verdade que algumas fintas que fazia eram inconsequentes, mas não acho que seja brinca na areia por fazer isso. Seria um brinca na areia se não marcasse golos, golos importantes ou fizesse tantas assistências como fez. Dentro de alguma não objetividade, existiu muita objetividade na minha opinião, não sei se me fiz entender xD.

      PS: O maior exemplo de um brinca na areia que eu me lembre deve ser o Douglas Costa. Tecnicam...ler comentário completo »
      Andrey_Arshavin _23
      2021-11-25 15h15m por freskas
      Nunca vamos saber sem Sombra de duvidas infelizmente , o maradona andava sempre todo lixado , nao acredito que alguma vez tenha jogado na plenitude das suas capacidades e mesmo assim fazia coisas incriveis , era quase impossivel de parar a nao ser em falta , bola parecia que tinha cola , concordo no aspecto que lembra bastante o Ronaldinho a nivel de conducao de jogo mas apesar de tudo o maradona era mais objectivo ao passo que o Ronaldinho era mais brinca na areia tinha gosto em humilhar o...ler comentário completo »
      freskas
      2021-11-25 14h57m por Andrey_Arshavin_23
      Para ser sincero, em termos de talento puro acho o Ronaldinho o GOAT. Mas os dois melhores jogadores de sempre são Messi e Maradona na minha opinião, sendo que não acho que Diego tenha mais talento que Messi ou que Messi tenha mais talento que Diego.
      FK
      Maradona
      2021-11-25 14h46m por fka
      O único jogador sem cabeça que era um deus da bola.

      Se tivesse juízo nunca ia ser ultrapassado
      Nivel de talento puro
      2021-11-25 14h43m por freskas
      Nunca houve como este , se tivesse um terço do profissionalismo de um Ronaldo ou ate Messi nao havia pai para a Rita , mas as suas actividades extra curriculares encurtaram muito sua carreira e sucesso e provavelmente até a vida mas enfim uma pena , grande artigo mais uma vez zz e descansa em paz D10S
      ho-lee sheet
      2021-11-25 13h30m por iSMURF4
      Como o tempo passa. . . . parece que foi ontem. . . . aquela parte final de 2020 foi muito triste. . . Maradona falece, Vitor Oliveira falece. .
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga Portuguesa
      em direto
      SLB 1-3 SCP em direto!
      GOLO Benfica!Pizzi marca Acompanhe aqui o Benfica x Sporting em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      andyves 03-12-2021, 23:09
      fut_master 03-12-2021, 23:09
      AdeptoContinuidade 03-12-2021, 23:07
      AdeptoContinuidade 03-12-2021, 23:02
      OrgulhoBenfiquista69 03-12-2021, 22:59
      albantrop 03-12-2021, 22:54
      Aguentazz 03-12-2021, 22:52
      Romagnoli___30 03-12-2021, 22:46
      PatriceNeveu1954 03-12-2021, 22:45
      luisFilipe791 03-12-2021, 22:41
      Romagnoli___30 03-12-2021, 22:40
      NandoSantosdoMendes 03-12-2021, 22:35
      albantrop 03-12-2021, 22:23
      Ultras-__FCP 03-12-2021, 22:22
      luisFilipe791 03-12-2021, 22:20
      EagleRebornOnceMore 03-12-2021, 22:20