placardpt
    A crónica do jogo entre Sporting e Varzim na Taça

    Lobos do Mar atreveram-se, mas na selva mandou o Leão

    Foi preciso suar - e colocar os pesos pesados em campo - frente a um corajoso Varzim, mas o Sporting acabou por sair vitorioso por 2x1 frente à formação da Segunda Liga e avançou, assim, para a próxima eliminatória da Taça de Portugal.

    Apesar de ter algumas limitações devido a lesões e aos compromissos das seleções, Rúben Amorim apresentou um onze titular com vários jogadores habituados a jogar de início e a principal novidade acabou por ser a presença do jovem lateral direito Gonçalo Esteves. Do lado do Varzim, o treinador António Barbosa, em busca de causar uma surpresa e acabar com uma longa série de resultados negativos, apresentou o seu onze titular habitual, com o jovem Zé Ferreira, também a lateral direito, como principal novidade.

    Sem os do costume não é o mesmo

    De um lado, o campeão nacional em título. Do outro, o penúltimo classificado desta edição da Segunda Liga. Face a esta diferença de momentos e estatutos esperava-se um encontro difícil para o Varzim em Alvalade, mas a turma comandada por António Barbosa vinha com a lição bem estudada. Os Lobos do Mar assumiram o bloco baixo - apenas Heliardo ficava à frente da bola - e um maior povoamento da zona central. Ora, esta opção não só permitiu aos leões ter o (esperado) controlo da posse de bola, como lhes deu mais espaço nas alas.

    Sporting teve dificuldades na defesa na 1ª parte ©Kapta+
    Isso permitiu ao jovem Gonçalo Esteves ter mais bola no ataque - até porque Tabata deu sempre preferência a ir mais para zonas centrais e explorar o espaço entre central e lateral - e ao lado esquerdo ser o principal foco de perigo leonino. Os comandados de Rúben Amorim procuraram diversas vezes explorar o espaço nas costas da defesa, quase sempre por bolas aéreas, mas o Varzim estava a controlar bem a profundidade e os campeões nacionais apostaram na sua asa esquerda. Com Jovane, Nuno Santos e Matheus Reis (além dos movimentos de Matheus Nunes) em constante rotação na esquerda, os maiores lances de perigo a favor do Sporting surgiram quase sempre a partir daí.

    Além dessa boa organização defensiva, o Varzim mostrou estar atrevido no ataque. Com o Sporting quase sempre balanceado para o ataque, os Lobos do Mar ainda procuraram atrair os leões na primeira fase de construção para estes subirem a pressão e depois lançarem a velocidade dos seus atacantes com bolas mais diretas, mas foi na transição rápida que causaram mais calafrios. Com Esgaio e Matheus Reis na companhia a Feddal, e Gonçalo Esteves na direita, o controlo da profundidade do Sporting não foi exímio como costuma ser e o Varzim foi conseguindo criar várias (grandes) oportunidades. Zé Tiago teve uma perdida enorme - após um grande trabalho de Heliardo -, Nuno Valente e Zé Ferreira obrigaram João Virgínia a grandes defesas, mas o golo não apareceu.

    Perante a dificuldade em penetrar na área do Varzim com bola - apenas Matheus Nunes conseguiu, perto do intervalo, receber uma bola alta nas costas dos centrais, mas o guarda-redes esteve em grande -, o Sporting começou a apostar mais na meia distância. Daniel Bragança e Tabata deixaram o aviso, mas Lekbab esteve bem e Jovane atirou mesmo à barra, de livre direto. O golo tardava em aparecer e o Sporting estava com dificuldades na defesa e em impor o seu jogo.

    Os pesos pesados mudam tudo

    Apesar das claras fragilidades demonstradas na 1ª parte, Rúben Amorim deu um voto de confiança ao mesmo onze titular para arrancar a 2ª parte. Os leões voltaram a ter muita bola e o Varzim mostrou-se agora bem menos atrevido e focado no processo defensivo. Isso levou a que o espaço para os leões operarem no último terço fosse ainda menor e apenas uma bela investida de Matheus Reis, o «central» adaptado, pela esquerda causou perigo junto da baliza de Lekbab.

    Jogo abriu com o golo do Sporting ©Kapta+
    Com o passar dos minutos, e percebendo que a equipa mantinha as mesmas dificuldades da 1ª parte, Rúben Amorim não teve receio de assumir o que se estava a passar e foi colocando, aos poucos, os «pesos pesados». Porro, Sarabia e Pote foram chamados a jogo e acabaram por ter um efeito praticamente imediato. Aos 68 minutos, a ala esquerda do Sporting, sempre a mais interventiva, acabou por ser decisiva. Nuno Santos deu largura e Sarabia conseguiu surgir no espaço entre o central e lateral, algo que Jovane (saiu com uma aparente lesão grave) não conseguiu. O espanhol foi à linha de fundo cruzar e, após alguma confusão, Pote apenas teve que encostar para inaugurar finalmente o marcador.

    Em desvantagem pela primeira vez no marcador, o Varzim viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo caso quisesse tentar causar alguma surpresa e os Lobos do Mar não tardaram a reagir. Dez minutos depois de sofrer, o Varzim apanhou a defesa leonina completamente a dormir e Nuno Santos acabou por ter uma má abordagem ao lance dentro da área, fazendo falta sobre Murilo. Chamado a converter, Heliardo não perdoou e deixou tudo empatado para o último quarto de hora.

    Com o prolongamento a ganhar força em Alvalade, o Varzim estava muito bem e solidário na defesa, mas acabou por ser um erro defensiva (um pisão sobre Porro dentro da área) a deitar por terra o esforço dos comandados de António Barbosa. na marca dos 11 metros, Pote não tremeu, bateu Lekbab e acabou por dar a sofrida vitória ao Sporting por 2x1 nos minutos finais. 

    U Quinta, 18 Novembro 2021 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    André Narciso
    2-1
    Pedro Gonçalves 68' 88' (g.p.)
    Heliardo 78' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Fase4ª Eliminatória
    Lances Capitais
    33´
    GOLO INVALIDADO Varzim: Heliardo ainda meteu a bola no fundo da baliza do Sporting, mas estava em posição irregular no momento do cruzamento
    68´
    GOLO Sporting!
    Pedro Gonçalves marca
    Pedro Gonçalves marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    78´
    GOLO Varzim
    Heliardo marca de grande penalidade!
    Heliardo marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    88´
    GOLO Sporting
    Pedro Gonçalves marca de grande penalidade!
    Pedro Gonçalves marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +3
    Cartão vermelho para Murilo (Varzim) Murilo vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
    A Chave

    A entrada de jogadores como Porro, Pote e Sarabia mudou por completo as dinâmicas do Sporting e o seu impacto acabou por ser imediato. O jogo abriu, ganhou velocidade e os golos apareceram.

    O Árbitro

    André Narciso teve uma exibição que deixou um pouco a desejar. Embora tenha anulado bem o golo a Heliardo na 1ª parte e assinalado corretamente a grande penalidade a favor do Varzim, o juiz da partida não teve o mesmo critério para as duas equipas. O apito soava mais facilmente para faltas a favor do Sporting, embora tenha acabado por não ter influência direta no resultado.

    O Melhor
    A qualidade está lá

    As principais armas ofensivas do Sporting são das melhores que há no futebol português e foi preciso poucos minutos para Pote e Sarabia causarem estragos na defesa contrária. A diferença para Tabata e Jovane foi notória.

    O Pior
    Insistência no 3x4x3

    Sem Coates, Gonçalo Inácio e Luís Neto (começou no banco), Rúben Amorim insistiu no seu habitual 3x4x3, com Esgaio e Matheus Reis a fazer de centrais e o jovem Gonçalo Esteves na direita. A equipa sentiu-se da falta dos seus habituais jogadores e teve dificuldades em controlar a profundidade e na transição defensiva. Talvez fosse o jogo certo para experimentar algo diferente.

    Forma
    Sporting
    2021/2022
    19J
    15V
    2E
    2D
    36-14G
    Varzim
    2021/2022
    15J
    2V
    6E
    7D
    17-24G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting volta a eliminar o Varzim: seguiu sempre em frente nas 5 eliminatórias frente aos varzinistas
    9.ª vitória consecutiva do Sporting
    Sporting avança para os oitavos de final, fase onde foi eliminado na época passada

    Fotografias(20)

    Sporting CP x Varzim SC
    Sporting CP x Varzim SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Relvado
    2021-11-20 13h02m por SportingCP_1906
    Por que é que o raio da relva natural não pega em Alvalade, como pegou no Dragão ou na Luz? Ninguém está interessado em saber isso?
    Há precisamente 11 anos, eu fazia estas duas perguntas. Foi quando o então Presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt admitia trocar o batatal natural de Alvalade por um relvado sintético. A ideia, obviamente, não vingou.
    Porém os problemas no relvado leonino só seriam resolvidos em definitivo durante a Presidência de Bruno de Carvalho. ler comentário completo »
    Jogo
    2021-11-19 10h24m por Pestinha666
    Valeu pela passagem e mais uma excelente exibição do nosso goleador "Paulinho Messi"
    Quanto ao relvado temos que dar um louvor ao dono do clube que os 71 tanto adoram.
    É que teve que poupar dinheiro para ver se consegue pagar o prémio que prometeu aos atletas pela conquista do campeonato.
    Que boss!
    Jogo
    2021-11-19 09h45m por Buzinadocomcarinho
    O Porro é pisado sem margem para dúvidas e há aziados por aqui a dizer que não era penalti.
    Já o mergulho do jogador do Varzim na área do Sporting para esses deve ter sido penalti claro.
    Mas assim até melhor, porque ficam com mais azia e dá mais gozo.
    GO
    Ricardo Esgaio no trio de centrais. . .
    2021-11-19 08h47m por GoldenLion3388
    . . . Sou só eu a achar que o Esgaio não pode jogar no trio de centrais?
    Já houve algum jogo que ele tenha jogado nessa posição de forma positiva?
    GO
    * correcção
    2021-11-19 08h45m por GoldenLion3388
    * que chegassem no mínimo meia hora mais tarde.
    GO
    JSilva77
    2021-11-19 08h43m por GoldenLion3388
    Desculpa a frontalidade mas parece que pecas por falta de coerência.
    Por um lado desvalorizas a vitória do Sporting por ter sido através dum penalty.
    Mas sobrevalorizas um hipoteticamente merecido empate do Varzim apesar do golo deles ter sido de penalty.
    Será que os penalties só valem para um lado?

    Por outro lado, salientas (e bem) o quão complicado há de ter sido para os adeptos do Varzim virem a Lisboa numa noite de semana véspera de dia de trabalho, c...ler comentário completo »
    Sporting
    2021-11-19 06h41m por nelsongomes11
    O pênalti da praxe! Quando está apertadinho lá aparece o pênalti.
    Crónica
    2021-11-19 01h46m por pedrinho_dgl
    Bem, esta foi das piores que já li. Notou-se alguma parcialidade, logo ao ler a análise da arbitragem. O pênalti do Varzim foi tudo menos claro, muito discutível. Depois destacam pela negativa a tática que o Amorim usa desde sempre. . . Porquê? Não há razão para esse ser o destaque negativo visto que é uma tática que claramente está a ter sucesso.
    Mesmo o destaque positivo podia ter ido para o Varzim. . . E o negativo para o relvado por exemplo, ou para a lesão do Jovane. Enfim...ler comentário completo »
    . . .
    2021-11-19 01h44m por champions2004
    Lembrar-te
    Jordan
    2021-11-19 01h43m por champions2004
    Prefiro ter uma opinião que venha a ser errada do que mentir.
    Acho o que acho e não quero agradar nem desagradar a ninguém.
    O Sporting esta época já não é nenhuma surpresa, e apesar de até estar a jogar melhor, já tem mais dificuldade nos jogos.
    Estou muito convicto que o plantel vai ser demasiado curto e que, em pouco tempo irás lembra-te destas palavras.
    Sporting
    2021-11-19 00h59m por champions2004
    O plantel do Sporting já era curto e sem Jovane, vão começar a jogar sempre os mesmos. Não é titular mas dava muito jeito.
    O 11 está bem bom e os suplentes vão entrando bem, mas acho que o Sporting vai ficar escasso nos meses de dezembro e janeiro, pelo menos.
    A época já está salva com a supertaça. É o único clube que já tem um troféu. Não creio que consiga ganhar mais nenhum. No máximo a taça da liga.

    RP
    . . .
    2021-11-19 00h13m por RP12
    Voltámos aos relvados dos tempos de Godinho Lopes, Bettencourt e Soares Franco. Nestes pormenores é que se vê a exigência e competência de quem está à frente do clube. Não só prejudicou o jogo, como lesionou o Jovane. É vergonhoso.
    Uma palavra para o Varzim que se bateu muito bem, ao seu guarda redes, que me parece muito promissor e aos seus adeptos, que a um dia de semana e a estas horas lá estavam a apoiar a sua equipa. Fantástico!
    Quanto a nós (Sporting) valeu pela passagem à próxima fase.
    fut_master
    2021-11-18 23h46m por MisticaEncarnada
    16
    Não sei onde viste os 23.
    Rafa_Nadal
    2021-11-18 23h45m por MisticaEncarnada
    Sempre sempre não é. Por vezes os relvados na Luz perto da zona do guarda-redes ou até noutras zonas são mais amarelados (da areia) do que verdes. Não é sempre, não é todos os anos, mas já o vi assim pela TV muitas vezes. Mas o do Sporting é demais. Dos 3 grandes desde que me lembro é sempre ou quase sempre o pior. Se ainda não fossem clubes com dinheiro até se compreendia mas assim sendo não entendo. Os relvados dos estádios dos 3 grandes deveria estar sempre "um brinco".
    Nesse...ler comentário completo »
    penalty boys
    2021-11-18 23h29m por fut_master
    era impensavel os meninos de bem irem a prolongamento antes da champions, ja sao tantos no campeonato. . .

    as melhoras para o jovane, vamos ver qnt tempo vai parar

    mais um jogão do paulino 23milhoes.
    JS
    Parabéns ao Varzim pela excelente réplic
    2021-11-18 23h08m por jsilva77
    E ao Sporting pela passagem . . . o resultado é o expectável e isto vem provar que há jogadores que são mesmo imprescindíveis que isto de mudar mais de mai equipa tem muito que se lhe diga, até podem ser os melhores jogadores do mundo, mas . . . as rotinas, ficam a faltar as rotinas e depois parece que uma equipa está a jogar de forma desgarrada, mas pronto, compreende-se estas opções por parte dos treinadores. Também estamos a falar de um jogo em casa contra uma das equipas com maiores ...ler comentário completo »
    RA
    mrfernandes
    2021-11-18 22h41m por rarva
    Nem tinha lido essa! :)
    Deram 4 ao esgaio. . . não compreendo. . . tudo normal na defesa. . . percalços aqui e ali. . . pois claro. . . os outros tb jogam à bola, e houve muito querer do Varzim.
    Mas foi um jogo que vi pacatamente sem sobressaltos na cadeira. . . estive calminho calminho! :D
    Venha lá o Dortmund que é para ver se dou uns berros valentes!
    Adeptos do Varzim
    2021-11-18 22h41m por Aleaotejano
    Uma palavra para eles, que vão chegar a casa por volta das 2h da manhã. Escolheram vir a Lisboa apoiar o seu clube, numa viagem de quase 7 horas ao todo. Estão de parabéns.
    RA
    Mas. . . foram precisos os pesos pesados?!
    2021-11-18 22h31m por rarva
    Então havia de meter quem!? eram os que estavam no banco. . . iriam entrar sempre de qq maneira, estivesse 0-10 ou 10-0!
    Há com cada uma!
    EN
    Jovane
    2021-11-18 22h19m por EnormeSCB
    Mais um a acabar a época. E la vão 3 em 15 dias. Que recupere bem.
    "Relvado"
    2021-11-18 22h16m por Aleaotejano
    Mais uma vítima deste ervado, mais um grande acto de gestão ter trocado a empresa do relvado. . . Neste momento a RED está se a rir com a poupança de uns €€€ do Sporting. Enfim. Que não seja grave Jovane. . .

    Foi um jogo entretido. Mas o que interessa é Terça-feira. Foco total. Vamos a eles.

    E agora ver o Hóquei!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...